Edição Atual

v. 30 n. 326 (2025)
Deporte y Medio Ambiente: un juego de doble impacto

Desporto e Ambiente: um jogo de duplo impacto
A relação entre o mundo do desporto e o ambiente é complexa e multifacetada, com impactos negativos e positivos. Por um lado, as atividades desportivas e as suas infraestruturas podem gerar uma pegada ambiental significativa; por outro, o desporto tem um enorme potencial para consciencializar, educar e promover a sustentabilidade.
Os grandes eventos desportivos (Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, torneios de ténis, etc.) atraem milhões de espectadores, atletas e equipas de viagem, gerando enormes emissões de gases com efeito de estufa provenientes de voos, veículos e outros meios de transporte. Estima-se que 85% das emissões de um evento como o Campeonato da Europa sejam provenientes de viagens e alojamento. Além disso, o fabrico de vestuário e calçado desportivo contribui claramente para a poluição ambiental devido à utilização de recursos, processos de fabrico e eliminação de vestuário.
O aumento das temperaturas e as ondas de calor mais frequentes e prolongadas representam um risco para a saúde dos atletas, especialmente em atividades ao ar livre, e a falta de neve natural tornou-se um obstáculo para os desportos de inverno. Ao mesmo tempo, as figuras públicas do desporto podem inspirar milhões de pessoas a adotar comportamentos mais sustentáveis, comunicando a importância de práticas sustentáveis. Reconhecer os impactos negativos e trabalhar ativamente em soluções sustentáveis é crucial para garantir que o desporto continua a ser uma força positiva, capaz de enfrentar os desafios para que não chegue ao ponto de não retorno.
Tulio Guterman, Diretor – Julho de 2025

Publicado: 2025-07-01

 

Videos

Artigos de pesquisa

Estudo de Caso (Clínicos)

Inovação e Experiências

Artigos de Revisão

Ver Todas as Edições