efdeportes.com
Proposta de uma política de lazer para o SESI-DR/MA -
Serviço Social da Industria, Diretoria Regional do Maranhão

   
* Mestre em Ciência da Informação CEFET-MA - Consultor
** Assessora de Planejamento - SESI-DR/MA
*** Coordenadores SESICLUBE Araçagy
**** Instrutores de Lazer do SESICLUBE Araçagy
***** Assistentes Social do SESI-DR/MA
****** Coordenadoria de Relações com o Mercado - SESI-DR/MA
******** Instrutor de Lazer - CAT Imperatriz - SESI-DR/MA
 
 
Leopoldo Gil Dulcio Vaz*, Maria Goretti Lindoso Soares**
José Ribamar Viana Filho, Francisca Martins Moraes***
Tatiana Chaves Figueiredo, Roberto Mauro Rosa Rodrigues
Francisco José Meira De Sousa, José Maranhão Diniz
Ivaldo Salvador Machado****, Rosângela Alves Costa
Miriam Tavares Silva***** Rita Samara Morais Rego****** Zilmar Soares Corrêa*******

leopoldo@cefet-ma.br | goretti@fiema.elo.com.brr
(Brasil)
 

 

 

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 51 - Agosto de 2002

1 / 3

Introdução

    Uma política de lazer designa um conjunto de princípios e escolhas que definem o que seria desejável, com orientação de seus modos de geração, uso e absorção de informações e tecnologias através de diferentes procedimentos de promoção, regulação, coordenação e articulação, em interação com aquelas condições resultantes das políticas, práticas e contextos. Aqui, são aqueles expressos no Planejamento Estratégico do SESI1.

    O Núcleo de Lazer do SESI-DR/MA - diante da nova realidade político-institucional -, precisa se adequar às novas diretrizes emanadas naquele documento para o período de 2000-2004, quando é estabelecido como prioridade o foco na empresa industrial como cliente estratégico; atenção às suas necessidades; e a busca de parcerias, para ampliação de receitas e a recuperação de custos na prestação de serviços, tendo em vista a sustentação de suas atividades e empreendimentos.

    A filosofia de trabalho2 “conjuga o fortalecimento da industria com o crescimento das condições de vida de seus funcionários, reafirmando o princípio de que empresas saudáveis e produtivas pressupõem funcionários saudáveis e felizes”.

    Daí que a Política de Lazer para o SESI-DR/MA estabelece como prioridades os Programas “GINÁSTICA/LAZER NA EMPRESA”, buscando ampliar a oferta destes serviços, além daqueles que serão oferecidos no SESICLUBE ARAÇAGY, através de Programas Complementares de Lazeres FÍSICO-ESPORTIVOS, SOCIAL, e AÇÕES CULTURAIS e ARTÍSTICAS, buscando a otimização do uso da capacidade instalada (SESICLUBE) e a auto sustentabilidade.

    Esta Proposta é o resultado de uma construção coletiva que envolveu Profissionais de Educação Física, de Serviço Social, de Planejamento, e de Comunicação e Marketing do SESI-DR/MA. Suas opiniões e proposições foram obtidas por meio de sessões de estudo sobre Lazer e o negócio lazer, ocorridas nos meses de janeiro a março de 2002.

Objetivo: "Ampliar e dinamizar substancialmente as ações de lazer na empresa ou para a empresa, criando mecanismos inovadores para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador" (Plano Estratégico 2000-2004, p. 43).

Concepção de Lazer:
Direito de Cidadania

Princípios norteadores:
livre escolha;
participação espontânea;
incentivo à criatividade;
ocupação prazerosa do Tempo Livre.

Prioridades na área de negócio Lazer para o SESI-DR-MA 3:

  • Programa ginástica na empresa. Orientação Estratégica: ampliar oferta destes serviços com foco na empresa industrial; implementar estratégias de sensibilização junto aos empresários; implantar plano de marketing;

  • Programas complementares - lazer físico-esportivo; lazer social; ações culturais - Orientação Estratégica: otimizar o uso de capacidade instalada; Firmar parcerias com ONG's, Governo Federal e empresas; Fortalecer canal de comunicação/divulgação nas empresas; Consolidar a auto sustentabilidade.

