efdeportes.com

O poker como objeto de estudo: 

um levantamento da produção científica brasileira

The poker as object of study: a survey of the Brazilian scientific production

El póker como objeto de estudio: un relevamiento de la producción científica brasileña

 

Licenciado em Educação Física pela Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Especialista em Alimentos, Nutrição e Saúde no Espaço Escolar pela 

Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor de Educação Física das redes estadual e municipal de ensino em Foz do Iguaçu/PR

Leandro Pereira da Silva

leandrops@seed.pr.gov.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O poker é um tradicional jogo de cartas conhecido e praticado por milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil ele é um jogo legalizado e possui a Confederação Brasileira de Texas Hold’em como entidade gestora. Seu reconhecimento como um esporte intelectual, o constante aumento no número de praticantes e o forte apoio da mídia esportiva são alguns dos principais fatores que fizeram o poker chamar atenção da comunidade científica nos últimos anos. À vista disso, o presente estudo bibliométrico teve o objetivo de realizar um levantamento dos trabalhos científicos brasileiros que tiveram o poker como objeto de estudo. Foram analisados textos completos no idioma português, recuperados no Google Scholar e na revista digital Lecturas: Educación Física y Deportes (indexada na Dialnet). Buscou-se identificar os dados das publicações, os principais assuntos abordados e as áreas de conhecimento desses instrumentos de comunicação científica. A partir da análise dos resultados, confirma-se que o poker ainda é um esporte pouco explorado pelos pesquisadores brasileiros.

          Unitermos: Poker. Produção científica. Brasil.

 

Abstract

          The poker is a traditional card game that’s known and practiced by millions of people worldwide. In Brazil it is a legalized game and has the Brazilian Confederation of Texas Hold'em as a managing entity. Its recognition as a intellectual sport, the constant increase in the number of practitioners and the strong support of the sporting media are some of the main factors that has made the poker to catch the attention of the scientific community in recent years. In view of this, the present bibliometric study aimed to perform a survey of the Brazilian scientific works which had the poker as object of study. We analyzed complete texts in Portuguese language, available in Google Scholar and in the digital magazine Lecturas: Educación Física y Deportes (indexed in Dialnet). We sought to identify the data of publications, the main subjects covered and the areas of knowledge of these instruments of scientific communication. Through the analysis of the results, we confirmed that poker is still a sport little explored by the Brazilian researchers.

          Keywords: Poker. Scientific production. Brazil.

 

Resumen

          El póker es un tradicional juego de cartas conocido y practicado por millones de personas en todo el mundo. En Brasil es un juego legalizado y tiene la Confederación Brasileña de Texas Hold’em como entidad gestora. Su reconocimiento como un deporte intelectual, el constante aumento en el número de practicantes y el fuerte apoyo de los medios de comunicación deportivos son algunos de los principales factores que hicieron que el póker llame la atención de la comunidad científica en los últimos años. En esta dirección, el presente estudio bibliométrico tuvo el objetivo de realizar un relevamiento de los trabajos científicos brasileños que han tenido el póker como objeto de estudio. Fueron analizados textos completos en el idioma portugués, recuperados en el Google Scholar y en la revista digital Lecturas: Educación Física y Deportes (indexada en Dialnet). Se buscó identificar los datos de las publicaciones, los principales asuntos abordados y las áreas de conocimiento de estos instrumentos de comunicación científica. A partir del análisis de los resultados, se confirma que el póker aún es un deporte poco explorado por los investigadores brasileños.

          Palabras clave: Póker. Producción científica. Brasil.

 

Recepção: 18/12/2016 - Aceitação: 16/03/2017

 

1ª Revisão: 21/02/2017 - 2ª Revisão: 12/03/2017

 

 
Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 226, Marzo de 2017. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    A comunicação científica é fundamental para o desenvolvimento da ciência, pois é por ela que ocorre a disseminação de novas descobertas, a interação entre pesquisadores e a legitimação da produção científica, consolidando assim a construção de novos conhecimentos (Almeida, Guimarães & Alves, 2010).

    Segundo Almeida (2013), apesar de ser relativamente recente o sistema universitário e de pesquisa no Brasil, houve um aumento significativo da produção científica brasileira nos últimos anos, alcançando uma taxa de crescimento médio de 10,7% ao ano. Com esse desempenho, o país vem crescendo num ritmo cinco vezes maior do que a média mundial.

