Lecturas: Educación Física y Deportes | http://www.efdeportes.com

ISSN 1514-3465

 

O bicarbonato de sódio e o desempenho no 

exercício físico: uma possibilidade de baixo custo

Sodium Bicarbonate and Physical Exercise Performance: A Low-Cost Possibility

Bicarbonato de sodio y rendimiento en el ejercicio físico: una posibilidad de bajo costo

 

Analice Barbosa Santos de Oliveira

anadf.26@gmail.com

 

Nutricionista pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Professora e pesquisadora independente

(Brasil)

 

Recepción: 22/12/2023 - Aceptación: 18/03/2024

1ª Revisión: 16/03/2024 - 2ª Revisión: 16/03/2024

 

Level A conformance,
            W3C WAI Web Content Accessibility Guidelines 2.0
Documento acessível. Lei N° 26.653. WCAG 2.0

 

Creative Commons

Este trabalho está sob uma licença Creative Commons

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt

Cita sugerida: Oliveira, A.B.S. de (2024). O bicarbonato de sódio e o desempenho no exercício físico: uma possibilidade de baixo custo. Lecturas: Educación Física y Deportes, 29(313), 207-222. https://doi.org/10.46642/efd.v29i313.7398

 

Resumo

    O bicarbonato de sódio é um suplemento nutricional popular, de baixo custo, usado como auxiliar ergogênico, com estudos explorando seus efeitos no desempenho do exercício desde 1930. Sabe-se que é um alimento seguro e por isso é utilizado tanto na indústria alimentícia quanto em situações clínicas. Diante desta realidade buscou-se evidenciar o bicarbonato de sódio como alternativa de suplementação de baixo custo para otimizar a performance no exercício físico. Quanto ao processo metodológico do estudo buscou-se a pesquisa integrativa com coleta de informações na plataforma Pubmed, em busca de ensaios clínicos controlados randomizados, publicados nos anos de 2019 a 2023. Encontrou-se 15 artigos relacionados ao poder ergogênico do bicarbonato de sódio em esportes com amostras diferenciadas. Concluiu-se que o bicarbonato de sódio melhora o desempenho em atividades de resistência muscular de diversos esportes de combate, karatê, taekwondo, luta livre, remo, CrossFit®, no ciclismo comum e de alta intensidade, logo se torna uma alternativa de baixo custo e de fácil acesso popular para se conseguir melhor desempenho em esportes.

    Unitermos: Bicarbonato de sódio. Suplementação. Desempenho esportivo.

 

Abstract

    Sodium bicarbonate is a popular, low-cost nutritional supplement used as an ergogenic aid, with studies exploring its effects on exercise performance since the 1930s. It is known to be a safe food and is therefore used both in the food industry and in clinical situations. Given this reality, we sought to highlight sodium bicarbonate as a low-cost supplementation alternative to improve physical exercise performance. Regarding the methodological process of the study, an integrative research was sought with information collection on the Pubmed platform, in search of planned controlled clinical trials, published in the years 2019 to 2023. 15 articles were found related to the ergogenic power of sodium bicarbonate in Sports and different samples. It is concluded that sodium bicarbonate improved performance in muscular endurance activities in various combat sports, karate, taekwondo, wrestling, rowing, CrossFit®, in common and high-intensity cycling, and soon becomes a low-cost alternative and easily accessible to achieve better performance in sports.

    Keywords: Sodium bicarbonate. Supplementation. Sports performance.

 

Resumen

    El bicarbonato de sodio es un suplemento nutricional popular y de bajo costo que se utiliza como ayuda ergogénica, con estudios que exploran sus efectos sobre el rendimiento deportivo desde la década de 1930. Se sabe que es un alimento seguro y, por lo tanto, se utiliza tanto en la industria alimentaria como en situaciones clínicas. Ante esta realidad, buscamos destacar el bicarbonato de sodio como una alternativa de suplementación de bajo costo para optimizar el rendimiento en el ejercicio físico. En cuanto al proceso metodológico del estudio, se buscó una investigación integradora con recolección de información en la plataforma Pubmed, en búsqueda de ensayos clínicos controlados aleatorios, publicados en los años 2019 al 2023. Se encontraron 15 artículos relacionados con el poder ergogénico del bicarbonato de sodio en el deporte. con diferentes muestras. Se concluyó que el bicarbonato de sodio mejora el rendimiento en actividades de resistencia muscular en diversos deportes de combate, karate, taekwondo, lucha libre, remo, CrossFit®, en ciclismo común y de alta intensidad, por lo que se convierte en una alternativa de bajo costo y de fácil acceso para mejorar el rendimiento en los deportes.

    Palabras clave: Bicarbonato de sodio. Suplementación. Rendimiento deportivo.

