efdeportes.com
Avaliação de um programa de atividade rítmica adaptada para
variação dos parâmetros de velocidade do ritmo para pessoas surdas

   
*Professora Adjunta no Departamento de Educação Física da Unicenp
**Professor no Dep. de Estudos da Educação Física Adaptada da Unicamp.
Coordenador do Curso de Graduação em
Educação Física da Unicamp.
(Brasil)
 
 
Profa. Ms. Teumaris Regina Buono Luiz*
posgrad@fef.unicamp.br  
Prof. Dr. Paulo Ferreira de Araújo**
brisamansa@hotmail.com
 

 

 

 

 
Resumo
    Para Lapierre e Aucouturier (1983) , o ritmo é um meio de educação que possui um aspecto espontâneo , individual e subjetivo. Neste projeto o objetivo geral está centrado na percepção do ritmo externo , sendo que o objetivo específico foi o de procurar estimular a percepção do surdo frente aos diferentes parâmetros de velocidade do ritmo, através de uma estrutura indexical (contextual). Se o problema nesta percepção é a obstrução do canal sensorial necessário para tal feito, a audição, recorremos a utilização de dicas visuais (Ladewig, 1994) , na forma de estruturas gráficas (Lapierre e Aucouturier, 1985), na expectativa que o surdo realizasse as devidas associações destas estruturas com o ritmo definido e o movimento corporal rítmico (Gagné ,1974 ; Bruner , 1978).A amostra foi constituída por 7 sujeitos , de ambos os sexos , entre as idades de 11 a 14 anos, do centro de reabilitação Sydnei Antonio (CRESA) em Curitiba-Pr. Para validação do programa foram realizados testes de padrão rítmico antes e após a intervenção deste (pré e pós-teste). Foi realizado um teste "t" de Student, para amostras dependentes, onde pode-se observar a existência de diferenças estatisticamente significativas, em nível de p<0,01 nas habilidades realizadas no andamento lento e rápido.
    Unitermos: Ritmo. Ritmo Musical. Surdez. Dicas Visuais e Estruturas Rítmicas.
 
Abstract
    According to Lapierre and Aucouturier (1983), the rhythm is an educational resource with an individual and subjective aspect. The main purpose of this project is the perception of the external rhythm, and the specific objective was to try to stimulate the deaf individuals' perception facing the different rhythm speed parameters, through an indexical (contextual) structure. If the main problem in this perception is the obstruction of the sensorial channel necessary for this to happen, the audition, we recommend the use of visual clues (Ladewig, 1994), in the form of graphic structures (Lapierre and Aucouturier, 1985), expecting that the deaf individuals accomplish the proper association of these structures with the rhythmic corporal movement (Gagné, 1974; Bruner, 1978). The representative sampling was constituted of 7 individuals, of both sexes, between 11 and 14 years old, from the rehabilitation center Sydnei Antonio in Curitiba-Pr. The program validity was accomplished through standard rhythmic tests before and after the intervention of this program. A Student test "t" was carried out, for dependent sampling, and the existence of statistically significant differences could be observed, at the level of p<0,01 in the skills carried out in the slow and fast situations
    Keywords: Rhythm. Musical Rhythm. Deafness. Visual Clues and Rhythmic Structures.
 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 9 - N° 65 - Octubre de 2003

1 / 1

1. Introdução

    As relações do surdo com o ritmo têm sido focalizadas por pesquisadores de diferentes áreas relacionadas com as questões da surdez, dentre elas a fisioterapia, a fonoaudiologia e a musicoterapia.

    O ritmo possui, segundo Lapierre e Aucouturier (1983), um aspecto neuromotor de domínio tônico que repercute na motricidade geral. Possui igualmente um aspecto perceptivo, intelectualizado, objetivo e racional que nos permite quantificá-lo. Ele pode ser generalizado de outros conceitos.

    Os objetivos específicos para uma análise científica do programa de atividade rítmica proposto foram a avaliação do padrão rítmico de cada sujeito, utilizando como instrumento o teste do Padrão Rítmico desenvolvido pela autora e seu orientador, especialmente para esta pesquisa; A comparação dos resultados do pré e pós-testes, após a aplicação do PROGRAMA DE ATIVIDADES RÍTMICAS ADAPTADO- P.A.R.A. (com uso de estruturas contextuais); a análise dos efeitos da prática do programa adaptado no estabelecimento do padrão rítmico em performances de habilidades motoras realizadas no andamento lento e rápido.

    A notória matemática que se evidencia no ritmo nos levou a uma análise do objeto de pesquisa, o ritmo, a partir de uma metodologia quantitativa.


