A Agarrada Marajoara como manifestação de identidade cultural da ilha do Marajó, Pará La Agarrada Marajoara como manifestación de la identidad cultural de la isla de Marajó, Pará |
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*Orientando **Orientador ***Colaborador Universidade do Estado do Pará (Brasil) |
José Wildemar Paiva de Assis* Ricardo Figueiredo Pinto** Cesar Augusto Sousa Santos*** |
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Resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar o cotidiano dos vaqueiros e compreender a Agarrada Marajoara como uma manifestação cultural e esportiva da ilha do Marajó do estado do Pará. Trata-se de um estudo exploratório descritivo e qualitativo que buscou responder algumas questões em um universo de 30 entrevistados sendo estes vaqueiros dos campos da ilha do Marajó no município de Cachoeira do Arari, registrados em planilhas os dados coletados de forma individual e tratados por meio de procedimentos através da análise de conteúdo que nos oportunizou relacionar com quatro referências da identidade cultural brasileira retiradas de grandes professores culturalistas, sendo duas de Stuart Hall, Construção discursiva e Sentimento de pertencimento de Benedict Anderson e seu questionário. O instrumento de coleta de dados foi um questionário do tipo fechado. Os resultados encontrados indicam que a Agarrada Marajoara contribui positivamente para identidade cultural daquela região. Unitermos: Esporte. Lazer. Prática esportiva. Agarrada marajoara. Cultura.
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. http://www.efdeportes.com/ |
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Introdução
O Esporte Contemporâneo é considerado uma das mais expressivas manifestações desta transição de século. Na verdade, ele envolve praticamente toda a população mundial, devido principalmente a evolução tecnológica que incide sobre a mídia, provocando uma notável mudança nos meios de comunicação da mesma. O Esporte Contemporâneo tem crescido e se desenvolvido conceitualmente a cada momento histórico, desde a Carta Internacional da Educação Física e Esporte (UNESCO, 1978), que estabeleceu no seu artigo primeiro o direito de todos às práticas esportivas.
A partir deste documento o Esporte ganhou uma abrangência social grande, e entre as formas de exercício do direito às práticas esportivas estão o Esporte-Educação, o Esporte-Lazer e o Esporte-Rendimento.
A Corrente Esportiva dos Esportes de Identidade Cultural compreende modalidades específicas de cada cultura nacional. No Brasil, a capoeira, a Peteca, o Tamboréu e outras são classificados nesta corrente. Entre estes esportes de identidade cultural, brasileiros existem alguns de identidade regional, como o Rodeio (Serra, 2002). A Agarrada Marajoara é por muitos considerados como um esporte de identidade cultural regional. Entretanto, não existem estudos científicos que comprovem esta afirmação, o que prova o surgimento de um problema relevante para a própria cultura paraense.
A cultura, segundo Mondin (1980), tem o sentido de dar ênfase aos costumes, às técnicas e aos valores consolidados durante os séculos de um grupo social, de um povo ou de uma nação, ou seja, o modo de viver de uma determinada sociedade, onde os indivíduos crescem, pensa e agem segundo paradigmas inscritos culturalmente neles mesmos.
Diante desse contexto, este estudo pretendeu evidenciar e apresentar A Agarrada Marajoara como manifestação de Identidade Cultural da Ilha do Marajó/Pará. A Agarrada Marajoara é praticada pelos nativos da Ilha do Marajó, especificamente do Município de Cachoeira do Ararí, localizada no oeste do estado do Pará. Esta manifestação cultural contribui assim para o desenvolvimento da qualidade de vida e física do homem do campo marajoara e valorização de raízes e heranças do povo marajoara.
A justificativa/relevância do estudo recai sobre a possibilidade de uma identificação cultural da região do Pará considerada das mais expressivas na cultura brasileira, mas ainda carente de estudos científicos neste estudo.
Assim, a nação brasileira poderá incluir a Agarrada Marajoara no seu mapa cultural, principalmente da Região Norte e poderá permitir, além do seu desenvolvimento, o uso pedagógico na infância e na adolescência dos paraenses.
Materiais e métodos
O presente estudo foi desenvolvido através da metodologia da pesquisa descritiva e qualitativa por observação “in loco” e questionário, descrevendo situações de eventos coletivos a partir de dados primitivos.
Os fenômenos de situações reais do campo de intervenção são analisados ligando os fatos ao seu conhecimento, observando-se as disposições recíprocas das diferentes partes do todo e as suas relações com os problemas envolvidos com os mesmos. Esta pesquisa teve como amostra 30 (trinta) sujeitos participantes que realizam a prática da Agarrada Marajoara há pelo menos um ano.
A escolha desses grupos de pesquisa é apoiada em Minayo (1994) ao enfatizar que deve haver adequação prática ao objeto de estudo e dessa forma estabelecer-se-á como critério para escolher nossos parceiros de pesquisa, aqueles que praticam efetivamente a Agarrada Marajoara.
Acrescenta-se que todos os participantes escolhidos para a realização deste estudo preencheram os critérios iniciais necessários para a seleção do grupo de pesquisa que apresentavam vivência indiscutível na Agarrada Marajoara e a disponibilidade para a entrevista.
O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista estruturada contendo questões direcionadas ao tema de estudo, definida por Lakatos e Marconi (1996). Ela se realiza segundo autores, de acordo com formulário elaborado e é efetuada de preferência com pessoas selecionadas de acordo com um plano.
Para a realização das entrevistas, foi elaborado um questionário roteiro onde se utilizou as seguintes questões: Perguntas fechadas dicotômicas, estes tipos de perguntas foram utilizados nos itens 1, 2, 3 e 4 e perguntas fechadas de múltipla escolha sendo utilizada no item 5, 7 e 8.