    Esses indicadores quantitativos, além de auxiliar o entendimento da dinâmica da ciência, funcionam como instrumentos para políticas voltadas ao desenvolvimento desse setor (Santos, 2003). Investigar a produção científica de um determinado campo ou área de conhecimento é uma característica de campos acadêmicos consolidados, ou que estão em consolidação, se apresentando como uma necessidade para refletir a constituição de seu próprio desenvolvimento (Nascimento, Zoboli & Lamar, 2015).

    Entende-se, então, que essa evolução na produção científica brasileira é decorrente de investimentos e incentivos presentes nas mais diversas áreas acadêmicas, que como consequência, estimulam o interesse pela investigação em campos pouco explorados.

    O esporte é uma manifestação cultural de muita importância na sociedade e há muito tempo vem sendo temática de estudos acadêmico-científicos nas mais diversas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Embora já existam estudos que avaliaram a produção científica brasileira nesse segmento, até o momento não foram divulgadas informações quantitativas a respeito de trabalhos que tiveram como tema alguma modalidade específica da categoria de esportes intelectuais. Fazem parte desse grupo os jogos de xadrez, damas, go, bridge e poker. Nos dias de hoje, graças ao avanço das tecnologias de informação e comunicação, os esportes intelectuais alcançaram grande ascensão, especialmente no âmbito dos jogos eletrônicos. Dentre as modalidades supracitadas, o poker se destaca pela expressiva notoriedade que vem conquistando nos últimos anos.

    O poker é um jogo de cartas onde dois ou mais jogadores tomam lugar em uma mesa e participam das rodadas de apostas com fichas de valor monetário real ou fictício. Para ganhar as fichas acumuladas no pote, o jogador precisa apresentar a combinação de cartas mais forte, ou fazer os oponentes desistirem da mão. O jogo possui várias variantes, sendo o Texas Hold’em a mais conhecida atualmente (Silva, 2015a).

    Durante muito tempo este jogo de cartas teve sua imagem vinculada à pré-conceitos. No entanto, com o forte apoio da mídia esportiva e a realização de eventos oficiais no mundo todo, esta imagem vem sendo desmistificada (Moretti, Hack & Zucco, 2015). Desde 2010 o poker é reconhecido oficialmente como um esporte intelectual pela Associação Internacional de Esportes da Mente (Bello, 2012). No Brasil ele é um jogo legalizado, sendo que algumas competições já fazem parte do calendário esportivo nacional. O principal evento do país é o Brazilian Series of Poker (BSOP). Trata-se de uma série de torneios disputados em várias etapas durante o ano que, no final, concede o título de campeão brasileiro ao jogador melhor colocado no ranking. Com a distribuição de altíssimos prêmios em dinheiro, o BSOP reúne um enorme número de participantes em todas as etapas. Segundo os organizadores, em 2015 o “Evento 1” do BSOP Millions1 atingiu o recorde de 3.866 entradas, se consolidando como o maior torneio de poker da América Latina.

Mesas de poker do torneio de abertura do BSOP Millions 2015. Fonte: cartasnamesapoker.com

    Atualmente, dizer que jogador de poker é uma profissão passou a ser uma realidade, pois há pessoas que largam seus empregos comuns e, sustentadas pelo sonho da fácil lucratividade, passam a se dedicar exclusivamente à prática profissional do esporte. De fato, o poker é hoje uma indústria em notável crescimento e com grande rentabilidade, capaz de movimentar bilhões de dólares todo ano (Correia, 2013; Oliveira, 2003 apud Silva, 2015a). Após a criação dos jogos e salas de poker online, pessoas do mundo todo começaram a praticar o jogo sem precisar frequentar clubes ou cassinos. Dessa forma, podendo ser jogado pela internet, em qualquer momento do dia, com apostas em dinheiro real ou fictício, o poker passou a conquistar cada vez mais novos adeptos (Silva, 2015a). Com o surgimento do poker online, o número de jogadores cresceu muito na última década. Atualmente, estima-se que o Brasil tem cerca de 6 milhões de jogadores, dos quais mais de 4 milhões jogam poker online.

    Então, diante da popularidade e influência social que este jogo de cartas apresenta no cenário atual, o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento dos trabalhos científicos brasileiros que abarcaram o jogo de poker na temática de investigação.

