efdeportes.com

Caracterização dos comportamentos
pré-competitivos em jovens nadadores

Licenciatura em Educação Física e Desporto - UTAD
(Portugal)

José Jacinto Vasconcelos Raposo
João Paulo Lázaro
Luís Filipe da Silva Cerqueira

chapas@net.sapo.pt

    Resumo
    Pretendeu-se verificar os comportamentos que antecedem a competição em jovens nadadores. Para tal foi aplicado o Inventário dos Comportamentos Pré-competitivos, á equipa de natação da Escola Desportiva de Viana em dois momentos distintos, um aquando da realização dos regionais e um outro aquando dos nacionais. Assim, este trabalho visa caracterizar esses comportamentos nos nadadores em termos gerais, em termos comparativos entre sexos, escalões e momentos de realização da competição.

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 5 - N° 28 - Diciembre de 2000

1 / 2


Introdução

    A competição provoca comportamentos que variam de atleta para atleta, e que podem ser ou não benéficos para a realização de uma prova.

    O treino psicológico permite-nos modificar os estados psicológicos, ou seja, as bases de regulação do movimento. Segundo Marques (s/d), "a tarefa central da Psicologia do Desporto consiste em, utilizando os conhecimentos que lhe são próprios, aumentar a qualidade de formação desportiva nos diferentes âmbitos, meios de prestação e grupos de idade e sexo".

    O controlo das emoções no período que antecede as competições é resultado de uma aprendizagem de skills psicológicos. Cabe ao treinador, a tarefa de utilizar certas técnicas de maneira a que os seus atletas possam responder de forma apropriada evitando assim que comportamentos indesejados surjam.

    Existe uma profusão de variáveis que podem influenciar a performance de um determinado atleta. Essa influência de factores pode se tornar benéfica ou prejudicial para determinada competição. Cabe ao treinador conhecer profundamente os seus atletas, isto é, verificar e prever eventuais comportamentos não desejados para a competição, assim como, aumentar aqueles que são benéficos.


Metodologia

Caracterização da amostra

    A amostra é constituída por trinta e seis (36) nadadores com idades compreendidas entre os treze (13) e os dezasseis (16) anos de idade. É formada por dezasseis (16) rapazes e vinte (20) raparigas, pertencendo 23 ao escalão de juvenis e 13 ao escalão júnior. Foram realizados trinta e seis (36) questionários aquando dos regionais e vinte e oito (28) aquando dos nacionais.

Instrumento

    Neste estudo foi utilizado o instrumento designado por Inventário Comportamental Pré-competitivo (ICPC), que nos possibilitou conhecer os comportamentos pré-competitivos da amostra.

    Este inventário foi elaborado por Rushall (1979), tendo sido traduzido para português e validado por Vasconcelos Raposo (1995).

    Possui 42 duas perguntas as quais têm a possibilidade de resposta entre 5 opções, situando-se cada uma delas numa determinada escala da seguinte forma: nunca; raramente; ás vezes; frequentemente; sempre.

Procedimentos estatísticos

    Para calcular a percentagem de respostas para cada variável comportamental do questionário realizei cálculos estatísticos de frequência. Esta é realizada a nível geral, isto é, os regionais e nacionais num só.

    Para verificar as diferenças entre sexos e escalões e as diferenças entre os dois momentos da realização da prova submeti os questionários a um t-teste de Student. As variáveis independentes serão então, o sexo, o escalão e o momento da realização da prova.


Apresentação dos resultados

    Da análise dos dados verificaram-se muitos aspectos, os que se destacam são os relacionados com : o atleta gostar mais de competir do que treinar, preferir fazer o aquecimento sem ter que falar com os outros, ficar tenso e nervoso antes da competição, sentir mais confiança quando tem planos detalhados de prova, usar experiências anteriores para a próxima prova, ir para a cama cedo, treinar coisas durante o aquecimento que irá executar na prova, estar sempre a horas para as competições, suportar bem as pressões no final de uma prova, dar o seu melhor mesmo tendo poucas probabilidades de ganhar, preferir arrancar na liderança independentemente do esforço que irá ter que suportar, e descansar o máximo possível entre competições. Constatámos que os comportamentos que acontecem com menos frequência são os relacionados com: o atleta não preferir fazer o aquecimento sozinho para a competição, quando existe interrupção do aquecimento isso afecta a sua performance, distrair-se antes de uma prova, não dar o máximo quando sabe que não vai ganhar e gostar de desmotivar os adversários.

Diferenças entre sexos ao nível dos comportamentos pré-competitivos

    No quadro 1, apresento todas as questões para as quais houveram diferenças estatisticamente significativas.

Quadro 1 - Itens, com o respectivo desvio padrão e média, assim como o valor
de P referentes ao sexo, onde foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (P<0,05)
Item
Sexo
Média
SD
P
Sabe o que fazer psicologicamente para obter melhor prestação
Feminino
2,58
0,84
0
Masculino
2,39
0,87
Planifica a provas em detalhe
Feminino
2,41
0,8
0
Masculino
2,85
0,97
Aquilo que mais pensa na prova é na sua execução técnica
Feminino
3,22
0,89
0,013
Masculino
3,07
0,89
O atleta gosta de ser capaz de desmotivar os adversários antes da prova
Feminino
3,94
1,11
0,024
Masculino
3,89
1,19
Vou cedo para a cama de modo a dormir pelo menos 8 horas
Feminino
1,58
0,73
0,001
Masculino
1,53
0,83
Treino coisas no aquecimento que irei fazer ao longo da prova
Feminino
1,41
0,55
0,045
Masculino
1,42
0,57
Estou sempre a horas para as competições
Feminino
1,27
0,45
0,019
Masculino
1,28
0,46
O atleta produz sempre o seu melhor independentemente das probabilidades
Feminino
1,55
0,6
0,006
Masculino
1,78
0,68

Diferenças entre escalões ao nível dos comportamentos pré-competitivos

    No quadro 2, apresento todas as questões para as quais houveram diferenças estatisticamente significativas.

Quadro 2 - Itens, com o respectivo desvio padrão e média, assim como o valor de P referentes
ao escalão, onde foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (P<0,05)
Item
Sexo
Média
SD
P
Antes de uma prova importante, o atleta distrai-se ao ponto de poder afectar a sua performance
Juvenil
4,02
0,88
0,004
Júnior
3,92
0,93
Concentra-se no aquecimento, espera e entrada para a prova
Juvenil
2,02
0,82
0,039
Júnior
2,11
0,9
Gosto que o treinador me relembre da estratégia antes da prova
Juvenil
1,34
0,66
0,035
Júnior
1,42
0,5
Prefere tomar a liderança desde inicio não importando o esforço que irá efectuar
Juvenil
1,97
0,82
0,037
Júnior
1,76
0,81


Lecturas: Educación Física y Deportes · http://www.efdeportes.com · Año 5 · Nº 28   sigue Ü