 

Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 29, Núm. 313, Jun. (2024)


 

Introdução 

 

    O esporte possui características fisiológicas e técnicas únicas que justificam a otimização de estratégias de suplementação para maximizar o desempenho (Rezaei et al., 2019) e dentre os suplementos já comprovados e solidificados para potencializar o desempenho no exercício, como creatina e cafeína, compreende-se que o bicarbonato de sódio, que é um suplemento nutricional popular, seguro e que seus efeitos foram investigados em diferentes tarefas de exercícios com variações e intensidades diferentes (Grgic et al., 2021) e já reconhecido pela Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN).

 

    O bicarbonato de sódio (NaHCO3) tem sido utilizado como substância ergogênica durante exercícios de alta intensidade (Battazza et al., 2023) e de resistência muscular (Grgic et al., 2021) e sabe-se que ele melhora o desempenho nos exercícios, principalmente devido a uma série de seus efeitos fisiológicos. (Grgic et al., 2021)

 

    O NaHCO3 é um composto químico feito de sódio (Na+) e bicarbonato (HCO3-) (Senewiratne, Woodall, e Can, 2023), que é um produto químico essencial capaz de regular o equilíbrio ácido-base atuando como um tampão, que tem sido amplamente utilizado em muitas situações clínicas, incluindo parada cardíaca, prevenção de insuficiência renal induzida por contraste e em pacientes com diferentes tipos de acidose metabólica (como acidose láctica e cetoacidose diabética). (Mirrakhimov et al., 2017)

 

    O bicarbonato de sódio é altamente solúvel em água e em contato com o ácido estomacal, o seu íon, o bicarbonato (HCO3-) ingerido, é removido através da formação de dióxido de carbono (CO2) no ácido estomacal. A descrição deste processo inicial acarretará em múltiplas atividades que chegará no melhor controle do pH nas células musculares, que permitirá taxas glicolíticas mais altas, resultando em taxas mais altas de produção de adenosina trifosfato (ATP) e maiores concentrações de lactato muscular e sanguíneo (Grgic et al., 2021), ou seja, a principal forma de liberação de energia.

 

    A suplementação de NaHCO3 tem efeito significativo no aumento do lactato sanguíneo, o que pode retardar o aparecimento da fadiga e contribuir para o desempenho de atletas, principalmente em esportes de combate (Miranda et al., 2022) e ainda proporcionam ao corpo resistência adicional contra a fadiga causada por alterações deletérias no equilíbrio ácido-base provocadas por uma variedade de modos e durações de exercício. (McNaughton, Siegler, e Midgley, 2008)

 

    Quanto ao valor terapêutico do controle do equilíbrio ácido-base que o NaHCO3 traz, é indiscutível e é a base dos tratamentos aprovados pela Food and Drug Administration para constipação, epilepsia, acidose metabólica e úlceras pépticas (Quade et al., 2021) e até doenças gengivais (Taschieri et al., 2022). O bicarbonato de sódio é frequentemente usado para tratar distúrbios ácido-base e sabe-se que homeostase ácido-base é crítica para a produção geral de energia, fornecimento de oxigênio e estabilidade hemodinâmica (Wardi et al., 2023).

 

    Compreende-se que o NaHCO3 é um produto alimentar, geralmente seguro em todo o mundo, e bastante utilizado na indústria alimentícia (Madeswaran, e Jayachandran, 2018) e sobre seus efeitos, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN) esclarece que a suplementação com bicarbonato de sódio em doses de 0,2 a 0,5 g/kg melhora o desempenho em atividades de resistência muscular de diversos esportes de combate, incluindo boxe, judô, karatê, taekwondo e luta livre, e no ciclismo de alta intensidade, corrida, natação e remo, porém a dose ideal de bicarbonato de sódio para efeitos ergogênicos parece ser de 0,3 g/kg (Grgic et al., 2021).

 

    Há diversas pesquisas que avaliaram o NaHCO3 em junção com outras suplementações e placebos, como a de Barber et al., em um estudo de 2013, compararam os efeitos de NaHCO3 e Creatina, que aumentou a potência de pico e a potência de pico relativa em comparação com o placebo e, também teve uma maior atenuação do declínio na potência de pico relativa ao longo de 6 sprints repetidos quando comparado com placebo e creatina isoladamente. O estudo de Bishop et al. (2005), evidenciaram que a ingestão de NaHCO3 pode melhorar o desempenho em sprints intermitentes e pode ser um suplemento útil para atletas de esportes coletivos. As pesquisas demonstram que o NaHCO3 associado à atividade física é objeto de estudo há muitas décadas e se faz importante mencioná-lo como suplementação de baixo custo.

 

    Hobson et al. (2012) trazem uma observação importante, em seus estudos sobre o efeito da duração do exercício, que no uso do NaHCO3, durante o exercício de curta duração (≤0,5 minutos), o atleta não foi beneficiado pela suplementação, enquanto os tamanhos de efeito para exercícios de duração moderada (0,5-10 minutos) foram significativos.

