Um jogo de rua dentro de diferentes tendências pedagógicas da Educação Física escolar brasileira |
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*Licenciado em Educação Física na UNESP. ** Professor de história e geografia *** Professor livre docente da UNESP Rio Claro - SP. Fundador e coordenador do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte) desenvolve pesquisas com Estados Emocionais e Movimento. |
Rafael Castro Kocian* Walter Eduardo Kocian** Afonso Antonio Machado*** rafaelkocian@yahoo.com.br (Brasil) |
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http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 91 - Diciembre de 2005 |
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Introdução
Ao entrar no programa de pós graduação da Unesp Rio Claro, para poder cursar algumas disciplinas como aluno especial em algumas, e, aluno ouvinte em outras, tive a chance de aprofundar bastante meus conhecimentos que na graduação, em muitos casos passaram um tanto quanto de maneira superficial, talvez por falta de tempo para aprofundar, uma outra hipótese seria de que na graduação não estamos ainda tão amadurecidos para alguns assuntos e esse fato ainda pode estar aliado ao fator classe, que em muitos casos pode cooperar para o ensino ou no meu caso atrapalhar no ensino das disciplinas.
Quando estou dizendo atrapalhar, acredito que isso seja de fácil compreensão, uma vez que na Unesp até o presente ano, 2005, a escolha entre bacharelado e licenciatura é feita antes dos alunos entrarem para cursarem, ou seja, é feita antes do vestibular, diferente de alguns lugares. Como muitos colegas de classe entraram com o discurso de que cursando a licenciatura poderiam trabalhar em qualquer área da educação física inclusive no ambiente escolar, sendo esta a diferença para o bacharel que não poderia intervir na escola, então muitos deles estavam insatisfeitos com a escola, por isso as aulas diretamente ligadas a prática pedagógica muitas vezes passaram a ser um "fiasco".
A única disciplina, cursada durante a graduação, e que era voltada diretamente à prática escolar foi a disciplina Programas de Educação Física Escolar, mas mesmo assim, acredito que esta disciplina não tenha rendido tudo o que poderia render, pelos motivos apresentados acima.
Agora tratando de pós graduação, pude esclarecer algumas dúvidas, aprofundar ainda mais alguns conhecimentos que obtive na graduação e conhecer alguns outros conhecimentos que até então não conhecia.
Uma outra importância vital para o desenvolvimento desse curso, foi o empenho da professora e também da turma que cursou, que além de empenho direto aos estudos, também possuía um entrosamento e amizade muito grande, chegando inclusive criar um ponto de encontro virtual no site Orkut.
Ao final do curso fiquei feliz com o que aprendi, pois em muitas das aulas ficava imaginando como trabalharia com cada tendência, e indo mais além como trabalharia o mesmo conteúdo dentro de cada tendência, e, para redigir este trabalho pensei em um "desafio": como trabalhar um jogo que criei para o acampamento dentro de diferentes tendências pedagógicas da educação física.
Para esse trabalho pretende-se buscar uma forma de relato de experiência com o que aprendeu-se nas aulas formando uma ponte com o trabalho desenvolvido fora da escola, no caso, no meu trabalho em um acampamento de férias no interior de São Paulo.
Mas antes de começar a executar esse trabalho é importante ressaltar sobre o meu trabalho em acampamento de férias e em segundo plano algumas considerações sobre as tendências estudadas no curso.
Com relação a disciplinaAo buscar cursar a disciplina Tendências Pedagógicas em Educação Física Escolar, além de é claro, buscar aprofundar meus conhecimentos dentro de cada tendência e conhecer novas que não tive contato durante a graduação, busquei nessa disciplina, encontrar a identidade da Educação Física Escolar que é muito discutida dentro da graduação (quando estudamos na teoria), mas após a Prática de Ensino (estágios de intervenção) infelizmente não foi discutido dentro da universidade, não houve a chance do debate.
Ou seja, quando procurava essa tal identidade, buscava o eixo norteador de um trabalho que pretendo desenvolver (educação física dentro da escola) e que tenho noção e clareza do que quero, mas, que quando olho no interior das escolas, ainda vejo uma grande bagunça, algo fora de ordem com muitos "achismos" e onde cada professor faz o que quer, sendo que muitos não fazem, ou seja, apenas entregam uma bola de futebol para os meninos jogarem e entregam um aparelho de som para as meninas dançarem.