Metodologia

    Este estudo caracterizou-se como quantitativo descritivo, tendo como procedimento a aplicação de uma pesquisa bibliométrica. A bibliometria pode ser definida como um método de aplicação de técnicas estatísticas e matemáticas que objetiva mensurar os índices de produção e disseminação do conhecimento científico. Trata-se de um método quantitativo que organiza, classifica e avalia os registros dos conhecimentos (Araújo, 2006; Bufrem & Prates, 2005; Sengupta, 1992 apud Bufrem & Prates, 2005).

    Nascimento et al. (2015) salientam que:

    Este tipo de pesquisa tem dado suporte a pesquisadores no tocante à proposição e ampliação de novas atividades científicas, na medida em que esta oferece, por exemplo, o contingente temático, metodológico, epistemológico, que possibilita observar os campos, por ora, saturados bem como aqueles que necessitam de maior atenção.

    Portanto, os estudos bibliométricos são de grande importância para a comunidade científica, uma vez que revelam tendências, potencialidades e padrões que possibilitam uma reflexão sobre o desenvolvimento da produção científica de qualquer área de conhecimento (Araújo & Alvarenga, 2011; Sacardo & Hayashi, 2010).

    O levantamento dos trabalhos em que o poker aparece como objeto de estudo consistiu em uma procura por textos completos que foram publicados em periódicos científicos, anais de eventos, bibliotecas digitais ou repositórios institucionais. Levou-se em consideração o fato de que os documentos difundidos por essas fontes possuem grande credibilidade no âmbito acadêmico-científico, pois antes de serem publicados eles precisam ser avaliados e aprovados por pares, ou por uma banca examinadora no caso das monografias, dissertações e teses, por exemplo.

    Foram realizadas consultas no Google Scholar e na revista digital Lecturas: Educación Física y Deportes (indexada na Dialnet). Para encontrar os trabalhos, foram digitados no campo de busca os descritores “poker” e “pôquer”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: a) estar publicado no idioma português brasileiro; b) ser de autoria brasileira; c) conter a palavra “poker” (ou “pôquer”) no título do trabalho e; d) apresentar o poker como um tema de investigação essencial para desenvolvimento do estudo. Assim sendo, no Google Scholar as buscas foram filtradas por meio das opções de pesquisar páginas em português e encontrar palavras no título da obra.

    Foram descartados os trabalhos que não apresentavam informações de identificação como o nome do autor, ano ou fonte de publicação. Também houve o caso isolado de um trabalho que foi publicado em duas versões, ambas com o mesmo título e conteúdo. Ocorre que o trabalho era originalmente uma dissertação de mestrado, mas teve o corpo do texto meramente reduzido para ser publicado em forma de artigo científico. Nesse caso então, somente a dissertação foi incluída na análise desta pesquisa.

    Mediante a leitura do conteúdo dos trabalhos, foi possível fazer a análise dos seguintes componentes: tipo de trabalho (artigo científico, monografia, dissertação ou tese), autoria, ano da publicação, principais assuntos abordados pelos autores e as respectivas áreas de conhecimento dos estudos.

Resultados e discussão

    O Quadro 1 expõe os trabalhos científicos brasileiros que apresentam algum tipo de abordagem sobre o jogo de poker. No total, foram encontrados 21 trabalhos, dos quais são 12 artigos, 5 monografias, 3 dissertações e 1 (uma) tese.

    Há uma expressiva limitação no número de monografias, dissertações e teses brasileiras sobre poker disponíveis na internet. Percebe-se que a concretização de trabalhos com este tema ainda é um grande desafio no âmbito acadêmico, devido talvez à escassez de referências científicas ou até mesmo à dificuldade dos professores orientadores em conseguir oferecer suporte para o desenvolvimento da pesquisa.

    Ao se observar a época dos documentos encontrados, nota-se que os mais antigos – dois no total – são datados de 2008. Houve um período de interrupção entre 2008 e 2012, quando então as publicações foram retomadas. A partir daí, registrou-se uma média de 3,8 trabalhos por ano.

    Quanto à produtividade por autor, Silva, L. P. escreveu 3 artigos científicos sobre poker entre os anos de 2015 e 2016, tornando-se o único autor brasileiro com mais de um trabalho disponibilizado na íntegra na internet.

Quadro 1. Trabalhos científicos encontrados através de consultas no Google Scholar e EFDeportes.com

 

Título do Trabalho

Tipo

Autor

Ano

Fonte de publicação

1

Algoritmos para um jogador inteligente de poker

Monografia

Fazio, V. S.