 

    Diante do exposto, informa-se que este trabalho tem por objetivo evidenciar o bicarbonato de sódio como alternativa de suplementação de baixo custo para otimizar a performance no exercício físico.

 

Metodologia 

 

    Pesquisa integrativa da literatura, pois proporciona uma ampla abordagem metodológica referente às revisões, permitindo a inclusão de estudos experimentais e não-experimentais para uma compreensão completa do fenômeno analisado (Souza, Silva e Carvalho, 2010).

 

    A pesquisa se inicia com busca realizada na plataforma Pubmed, onde se limitou a utilizar apenas os ensaios controlados randomizados realizados nos anos de 2019 a 2023. Utilizou-se os seguintes descritores para a coleta de literatura: sodium bicarbonate and exercice performance. Não houve preocupação com a escolha dos idiomas encontrados nos artigos, porém a língua inglesa foi predominante. No segundo momento da pesquisa, encontrou-se 35 artigos até a data de 08/12/2023.Dos 35 artigos foram adotados como critérios de exclusão, os artigos que apresentavam uma metodologia não clara, repetitivos, com uso de citratos de sódio, uso do bicarbonato em animais e com o uso do bicarbonato de sódio para analisar uma situação não relacionada ao exercício. Quanto aos critérios de inclusão foram selecionados aqueles artigos que examinaram os efeitos da suplementação de bicarbonato de sódio no desempenho do exercício em participantes humanos e os artigos que analisaram os dados usando um ensaio clínico controlado randomizado. Dos 35 artigos encontrados, após uso dos critérios de exclusão, foram selecionados 15 artigos elegíveis para o estudo, onde se realizou a leitura e ainda, onde associou-se o NaHCO3 ao desempenho durante o exercício ou esporte. Sobre a análise dos dados, buscou-se a análise qualitativa dos artigos selecionados, com o uso de um quadro, onde se evidenciou ensaios clínicos controlados randomizados, apresentando suas metodologias e resultados. Quanto as limitações da metodologia: o tamanho da amostra apresentada, pois a pesquisa foi realizada com ajuda de apenas um banco de dados, a Pubmed, por preocupação ao tamanho do estudo final e a sua inclusão dentro dos critérios sobre a quantificação de páginas da revista.

 

Resultados 

 

Quadro 1. Ensaios clínicos controlados randomizados

#

Autor/Ano

Objetivo

Método

Resultado

1

Rezaei et al.

(2019)

Avaliar os efeitos da ingestão de cafeína e bicarbonato de sódio nas respostas fisiológicas e na taxa de esforço percebido durante um teste aeróbico específico de karatê competitivo.

Oito karatecas foram randomizados com placebo, cafeína, NaHCO3, e a junção de cafeína + NaHCO3

Os karatecas podem se beneficiar da ergogenicidade da cafeína e do NaHCO3 quando consumidos separadamente ou juntos.

2

Gurton et al. (2021)

Examinar se o aquecimento intermitente impacta a capacidade ergogênica da ingestão individualizada de bicarbonato de sódio (NaHCO3) no desempenho do contrarrelógio de ciclismo de 4 km.

Foram administradas estratégias em ordem cruzada e randomizada em blocos, em oito ciclistas.  1-aquecimento intermitente e NaHCO3. 2 - aquecimento intermitente e placebo, aquecimento controle e NaHCO3 e

3 - aquecimento controle e placebo.

O aquecimento intermitente mitigou os benefícios ergogênicos da ingestão de NaHCO3.

O desempenho foi mais rápido para a estratégia 2

3

Sarshin et al. (2021)

 

Avaliar os efeitos ergogênicos da co-ingestão de creatina (C) e bicarbonato de sódio (BS) no desempenho anaeróbico do taekwondo.

Quarenta Atletas de taekwondo foram randomizados para: (1) C+BS; 20 g de C + 0,5g·kg- 1·d- 1 de BS) (2) Creatina (3) BS (4) placebo  ou (5) controle, por 5 dias, para realizarem 3 sessões de um Teste de Chute Intermitente Anaeróbico de Taekwondo.

A creatina (C) e bicarbonato de sódio (BS) de curto prazo melhoram o desempenho dos atletas de taekwondo.

4

Kim et al.

(2021)

Investigar as mudanças no desempenho específico do futebol em jogadores de futebol de elite após a suplementação com creatina e bicarbonato de sódio (NaHCO3).

Vinte jogadores de futebol de elite, treinados há 8 anos; média de horas de treinamento por semana: 20 horas suplementação combinada de creatina e NaHCO3 para 10 participantes e 10 com placebo.

A suplementação com Creatina e NaHCO3 melhorou o sprint (consiste em correr o mais rápido possível por uma distância curta pré-determinada) e a agilidade em jogadores de futebol de elite.