Infelizmente esse eixo norteador, que na minha opinião deveria sugerir conteúdos da nossa disciplina e não seria uma camisa de força que obriga o professor a trabalhar como um professor primário que segue folha - a - folha uma cartilha, não consegui encontrar, porém, se dentro de mim havia uma inquietação sobre a educação física essa foi solucionada, pois hoje mais do que no início dos estudos tenho condições e clareza do que quero desenvolver.
O trabalho fora da escolaDesde o meu primeiro ano da graduação comecei a trabalhar com recreação e mantenho esse trabalho até os dias de hoje.
Por um lado isso foi muito bom pois me deu experiência e vivência nessa área e contato com muitas pessoas e profissionais, e por outro lado, não aproveitei a faculdade da melhor maneira possível, sugando tudo de todas disciplinas, mas foi muito válido esse trabalho com recreação.
A recreação se encaixa dentro da área da Educação Física como um conteúdo do lazer, que nos dias atuais é indispensável para qualquer cidadão.
A recreação apresenta de diversas formas na vida de uma pessoa, desde pequenas brincadeiras e jogos dentro de casa até grandes gincanas entre equipes promovidas em grandes cidades, passando é lógico também, como um produto de mercado, seja em festas infantis, acampamentos de férias, hotéis, etc.
Sem dúvida alguma, a recreação pode tornar-se uma grande forma dos universitários ligados à Educação Física lucrarem e ajudarem no custo de suas respectivas formações.
O que fica na essência tanto para o profissional quanto para o bico, os profissionais da Educação Física tem a grande oportunidade nessa área de construir uma nova ponte, que liga o seu pretendido campo de atuação com os Jogos Recreativos.
De toda forma, quem estiver trabalhando com recreação não importando seu fim e nesse momento o processo, deverá portar-se com profissionalismo, ajudando assim a quebrar algumas barreiras e preconceitos com relação a essa profissão.
Jogos e m acampamentoHá pelo menos três anos crio alguns jogos no acampamento em que trabalho, a maioria deles fazem de um projeto que acontece nas temporadas de férias (janeiro e julho), esse projeto é conhecido como Projeto Jogos de Rua.
Um jogo de rua para o acampamento deve ser um jogo elaborado com materiais simples e de fácil acesso, além de ser feito em local fácil, como por exemplo, um gramado, quadra, estacionamento do prédio ou condomínio, enfim que não requisite muito de quem executa.
Quando elabora-se um jogo num acampamento, a princípio a finalidade desse jogo é apenas em entreter e recrear quem participa, não tendo muita preocupação em ser educacional ou não. É claro que deve haver preocupação para não haver exclusão e também a preocupação com que esse jogo não fique chato e extenso para quem participa. Ou seja, as preocupações que envolvem a criação de um jogo são mais técnicas do que educacionais.
Por outro lado, temos alguns jogos que são criados com fins mais educativos, são chamados jogos pedagógicos e que possuem alguns objetivos específicos tais como trabalhar a cooperação ou algum tema específico como por exemplo, sistema solar, cadeia alimentar entre outros.
A maioria dos jogos que criava para esse tal projeto jogos de rua eram de caráter extremamente técnico com fins de recreação e entretenimento.
ObjetivoEsse trabalho tem por objetivo transformar um jogo normal de acampamento e formalizar na teoria a aplicabilidade do mesmo de acordo com as tendências: crítico-superadora, saúde, construtivista, PCNs, cultural.
JustificativaVerificar a possibilidade de realizar o trabalho de um conteúdo em diferentes tendências, possibilitando dar início a um trabalho de sistematização dos conteúdos de Educação Física.
MetodologiaSerá escolhido um jogo de acampamento dentro do projeto jogos de rua, será descrito na forma original e após essa fase o jogo será descrito com interpretação do autor, para as tendências crítico-superadora, saúde, construtivista, PCNs, cultural.
Para o trabalho será utilizada revisão de literatura.
DesenvolvimentoFoi escolhido um jogo chamado Alvo Certo, criado para a temporada de férias do Acampamento Repúbllica LAGO, no município de Leme em Janeiro de 2003, mas que tem sido utilizado até os dias atuais.
O jogo: Alvo Certo
Objetivo: derrubar e pegar todas as garrafas de sua equipe.
Campo: campo de futebol, ginásio e vôlei de areia.