O roteiro de entrevista e das referências teve seu conteúdo validado através de uma análise detalhada de quatro (4) juízes-validadores, considerados notórios na Educação Física e no esporte e que tinham conhecimento Agarrada Marajoara como atividade pesquisada.
Discussão
Em relação à 1ª pergunta, confirmou-se por meio da maioria das respostas, o papel da Agarrada Marajoara como Construção Discursiva.
Pergunta 1. A Agarrada marajoara é o esporte praticado pelo homem do campo marajoara?
A Inserção da Agarrada Marajoara, que é a principal atividade física, tem como objetivo do cotidiano fazer presente em todas as dimensões da vida do cabloco dos campos Marajoara, da região do arquipélago do Marajó, seja para atividades diárias, para o divertimento, para a religião ( Festividades de Santos) e para o esporte, não tendo discriminação de sexo, idade ou credo religioso.
Pergunta 2. Os praticantes da agarrada marajoara são vaqueiros do campo marajoara?
Pergunta 3. Os praticantes da agarrada marajoara possuem santos protetores?
Sendo uma atividade física, onde não há registro de sua origem, logo seus praticantes não têm uma obrigatoriedade de se ter uma raiz religiosa, no entanto a grande maioria ao praticar tal atividade pede proteção a santos.
Pergunta 4. Existe um vestiário específico para a agarrada marajoara?
Não existe obrigatoriedade de uso de indumentária específica para a prática da agarrada, sendo que o ideal é o uso de roupas leves e confortáveis.
Pergunta 5. Você acha que a agarrada marajoara é uma manifestação cultural?
Em relação às pegunta 2, 3, 4, e 5, Sentimento de Pertecimento os cablocos dos campos Marajoara responderam que fazem da Agarrada Marajoara como forma de aquecer o corpo no final do dia em seu cotidiano.
Como Comunidade Imaginada
Pergunta 6. O que pode ser considerado como manifestação culural do Pará.
Nota-se que desde os municípios mais longíncuos do estado do Pará, consideram o Círio de Nazaré como a principal manifestação cultural do estado, no entanto outras atividades, como a Agarrada Marajoara aparecem como uma grande contribuição para a cultura do povo.
Perguntas de Tradição Inventada
Pergunta 7. Os rituais que acontecem no início de cada prática de agarrada marajoara foram:
Nota-se que apesar de existirem hábitos trazidos de fora e serem incorporados a cultura do caboclo marajoara, a grande maioria dos rituais que antecedem a prática da agarrada marajoara foram criados pelos próprios vaqueiros e são repassados de geração a geração.
Pergunta 8. Os praticantes da agarrada marajoara são uma categoria...
As pessoas que praticam agarrada masrajoara são os nativos da ilha do marajó e que por sua vez aprendem a luta de seus antepassados e passam para as gerações futuras.
Fotos do locus da pesquisa:
Conclusão
Este estudo foi concluido, principalmente com a isenção do pesquisador e de uma possível afetividade que poderia influênciá-lo, procurando buscar de forma mais profunda e sólida a relação, que oferece métodos para extrair uma compatibilidade desejável, entre objeto da pesquisa e os caminhos metodológicos percorridos. O sentido estrito da cultura e do culturalismo sempre envolveram as investigações quanto a regionalismo e brasilidade inerentes ao estudo.
Após a coleta da informações que possibilitaram a uma descrição da Agarrada Marajoara que é um esporte autoctonos pois é singular, o seu modo de praticar sempre se usa os braços para conseguir derubar seu adversário e em momento algum se usa as pernas para derubar os oponentes e como identidade da cultural brasileira, é a constatação de que esta atividade vem ao longo do tempo se desgatando ou seja poucos adeptos e tambem o exodo rural é um dos causadores, por isto que temos que divulga-lá cada vez mais, o que provavelmente melhoraria esta manifestação cultural dos caboclos dos campos Marajoara e cresceria o processo da socialização, turismo, econômico e cultural nesta localidade.
As referências te[oricas, a análise discursiva do estudo, sentimento de pertencimento, comunidades imaginadas e tradição inventada trazidas para este estudo e aplicadas no contexto sociocultural esportiva da Agarrada Marajoara, deixaram nítido que a prática esportiva da Agarrada Marajoara, de fato, é uma manifestação cultural regional do interior do estado do Pará na ilha do Marajó.
No Dicionário Enciclopédico do esporte (Tubino, 2007) como este é importante evidenciar o critério usado para localização de um esporte de identidade cultural. O critério adotado sugere que esportes que ultrapasaram o tempo e ainda são práticados mesmo que sobe a forma de apresentação, devem ser evidenciados. As outras modalidades desportivas que não mais são praticados devam ser remetidas diretamente para História do Esporte, embora possam ser consideradas de identidade cultural, mas com maior relevância Histórica .
No Brasil temos a Capoeira, a Peteca como esporte de identidade cultural Brasileira (Tubino, p. 174) e a Agarrada Marajoara, luta típica tradicional da Ilha do Marajo, praticada pelos habitantes daquela região, e como o nome já explica, é uma luta de agarre, na qual os lutadores antes de começar a disputa definem qual deles vai dar início a Agarrada, isto é, quem vai atirar-se primeiro sobre o adversário.
Recomenda-se que os estudos das interferências culturais na área da Educação Física sejam desenvolvidas sempre possibilitando a realização de pesquisas futuras que abordem atividades esportivas como a Agarrada Marajoara, visando contribuir mais para a cultura do Esporte e da Educação Física brasileira.
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