5

Dalle et al.

(2021)

Avaliar se o bicarbonato de sódio (NaHCO3) melhora o desempenho total no final de uma competição de resistência.

Onze ciclistas masculinos ingeriram 300mg/kg de NaHCO3  ou NaCl, sendo consumido (150 mgkg-1) antes e (150 mgkg-1) durante a corrida de ciclismo simulada, de 3 horas, com um sprint total de 90 segundos no final.

A suplementação de NaHCO3 antes e durante o exercício de resistência melhora o desempenho do exercício curto e total no final do evento, podendo ser aplicada como estratégia para aumentar a taxa de sucesso em competições de enduro.

6

Battazza et al. (2023)

Investigar os efeitos da suplementação de NaHCO3 nos parâmetros de carga externa e interna durante exercício isocinético em indivíduos treinados.

Dez indivíduos após ingestão de 0,3 g.kg-1 de massa corporal de NaHCO3 ou placebo.

Sem diferenças entre as condições. Não houve efeito da suplementação no desempenho.

7

Ferreira et al. (2019)

Determinar os efeitos de diferentes doses de NaHCO3 no desempenho e na depuração de lactato em ciclistas não profissionais.

Vinte e um ciclistas em três ensaios duplo-cegos: 1) ingestão de 0,3 g/kg-1 de peso corporal de placebo;

2) ingestão de 0,1 g·kg-1 de NaHCO3 mais 0,2 g·kg-1 de placebo; e 3) ingestão de 0,3 g·kg-1 de  NaHCO3.

O presente estudo descobriu que 0,3 g/kg-1 NaHCO3 é eficaz para melhorar o desempenho e melhorar os níveis de lactato sanguíneo em ciclistas em comparação com o controle e 0,1 g/kg -1 de NaHCO3.

8

Limmer et al.

(2020)

Investigar os efeitos da ingestão crônica de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em uma única sessão de exercício de alta intensidade e no equilíbrio ácido-base durante 7 dias de exposição em grandes altitudes.

Ingestão de dose diária de 0,3 g/kg de NaHCO3 solução (n = 5) ou água como placebo (n = 5) durante 7 dias. Os 10 indivíduos recreativamente ativos participaram de um pré-teste ao nível do mar e de uma caminhada de 7 dias nos Alpes Suíços até 4.554 m acima do nível do mar.

No entanto, a ingestão crônica de NaHCO3 melhora a concentração de bicarbonato no sangue e o excesso de base em altitude, o que representa parcialmente a capacidade tampão do sangue.

9

Varovic et al. (2023)

Explorar os efeitos da ingestão de bicarbonato de sódio (NaHCO3) na resistência muscular, potência e velocidade em exercícios de resistência.

Dezenove atletas ingeriram 0,3 g·kg -1 de bicarbonato de sódio ou 0,21 g·kg -1 de placebo (cloreto de sódio), 180-60 minutos antes do exercício. O protocolo de exercícios envolveu a realização de 3 séries com 70%, de 1 repetição máxima, até falha muscular nos exercícios supino reto e rosca bíceps.

A ingestão de NaHCO3 provoca um efeito ergogênico na resistência muscular, potência e velocidade no exercício de supino. Os efeitos ergogênicos foram observados apenas na segunda e terceira série, o que sugere que o NaHCO3 atenua os efeitos supressores da acidose na contratilidade muscular.

10

Wang et al. (2019)

Investigar os efeitos da suplementação contínua de bicarbonato de sódio (NaHCO3) no desempenho anaeróbico durante seis semanas de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Dez sujeitos em cada grupo (HCO3- ou placebo). Ambos os grupos completaram 6 semanas (3 dias/semana) de HIIT com o NaHCO3 ingerindo uma solução sabor laranja contendo 15 g de xilitol e 0,2 g de HCO3- /kg de massa corporal, durante cada dia de treinamento e placebo, ingerindo uma bebida semelhante que fosse HCO3-, 5 minutos antes e 30 minutos após as seguintes sessões de treinamento HIIT: Semana 1, sessão de treinamento 1; semana 3, sessão de treinamento 3; semana 6, sessão de treinamento .

O nível sérico de HCO3- foi significativamente maior que o de placebo

suplementação de HCO3- no nível de 0,2 g/kg de massa corporal, antes do treinamento. O HIIT melhora desempenho anaeróbico e melhora a taxa de depuração do lactato sanguíneo e a velocidade de depuração do lactato sanguíneo após exercício anaeróbico.

11

Ansdell et al.

(2020)

Investigar o desenvolvimento de fadiga neuromuscular durante uma simulação de jogo de basquete e verificar se a suplementação de bicarbonato de sódio (NaHCO3) atenua qualquer fadiga neuromuscular que persista.