Missão do SESI: “Prestar, de forma integrada, serviços de educação, saúde e lazer para o trabalho, com vistas à melhoria da qualidade de vida do trabalhador, promovendo o crescimento da indústria do estado do maranhão, o exercício de sua responsabilidade social e desenvolvimento sustentável”. (SESI-DR/MA. Produtos e Serviços 2002).

Visão de Futuro: "Até 2004, o SESI será reconhecido como líder nacional na gestão e prestação de serviços sociais, com sustentabilidade política e financeira."

Vetor de negócios: Concentração da parcela mais expressiva dos esforços e recursos na oferta de serviços integrados de Saúde Ocupacional e Lazer na Empresa, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida para o trabalho e as necessidades da empresa. 4

    A atuação do Serviço Social da Indústria (SESI <http://www.sesi.org.br>) junto ao trabalhador da indústria e de sua família está voltada para áreas em que sempre foi insuficiente a oferta de serviços: educação básica, alimentação, saúde e lazer.

    O trabalhador, selecionado para enfrentar o desafio de aumentar a competitividade da indústria nacional, precisa de boa formação escolar, boa alimentação, saúde e treinamento.

    Ao assumir responsabilidades com o desenvolvimento social, o SESI estimula a prática da participação, a construção do conhecimento coletivo e o exercício da cidadania.

    A preocupação com as desigualdades sociais do País leva o SESI a garantir o acesso dos segmentos mais carentes da população a bens e serviços e a trabalhar em conjunto com diversas instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais (OIT e Serviço Social Internacional), para promover a interação do trinômio Educação, Tecnologia e Trabalho.

    O SESI conta hoje com 2.011 unidades de atendimento, espalhadas por todo o território nacional, que levam à sua clientela educação básica e complementar, ações medico-odontológicas, assistência alimentar, atividades de lazer, esporte e cultura e muitos outros benefícios sociais.

    Os resultados de seus inúmeros programas e projetos sociais se medem em números espetaculares. Milhões de cidadãos são atendidos, anualmente, em educação, saúde e lazer. Para o SESI, essas três áreas se complementam na melhoria da qualidade de vida do trabalhador.


Diretoria Regional do Maranhão

    Em sua estrutura organizacional, a área de Lazer e Cultura tem como objetivos5:

  • Oferecer alternativas de lazer aos clientes, preferencialmente em seu local de trabalho, visando à superação do desgaste físico e mental e ao aumento da produtividade;

  • Oferecer atividades de formação físico-esportiva, visando ao alcance do condicionamento físico do trabalhador e seus dependentes, de forma adequada e permanente;

  • Desenvolver ações para a preservação e divulgação de valores culturais, estimulando a participação ativa do trabalhador no lazer cultural;

  • Promover ações de educação para o lazer que estimulem a ampla participação da clientela;

  • Buscar a utilização de formas alternativas de lazer que venham ao encontro das necessidades da clientela, tanto na empresa quanto nos locais onde haja grande concentração de trabalhadores da indústria.

Com esses objetivos, busca-se como resultados:

  • trabalhadores com preparo físico e equilíbrio mental;

  • redução dos índices de stress e de acidentes no trabalho, e

  • conseqüente aumento da produtividade;

  • crianças e jovens motivados, capacitados e treinados para o esporte.

Quanto aos produtos e serviços oferecidos:

  • cursos e atividades de formação físico-esportiva;

  • atividades e eventos culturais;

  • atividades de lazer social;

  • projetos para grupos da terceira idade;

  • projeto Ginástica nas Empresas; e

  • assessoria técnica de lazer às empresas.

    O Núcleo de Lazer do SESI-DR/MA está subordinado à Coordenadoria de Desenvolvimento Sócio-Cultural, que tem como finalidade:

    Promover e sustentar o desenvolvimento das ações sociais no campo do lazer, voltadas para as áreas físico-esportiva, social e artística, visando a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e alinhados com os referencias estratégicos do SESI do Maranhão.

    A GEDSC tem como atribuições:

    Identificar oportunidades de negócios acompanhando as tendências de desenvolvimento sócio-cultural, em estreita articulação com os sistemas formais de assistência social em nível nacional.

    Articular no Sistema FIEMA o desenvolvimento integrado de projetos e produtos de lazer em todos os níveis e modalidades voltados para as empresas, clientes e associados.

