O "bom esportivo" da virada do século XIX para o século XX: Observações a partir dos escritos de Nicolau Sevcenko |
|||
Trabalho apresentado a disciplina de historia da E.F., do curso de E.F. do primeiro ano da UFPR. Ministrado pelo professor André Capraro (Brasil) |
Valdirene Furtado Cassiana Cassenotti Sueli Lopes Ana Paula Maebara Viviane Chagas andre.capraro@bbs2.sul.com.br |
|
|
|
|||
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 69 - Febrero de 2004 |
1 / 1
Este artigo foi desenvolvido a partir de dados coletados empiricamente , que demonstram a trajetória do cidadão brasileiro desde a repressão da cultura tipicamente nacional , ate o inevitável reconhecimento de seus méritos e o inicio da superação do seu complexo de inferioridade .
Com advento do capitalismo , que teve seu maior impulso na revolução industrial , o brasil , assim como os demais países , sofreu inúmeras transformações , tais como a forma de pensar e agir , não só financeiramente como , também 'no controle tecnocientífico , "impacto decisivo sobre o controle das moléstias , a natalidade e o prolongamento da vida".(SEVCENKO, 2001,p.9).
No Brasil paralelo a esse processo , após a guerra do Paraguai , implantou-se a republica provocando a abertura da economia aos capitais estrangeiros devido ao interesse dos cafeicultores . Esse fato coincidiu com a chegada dos imigrantes estrangeiros e a abolição da escravatura o que "gerou processo de desestabilização da sociedade e das culturas locais" (SEVCENKO ,2001,p.16).
Na cidade do rio de janeiro foram tomadas medidas drásticas para transforma-la em "vitrine" , com ares europeus , uma Paris tropical .Impressionou a forma como foi imposta ao brasileiro uma cultura na tentativa de refinamento , o modo foi menosprezado aos costumes locais causando uma idéia que era vergonhoso ser brasileiro , introduzindo ao seu complexo de inferioridade , " a elite dominante com raízes no velho mundo , procurou impor seus padrões e seus fins a uma natureza e a população que tratava como meros instrumentos de seus projetos maiores"(SEVCENKO,2001, p.39).
Na tentativa de enquadrar a cultura brasileira na global , ocorreram repressões violentas principalmente , as manifestações negras. Todo o dínamo cultural dos novos padrões girava em torno do europeu e esporadicamente do americano , principalmente no cinema. "O passado , as tradições , os grupos populares e todos os sinais da sua presença se tornaram fontes de vergonha , mal estar e indignação , manchas que conspurcavam a ordem e o progresso"(SEVCENKO, 2003, p.31).
No cenário esportivo não foi diferente assim como as culturais , os costumes foram importados da Europa , e a elite tomava conta , criando impecílios para barrar a participação popular . O primeiro esporte a ser difundido foram as regatas , que não se popularizou tanto, porém , o segundo esporte adotado pela elite brasileira , o futebol , popularizou-se rapidamente " adotado com enorme entusiasmo pêlos grupos com base nas tradições rítmicas e lúdicas , relacionada a destreza do uso dos pés e movimentos do corpo e da cintura , construíram sua própria versão do esporte britânico..."(SEVCENKO, 2001, p.581).
Ocorreu pôr parte da sociedade local , uma aceitação imediata , o clube de regatas flamengo o núcleo onde irradiou a avassaladora paixão pêlos sports. " (SEVCENKO, 1992, p.257), e apesar da repulsa pela inserção da cultura nacional , com " importações de modalidades , importação de materiais , importações de professores , importações de técnicas , o fervor esportivo ia tomando o volume de uma avalanche de grande amplitude "(SEVCENKO,1992, p.56) e a ascensão de jogadores de comandos populares e negros foi subta , uma vez que a habilidade era inquestionável perante os demais , contudo , havia um preconceito visível contra o brasileiro que mantinha suas raízes , que era constantemente acusado de não Ter uma "raça" " pôr toda parte aliás os aminos se esquentavam e a paixão futebolística , assumindo proporções de destempero ,se tornava uma questão de honra pessoal , quando não de orgulho patriótico ."(SEVCENKO,1992, p.62) . No entanto a pátria brasileira estava encoberta pela cultura européia , que ditava as normas sociais da época , pôr isso , o futebol foi uma importante forma de manifestação popular nacional , que ajudou a recuperar o orgulho nacionalista , outrora esquecido em nome do refinamento social (...) "essa pressão insurgente contra espaços e restrições descriminadoras , se incomodava alguns grupos , pôr outro lado atraia multidões "(SEVCENKO,1992,p.61).Além de seu importante papel na formação cultural brasileira , " o futebol forneceria ademais uma alternativa de vitalidade e perspectivas de uma atitude física e mental ."(SEVCENKO,1992,p.62).
A trajetória da cultura nacional voltou-se mais para a qualidade do nosso povo que demonstrou seu valor , sobretudo nos esportes , ajudando a redirecionar os rumos do contexto histórico e cultural
Bibliografia
SEVCENKO,N. A história da vida privada no Brasil. Companhia das letras .São Paulo , 1998.
SEVCENKO , N . Orfeu extático na metrópole . companhia das letras .São Paulo, 1992.
revista
digital · Año 10 · N° 69 | Buenos Aires, Febrero 2004 |