Pontos: garrafa derrubada = 2 pontos e bandeira levada = 2pontosO jogo é dividido em duas equipes. Cada equipe vai possuir bolas para derrubar as garrafas da cor de sua equipe. Assim que cada garrafa for derrubada, um jogador deverá tentar pegá-la e levar até o seu campo, sem ser pego. Caso o jogador seja pego, deverá devolver a garrafa e voltar ao seu campo.
Caso a garrafa derrubada for da equipe adversária, um jogador dessa equipe poderá tentar recuperar a garrafa para seu campo, sem ser pego.
Materiais necessários
4 bancos para apoiar as garrafas;
30 garrafas pet (2 litros) com líquido colorido (sendo 15 de cada cor)
6 bolas de borracha PENALTY 14 (que serão distribuídas aos poucos)
Comentários sobre o jogoO jogo Alvo Certo na sua forma mais pura ou técnica, ou seja, preocupado apenas como forma de recrear e entreter as pessoas, é um jogo que além de cumprir muito bem esse papel, faz com que as pessoas entrem no clima de competição bem elevada, muitos participantes inclusive começam a utilizar de meios ilegais para levar vantagens sobre pessoas da outra equipe.
Alguns exemplos de jogadas ilegais:
mesmo pego a pessoa continua o jogo normalmente,
pegar duas ou mais garrafas quando deveria pegar apenas uma,
passar dos limites estipulados de campo entre outros.
Para o desenvolver das descrições dos jogos não houve nenhuma mudança significativa no modo de jogar e/ou na estrutura geral do jogo, mas sim, a apresentação de sugestões de como fazê-lo adaptando-os a cada proposta em tendências pedagógicas dentro da Educação Física Escolar.
Proposta para a tendência da saúdeA utilização do jogo é da mesma forma, porém, após a leitura dos textos de e de, podemos apontar algumas sugestões para a tendência da saúde:
um bom alongamento antes e após a realização do jogo e explicar todos os porquês e a importância da manutenção do mesmo ao longo da vida;
durante a realização do mesmo, fazer algumas paradas estratégicas (a cada 5 minutos) e fazer com que os alunos meçam os batimentos cardíacos e após essa medição, voltar ao jogo normalmente, e ao término da aula comentar sobre como medir batimentos, as faixas de normalidade de acordo com sexo e faixa etária;
durante o jogo é utilizado sistema aeróbio, comentar no que o jogo poderia influenciar no preparo físico e a importância de mantê-lo para a vida;
Durante discussão, promover debate da questão saúde pessoal X saúde social.
Proposta para a tendência crítico - superadora
Após a aplicação do jogo (30 minutos de aula), reservar a parte final (20 minutos) para promover uma discussão sobre aspectos pertinentes ao jogo, tais como a questão da competição excessiva e relacioná-la dentro da sociedade, posicionar o aluno quanto a postura do mesmo dentro do jogo,
Conversar com os alunos com relação as regras do jogo, seguir as regras ou não, questioná-las ou não, possibilidade de alteração das mesmas, e traçar um paralelo com regras na sociedade;
Debater com os alunos sobre jogos de rua, será que existem ainda, onde existem, a questão da regionalidade com relação a prática de jogos de rua e a questão das regionalidades diferentes dentro de um mesmo contexto social, a questão do preconceito por causa dessas diferenças entre outros;
Incentivar alunos a trabalhos de pesquisa com relação a jogos de rua e trazê-los para a escola relacionando-o diretamente com a sociedade envolvida e suas características.
Proposta para a tendência culturalAntes de aplicar o jogo, é importante o professor realizar um trabalho dentro de aula sobre a história dos jogos de rua, para que os alunos possam além de conhecer, relatar experiências vividas dentro do tema proposto e propor a realização de trabalhos com jogos nos quais eles já participaram.
Após essa fase aplicar o jogo, e:
Debater com os alunos sobre jogos de rua, será que existem ainda, onde existem, a questão da regionalidade com relação a prática de jogos de rua e a questão das regionalidades diferentes dentro de um mesmo contexto social, a questão do preconceito por causa dessas diferenças entre outros;
Debater com os alunos sobre a questão do corpo com relação a esse conteúdo e relacioná-lo com o perfil de crianças e adolescentes. Questionar a relação jogos de rua X video-game e debater ganhos e perdas em ambas as situações dentro do ponto de vista cultural e motriz.