Dez participantes ingeriram 0,2 g·kg de NaHCO3 (ou uma dose equimolar placebo de cloreto de sódio [NaCl]), 90 e 60 minutos antes de iniciar uma simulação de jogo de basquete.

A suplementação de NaHCO3 atenuou a taxa de desenvolvimento da fadiga, protegendo os elementos contráteis das fibras musculares. Há evidências da eficácia do NaHCO3 na atenuação da fadiga.

12

Ziyayan et al.

(2023)

Examinar o efeito da ingestão de cafeína (CAF) e bicarbonato de sódio (NaHCO3) separadamente e em combinação no desempenho e na taxa de esforço percebido durante o treino Cindy CrossFit® em participantes do CrossFit®.

Vinte participantes do CrossFit® em cinco condições experimentais, incluindo controle, placebo, Cafeína, NaHCO3, que foram consumidos por 3 dias, levando a 120, 90 e 60 minutos antes do treino.

Cápsulas contendo 6 mg/kg de peso corporal de CAF foram consumidas, 50 minutos antes do treino, enquanto 0,3 g/kg de NaHCO2 (7 dias para intervalo entre as sessões de avaliação) antes de completar o protocolo Cindy.

Os participantes do CrossFit® podem se beneficiar dos efeitos ergogênicos da cafeína e do NaHCO3 quando consumidos separadamente ou em conjunto.

13

Silva et al.

(2019)

Os efeitos da β-alanina (BA) e do bicarbonato de sódio (BS) no metabolismo energético durante exercícios de alta intensidade combinados com trabalho e desempenho em contrarrelógio de ciclismo

Setenta e um ciclistas do sexo masculino foram randomizados para receber BA + placebo (n = 18), placebo + BS (n = 17), BA + BS (n = 19) ou placebo + placebo (n = 18). BA foi suplementado por 28 dias (6,4 g dia-1) e BS (0,3 g kg-1) ingeridos 60 minutos antes do exercício no ensaio pós-suplementação

O BS aumenta a contribuição glicolítica estimada para o exercício intermitente de alta intensidade quando o trabalho total realizado é controlado e que o BA e o BS, isoladamente ou em combinação, não melhoraram o desempenho no contrarrelógio de ciclismo de curta duração.

14

Martin et al. (2023)

Estabelecer o efeito da ingestão de bicarbonato de sódio (BS) pré-exercício cronometrado individualmente no desempenho do contrarrelógio de remo de 2 km em atletas do sexo feminino.

Onze atletas femininas de CrossFit® participaram do estudo com placebo ou BS, usando um desenho cruzado randomizado, de ingestão de 0,3 g·kg com revestimento entérico -3). Um ensaio inicial identificou o tempo até o pico individual.

A ingestão de uma dose de 0,3 g·kg-1 de BS com revestimento entérico melhora o desempenho no remo de 2 km em atletas do sexo feminino. A melhora está diretamente relacionada à capacidade de tamponamento extracelular mesmo quando o [HCO3-] sanguíneo não se altera ≥ 5,0 mmolL-1.

15

Durkalec-Michalski et al. (2020)

Avaliar a suplementação progressiva de bicarbonato de sódio em baixas doses

sobre os índices anaeróbios em duas séries de testes de Wingate (WT) separados por teste de desempenho específico de luta livre e avaliação das diferenças de gênero na resposta.

Cinquenta e um lutadores realizaram ensaio randomizado envolvendo NaHCO3 (até 100 mg·kg-1) ou placebo por 10 dias.

 

Não foram encontradas diferenças significativas na potência de pico, queda de potência e potência média (analisada separadamente para cada teste de Wingate.  O número de arremessos completos aumentou significativamente nos homens ± 2,6 NaHCO2

Fonte: Elaborado pela autoria

 

Discussões 

 

    Os estudos do Quadro 1 demonstram que utilizaram o bicarbonato de sódio (NaHCO3) em esportes diversos, com tempo, intensidade e amostras diferenciadas. O primeiro estudo, de Rezaei et al. (2019) focaram em testar a cafeína, que é um suplemento já consolidado, junto com o NaHCO3 perante a taxa de esforço aeróbico no karatê e obtiveram resultados positivos, tanto para o uso da cafeína quanto ao uso do NaHCO3.

 

    No ciclismo, o esporte mais citado durante a pesquisa, Gurton, Faulkner e James (2021) decidiram utilizar o NaHCO3 aliado a aquecimento intermitente placebo e perceberam que o aquecimento mitigou o desempenho do NaHCO3 no ciclismo, que traz um alerta aos ciclistas atletas, que desejam obter o máximo de desempenho em uma prova. Dalle, Koppol, e Hespel (2021) avaliaram ciclistas em competição de resistência com ingestão exclusiva de NaHCO3 antes e durante o treino, com a ingestão de 300mg/kg e percebeu-se que melhora o desempenho do exercício curto e total no final da avaliação e Ferreira et al. (2019) utilizaram-se de 0,3 g/ kg -1 NaHCO3, no ciclismo não profissional e perceberam que o NaHCO3 é eficaz para melhorar o desempenho e melhorar os níveis de lactato sanguíneo em ciclistas.

