v. 26 n. 285 (2022)

Tenis multicolor

Tênis multicolorido
O tênis foi regulamentado na segunda metade do século XIX, basicamente copiado do jeu de pomme, criado na França. O jogo era de origem aristocrática e os que o praticavam usavam roupas brancas, símbolo de prestígio e nobreza. Na Grã-Bretanha, uma classe privilegiada que detinha o poder adotou o tênis e outras práticas esportivas como sinal de status e distinção.
Em plena Revolução Industrial, as trabalhadoras e os trabalhadores das fábricas, manufaturas, mineiros, maquinistas e outros forjaram a riqueza do país e foram protagonistas da expansão dos limites de um império global. Naqueles tempos, a cor branca distinguia claramente ricos e pobres, encarnava uma classe no poder que não realizava determinados trabalhos e discriminava essas pessoas que considerava indignas, negando-lhes também o acesso a determinados lugares.
Manter essa tradição que exige usar essa cor única nas roupas no torneio de Wimbledon significa perpetuar simbolicamente os privilégios impróprios desses tempos. Os protagonistas – jogadores, público, assistentes, jornalistas, espectadores e patrocinadores – devem dar as costas a um evento que, como ritual, reproduz um código rígido que celebra ano após ano a exclusão social.
Tulio Guterman, Diretor - Fevereiro de 2022

Videos Abstracts: acesso à página de vídeos abstratos desta edição

Publicado: 2022-02-11

 

Videos

Artigos de pesquisa