efdeportes.com

Ilusão em massa: o papel da mídia no esporte

Ilusión en masa: el papel de los medios de comunicación en el deporte

Illusion in mass: the paper of the media in the sport

Massenhafte Illusion: die Rolle der Medien im Sport

 

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

(Brasil)

Werlayne Stuart Soares Leite

werlaynestuart@yahoo.com.br

 

 

 

Resumo

          Este artigo é um estudo crítico-reflexivo e tem como objetivo discutir sobre o papel e a influência da mídia nos esportes, ressaltando onde e como ela atua. Ela vai atuar, principalmente, na criação e disseminação de uma cultura esportiva ilusória voltada para a promoção da melhoria sócio-econômica e não para a promoção da saúde e bem-estar. Esta cultura esportiva é influenciada e usada pelo Capitalismo, que tem a mídia como principal alicerce, para manter a ordem social vigente a atender aos seus interesses econômicos e sociais. Através da mídia, o esporte foi ressignificado e passou a ser visto apenas como espetáculo, mercadoria e consumo.

          Unitermos: Esporte. Mídia. Sociedade.

 

Resumen

          Este artículo es un estudio crítico-reflexivo y tiene como objetivo debatir sobre el papel y la influencia de los medios de comunicación en los deportes, acentuando dónde y cómo influye. Los medios de comunicación influyen, principalmente, en la creación y la difusión de una cultura deportiva ilusoria orientada hacia la promoción de la prosperidad socio-económica y no para la promoción de la salud y el bienestar. Esta cultura deportiva está influenciada y es utilizada por el capitalismo, que tiene los medios de comunicación como principal base, para mantener el orden social legítimo y atender sus intereses económicos y sociales. Con los medios de comunicación, el deporte fue resignificado y pasó a ser considerado solamente como espectáculo, mercancía y consumo.

          Palabras clave: Deporte. Medios de comunicación. Sociedad.

 

Abstract

           This article is a study critical-reflexive and has as objective to argue on the paper and the influence of the media in the sports, being standed out where and as it acts. It goes to act, mainly, in the creation and dissemination of an illusory sporting culture directed toward the promotion of the partner-economic improvement and not to promote health and well-being. This sporting culture is influenced and used by the Capitalism, that has the media as main foundation, to keep the effective social order to take care of its economic and social interests. Through the media, the sport was transformed and only passed to be seen as spectacle, merchandise and consumption.

          Keywords: Sport. Media. Society.

 

Zusammenfassung

          Der vorliegende Artikel hat als Ziel, die Mitwirkung und der Einfluss der Medien auf die Sportauffassung unserer Gesellschaft zu diskutieren. Es wird außerdem erörtert, wo und wie dieser Einfluss am stärksten ist. Es geht in dieser Diskussion hauptsächlich um die Schaffung und die Verbreitung einer trügerischen Sportkultur, die die Idee von einem sozioökonomischen Aufstieg verkauft und dabei verschweigt, dass Sport ein Mittel für die Verbesserung der Gesundheit und des Wohlbefindens ist. Diese sportliche Kultur wird durch den Kapitalismus beeinflusst und verwendet. Sie hat außerdem die Medien als Grundlage für die Beibehaltung der Gesellschaftsordnung und somit fördert die ökonomischen und sozialen Interessen einer Gruppe. Unter dem Einfluss dieser Medien gewann der Sport die Rolle eines Spektakels oder einer Ware, die schnell verbraucht wird.

          Schlüsselwörter: Sport. Medien. Gesellschaft.

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 123 - Agosto de 2008

1 / 1

“A leitura não deve ser vista como finalidade,

mas sim como meio pra alcançar uma finalidade”

 

Introdução

    Mesmo sabendo que não se pode estudar o esporte, enquanto fenômeno sócio-cultural, isoladamente, sem levar em conta os fatores econômicos, políticos e sociais que o influenciam, o objetivo é tentar estudar, principalmente, esse fenômeno e sua relação com a mídia, conseqüentemente, sua relação com o sistema econômico vigente, o Capitalismo.

    “Os programas esportivos são hoje, no mercado televisivo, um aliado das redes de televisão, fator importante na audiência das emissoras. Observa-se, então, um crescimento na divulgação desses programas em todo o mundo, principalmente pelo esporte espetáculo” (DURÃES; FERES NETO, 2004).

    A mídia atua na formação e disseminação da visão do esporte que é passada atualmente para a sociedade: o esporte como espetáculo, como possibilidade de ascensão sócio-econômica (entenda-se melhoria da qualidade financeira e status social), como mercadoria e consumo.

    A mídia vai atuar, de forma decisiva e importante, como principal alicerce do sistema Capitalista, produzindo e justificando como verdadeira essa idéia de esporte, “(...) já que as mídias [escrita e falada] são atualmente as principais fontes de produção e transmissão de formas simbólicas e construção de sentidos no mundo de hoje” (BETTI, 2004).