2008

Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

2

Plano de negócios para identificar a viabilidade da implantação de uma associação recreativa de poker na cidade de Florianópolis

Monografia

Palis, A.

2008

Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

3

Abordagem Híbrida Fuzzy-Bayesiana para um agente jogador de pôquer

Artigo

Benjamim, A. G.

Farias, J. J. P., Jr.

Diniz, Y. S.

Gomes, I. R.

2012

Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC)

Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)

4

Jogo de pôquer Texas Hold’em para Android

Monografia

Keller, M. A.

2012

Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

5

Snowman: um jogador competitivo de pot-limit omaha poker baseado em redes de Bayes

Monografia

Kikuchi, R. S. A.

2012

LAND (Laboratory for Modeling, Analysis and Development of Networks and Computer Systems)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

6

Aspectos legais e tributários do poker e dos demais esportes da mente: a necessidade de uma regulamentação específica

Artigo

Marques, L. A.

2012

Revista da EMERJ

7

O jogo de pôquer: uma situação real para dar sentido aos conceitos de combinatória

Dissertação

Chilela, R. R.

2013

Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

8

Fatores de personalidade e a prática do poker: um estudo exploratório em Curitiba

Artigo

Serbena, C.

2013

Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología

Acta Académica

9

A Matemática no pôquer: explorando problemas de probabilidade

Dissertação

Ehlert, S. J.

2014

Biblioteca Digital do PROFMAT

10

Poker: uma análise pela Economia Comportamental

Monografia

Namikawa, N. T.

2014

Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

11

O poker como ferramenta de ensino da Matemática na Educação Básica

Dissertação

Nascimento, J. R. A.

2014

Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

12

Considerações sobre os modelos de jogos competitivos de Norbert Elias: uma abordagem configuracional do pôquer no Brasil

Artigo

Pampuch, M.

França, M. T.

Marchi, W., Jr.

2014

Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)

13

Castelo de cartas: perícia, esportivização e profissionalização do jogo de poker

Artigo

Mangabeira, C.

2015

Esporte e Sociedade (Revista Digital)

14

Comportamento e fontes de informação dos turistas: uma análise dos participantes do Latin American Poker Tour 2013 (Viña Del Mar, Chile)

Artigo

Moretti, S. L. A.

Hack, G. N.

Zucco, F. D.

2015

Revista Turismo em Análise

15

Relações de trabalho dos jogadores profissionais do poker: um estudo à luz da Psicossociologia

Tese

Silva, G. E.

2015

Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

16

Poker: origem e evolução histórica

Artigo

Silva, L. P.

2015a

Lecturas: Educación Física y Deportes (Revista Digital)

17

As habilidades essenciais para jogadores de poker

Artigo

Silva, L. P.

2015b

Lecturas: Educación Física y Deportes (Revista Digital)

18

Viver de pôquer: como o jogo profissional ajuda a entender a exposição de si e o trabalho não remunerado nas redes sociais

Artigo

Evangelista, R.

2016

Revista Ciência e Cultura

19

Detalhes sobre a transmissão televisiva de poker

Artigo

Quessada, J. L. L.

2016

Revista Alterjor

20

Agente tomador de decisões baseadas em lógica fuzzy no jogo de pôquer

Artigo

Rodrigues, H. M., Jr.

Felix, L. B.

Nepomuceno, E. G.

Ottoni, A. L. C.

2016

Repositório Institucional da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

21

Os principais fatores motivacionais para a prática do poker

Artigo

Silva, L. P.

2016

Lecturas: Educación Física y Deportes (Revista Digital)

    O Quadro 2 mostra as temáticas relacionadas ao poker que foram abordadas de maneira mais enfatizada nos trabalhos científicos. A maioria abordou exclusivamente um assunto, porém, foi possível notar que em alguns casos houve dois assuntos envolvidos na proposta de um mesmo estudo. Desse modo, encontramos em maior quantidade (28,5%) os trabalhos que discutiram sobre a esportivização e profissionalização do poker.

