Lecturas: Educación Física y Deportes | http://www.efdeportes.com

ISSN 1514-3465

 

Promovendo a cidadania digital: o impacto 

social da Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso

Promoting Digital Citizenship: The Social Impact of Casa Arte Vida by Ana Carolina Affonso

Promoviendo la ciudadanía digital: el impacto social de Casa Arte Vida por Ana Carolina Affonso

 

Diana Gujer

info@efdeportes.com

(Argentina)

 

Recepción: 26/04/2024 - Aceptación: 27/04/2024

 

Level A conformance,
            W3C WAI Web Content Accessibility Guidelines 2.0
Documento acessível. Lei N° 26.653. WCAG 2.0

 

Creative Commons

Este trabalho está sob uma licença Creative Commons

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt

Cita sugerida: Gujer, D. (2024). Promovendo a cidadania digital: o impacto social da Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso. Lecturas: Educación Física y Deportes, 29(311), 225-231. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/7639

 

Resumo

    A Casa Arte Vida, organização fundada por Ana Carolina Affonso, trabalha para promover a cidadania digital entre pessoas de classes sociais desfavorecidas. Implica o direito de acesso às ferramentas tecnológicas e o dever de utilizá-las de forma ética, responsável e honesta. É uma organização sem fins lucrativos que oferece programas educacionais que combinam arte e tecnologia para crianças e jovens de baixa renda no Rio de Janeiro. Esses programas buscam desenvolver competências para inovação, pensamento crítico, resiliência e empreendedorismo.

    Unitermos: Cidadania digital. Casa Arte Vida. Ana Carolina Affonso.

 

Abstract

    Casa Arte Vida, an organization founded by Ana Carolina Affonso, works to promote digital citizenship among people from disadvantaged social classes. It implies the right to access technological tools and the duty to use them in an ethical, responsible and honest manner. Is is a non-profit organization that offers educational programs that combine art and technology for low-income children and youth in Rio de Janeiro. These programs seek to develop skills for innovation, critical thinking, resilience and entrepreneurship.

    Keywords: Digital citizenship. Casa Arte Vida. Ana Carolina Affonso.

 

Resumen

    Casa Arte Vida, una organización fundada por Ana Carolina Affonso, trabaja para promover la ciudadanía digital entre personas de clases sociales desfavorecidas. Implica el derecho a acceder a herramientas tecnológicas y el deber de usarlas de manera ética, responsable y honesta. Es una organización sin fines de lucro que ofrece programas educativos que combinan el arte y la tecnología para niños y jóvenes de bajos recursos en Río de Janeiro. Estos programas que buscan desarrollar habilidades para la innovación, el pensamiento crítico, la resiliencia y el emprendimiento.

    Palabras clave: Ciudadanía digital. Casa Arte Vida. Ana Carolina Affonso.

 

Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 29, Núm. 311, Abr. (2024)


 

    A tecnologia faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros atualmente, e é por meio dela que muitas pessoas estudam, trabalham e usufruem de serviços básicos, como uma conta bancária e aplicativos governamentais que concedem acesso a benefícios e direitos. Por conta dessa integração da tecnologia e Internet com o cotidiano dos brasileiros, passou a ser necessária a criação de novos direitos e deveres para o ambiente digital, ou a chamada cidadania digital. E instituições como Casa Arte e Vida, fundada por Ana Carolina Affonso, se comprometem para garantir que indivíduos de classes sociais desfavorecidas conquistem esses direitos.

 

O conceito de cidadania digital

 

    Conforme o conjunto de leis brasileiras, cidadão é a pessoa com direitos e deveres no âmbito civil, social e político. Além do direito à liberdade de viver uma vida plena, o conceito de cidadania engloba o dever de respeitar a liberdade do próximo. Com a cidadania digital não é diferente. Ela abrange o direito do indivíduo de ter acesso a ferramentas tecnológicas, como a Internet, e o dever de utilizá-las de maneira ética, consciente e honesta.

 

    Isso quer dizer que, apesar de o cidadão ter direto ao acesso à internet e meios para acessá-la, há um certo limite para o que será publicado e divulgado. Isso inclui a responsabilidade de evitar a divulgação e publicação de notícias falsas (fake news) e respeitar os dados e privacidade de outros cidadãos.

