|
|
---|---|
Proveitos do exercício físico na prevenção e tratamento da obesidade infanto-juvenil
|
|
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 7 - N° 39 - Agosto de 2001 |
2 / 2
Comparando os dados da massa corporal magra (Kg) entre o pré e pós-teste (tabela e gráfico n° 05) constatamos que na maioria dos alunos continuou estática, e somente 5 alunos aumentaram. O que pelos resultados estatísticos não foi significativo com relação à redução. Portanto, confirma os nossos levantamentos bibliográficos descritos na revisão de literatura quando DÂMASO; TEIXEIRA & NASCIMENTO (1994) e GUEDES & GUEDES (1997) dizem que a prática de exercícios físicos pode provocar um maior desenvolvimento da massa magra.
Após descrever a análise de cada ponto observando na avaliação física, constatamos o que realmente foi descrito por DÂMASO; TEIXEIRA & NASCIMENTO (1994) e GUEDES & GUEDES (1997) os quais confirmam que os programas de exercícios físicos podem provocar importantes modificações com relação aos parâmetros de composição corporal - Gordura e Massa Magra - tornando-se em um relevante fator na regulação e manutenção do peso corporal.
Considerações finaisRebuscando os apanhados da introdução e de todo desenvolvimento e comparando com os resultados encontrados, podemos confirmar a hipótese afirmativa, a qual descrevemos como a prática regular de exercícios físicos eleva o gasto energético, favorecendo a redução das reservas lipídicas.
Pois, após 41 aulas realizadas com atividades variadas desde caminhadas coletivas com um superficial conhecimento sobre o controle da frequência cardíaca, a atividades recreativas e desportivas bastante descontraídas e outras um tanto quanto obrigatórias, conseguimos transmitir um pouco do que aprendemos e compreendemos na vida acadêmica. E, principalmente alcançamos o nosso objetivo, pois todos os alunos reduziram seu percentual de gordura através da prática regular dos exercícios físicos.
Portanto, nossa resposta à problematização da pesquisa esta embasada no argumento de que se há redução no percentual de gordura, consequentemente impede a proliferação das células adipócitas na fase de crescimento e desenvolvimento (crianças e adolescentes) prevenindo a obesidade. Bem como, tratando esta patologia hipocinética, já que a mesma é diagnosticada através da quantidade de gordura.
Referências bibliográficas
ALBERTI & ROTHENNBERG, O ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989
ANJOS, L. A; ENGSTROM, E. M. Relação entre o estado nutricional materno e sobre peso nas crianças brasileiras. Rio de Janeiro. Revista Saúde Pública, 30 (3): 233-9, 1996.
COUTINHO, W. F. Consenso Latino Americano de Obesidade. Arq. Bras. Endocrinol. Metab. Vol 43 (1) : Fevereiro, 1999.
DANTAS, M.. Males que entram pela boca. CINFORM- Classificados e informações. Ed. 843. Aracaju, 1999.
DÂMASO, A.R.; TEIXEIRA, L.R.; NASCIMENTO, C.M.O. do.. Obesidade: subsídios para o desenvolvimento de Atividades Motoras. São Paulo. Revista Paulista de Educação Física. 8(1):98-111, jan./jun. 1994.
FARINATI, P. de T. V.. Criança e Atividade Física. Rio de Janeiro; Editora SPRINT, 1995.
GUEDES, DP.; GUEDES, J. E.R.P. Subsídios para implementação de programas direcionados à promoção de saúde através da Educação Física Escolar. IN: Revista da Associação dos professores de Educação Física. De Londrina. 8(15):03-11, 1993.
_____________________________. Sugestões de conteúdo programático para programas de Educação Física Escolar direcionados a promoção de saúde. IN: Revista da Associação dos professores de Educação Física de Londrina. 9(16):3-14, 1994.
Influência da prática de atividade física em crianças e adolescentes: uma abordagem morfológica e funcional. Revista da Associação de professores de Educação Física de Londrina. 10(17):3-25, 1995.______________________________ Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo: C.L.R. Balieiro, 1997.
MARQUES R. M; MARCONDES, E.; BERQUÓ, E.; PRANDI, R e YUNES. J.. Crescimento e Desenvolvimento Pubertário em Crianças e Adolescentes Brasileiros. Altura e peso, Editora Brasileira de Ciências, 1982.
McARDLE, W.D.; KATCH, F.I. e KATH, V.L. Fisiologia do Exercício Físico: Energia, nutrição e desempenho humano. Tradução Giusepe Taranto. Rio de Janeiro: Interamericana, 1985.
SAMPEDRO, R. M. & GUEDES, D. P.. Gordura corporal: considerações sobre sua avaliação. SPRINT: Revista técnica de Educação Física e Desportos. Ano IV, n°06:22-24. Rio de Janeiro, 1985.
| Inicio |
revista
digital · Año 7 · N° 39 | Buenos Aires, Agosto de 2001 |