v. 29 n. 313 (2024)

Guyo Sember: docencia, pasión y rebeldía

Guyo Sember: ensino, paixão e rebelião
Tento descrevê-lo em poucos traços: 23 anos e uma vida intensa interrompida abruptamente pela ira terrorista de um Estado sedento; um professor de Educação Física, um professor e atleta, num corpo dedicado à vida. Um companheiro que guardava a camaradagem solidária, um amigo que considerava a amizade uma dedicação, um irmão carinhoso. Guyo era dotado de uma capacidade de sedução que potencializou sua vocação docente, pois o que é ensinar senão a capacidade de seduzir e entusiasmar no aprendizado? Em pé na grama, com os pés um pouco afastados, um violão pendurado com os dedos na altura do cabeçote e uma bola de futebol debaixo do outro braço: essa seria sua foto estática.
É curioso que os anos passem e a memória, que está sempre se apagando, não pare de crescer nele. Quarenta anos depois de se perderem nas trevas do Estado assassino, os seus alunos, então com oito anos, criaram um site com o seu nome: tal é a sua presença na mente das crianças que hoje são adultas. Depois vieram outras homenagens, aqui um natatório público em Lomas de Zamora, ali uma cátedra aberta, prêmios com seu nome, um movimento de educação física que o carrega como bandeira da rebelião criativa... e agora os alunos e professores da Escola Secundária Nº 68 o escolheram para simbolizar sua direção: foram eles que o elegeram em votação democrática, fortalecendo cada dia mais seu legado.
O garoto da foto, aquele do violão e da bola, com sua rebelião exigindo justiça social, venceu o jogo contra o esquecimento: Guyo Sember... Presente!
Silvio 'Lito' Sember - Barcelona, junho de 2024

Videos abstracts

Publicado: 2024-06-02

 

Videos

Artigos de pesquisa

Inovação e Experiências

Artigos de Revisão