2. Metodologia

    O presente estudo caracterizou-se como pesquisa quase experimental, tendo como objetivo analisar o progresso de indivíduos de 11 a 15 anos de idade cronológica de ambos os sexos, surdos, relativamente aos aspectos rítmicos de movimento corporal, especificamente nos parâmetros da microestrutura velocidade (lento e rápido), resultante de uma avaliação, utilizando o Teste do Padrão Rítmico (TPR) elaborado especificamente para esta pesquisa pela autora e seu orientador, e uma intervenção de um programa de atividade motora adaptada para aquisição do senso ritmo (noções de velocidade do movimento) com o uso de dicas visuais (estruturas gráficas).Luiz (2001, p.61)


3. Resultados e conclusões

    A média obtida para os testes no andamento lento foi de 2,57 no pré-teste e 9,42 no pós-teste.

    No andamento rápido, a média foi de 4,42 no pré-teste e 8,86 no pós-teste.

    Os resultados da amostra, considerando-se o grupo total, revelaram um desvio padrão de 2,76 para o andamento lento e 2,63 para o andamento rápido nos pré-testes, apontando a instabilidade do grupo na execução do padrão rítmico das habilidades, antes da intervenção do programa.

    Estes desvios sofreram uma diminuição significativa nos pós-testes ficando em 0,78 para o andamento lento e 1,06 para o andamento rápido, apontando para uma estabilidade maior do grupo na performance do padrão rítmico das habilidades.

    Observou-se que em ambos os andamentos, as diferenças entre pré e pós-testes foram significativas, encontrando-se no teste "t" de Students para um nível de significância de p< 0,01 os valores de p=0,0003 no andamento lento e p=0,005 no andamento rápido.

    Nossas observações revelam que a dança também é um processo de resolução de problemas. Se o problema do surdo é perceber o ritmo externo, e manifestar um sincronismo de seus movimentos as demandas ambientais, a questão é resolver um lado deste problema através das possibilidades que nos oferece a dança. Entendemos que o processo artístico que propomos no programa através da dança, foi quem conduziu e possibilitou a verificação dos ganhos qualitativos na percepção do estimulo sonoro determinante do ritmo e que só puderam ser quantificados pela resolução de problemas achada pelo grupo para expressar corporalmente tais achados.

    A comunidade surda genericamente explora as vivências rítmicas sem interferências mais qualitativas do profissional de educação física, isto lhes dificulta em muito a aquisição de uma bagagem própria, autônoma, desconexa do mecanicismo que assola a reprodução do movimento. Segundo Lapierre e Aucouturier (1985) se o ritmo é um fenômeno individual, também é um fenômeno coletivo e social, e a expressão coletiva de um ritmo proporciona uma certa satisfação, uma certa consciência de pertencer a um grupo e de reter uma parte da responsabilidade.

    O aumento da capacidade dinâmica rítmica do surdo, que foi observado nos resultados da pesquisa, corrobora com as afirmações de Lapierre e Aucouturier (1985), quando estes afirmam que o executante que conseguir perceber através da percepção muscular, e com o ouvido, os processos rítmicos, aumentará sua capacidade dinâmica. Associamos o termo "com o ouvido" à leitura das estruturas rítmicas apresentadas ao surdo.

    O andamento rápido, é mais fácil de ser acompanhado por sincronismo motor do que o andamento lento (Summers 1992). Isto explica porque mesmo sem a intervenção de qualquer programa de atividade rítmica a performance dos sujeitos para o andamento rápido é notoriamente maior que a do andamento lento.

    Resolvido o problema da lógica do movimento proposto (percepção e adequação ao andamento nas suas diferentes velocidades) os ganhos qualitativos foram atribuídos naturalmente ao grupo. E a efetividade do programa manifestada pelos resultados de significância da pesquisa (p<0,05) aponta para a realização desta solução, tendo não só um significado de obtenção de metas, mas, um ganho valioso estimulado pelo processo desta aquisição.

    Esta pesquisa é parte integrante da dissertação de mestrado da autora na Faculdade de Educação Física da Unicamp, na área de Atividade Física, Adaptação e Saúde.


Referências bibliográficas

  • BRUNER, J.S. O processo da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.

  • GAGNÉ,R. M. Como se realiza a aprendizagem; Rio de Janeiro : Livros técnicos e científicos, 1974.

  • LADEWIG, I. Use of task specific cues and manipulation of environmental distractors to enhance children's selective attention. (Tese de doutorado; Universidade de Pittsburgh; 1994.)

  • LAPIERRE, A.; AUCOUTURIER, B. Os contrastes. São Paulo : Manole; 1983. 234p.

  • LAPIERRE, A.; AUCOUTURIER, B. Associações de contrastes. São Paulo : Manole; 1985. 219p.

  • LUIZ,T. R. B. Avaliação de um programa de atividades rítmicas adaptadas à pessoas surdas para variação dos parâmetros de velocidade no ritmo. Campinas, SP: (s.n.).(Dissertação de mestrado; Universidade Estadual de Campinas, 2001)

  • SUMMERS, J. J. Approaches to the study of motor control and learning. Amsterdam : North-holland; 1992.

Outro artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
http://www.efdeportes.com/ · FreeFind
   

revista digital · Año 9 · N° 65 | Buenos Aires, Octubre 2003  
© 1997-2003 Derechos reservados