Lecturas: Educación Física y Deportes
http://www.efdeportes.com/ · revista digital

1 / 2

Para um ensino eficaz na aula
de Educação Física
Carlos Manuel Francisco (Portugal)
francisco.cm@ip.pt


Introdução
O acto pedagógico não depende somente da acção do professor como único elemento activo do processo de ensino considerando todos os outros intervenientes como acumuladores de informação através de processos rígidos de disciplina, duma constante acção passiva do aluno veiculado pelos métodos tradicionais enraizados nas mentes dos professores, dirigentes políticos, pais e alunos.

Desde o conceito de "bom professor" até aos "métodos pedagógicos" apelidados de melhores e mais eficazes, por tudo passou este processo dinâmico e complexo que é o ensino/aprendizagem.

Pelas dúvidas surgidas e evoluções desencadeadas ao nível da psicologia da aprendizagem, da sociologia, e de outras ciências ligadas ao homem enquanto ser produto de mudança, surgem, ao nível do ensino e no que diz respeito ao próprio acto educativo e todos os factores e elementos que lhe são inerentes, investigações ligadas aos mais variados campos de análise a fim de o melhorarem e saberem quais as razões do sucesso e do insucesso do próprio acto educativo.

Como tal não podia ser deixado de parte qualquer um destes aspectos, que e determinam a eficácia do processo de ensino/aprendizagem.

Este conceito de eficácia tem evoluído de acordo com as diferentes concepções e fases por que tem passado a investigação neste domínio.

Assim, considerou-se, numa primeira fase que a eficácia no ensino passava unicamente pela acção do professor dento da sala de aula, das suas características pessoais, personalidade, inteligência, valores e atitudes, experiência profissional, etc.

Numa segunda fase, atribuiu-se ao método de ensino todas as responsabilidades, procurando-se encontrar o melhor método. O que nunca se chegou a provar.

E foi assim que os investigadores centraram as suas observações nos processos de interacção pedagógica professor/aluno através da actividade desenvolvida por cada um deles na sala de aula.

Criaram-se pois modelos de estudo do ensino entre os quais, e o mais divulgado, o de Mitzel que tem vindo a ser desenvolvido por diversos estudiosos da matéria dentro dos quais salientamos Piéron por estar ligado à investigação do ensino das actividades corporais.

Para facilitar a relação pedagógica deverão ter-se em conta dois paradigmas:

Os numerosos estudos de tipo processo produto realizados a partir do último decénio, vêm demonstrar que o tempo passado na tarefa está positivamente correlacionado com o rendimento do aluno, não deixando de parte a intervenção do professor1 como parte imprescindível do processo. "Não há ensino sem informação - prática e retro - informação". Esta é uma máxima à qual todos os professores ou agentes de ensino deveriam ter presente nas suas actividades lectivas.

Assim, o objectivo deste estudo, incluído na disciplina "Modelos e Estratégias de Formação", passam pela elaboração de um artigo sobre "O Ensino da Educação Física". Iniciaremos este tema por tecer algumas considerações sobre um ensino eficaz na aula de Educação Física, seguidamente passaremos à forma de optimizar as actividades lectivas, abordaremos ainda o êxito pedagógico e finalmente teceremos algumas considerações sobre a indisciplina na aula de Educação Física.


Para um ensino eficaz na aulas de Educação Física
O ensino da Educação Física nas nossas escolas tem evoluído consideravelmente através da aplicação de estudos realizados por cientistas do acto educativo que se têm debruçado sobre o processo ensino/aprendizagem. A passagem do ensino tradicional para as novas correntes deu-se porque foram aplicadas inovações pedagógicas.

De um ensino centrado no professor passou-se para um ensino centrado no aluno.