    O esporte tem sua manutenção efetivada através da influência da mídia, esta não está envolvida apenas na sua transmissão, mas também na produção, transformação e ressignificação.

A visão de esporte imposta pela mídia

    Atualmente, principalmente em países subdesenvolvidos, as pessoas não dispõem de grandes oportunidades para melhoria da qualidade de vida. Nesse ponto, o principal papel da mídia é mostrar para a sociedade o esporte como uma forma rápida, sem muito esforço e/ou prazerosa da tão sonhada oportunidade de melhoria sócio-econômica.

    A mídia aliena a sociedade ao produzir e divulgar a visão de que as pessoas conseguirão “salvação” através do esporte, ao procurar inocular que o esporte é um fator de mudança social, (...) “o sistema [“Globo-Record-Band”] de mídia têm como função basilar a criação de uma geração composta de gente passiva, gente que não pensa ou que pensa uma realidade que não é a sua realidade” (FREITAS, 1991, p. 36).

    À medida que a mídia vai promovendo mais e mais a repetição deste pensamento, a sociedade vai aceitando e encarando-o como verdadeiro. “Para tanto, a indústria midiática contribui decisivamente, pela força do apelo imagético e por seu efeito multiplicador, para que estas interpretações se tornem ‘familiares’ e sejam incorporadas à cultura esportiva” (PIRES, 2005, p. 115).

    Por sua vez, o Capitalismo impõe que as pessoas estejam sempre buscando a melhoria de sua situação financeira. Sendo assim, o papel da mídia é mostrar e idolatrar alguns pouquíssimos atletas que conseguem obter sucesso através do esporte e fazer com que estes passem a servir como modelos para outros milhões de pessoas que tentarão em vão este mesmo sucesso.

    Senão vejamos, pegando como exemplo o futebol brasileiro. Quantos jogadores existem atuando profissionalmente nos vários clubes pelo país? Quantos conseguirão jogar em grandes clubes? Quantos conseguirão se tronar famosos e ricos? Quantos conseguirão jogar em clubes europeus ou na seleção brasileira?

    Um fator importante que ocorre para este fenômeno acontecer é o valor pago nas transações (vendas de atletas, salários), principalmente no caso do futebol. São cifras milionárias, muita badalação e propaganda em cima desses jogadores. Este fato faz com que muitas pessoas desejem este sonho, no entanto, estes outros certamente não conseguirão o mesmo sucesso, mas continuarão ilusoriamente tentando. E, pior que isso, a mídia tenta mostrar que todas as pessoas têm possibilidades iguais de conseguir esse sucesso.

    Analisando a afirmativa de Kenski (1995), a autora diz que “o atleta super star é valorizado comercialmente como espaço publicitário por onde podem ser veiculadas as mensagem dos patrocinadores. Divulga-se o campeão e, junto com ele uma imagem símbolo, valorizada socialmente, de saúde, força, poder, [dinheiro, fama], vitória e prestígio”.

    Assim, a mídia, como aliada do Capitalismo, utiliza este atleta campeão como parâmetro de sucesso para a sociedade. As empresas o utilizam para fazer propaganda de seus produtos e aumentar suas vendas. Por sua vez, a população acaba procurando e comprando os produtos anunciados pelo atleta campeão. Não significa que isto não possa ou não deva de forma alguma ser feito, significa que o esporte não pode ser resumido a isso e utilizado apenas pra esse fim, apenas com interesses econômicos.

    Nesse panorama podemos destacar:

    A decisiva influência das mídias (em especial a televisão), no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, com importantes repercussões para a Educação Física, entendida esta, tanto como área de conhecimento, como de intervenção profissional. São essas tendências: (I) novas esportivações - fenômeno que tende a assimilar diversas formas da cultura corporal de movimento ao modelo do esporte espetáculo; e (II) progressiva clivagem do esporte telespetáculo das demais formas da cultura esportiva, cunhada pelas mídias e pelas grandes corporações econômicas, as quais, cada vez mais, assumem o gerenciamento do esporte como espetáculo televisivo; essa tendência distancia, na sua forma (embora não no seu simbolismo) o esporte telespetáculo do esporte praticado em contextos de lazer, educação e saúde (BETTI, 2004).

    Podemos perceber que atualmente na mídia há uma predominância quase total do “Esporte Rendimento’’ (ou “Esporte Espetáculo”) em detrimento do “Esporte Saúde e/ou Social’’. Pouco se vê reportagens falando sobre os benefícios de determinado esporte para a saúde, ou, raramente se vê alguma reportagem falando sobre algum projeto social esportivo e mostrando os benefícios sociais do esporte, como inclusão, integração, socialização, fuga do mundo da criminalidade...

