Edição Atual

v. 29 n. 312 (2024)
Orgullo nacional e inequidad global en el deporte

Orgulho nacional e desigualdade global no esporte
O sucesso no desporto tem um significado notável porque promove o orgulho nacional e a coesão social. Ao mesmo tempo, impacta a imagem internacional positiva porque os atletas atuam como embaixadores, difundindo valores associados ao seu talento e esforço. Essas conquistas podem inspirar as novas gerações a alcançarem seus sonhos e assim contribuir para a formação de mais atletas de alto rendimento. Muitas nações utilizam mesmo os triunfos desportivos como uma ferramenta eficaz para uma diplomacia suave, estabelecendo laços de cooperação e confraternizando com outros.
Estas são razões pelas quais os países mais poderosos investem muito dinheiro na formação de atletas e isso se verifica nos quadros de medalhas. Nos Jogos Olímpicos há praticamente uma quase coincidência entre o poder econômico e a posição obtida. Não é por acaso que os Estados Unidos e a China, as potências hegemônicas deste século, lideraram as medalhas obtidas nos acontecimentos recentes.
Mas nem sempre as medalhas vêm do treinamento dos próprios atletas. Os países com mais recursos oferecem melhores incentivos econômicos e benefícios financeiros para a mudança de nacionalidade aos atletas nascidos em países com menor desenvolvimento econômico. Muitos destes países fazem enormes esforços para apoiar programas de treino de alto desempenho, embora, em última análise, outras bandeiras voem nos pódios. Não obter o apoio necessário leva os atletas a buscarem novos horizontes que lhes proporcionem melhores oportunidades de se destacarem na elite. Neste contexto, no futebol existe pelo menos a obrigação de pagar taxas de formação e a maioria das federações desportivas internacionais pouco contribui para reverter esta injustiça.
Tulio Guterman, Diretor - Maio de 2024

Publicado: 2024-05-06

 

Videos

Artigos de pesquisa

Artigos de opinião

Artigos de Revisão

Ver Todas as Edições