Lecturas: Educación Física y Deportes | http://www.efdeportes.com

ISSN 1514-3465

 

A psicomotricidade ressignificando a educação corporal 

de idosos e adultos em comunidades de São Gonçalo-RJ: 

Da teoria á prática (NASF). Pesquisa de Mestrado

Psychomotricity Resignifying Body Education for Elderly and Adults in 

Communities of São Gonçalo-RJ: From Theory to Practice (NASF). Master's Research

La psicomotricidad re-significando la educación corporal para personas mayores y adultos en 

comunidades de São Gonçalo-RJ: De la teoría a la práctica (NASF). Investigación de Maestría

 

Marcelo Bittencourt Jardim

marcelobjardim@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/8906361879991587

(Brasil)

 

Recepção: 05/02/2021 - Aceitação: 07/02/2023

 

Level A conformance,
            W3C WAI Web Content Accessibility Guidelines 2.0
Documento acessível. Lei N° 26.653. WCAG 2.0

 

Creative Commons

Este trabalho está sob uma licença Creative Commons

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt

Citação sugerida: Jardim, M.B. (2023). A psicomotricidade ressignificando a educação corporal de idosos e adultos em comunidades de São Gonçalo-RJ: Da teoria á prática (NASF). Pesquisa de Mestrado. Lecturas: Educación Física y Deportes, 27(297), 232-236. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/3858

 

Resumo

    Essa pesquisa mostra a importância dos elementos psicomotores e o suporte da Psicomotricidade como ciência na mediação durante as aulas de Educação Física como promoção da saúde para a conscientização da educação integral corporal dos pacientes envolvidos neste trabalho, para a melhoria de sua qualidade de vida cotidiana. Nas experiências na educação pública, programas sociais, educação especial pública, saúde pública e em empresas particulares de atendimentos ao público, observou-se que a afetividade e o afeto: de afetar e ser afetado na ciência da Psicomotricidade é um caminho relevante para o sucesso em atendimentos com pessoas. A psicomotricidade tornou-se tema de aprofundamento para estudos e pesquisas nas áreas de saúde e educação.

    Unitermos: Educação corporal integral. Psicomotricidade. Saúde.

 

Abstract

    This research shows the importance of psychomotor elements and the support of Psychomotricity as a science in mediation during Physical Education classes as health promotion for awareness of patients' integral body education involved in this work, to improve their quality of everyday life. In experiences in public education, social programs, special education public health, public health and in private companies that care for the public, it was observed that affectivity and affection: of affecting and being affected in the science of Psychomotricity is a relevant path to success in care with people. Psychomotricity turned out to be a subject of deepening for studies and research in the areas of health and education.

    Keywords: Integral body education. Psychomotricity. Health.

 

Resumen

    Esta investigación muestra la importancia de los elementos psicomotores y el apoyo de la psicomotricidad como ciencia en la mediación durante las clases de Educación Física como promotora de la salud para la concientización de la educación corporal integral de los pacientes involucrados en esta labor, para el mejoramiento de su calidad de vida diaria. En experiencias en educación pública, programas sociales, educación especial pública, salud pública y en empresas privadas al servicio de la comunidad, se observó que la afectividad y el afecto: de afectar y ser afectado en la ciencia de la Psicomotricidad es un camino relevante para el éxito en las consultas con las personas. La Psicomotricidad resultó ser un tema de profundización para estudios e investigación en las áreas de salud y educación.

    Palabras clave: Educación corporal integral. Psicomotricidad. Salud.

 

Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 27, Núm. 297, Feb. (2023)


 

    Esse trabalho foi desenvolvido com participantes idosos, adultos com comorbidades e pessoas com deficiências congênitas e adquiridas, esses pacientes são da terapia psicomotora nas atividades de educação física, e,  cadastrados no Sistema Único de Saúde com atendimentos ofertados pelo profissional de Educação Física na Saúde nas Unidades das Clínicas da Família da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, no Brasil, e, residentes nos bairros do Salgueiro, Coelho, Pacheco, Lagoinha e Bichinho, comunidades que vivem em riscos e vulnerabilidades sociais permanentes na cidade de São Gonçalo no Rio de Janeiro.

 

Imagem 1. Paciente realizando o exercício com a orientação do autor

Imagem 1. Paciente realizando o exercício com a orientação do autor

Fonte: Arquivo do autor

 

    É de conhecimento geral que, com base nos resultados da pesquisa concluímos as seguintes questões do estudo em prol a melhoria da população que é exposta as mazelas cotidianas do território pesquisado e fizemos menção a importância do cuidado da terapia longitudinal contínua e do matriciamento na atenção primária e básica para a saúde mental da população, inserindo boas práticas em saúde na educação corporal da população, então, chegamos aos relevantes resultados físico-motores dos pacientes com o atendimento da educação física, que foram significativos após a sua aplicação, promovendo ganhos físico-motores consideráveis, onde no início da pesquisa apresentavam 21,8 % bom e evoluíram para 88,7%.

 

    Já no resultado cognitivo-intelectual apresentado pela população pesquisada na aplicação das atividades psicomotoras, no atendimento da educação física, chegamos de forma contundente e expressivos, evoluindo de 7,1% bom para 89,2%.

 

    A resposta afetivo-relacional-social, sobre tudo, o mais importante para saber se a população esta saudável nas suas emoções por causa da violência permanente, pois esta ligado a saúde mental da população e do grupo pesquisado apresentou uma grande evolução, onde iniciou com 38,7% como bom, e, após aplicação das atividades de educação física, atingiu 98,7%, mostrando como é importante a interação, o convívio social nas aulas de educação física e na terapia. 

 

    O desenvolvimento apresentado nas valências físicas pelos pesquisados evoluíram de forma significativa, iniciando com bom em 0% e atingindo o percentual de 85,5%.

 

    Os benefícios biopsicossociais com a aplicação das atividades de educação física se mostraram excelentes, com 82,6% muito bom e 17,3% bom, sendo que ninguém foi classificado como regular ou insuficiente, representando a promoção e a geração da qualidade de vida, saúde, bem-estar e o mais importante a alegria de viver nos pesquisados, demos um outro sentido positivo para a  ida da população.

 

Referência 

 

Jardim, M.B. (2023). A psicomotricidade ressignificando a educação corporal de idosos e adultos em comunidades de São Gonçalo-RJ: Da teoria á prática (NASF) [Maestría en Ciencias de la Educación. Universidad Columbia del Paraguay]. https://efdeportes.com/efdeportes/archivoscompl/TesisMarceloBJardim.pdf

 


Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 27, Núm. 297, Feb. (2023)