    Quando algo parecido com isso aparece nos programas esportivos, é alguém que veio de origem humilde e que conseguiu se tornar um bom atleta, um campeão. Assim, fala-se de sua vida sofrida, dos obstáculos vencidos e de como obteve sucesso... Apenas do conto de fadas!

    Nesse caso, a mídia afirma que qualquer pessoa pode ter sucesso através do esporte, inclusive as de origem mais humilde. Isso, sem dúvida, é pura ilusão. Um ou outro conseguem, no universo de milhões. As pessoas não têm chances iguais, principalmente as menos favorecidas economicamente. No entanto, outros inúmeros milhões de pessoas, principalmente estas de origem mais humilde, cultivarão e correrão atrás deste mesmo sonho irrealizável para ver se conseguem deixar a pobreza.

    Para termos uma visão geral da idéia do esporte no mundo capitalista e entender porque isso acontece, analisemos a afirmativa abaixo:

    A mídia televisiva se alia aos outros meios de comunicação para explorar a imagem do sucesso esportivo do momento e consumi-la como mais um produto descartável. Os patrocinadores, por sua vez, investem no sucesso destes programas - e das equipes e jogadores bem sucedidos - para divulgar e vender mais os seus produtos. Os clubes, as equipes, os jogadores e atletas, por sua vez, aproveitam as chances de aparecer diante da grande massa de telespectadores para se tornarem mais conhecidos, mais populares, garantirem patrocínio e auferir maiores lucros, é claro. Aparentemente todos lucram, todos ficam satisfeitos. A ética esportiva alterou-se do ideal de que "o importante é competir...". Transformou-se em um novo ideal em que "tão importante quanto vencer, é ser conhecido, ser famoso, aparecer, lucrar..." (KENSKI, 1995).

    Acrescento ainda que tudo isso seja passado para a população com uma idéia alienante, uma forma de espetáculo e diversão (uma nova política romana do “Pão e Circo”) para tentar amenizar os gravíssimos problemas sociais. Assim, o Capitalismo usa a mídia e o esporte para a criação, disseminação e a manutenção de uma ordem social perversa e excludente.

    Freitas (1994) diz que o sistema televisivo compõe uma trama alienante de grande magnitude, implicitamente trabalhada em aspectos puntiformes da realidade, que são transmitidos como se fosse a própria realidade. Segundo, Sodré (apud FREITAS, 1994), através da mídia o indivíduo pode ser controlado à distância, sem imediatez concreta da força física porque ele próprio se controla graças à interiorização de normas e valores que constituem a moral, os interesses, o modo organizacional da vida capitalista e que são passados através da mídia.

    O espetáculo esportivo, que antes acontecia apenas para o deleite das arquibancadas, foi globalizado. A televisão multiplicou a platéia de milhares para criar a audiência e o mercado de milhões (...). A indústria do esporte cresceu e com ela a qualidade dos eventos e dos equipamentos esportivos. Os espetáculos esportivos estão cada vez mais elaborados, cada vez mais espetaculares e, ao mesmo tempo, mais ajustados ao formato exigido pela mídia. O esporte foi metamorfoseado definitivamente pelo dinheiro. Modificou-se tudo que foi necessário para seu novo formato, desde o ideal até as regras. Uma nova equação foi produzida: espetáculo esportivo mais mídia é igual a lucros milionários (PILATTI; VLASTUIN, 2004).

    Podemos perceber que atualmente não é a mídia capitalista que se adéqua ao esporte, é o esporte que tem, por obrigação, que se adequar à mídia. Os eventos esportivos devem ser transmitidos sempre naqueles dias e naqueles horários previamente determinados, então os calendários e/ou tabelas de jogos e competições são feitos com bases nesses horários.

    Está na cobertura esportiva a chave para desmontar uma das charadas do jornalismo em televisão. (...) O telejornalismo promove – financia, organiza e monta – os eventos que finge cobrir com objetividade. É no esporte que esse fenômeno é mais transparente. (...) As técnicas jornalísticas, dentro das coberturas do esporte pela TV, são cada vez mais uma representação. Aquele espetáculo que aparece na tela não é uma notícia conseguida pela reportagem, mas uma encomenda paga (BUCCI apud PIRES, 2005, p. 115).

    A cada dia que passa, o esporte fica mais dependente da mídia e do dinheiro e vai deixando de lado suas características essenciais e benefícios para se adequar ao mundo capitalista. Ele vai ficando em segundo plano diante do que as pessoas julgam mais importantes: a vitória (a qualquer custo e usando até de meios ilícitos - doping), o dinheiro, o sucesso, a propaganda...

    Assim, a mídia exalta exacerbadamente o campeão e deixa de lado o competidor que não conseguiu obter êxito. Paralelamente, força-o a buscar a vitória custe o que custar (até usando meios ilícitos) para se enquadrar no modelo de esporte atual, onde apenas o campeão tem valor.

