v. 28 n. 305 (2023)
Esporte e participação democrática
Os grandes eventos desportivos servem para incentivar as pessoas a praticarem atividade física e, assim, promoverem um estilo de vida ativo e saudável. Ao mesmo tempo, podem inspirar sentimentos e emoções que acompanham as conquistas dos atletas e também promover valores como o respeito, o fair play e a disciplina necessária para alcançar a realização pessoal ou coletiva.
No entanto, também serviu para esconder realidades atrozes que ocorreram nos países. Por exemplo, os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 foram o cenário onde um governo totalitário tentou usar o desporto, através da propaganda, como meio de mostrar a superioridade da raça ariana. Por sua vez, durante a Copa do Mundo de 1978 na Argentina, a ditadura militar procurou por todos os meios esconder a repressão ilegal e o desaparecimento de pessoas, desviando a atenção e manipulando a opinião pública.
O desporto é uma manifestação de cultura que deve ser afirmada como espaço de participação igualitária e democrática, que pode contribuir para a convivência pacífica entre comunidades. E neste sentido deve ser uma expressão contra o negacionismo, o esquecimento e a indiferença.
Tulio Guterman, Diretor - Outubro de 2023