    Coordenar o desenvolvimento das ações de lazer e subsidiar a elaboração, o acompanhamento e a avaliação dos planos, programas e projetos desta área das Unidades Operacionais instaladas no Estado do Maranhão.

    Promover em permanente sintonia o alinhamento de projetos e processos da área de lazer com as prioridades estratégicas do SESI do Maranhão.

    Coordenar ações de cooperação e assistência junto a órgãos e entidades de classe na área de lazer.

    Responder pelos resultados e eficácia dos processos e projetos no campo do lazer das Unidades Operacionais.

    Assegurar a qualidade do conhecimento fornecidos pelos projetos e processos de desenvolvimento sócio-culturais.

    Orientar a capacitação e promover a alocação de Recursos Humanos necessários ao desenvolvimento de processos e projetos no campo do Lazer.

    Administrar o acervo em seus diferentes suportes das Unidades Operacionais.

    Já o CESLA tem como finalidade "Gerir e disponibilizar os conhecimentos relativos às áreas esportiva e de lazer, necessários ao desenvolvimento dos projetos e processos", tendo como atribuições

    Assegurar a qualidade do conhecimento fornecido aos processos e projetos.

    Orientar a capacitação dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento dos processos e projetos, em assuntos relacionados com a área da cultura, do esporte e do lazer.

    Prover a alocação de recursos humanos necessários ao desenvolvimento dos processos e projetos da área de atuação.

    Acompanhar e avaliar tendências quanto à atualização tecnológica para atendimento aos clientes e associados em estreita articulação com as Unidades Operacionais nos campos cultural e esportivo

    Prestar assessoria em assuntos relacionados com a área cultural, esportiva e do lazer no desenvolvimento de projetos pelas empresas e associados.

    Colaborar com a coordenação das ações de desenvolvimento e preparação de pessoas para atuarem na área de lazer do Sistema FIEMA, das empresas contribuintes, dos clientes e associados.

    Administrar o acervo em seus diferentes suportes, centralizando sua aquisição.

    O SESICLUBE ARAÇAGY, dentro na nova estrutura, possui os Núcleos de:

Apoio Administrativo, contando com um quadro de 13 (treze) funcionários:

Operacional: onde estão lotados cinco Profissionais de Educação Física, Esportes e Lazer:

    O Centro de Atividades do Araçagy - SESICLUBE, conta com uma estrutura moderna e ampla, na área operacional, composta por:

    uma piscina semi-olímpica, com cinco raias;

    uma piscina de aprendizagem, medindo 8 x 3,50m;

    dois campos de futebol - tamanho oficial;

    duas quadra de basquetebol, descoberta, piso em cimento;

    uma quadra de voleibol, descoberta, piso em cimento;

    um salão de jogos de salão, com equipamento para bilhar (duas mesas) e tênis de mesa (duas mesas);

    um Ginásio Poliesportivo, marcado para a prática de Futsal e Voleibol, mas com espaço para Handebol (20 x 40) e Basquetebol; com Vestiários (dois), com sauna; banheiro (dois); arquibancada com três lances, nos dois lados da quadra; dois salões, para alojamento, com capacidade para 20/30 pessoas cada; palco, com coxia.

    Havendo necessidade de recuperação do piso de jogo e novas marcações, assim como equipamentos para prática de basquetebol.

    uma Área livre, gramada, por detrás do Ginásio;

    buma Área livre, lateral ao Ginásio, com piso de blocrete, duas Áreas de estacionamento

    além dessas áreas, há um amplo espaço, situado entre a Rodovia que vai para o Araçagy/Raposa, e o muro da sede, em que está localizado um dos campos de futebol, que poderá ser aproveitado para a construção de uma área para a prática do atletismo (pista de terra) e outras modalidades esportivas, como campos de voleibol de areia.


Concepção de lazer para o SESI-DR/MARANHÃO

    O lazer tomou a dimensão de hoje após a Revolução Industrial, quando então a jornada de trabalho começou a diminuir paulatinamente, muito embora os fundamentos históricos do Lazer sejam anteriores à sociedade industrial, porque sempre existiu o trabalho e o não-trabalho em qualquer sociedade 6 .