 

Figura 1. A cidadania digital abrange o direito do 

indivíduo de ter acesso a ferramentas tecnológicas

Figura 1. A cidadania digital abrange o direito do indivíduo de ter acesso a ferramentas tecnológicas

Fonte: https://www.casaartevida.org.br

 

O papel da Casa Arte Vida na promoção da cidadania digital

 

    No contexto atual de transformação digital, a cidadania exercida nos ambientes virtuais contribui para o desenvolvimento pessoal e social de indivíduos e comunidades. É através desse conjunto de direitos e deveres que indivíduos podem auxiliar no combate aos crimes digitais, garantir a proteção dos seus dados pessoais, ampliar o seu acesso à informação e expressar suas ideias e opiniões de forma respeitosa.

 

    Organizações como Casa Arte Vida (CAV), de Ana Carolina Affonso, se dedicam para promover a cidadania digital através de programas e cartilhas. O programa EducaCAV da Casa Arte Vida, por exemplo, elaborou uma cartilha que funciona como uma introdução abrangente ao mundo da cidadania digital, abordando tópicos como:

  • Direitos e deveres digitais, em que explica sobre a privacidade e a liberdade de expressão, bem como as responsabilidades que acompanham esses direitos.

  • Segurança virtual, tópico onde são oferecidas dicas práticas sobre como é possível se manter seguro na internet, seja protegendo suas informações pessoais ou evitando ameaças cibernéticas.

  • Ética digital, em que ressalta a importância dos comportamentos éticos online.

  • Fake News e alfabetização midiática, no qual aborda maneiras de identificar notícias falsas e promove a alfabetização midiática para o desenvolvimento senso crítico na internet.

  • Acesso à tecnologia, em que a Casa Arte Vida reconhece a importância do acesso à tecnologia para a inclusão digital e trata sobre como superar barreiras.

    Essa cartilha, elaborada pela organização de Ana Carolina Affonso, é gratuita e pode ser baixada no site oficial da Casa Arte Vida. Esse documento pode ser usado por pais, educadores e jovens que queiram aprender mais sobre a cidadania digital.

 

Sobre a Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso 

 

    Sediada no Rio de Janeiro, a organização Casa Arte Vida se dedica a transformar a vida de crianças e jovens de baixa renda da região de Pedra de Guaratiba por meio da arte e da tecnologia, em programas, cursos e projetos educativos oferecidos fora do turno escolar. A ONG sediada na capital carioca foi fundada por Ana Carolina Affonso em 2007, e desde então vem oferecendo seus programas e projetos a partir dos recursos de metodologias ativas como Aprendizagem por Projetos, Educação Maker, Gamificação e STEAM.

 

    Além de atender às crianças e jovens, o projeto social concebido por Ana Carolina Affonso conta com a participação direta das famílias e da comunidade. A Casa Arte Vida também tem um programa de promoção familiar criado e apoiado por uma equipe técnica social extremamente qualificada.

 

    A Casa Arte Vida vem sendo premiada como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil desde 2019, recebendo esse reconhecimento pelos últimos cinco anos consecutivos. Essa organização foi classificada entre as 10 principais ONGs de pequeno porte em 2023, se destacando por meio dos seus programas educacionais inovadores que combinam as artes e a tecnologia.

 

Quem é Ana Carolina Affonso? 

 

    Ana Carolina Affonso, antes conhecida como Ana Carolina Borges Torrealba Affonso, é uma filantropa e artista brasileira com uma trajetória profissional multifacetada, que abrange direito, hotelaria e artes. Inicialmente, a fundadora da Casa Arte Vida praticou a advocacia comercial e tributária, migrando depois para a hotelaria, setor cuja contribuição de destaque foi para o Mauá Rio Hotéis.

Com o tempo, Ana Carolina Affonso se dedicou integralmente às artes, aprimorando os seus estudos em artes plásticas e se envolvendo com a pintura em azulejos e cerâmica. Essa influência artística, unindo-se à vontade de democratizar a educação e trazer oportunidades para jovens desfavorecidos pelo sistema, contribuiu para que Ana Carolina Affonso criasse a Casa Arte Vida, uma organização não governamental e sem fins lucrativos que combate desigualdades educacionais, visando criar uma sociedade mais equitativa.

 

Figura 2. Ana Carolina Affonso, fundadora da Casa Arte Vida

Figura 2. Ana Carolina Affonso, fundadora da Casa Arte Vida

Fonte: https://www.casaartevida.org.br

 

Programas e iniciativas da Casa Arte Vida 

 

    A Casa Arte Vida transforma vidas através dos seus programas e iniciativas elaboradas por especialistas em educação e em diversas áreas do saber, membros da comunidade, parceiros e voluntários apaixonados pelo projeto. A seguir, conheça mais sobre alguns dos programas e iniciativas da Casa Arte Vida, de Ana Carolina Affonso.