 

    Sarshin et al. (2021) compararam o uso da creatina e o do NaHCO3 para investigar desempenho anaeróbico e obtiveram sucesso no teste. Kim et al. (2021) escolheram o futebol para investigar a relação do NaHCO3 e da creatina com o Sprint e se percebeu agilidade nos jogadores de futebol. Já Durkalec-Michalski et al. (2020) constataram que o número de arremessos completos aumentou significativamente nos homens.

 

    Ansdell, e Dekerle (2020) trazem um dado atraente para um atleta, o NaHCO3 age na atenuação da fadiga e este fato pode colaborar em diversas atividades físicas. Sobre a fadiga, nos estudos de Casarin et al. (2019) também corroboram com a observação de que a ingestão de NaHCO3 pode melhorar o desempenho de contrações isométricas sustentadas dos extensores do joelho.

 

    Quanto ao CrossFit®, Ziyayan, Shabkhiz, e Hofmeister (2023) perceberam que há benefícios dos efeitos ergogênicos da cafeína e do NaHCO3 quando consumidos separadamente ou em conjunto.

 

    Martin et al. (2023) avaliaram a ingestão de NaHCO3, de uma forma diferenciada, em cápsulas com revestimento entérico, no remo de 2 km em atletas do sexo feminino e observaram que a melhora está diretamente relacionada à capacidade de tamponamento extracelular.

 

    Em exercícios não relacionados à esportes, Varovic et al. (2023) evidenciaram que a ingestão de NaHCO3 provoca um efeito ergogênico na resistência muscular, potência e velocidade no exercício de supino e ainda NaHCO3 atenua os efeitos supressores da acidose na contratilidade muscular. Wang et al. (2019) perceberam que NaHCO3 melhora desempenho anaeróbico e melhora a taxa de depuração do lactato sanguíneo e a velocidade de depuração do lactato sanguíneo após exercício anaeróbico e Silva et al. (2019) concluem que o NaHCO3 aumenta a contribuição glicolítica estimada para o exercício intermitente de alta intensidade.

 

    Limmer, Marées, e Platen (2020) investigaram os efeitos da ingestão crônica de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em uma única sessão de exercício de alta intensidade e no equilíbrio ácido-base durante 7 dias de exposição em grandes altitudes. Trata-se de um estudo piloto, inédito, que demonstrou que a ingestão crônica de NaHCO3 não afetou as alterações de desempenho induzidas pela hipóxia. Em outra condição diferente do esporte, em uma atividade física, Battazza et al. (2023) avaliaram indivíduos em exercício com aparelho isocinético com 0,3 g.kg-1 de massa corporal de NaHCO3 ou placebo. Perceberam que não houve efeito da suplementação no desempenho.

 

    Os estudos aqui evidenciados demonstram que podem ser esperados efeitos pequenos a moderados da suplementação de bicarbonato de sódio no desempenho do exercício, o que pode ser praticamente significativo no treino desportivo e na competição (Grgic et al., 2021).

 

Conclusão 

 

    O estudo apresentou o uso do NaHCO3 em esportes e atividades físicas diversas, com amostra de atletas femininos e masculinos. Os esportes foram: Karatê, Ciclismo, Taekwondo, Futebol, Basquete e Montanhismo e as atividades físicas foram o CrossFit®, o exercício com o uso de um aparelho isocinético, exercício de supino e o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Além da ergogenicidade, o NaHCO3 agiu na fadiga, taxa de depuração e velocidade do lactato sanguíneo, aumentou a contribuição glicolítica, que a melhora está diretamente relacionada à capacidade de tamponamento extracelular, trouxe efeitos supressores da acidose na contratilidade muscular, que devem ser levados em consideração.

 

    É imperativo ressaltar que a suplementação com bicarbonato de sódio, dentro da indicação de segurança é de 0,2 a 0,5 g/kg. Os estudos se referem a este quantitativo de suplementação, além de ser o recomendando pela Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN) e que os efeitos ergogênicos do bicarbonato de sódio são estabelecidos principalmente para tarefas de exercício de alta intensidade que duram entre 30 segundos e 12 minutos.