    A conquista de oito horas de trabalho, oito horas de descanso e oito horas de lazer marcou o início da humanização do trabalho e transformou a recreação e o lazer como uma conquista social. Com o reconhecimento das horas livres entre uma jornada e outra do trabalho, dos repousos semanais remunerados, das férias anuais e da cessação da vida de trabalho (aposentadoria) gerou-se, então, tempo de lazer compulsório 7 .

    O problema da relação entre trabalho e lazer é questão que vem suscitando paixões, sejam em relação à sociologia do trabalho, seja em relação à sociologia do lazer 8 . Aristóteles já afirmava que "el tiempo libre no es el final del trabajo; és el trabajo el que limita el tiempo libre. Este debe consagra-se al arte, a la ciência y, preferentemente, a la filosofia" 9 . A palavra grega para indicar o tempo livre é significativa:

"... e perturba a relação que nos é familiar entre o termo e o sentido que se lhe atribui correntemente. Scholé - traduz o dicionário - significa tempo livre, parada, descanso, ócio, falta de trabalho, pausa, ocupação das horas que se tornam livres do trabalho e dos negócios, estudo, conversação e acaba por significar 'o lugar onde se utiliza este tempo livre', a scholé precisamente, a escola, que hoje se interpreta somente como o lugar na qual o tempo livre é utilizado para ensinar e aprender". 10 .

    Para Aristóteles, a diversão parece um descanso, já que os homens, não podendo trabalhar continuamente, têm necessidade de descansar 11 . TOLKMITT (1985) considera que as dificuldades decorrentes da industrialização e da formação de concentrações urbanas, além do esvaziamento da zona rural, gerando imensos problemas, servem de incentivo para a formação de grupos, que se preocupam com o aproveitamento adequado das horas livres para a atividade de lazer. Afirma ainda que a orientação das atividades nas horas livres tem por objetivo “alterar (ou compensar) as condições de vida ... (física, psíquica e emocional) advindas das facilidades e dificuldades com que o indivíduo se ocupa durante as horas de trabalho” (p. 4) 12 .

    Aparece claro, então, que a satisfação do indivíduo durante o trabalho profissional reverte-se de novas características. Horas livres entre uma e outra jornada de trabalho, repouso semanal e férias anuais não são suficientes para o restabelecimento completo do organismo.

    Supondo-se que o processo do trabalho foi abordado numa correspondente base fisiológica, a um dado momento aparece a fadiga:

"A forma mais eficaz e concreta de combater a fadiga que aparece em conseqüência do trabalho, ou outras manifestações patológicas que possam aparecer, como resultado da acumulação, no tempo, da fadiga residual ou da não correção imediata de certos fatores não fisiológicos de microclima durante o trabalho profissional é a recuperação, o recondicionamento ou o equilíbrio biológico" 13 .

    Jean-Marie Brohn, numa análise das atividades físicas de lazer na civilização industrial, diz que há pelo menos duas razões fundamentais que justificam as atividades físicas de lazer como necessidade para o sistema 14 . Cavalcanti apresenta, então, dois pontos de vista, segundo o pensamento de Brohn: um, econômico, que vê as atividades de lazer como uma exigência da sociedade capitalista, ressaltando os aspectos de compensação e de reajustamento; o outro, político, visto sob o ponto de vista de "fuga da realidade", quando o sistema promove atividades físicas, destacando que as atividades de tempo livre, na realidade, constituem a melhor maneira de neutralizar intelectualmente as massas.

    MOREIRA (1985) 15 ainda analisando esse aspecto político das atividades de lazer, no pensamento de Brohn, afirma que o tempo livre ocupado dessa forma leva a uma despolitização da juventude e das massas cumprindo, pois, as técnicas esportivas de lazer sua função de neutralizar intelectualmente o indivíduo:

"Considerar tempo para o lazer um tempo 'socialmente' permitido após o cumprimento de todas as obrigações do indivíduo para com a sociedade é não levar em consideração que a maioria das atividades sociais do indivíduo, principalmente as de ordem profissional, são deficitárias no que diz respeito à saúde - 'bem-estar total, físico e social'. Se o sistema usufrui da força de trabalho do indivíduo por que então não se responsabiliza diretamente por essa recuperação ? " 16 .


Lecturas: Educación Física y Deportes · http://www.efdeportes.com · Año 8 · Nº 51   sigue Ü