"..., a chave do êxito na aprendizagem está na utilização de taxinomia de objectivos no planeamento do ensino, conhecer as teorias de aprendizagem é saber como organizar e conduzir o ensino; as estratégias de ensino que fazem apelo ao trabalho em grupo são pedagógica e didacticamente mais correctas..."2

É pois necessário criar uma atitude científica no ensino pois ele ganha um significado se se tiver em conta que:

"Conhecer a matéria não é condição suficiente para alcançar a eficácia pedagógica ou para se ser um especialista do ensino, é necessário possuir um sólido conhecimento da matéria e dominar um vasto repertório de habilidades de ensino" (Sidentop & Eldar, 1989)3

"O resultado final de uma aprendizagem escolar depende, em grande parte, da forma como o professor conduz o ensino" (Brophy, 1974; Medley, 1979)4

"a maioria dos alunos pode atingir os mais elevados índices de sucesso, caso sejam proporcionadas condições adequadas de aprendizagem" (Bloom, 1976)5

O sucesso no ensino, está relacionado com o conceito de eficácia no ensino, no entanto, nem sempre este conceito foi entendido da mesma maneira atribuindo-se-lhe diversos factores como responsáveis pela sua realização. Assim numa primeira fase

"A eficácia do ensino foi entendido como tributária da personalidade e das características do docente."6

No entanto verificou-se que havia outros factores muito mais influentes e que estes apenas contribuíam em cerca de 5 % (Bloom, 1976), no resultado final da aprendizagem.

Numa segunda fase pensou-se que a eficácia se centrava no método de ensino utilizado.

"é o período da procura do melhor método de ensino. Os resultados dos estudos são contraditórios ficando por provar a superioridade de qualquer método. Não existe o melhor método de ensino."7

Numa terceira fase as preocupações dos investigadores centraram-se na

"observação sistemática do processo de interacção pedagógica, sob a forma de actividade do professor e actividade dos alunos na sala de aula, com o objectivo de identificar as relações existentes com o produto das aprendizagens, sob a forma de modificações operadas nos alunos a curto e a longo prazo."8

O modelo de estudo do ensino mais utilizado é o de Mitzel (fig.1) e que define todas as variáveis de estudo.


VARIÁVEIS DE PRESSÁGIO

- Formação Académica do professor;
- Experiência profissional;
- Características;
- Valores, ...

è  

PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM

Actividade
Pedagógica
do Professor
çè
Actividade
Pedagógica
do Aluno
ÀÄÄÄÄÄÄ<ÄÄÄÄÄÙ

è
VARIÁVEIS
DE PRODUTO

- Efeitos a curto
prazo no aluno;

- Efeitos a longo
prazo no aluno

VARIÁVEIS DE PROGRAMA

- Objectivos de ensino;
- Conteúdos;
- Princípios metodológicos;
- Normas de avaliação;
- ....

è






é  
VARIÁVEIS DE CONTEXTO

- Características da turma e dos alunos;
- Motivação e nível de prestação inicial dos alunos;
- Material didáctico, ...

Numa análise nos estudos realizados poderemos concluir que:

DIMENSÃO
PROFESSORES
MAIS EFICAZES
PROFESSORES
MENOS EFICAZES
CLIMA




CONDUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO ALUNO




CONDUÇÃO DAS TAREFAS DE APRENDIZAGEM
*Poucas repressões
*Mais elogios
*Motivação positiva

*Menos interrupções
*Menos tempo gasto em organização
*Mais tempo dedicado à matéria de ensino

*Trabalham com toda a classe
*Menos trabalho individual não supervisionado

*Muitas repressões
*Mais crítica
*Motivação negativa

*Mais interrupções
*Mais tempo gasto em organização
*Mais tempo dedicado a conteúdos não relacionados com os objectivos


*Mais trabalho em grupo
*Mias trabalho individual não supervisionado

Numa experiência pedagógica realizada por Isabel Mesquita na Escola Secundária Carolina Michaelis, e através de um documento elaborado por ela, retirámos algumas conclusões que nos parecem importantes para a actividade pedagógica de qualquer professor na estruturação do processo ensino / aprendizagem, contribuindo para a sua eficácia.


sigue F


  www.efdeportes.com/
www.efdeportes.com · FreeFind
   
revista digital · Año 4 · Nº 17 | Buenos Aires, diciembre 1999