 

Referências 

 

Ansdell, P., e Dekerle, J. (2020). Sodium Bicarbonate Supplementation Delays Neuromuscular Fatigue Without Changes in Performance Outcomes During a Basketball Match Simulation Protocol. Journal of strength and conditioning research, 34(5), 1369-1375. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000002233

 

Barber, J.J., McDermott, A.Y., McGaughey, K.J., Olmstead, J.D., Hagobian, T.A. (2013). Effects of Combined Creatine and Sodium Bicarbonate Supplementation on Repeated Sprint Performance in Trained Men. Journal of Strength and Conditioning Research, 27(1), 252-258. https://doi.org/10.1519/jsc.0b013e318252f6b7

 

Battazza, RA, Kalytczak, MM, Leite, CDFC, Rica, RL, Lamolha, MA, Junior, AHL, Maia, AF, Bergamin, M., Baker, JS, Politti, F., e Bocalini, DS (2023). Effect of Sodium Bicarbonate Supplementation on Muscle Performance and Muscle Damage: A Double Blind, Randomized Crossover Study. Journal of dietary supplements, 20(5), 689-705. https://doi.org/10.1080/19390211.2022.2090478

 

Bishop, D., e Claudius, B. (2005). Effects of Induced Metabolic Alkalosis on Prolonged Intermittent-Sprint Performance. Medicine & Science in Sports & Exercise, 37(5), 759-767. https://doi.org/10.1249/01.mss.0000161803.44656.3c

 

Dalle, S., Koppo, K., e Hespel, P. (2021). Sodium bicarbonate improves sprint performance in endurance cycling. Journal of science and medicine in sport, 24(3), 301-306. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2020.09.011

 

Casarin, CAS, Battazza, RA, Lamolha, MA, Kalytczak, MM, Politti, F., Evangelista, AL, Serra, AJ, Rica, RL, Paunksnis, MRR, Teixeira, CVLS, Figueira, A., e Bocalini, DS. (2019). Sodium bicarbonate supplementation improves performance in isometric fatigue protocol. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, 25(1), 40-44. https://doi.org/10.1590/1517-8

 

Durkalec-Michalski, K., Zawieja, E.E., Zawieja, B.E., Michałowska, P., e Podgórski, T. (2020). The gender dependent influence of sodium bicarbonate supplementation on anaerobic power and specific performance in female and male wrestlers. Scientific reports, 10(1), 1878. https://doi.org/10.1038/s41598-020-57590-x

 

Ferreira, LHB, Smolarek, AC, Chilibeck, PD, Barros, MP, McAnulty, SR, Schoenfeld, BJ, Zandona, BA, e Souza-Junior, TP (2019). High doses of sodium bicarbonate increase lactate levels and delay exhaustion in a cycling performance test. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.), 60, 94-99. https://doi.org/10.1016/j.nut.2018.09.018

 

Grgic, J., Grgic, I., Del Coso, J., Schoenfeld, B.J., e Pedisic, Z. (2021). Effects of sodium bicarbonate supplementation on exercise performance: an umbrella review. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 18(1), 71. https://doi.org/10.1186/s12970-021-00469-7

 

Gurton, W.H., Faulkner, S.H., e James, R.M. (2021). Effect of Warm-Up and Sodium Bicarbonate Ingestion on 4-km Cycling Time-Trial Performance. International journal of sports physiology and performance, 16(11), 1573-1579. https://doi.org/10.1123/ijspp.2020-0743

 

Hobson, R.M., Saunders, B., Ball, G., Harris, R.C., e Sale, C. (2012). Effects of β-alanine supplementation on exercise performance: a meta-analysis. Amino acids, 43(1), 25-37. https://doi.org/10.1007/s00726-011-1200-z

 

Kim J. (2021). Effects of Combined Creatine and Sodium Bicarbonate Supplementation on Soccer-Specific Performance in Elite Soccer Players: A Randomized Controlled Trial. International journal of environmental research and public health, 18(13), 6919. https://doi.org/10.3390/ijerph18136919

 

Limmer, M., de Marées, M., e Platen, P. (2020). Effects of daily ingestion of sodium bicarbonate on acid-base status and anaerobic performance during an altitude sojourn at high altitude: a randomized controlled trial. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 17(1), 22. https://doi.org/10.1186/s12970-020-00351-y

 

Lopes-Silva, J.P., Da Silva Santos, J.F., Artioli, G.G., Loturco, I., Abbiss, C., e Franchini, E. (2018). Sodium bicarbonate ingestion increases glycolytic contribution and improves performance during simulated taekwondo combat. European journal of sport science, 18(3), 431-440. https://doi.org/10.1080/17461391.2018.1424942

 

McNaughton, L.R., Siegler, J., e Midgley, A. (2008). Ergogenic effects of sodium bicarbonate. Current sports medicine reports, 7(4), 230-236. https://doi.org/10.1249/JSR.0b013e31817ef530

 

Madeswaran, S., e Jayachandran, S. (2018). Sodium bicarbonate: A review and its uses in dentistry. Indian journal of dental research: official publication of Indian Society for Dental Research, 29(5), 672-677. https://doi.org/10.4103/ijdr.IJDR_30_17

 