Dentro dessa abordagem o jogo poderia sofrer algumas alterações de acordo com propostas dos alunos de acordo com a cultura de cada.
Proposta para a tendência construtivistaAntes de aplicar o jogo é de fundamental importância, propor que os alunos construam um jogo, buscando regras a partir de seus conhecimentos.
Pode - se orientá-los a pesquisar sobre jogos de rua dentro da sociedade em que cada um vive, partindo da própria família e atingindo todo o seu "entorno" social, tais como, amigos, vizinhos, colegas do clube entre outros.
Após essa fase construir a partir dos alunos um jogo e aplicá-lo para, depois disso, aplicar o jogo Alvo Certo podendo parar, durante o mesmo, inúmeras vezes para considerar e aplicar de acordo com propostas dos alunos as regras do jogo.
Terminado o jogo é importante realizar um debate sobre jogos de rua, sobre todo o processo de construção e sobre as regras, até quando são alteráveis ou não e em eu situações.
Proposta para a tendência PCN'SDentro da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é necessário trabalhar dentro da proposta das três dimensões do conteúdo: Conceitual, Procedimental e Atitudinal.
Quando pensamos nas três dimensões de conteúdo devemos realizar esse trabalho paralelo, ou seja, não podemos realizar um trabalho e passado um mês desenvolver outro e após mais um tempo desenvolver o terceiro.
Como proposta apresenta-se>
Dimensão conceitual
Antes de aplicar o jogo, é importante o professor realizar um trabalho dentro de aula sobre a história dos jogos de rua, para que os alunos possam além de conhecer, relatar experiências vividas dentro do tema proposto e propor a realização de trabalhos com jogos nos quais eles já participaram.
Seria interessante trabalhar com conceitos envolvidos no jogo, tais como as regras, fatores como competição entre outros. Para essa proposta é interessante o professor recomendar materiais que os alunos possam ler para conhecer mais sobre o assunto.
Dimensão procedimental
Aplicar o jogo propriamente dito, podendo haver paradas estratégicas, podendo haver alteração nas regras de acordo com propostas dos alunos.
Sugerir pesquisas com relação aos temas propostos na dimensão conceitual com relação a jogos de rua, para que posteriormente os alunos apliquem dentro e fora da escola.
Dimensão atitudinal
Promover uma discussão sobre aspectos pertinentes ao jogo, tais como a questão da competição excessiva e relacioná-la dentro da sociedade, posicionar o aluno quanto a postura do mesmo dentro do jogo.
Bem como, conversar com os alunos com relação as regras do jogo, seguir as regras ou não, questioná-las ou não, possibilidade de alteração das mesmas, e traçar um paralelo com regras na sociedade.
ConclusõesApós o desenvolvimento desse trabalho pude concluir que um mesmo conteúdo pode ser apresentado de diferentes formas visando dentro de um mesmo conteúdos enfoques diferentes, tais como, desde a forma mais social como por exemplo, a questão do uso do jogos de rua e suas regionalidades e aprofundar essa questão, como também uma questão mais direta como, aspectos de saúde relacionados com o jogo.
É preciso bastante estudo e tempo para o desenvolvimento em diferentes aspectos e alguns aspectos particularmente preocupam quando tratamos desse tema: a falta de tempo de um professor e principalmente o aborto da criatividade, uma vez que muitos professores querem e procuram receitas prontas de trabalho, e com isso a criatividade fica de lado.
Seria interessante que os profissionais selecionassem o material e conteúdo que desejam trabalhar criando soluções para o desenvolvimento do mesmo e por que não criando o mesmo, ou seja, criar uma situação para trabalhar, como por exemplo, criar um jogo e a partir desse abordar temas pertinentes.
SugestõesApós a conclusão deste trabalho, fica a sugestão de que esses jogos sejam aplicados para um próximo estudo, e fica a sugestão de que mais conteúdos da Educação Física passem por diferentes Tendências.
Referências bibliográficas
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1997 (Área: Educação Física; Ciclos 1 e 2).
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1998 (Área: Educação Física; Ciclos 3 e 4).
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
DARIDO, S. C. & RANGEL, I. C. A. Educação física na escola. Rio de Janeiro: Gauanabara Koogan, 2005.
FREIRE DA SILVA, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. Campinas: Scipione, 1989.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.
SOARES, C. L. et al. (Coletivo de Autores) Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
revista
digital · Año 10 · N° 91 | Buenos Aires, Diciembre 2005 |