    Para concluir, observa-se que, à medida que os trabalhos de abordagem teórica crítico-reflexiva sobre as relações entre mídia e as diferentes manifestações da Educação Física vão se ampliando, diversificando e aprofundando, mais visível se torna a ausência e ainda mais necessária se faz a produção de estudos que formulem e experimentem propostas metodológicas de trato pedagógico sobre o tema (...) (BETTI; PIRES, 2005, p. 287).

Reflexões

    Acredito que devemos mudar nosso pensamento e a nossa cultura social em relação ao esporte. Como querer implantar esporte de rendimento numa população como a brasileira, onde a maioria da população é pobre e se alimenta mal? Alguns podem até dizer que isso é possível para os que têm condições. Então, nesta perspectiva, o esporte se tornará excludente.

    Devemos fornecer esporte para a população, primeiramente, como promoção da saúde e do bem-estar, como uma cultura de lazer. Posteriormente, poderemos pegar as pessoas que realmente querem e/ou se destaquem para treiná-las e para competirem. Por que devemos, necessariamente, desde a infância, treinar as pessoas para competir? Esse pensamento é apenas cultural!

    O Brasil é o segundo país do mundo em cirurgia de redução de estômago (perde apenas para os EUA), isso deve-se ao fato do número de obesos estar crescendo rapidamente. Por que não aproveitamos os benefícios da atividade física para a melhoria da saúde dessas pessoas? Ou para qualquer outro tipo de doença?

    A maioria da sociedade certamente não tem capacidade para entender e refletir sobre estas questões filosóficas envolvendo o esporte e sua relação com o mundo. Então a responsabilidade desse feito é e recai sobre os professores. Estes sim, têm, ou pelo menos deveriam ter, uma formação acadêmica de qualidade e crítica onde fossem capazes de entender esta e outras realidades e propor mudanças, entendendo o esporte como fenômeno sócio-cultural e sua relação com os aspectos econômicos, políticos e sociais. E por que isso não acontece?

    Por qual motivo, com todos esses problemas, continuamos a investir e admirar uma cultura esportiva apenas voltada para o rendimento e a competição? Vamos apenas afirmar que o esporte é um fator de inclusão social e ficarmos apenas no discurso? Até quando vamos ficar com o enredo pronto e o discurso vago de que o esporte serve para melhoria da qualidade de vida, do bem-estar, redução do stress, etc, etc, etc, etc? Vamos continuar assim, sem fazer nada e fazendo de conta que não temos gravíssimos problemas sociais? Por que vamos continuar a sermos hipócritas e falar sobre uma Educação Física enquanto fazemos outra completamente diferente?

    Antes de tudo, é preciso que tenhamos pensamento crítico, que saibamos enxergar a realidade de maneira global e os vários aspectos que a influenciam. Sei que esse tema é amplo e não se esgota aqui, é preciso muitas reflexões e estudos sobre a área e, principalmente, é preciso que, nós professores, reflitamos em qual sociedade estamos inseridos e que sociedade queremos construir (ou reconstruir).

Bibliografia

  • BETTI, Mauro. Corpo, cultura, mídias e educação física: novas relações no mundo contemporâneo. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 10, n. 79, dez. 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd79/corpo.htm. Acesso em: 18 mai 2008.

  • BETTI, Mauro; PIRES, Giovani de L. Mídia. In: GONZÁLEZ, Fernando J.; FENSTERSEIFER, Paulo E. (orgs). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

  • DURÃES, Geraldo M.; FERES NETO, Alfredo. Programas esportivos televisivos: contribuições para a Educação Física escolar. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 10, n. 74, jul. 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd74/tv.htm. Acesso em: 18 mai 2008.

  • FREITAS, Francisco M. de C. A miséria da Educação Física. Campinas: Papirus, 1991.

  • _________. O ópio da miséria: uma abordagem política do desporto. Vitória: Centro de Educação Física e Desportos da UFES, 1994.

  • KENSKI, Vani M. O impacto das mídias e das novas tecnologias de comunicação na Educação Física. V Simpósio Paulista de Educação Física. In: Revista Motriz. [s.l.:s.n.], vol. 1, n. 2, p. 129-133, dez. 1995.

  • PILATTI, Luiz A. VLASTUIN, Juliana. Esporte e mídia: projeção de cenários futuros para a programação regional e global. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 10, n. 70, dez. 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd79/midia.htm. Acesso em: 18 mai 2008.

  • PIRES, Giovani de L. Cultura esportiva. In: GONZÁLEZ, Fernando J.; FENSTERSEIFER, Paulo E. (orgs). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 13 · N° 123 | Buenos Aires, Agosto de 2008  
© 1997-2008 Derechos reservados