Martin, R.A.X.J., Hilton, N.P., Sparks, S.A., Saunders, B., e McNaughton, L.R. (2023). The effects of enteric-coated sodium bicarbonate supplementation on 2 km rowing performance in female CrossFit® athletes. European journal of applied physiology, 123(6), 1191-1198. https://doi.org/10.1007/s00421-023-05140-4

 

Miranda, WAS, Barreto, LBM, Miarka, B., Salinas, AE, Soto, DAS, Muñoz, EAA, e Brito, CJ (2022). Can Sodium Bicarbonate Supplementation Improve Combat Sports Performance? A Systematic Review and Meta-analysis. Current nutrition reports, 11(2), 273-282. https://doi.org/10.1007/s13668-022-00396-2

 

Mirrakhimov, A.E., Ayach, T., Barbaryan, A., Talari, G., Chadha, R., e Gray, A. (2017). The Role of Sodium Bicarbonate in the Management of Some Toxic Ingestions. International journal of nephrology, 7831358. https://doi.org/10.1155/2017/7831358

 

Quade, B.N., Parker, M.D., e Occhipinti, R. (2021). The therapeutic importance of acid-base balance. Biochemical pharmacology, 183, 114278. https://doi.org/10.1016/j.bcp.2020.114278

 

Rezaei, S., Akbari, K., Gahreman, DE, Sarshin, A., Tabben, M., Kaviani, M., Sadeghinikoo, A., Koozehchian, MS, e Naderi, A. (2019). Caffeine and sodium bicarbonate supplementation alone or together improve karate performance. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 16(1), 44. https://doi.org/10.1186/s12970-019-0313-8

 

Sarshin, A., Fallahi, V., Forbes, SC, Rahimi, A., Koozehchian, MS, Candow, DG, Kaviani, M., Khalifeh, SN, Abdollahi, V., e Naderi, A. (2021). Short-term co-ingestion of creatine and sodium bicarbonate improves anaerobic performance in trained taekwondo athletes. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 18(1), 10. https://doi.org/10.1186/s12970-021-00407-7

 

Senewiratne, N.L., Woodall, A., e Can, A.S. (2023). Sodium Bicarbonate. In Stat Pearls. Stat Pearls Publishing. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559139/

 

Silva, RP, Oliveira, LF, Saunders, B., Andrade Kratz, C., Salles Painelli, V., Eira Silva, V., Marins, JCB, Franchini, E., Gualano, B., e Artioli, GG (2019). Effects of β-alanine and sodium bicarbonate supplementation on the estimated energy system contribution during high-intensity intermittent exercise. Amino acids, 51(1), 83-96. https://doi.org/10.1007/s00726-018-2643-2

 

Souza, M.T. de, Silva, M.D. da, e Carvalho, R. de (2010). Integrative review: what is it? How to do it? Einstein, 8(1), 102-106. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

 

Taschieri, S., Tumedei, M., Francetti, L., Corbella, S., e Del Fabbro, M. (2022). Efficacy of 67% sodium bicarbonate toothpaste for plaque and gingivitis control: a systematic review and meta-analysis. The journal of evidence-based dental practice, 22(2), 101709. https://doi.org/10.1016/j.jebdp.2022.101709

 

Urwin, CS, Snow, RJ, Condo, D., Snipe, RMJ, Wadley, GD, Convit, L., e Carr, AJ (2022). A Comparison of Sodium Citrate and Sodium Bicarbonate Ingestion: Blood Alkalosis and Gastrointestinal Symptoms. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, 33(1), 1-10. https://doi.org/10.1123/ijsnem.2022-0083

 

Varovic, D., Grgic, J., Schoenfeld, B. J., e Vuk, S. (2023). Ergogenic Effects of Sodium Bicarbonate on Resistance Exercise: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Journal of strength and conditioning research, 37(8), 1600-1608. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000004443

 

Wang, J., Qiu, J., Yi, L., Hou, Z., Benardot, D., e Cao, W. (2019). Effect of sodium bicarbonate ingestion during 6 weeks of HIIT on anaerobic performance of college students. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 16(1), 18. https://doi.org/10.1186/s12970-019-0285-8

 

Wardi, G., Holgren, S., Gupta, A., Sobel, J., Birch, A., Pearce, A., Malhotra, A., e Tainter, C. (2023). A Review of Bicarbonate Use in Common Clinical Scenarios. The Journal of emergency medicine, 65(2), e71-e80. https://doi.org/10.1016/j.jemermed.2023.04.012

 

Ziyaiyan, A., Shabkhiz, F., e Hofmeister, M. (2023). Supplementation of caffeine and sodium bicarbonate together could not improve performance and performance-related factors in CrossFit participants: a randomized, double-blind, placebo-controlled study. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 20(1), 2206390. https://doi.org/10.1080/15502783.2023.2206390


Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 29, Núm. 313, Jun. (2024)