 

Expresso do Futuro 

 

    Uma aceleradora de jovens talentos para ingressar na vida adulta, Expresso do Futuro acontece como um jogo, com um começo, ganho de experiência e expansão de mentes e vidas. No programa da Casa Arte Vida, jovens de 16 a 24 anos que estão cursando ou terminaram o ensino médio são desafiados a se desenvolverem pessoal e profissionalmente durante um período de cinco meses.

 

    Durante o Expresso do Futuro, a equipe da CAV trabalha, com os participantes, assuntos como inovação, finanças, gestão de tempo, planejamento de vida e orientação vocacional. No final do programa, cada participante desenvolve um projeto social e o apresenta para uma banca avaliadora. A ideia vencedora recebe um capital semente para investimento e uma consultoria da equipe da Casa Arte Vida para a sua implementação.

 

Figura 3. Equipe de Casa Arte Vida

Figura 3. Equipe de Casa Arte Vida

Fonte: https://www.casaartevida.org.br

 

CRIA — Criatividade, Robótica, Inovação e Artes 

 

    Programa voltado para preencher lacunas no acesso à educação tecnológica em Pedra de Guaratiba, CRIA empodera e transforma a vida de jovens através de quatro eixos: criatividade, robótica, inovação e artes. O ponto de partida do programa é a criatividade, de onde novas ideias e soluções inovadoras nascem. Unindo-se a ela, a robótica é o caminho para o futuro, permitindo mudar vidas a partir da tecnologia e automação.

 

    A inovação está no cerne de tudo o que o projeto abrange, seja para lidar com desafios ou criar perspectivas positivas para a comunidade. Por fim, a arte é um tipo de expressão pessoal celebrada em todas as suas formas no CRIA, seja através de pinturas, música, danças ou esculturas. As inscrições para o projeto CRIA ficam abertas durante o ano inteiro na sede da CAV.

 

Figura 4. A Casa Arte Vida têm 

impactos profundos na comunidade

Figura 4. A Casa Arte Vida têm impactos profundos na comunidade

Fonte: https://www.casaartevida.org.br

 

Maker Lab 

 

    Com uma proposta inovadora focada no indivíduo, o programa Maker Lab é voltado para as pessoas que têm interesse em múltiplas áreas do conhecimento e que querem utilizar a tecnologia para criar e desenvolver novas ferramentas e soluções. As aulas do Maker Lab buscam capacitar indivíduos para ter a autonomia de criar seus próprios projetos através do desenvolvimento de habilidades atreladas à inovação, pensamento crítico, resiliência, cooperação e empreendedorismo.

 

Figura 5. A CAV é um centro de aprendizado e empoderamento

Figura 5. A CAV é um centro de aprendizado e empoderamento

Fonte: https://www.casaartevida.org.br

 

Impacto social da Casa Arte Vida na comunidade 

 

    A Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso vem moldando o Rio de Janeiro junto a outras iniciativas comunitárias importantes. Com um papel focado em promover a educação tecnológica e artística de jovens e crianças, sua atuação vem sendo reconhecida através de prêmios e parcerias com projetos sociais do governo.

 

    Por exemplo, recentemente aconteceu a formatura dos cursos de beleza oferecidos pela CAV em parceria com o Projeto Mulher Cidadã. Juntos, a Casa Arte Vida e o Projeto Mulher Cidadã proporcionaram cursos e oficinas na área da beleza para 48 mulheres de Guaratiba. Para isso, a ONG transformou o seu espaço em um centro de aprendizado e empoderamento, que trouxe em cada aula uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres da região.

 

    Os projetos voltados à cidadania e letramento digital da Casa Arte Vida, idealizada por Ana Carolina Affonso, também têm impactos profundos na comunidade, já que buscam capacitar as pessoas a navegar pela internet e utilizar as ferramentas tecnológicas de maneira consciente e informada.

 

Referencias 

 

Abreu, R. (2024). Cenário Social do Rio de Janeiro: como iniciativas comunitárias estão moldando a cidade. Revista Port. https://www.revistaport.com/cenario-social-do-rio-de-janeiro-como-iniciativas-comunitarias-estao-moldando-a-cidade/

 

Marketing e Negócios (2024). O poder das atividades extracurriculares: a visão de Ana Carolina Borges Torrealba Affonso para jovens carentes. Tribuna de Minas. https://tribunademinas.com.br/colunas/marketing-e-negocios/10-01-2024/o-poder-das-atividades-extracurriculares-a-visao-de-ana-carolina-borges-torrealba-affonso-para-jovens-carentes.html


Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 29, Núm. 311, Abr. (2024)