v. 23 n. 243 (2018)

Botines y pelota del pasado. Museo Ajax Experience, Amsterdam, Holanda

Nenhum imigrante é um criminoso, especialmente se assumirmos que a história da humanidade é a história do viagem de grupos humanos que buscam terras melhores, ocupando gradualmente toda a geografia do planeta e além. Mas ainda assim alguns - felizmente, cada vez menos - continuam a valorizar negativamente as pessoas pelas suas características mais visíveis: a cor da pele, a aparência física, o sexo.

Mas essa valorização é cruzada para conveniência, por fatores sociais, culturais e políticos. E isso ocorre principalmente nas regiões onde predominam aqueles que se consideram mais "civilizados", aqueles que durante séculos enfrentaram processos de colonização sempre baseados em idéias de superioridade. Não se tratava de invasão, mas de colaboração; não era uma presa, era o livre comércio. Não estava se submetendo, mas legitimamente evangelizando. Mario Balotelli, filho de imigrantes ganenses, nascido na Itália e jogador da seleção nacional azzurra disse claramente: O racismo floresce da ignorância.

Imagine por um momento que a equipe francesa, recente champion du monde, tenha sido eliminada nos primeiros jogos. Certamente a crítica da mídia não seria pelo seu jogo, mas por ter formado a seleção nacional com muitos africanos. Os mesmos que no meio do triunfo, agora que lhes convêm, celebram o país multicolorido.

Tulio GutermanDiretor - Agosto de 2018

Publicado: 2018-08-27

 

Videos

Artigos de pesquisa

Artigos de Revisão