Exploração das funções
auditivas dos sons das Exploración de las funciones auditivas de los sonidos de las onomatopeyas utilizadas en la lengua portuguesa hablada en Brasil |
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Fonoaudiólogo. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. MBA, Gestão em Saúde Auditoria e Acreditação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Ciências Biomédicas. Instituto Universitário de Rosário, Argentina. Coordenador Curso Aprimoramento em Linguagem e Dislexia, JF Responsável pelo Ambulatório de Fonoaudiologia de Dores do Turvo, MG Responsável pelo serviço de Fonoaudiologia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Ubá. Laboratório de Pesquisa em Voz e Disfagia-HSVP |
Adriano Avelino Ribeiro* Dirlene de Oliveira Ribeiro (Brasil) |
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Resumo O objetivo do artigo é selecionar a maioria das onomatopéia existente na língua portuguesa falada no Brasil, com essa intensão pode ser observado que na terapia da fala há muito a ser explorado ao trabalhar com a crinça em seu desenvolvimento a fala e a linguagem. Unitermos: Funções auditivas. Sons. Onomatopéias. Língua portuguesa. Brasil.
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 173, Octubre de 2012. http://www.efdeportes.com/ |
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Introdução
Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz os sons do meio ambiente através dos fonemas ou palavras. Podemos presenciar essa figura de linguagem através de ruídos, gritos, sons da natureza, canto de animais, barulho de motores entre diversos sons. O timbre da voz faz parte do universos das onomatopéias. Através delas pode se exemplificar os sons toc, toc, som do bater na porta; Bang, sonorização de um tiro; au, au, latido do cachorro.
Essa figura de linguagem é encontrada geralmente em historinhas de quadrinhos ou teatros, na fala, é importante para a criança aprender a distinguir os sons, processar a informação, discriminar e associar o som à imagem ou situação apresentada.
No meio Científico acadêmico e intelectual está aumentando a mentalidade para um crescente interesse das ciências sociais e da saúde pela função da voz como, por exemplo, os estudos da Fonoaudiologia, tais estudos começam a ser notado significativamente na área da leitura, canto e expressividade. Com o trabalho das onomatopéias podemos gerar sensações mover sentimentos gerar estímulos auditivos, coisas que apenas se conhecia pela leitura e que se transformara em pensamentos, hoje graças à interpretação da língua falada e expressa com qualidade seja na música ou no teatro podemos sentir as vibrações e emoções pelas vias auditivas estimuladas pela figura de linguagem onomatopaica.
Zumthor (1993, p. 160) acentua a plenitude da função da voz e explora os meios corporais e físicos da comunicação, imprime mais força à sua estrutura modal, que dá ênfase à vocalidade e ao ritmo.
Segue abaixo a lista de algumas onomatopéias que foram encontradas nessa pesquisa:
Toc , Toc – Bater da porta
Hmm - pensamento
Ha Ha Ha!– risada
Atchim! - espirro
Au! – latido
Bang! – tiro
Buáá! – choro
Clap! – palmas
Cof, Cof – Tosse
Grrr! – grunhido
Miau! – miado
Nhec – rangido
Oops! – espanto; medo; surpresa
Tic-tac! – relógio
Toclof! – passos com botina
Splash – mergulho
Zzz! – zumbido ou alguém dormindo
Quack! – pato
Blin Blong! – campainha
Muuu – mugir do boi ou da vaca
Arghn! / Urgh! – som de nojo ou repulsa.
crash! - batida
Au Au! - Cão latindo
Cócóricó - Galo cantando
Bii Bii – Buzina
Smack – beijo
Cri Cri Cri ! – grilar do grilo
Có coró cóóó – cantar ou cocorocó do galo.
Crrrr – Rangido
Ding Dong! – som da campainha de dois tempos ou dos relógios
Glu gluuu gluuu ! – gorgoletar do peru
Grrr! – Grunhido ameaçador
Gri gri gri ! – fratenir da andorinha, do grilo e da cigarra
Miau! – miado
Hiin in in – Relincho do cavalo
Mééé – balido da ovelha
Muuu – mugir(boi, vaca, etc)
Nhéque – rangido
Oops! – espanto; medo; surpresa
Pás! – imitação de pancada seca, ou forte na madeira
Pi Piii ! – Buzina
Plim plão – badalar do relógio de pêndulo
Plim plim – Som das moedas a bater umas nas outras
Pumba – imitação de pancada com estrondo, repetindo é dar pancada/porrada
Pam! – tiro seco
Pum! – tiro estrondoso, peido (dar um pum!)
Quá Quá quá ! – grasnar do pato
RaTimBum - rufar de tambores
Ronrom - ronronar do gato
Rrrrr - Rosnar dos canídeos
Ssssss - sibilar da cobra e de alguns insetos
Shhhhh! – Pedido silencioso para se fazer silêncio
Shiu! / Chiú! – Pedido imperativo para se fazer Silêncio
Splash – mergulho
Gobt Gobt! - Som do gole ao tomar líquido
Tique-taque! – relógio
Toque – imitação de pancada seca na madeira
Trim triim ! – som da campainha da Porta ou dos telefones analógicos antigos
Trriim ! – telefones analógicos antigos, das campainhas
Ui ! - grito breve de dor quando alguém é picado
Ui ui ! - Diz-se a uma pessoa bonita quando passa
Veee /Vvvv - lufar do vento
Zumba – imitação de pancada com zumbido
Aff's- Tedio, Raiva..
Burp! –arroto
Chomp - mastigar ou comer
Conclusão
Um pressuposto interdisciplinar básico neste processo situa-se no acreditarmos que, nenhum modo de conhecer, de saber, é tão somente racional, pois conhecer e saber acabam por ser, isso sim, espécies de ininterruptos diálogos com outras formas de perceber a vida e a complexidade de seus movimentos (Beauclair, 2012).
Os resultados dependem da idade da criança e podem ser trabalhados em pré-escola ou com crianças com dificuldades na fala, seja no consultório por pedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta Psicólogo e áreas afins, sempre é importante trabalhar os sons do meio ambiente. Seu paciente precisa adquirir fala e para isso necessitam de amor, carinho e cuidado. Trabalhe de forma interdisciplinar coesa e precisa.
Referencias
Alcoforado, Doralice Fernandes Xavier. Ecos e ressonâncias: a onomatopéia na literatura oral. Sapientia, 1996.
Lima, Fabio Fernandes de. Onomatopéia: Som para ver. Disponível em http://www.vinetas-sueltas.com.ar/congreso/pdf/HistorietaLenguajeyRepresentacion/fernandesdelima.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2012.
Onomatopéia , a escrita do som. Disponível em: http://meganakas.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-onomatopeia.html. Acesso em 5 de abril de 2012.
Rosa, Maria Fernanda Vieira. O sentido da Poesia na Educação Infantil: A função social e algumas possibilidades pedagógicas. Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Departamento de Educação, Campus I, Curso de pedagogia. Salvador, 2009.
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