Quadro 2. Principais assuntos abordados nos trabalhos científicos sobre poker

Assuntos

Trabalhos

Esportivização e profissionalização do poker

12 - 13 - 15 - 17 - 18 - 19

Inteligência artificial em jogos eletrônicos

1 - 3 - 4 - 5 - 20

Aspectos motivacionais e comportamentais

8 - 10 - 14 - 21

Publicidade e marketing esportivo

2 - 14 - 19

Ensino de conteúdos matemáticos

7 - 9 - 11

Legalidade do jogo de poker

2 - 6

Perfil dos jogadores de poker

21

Técnicas e estratégias

16

    Os trabalhos também foram classificados por área de conhecimento (Gráfico 1). Constatou-se que, no Brasil, a área de Ciências da Computação foi a que mais produziu conhecimento científico sobre o poker, com 23,8% dos estudos publicados. Em seguida vêm as áreas de Matemática (14,2%), Psicologia (14,2%), Ciências do Esporte (9,5%), Antropologia (9,5%), Administração (4,8%), Direito (4,8%), Economia (4,8%), Turismo (4,8%), História (4,8%) e Comunicação Social (4,8%).

Gráfico 1. Concentração dos trabalhos científicos por área de conhecimento

    Nos últimos anos houve um crescente interesse pelo poker como tema de investigação na área das Ciências da Computação, pois o desenvolvimento de agentes com estratégias bem sucedidas é um grande desafio para investigadores do ramo da Inteligência Artificial. Isso porque o poker é classificado como um jogo estocástico e de informação incompleta, ou seja: é influenciado por fatores não controláveis (ex.: sorte) e não confiáveis (ex.: blefe), o que cria uma elevada quantidade de possibilidades para cada situação no jogo (Correia, 2013; N. A. R. Silva, 2015). Cabe ainda destacar que, atualmente, muitos jogadores de poker online vêm buscando um melhor desempenho nas mesas virtuais com a ajuda de softwares que realizam cálculos matemáticos e leituras estatísticas durante o jogo. Desse modo, a prática do poker online também acaba sendo um dos motivos que instiga os estudiosos dessa área.

    Assim como os demais esportes intelectuais, o poker possui uma relação muito estreita com a Matemática. Os jogadores precisam usar os números para saber quando agir de maneira mais agressiva, ou conservadora, com o menor risco possível (Evangelista, 2016). A própria ciência confirma que ele é um jogo de probabilidades, e por isso acaba levando os jogadores a lidar com possibilidades, porcentagens, frações etc. Inclusive, analisando a produção científica brasileira, percebe-se que a tendência dos pesquisadores dessa área tem sido explorar o poker como uma alternativa pedagógica para o ensino de conteúdos matemáticos. Rodrigues (1985 apud Ehlert, 2014) ressalta que os jogos de poker são uma fonte rica em exemplos e problemas interessantes, que podem ser utilizados, por exemplo, durante as aulas de Análise Combinatória e Probabilidade. E em vista da popularidade que o jogo vem apresentando nos dias de hoje, Nascimento (2014) acredita que “usá-lo como ferramenta de ensino trás à aula de Matemática uma contemporaneidade significativa”, motivando o aluno para o aprendizado.

    Se por um lado os fundamentos do poker têm sido úteis para a inovação acadêmica, a ciência também já contribuiu muito para que este jogo de cartas se consolidasse como um esporte intelectual. Foi por meio de um estudo estatístico que surgiu mais uma entre as diversas evidências científicas que comprovam que o poker é um jogo onde os resultados são determinados principalmente pelas habilidades mentais, e por isso não se configura como um “jogo de azar”. Hope e McCulloch (2009) analisaram 113 milhões de mãos de Texas Hold’em jogadas na PokerStars2 e constataram que cerca de 76% das mãos foram concluídas sem que nenhum jogador visualizasse as duas cartas que seus oponentes haviam recebido. Nas vezes em que as cartas foram reveladas (24%), metade das mãos teve como vencedor aquele jogador que formou a melhor combinação de cinco cartas. A outra metade, por sua vez, não teve o vencedor definido pelo valor das cartas, isso porque o jogador que formou a melhor combinação havia desistido da mão antes do showdown e, portanto, acabou perdendo o pote. Desse modo, isso tudo significa que a sorte interferiu no resultado de apenas 12% de todas as mãos disputadas.

    O poker ainda é um campo pouco explorado por pesquisadores das Ciências Sociais e da Saúde, tendo em vista que, no geral, a maior parte dos trabalhos sobre o jogo consiste em investidas das Ciências Exatas (G. E. Silva, 2015). Contudo, “a amplitude teórica e prática do tema abre-se a diversas propostas e ângulos de análise, sem se esgotar em nenhuma delas” (Ibid., p. 203).

    Prova disso é o fato de que no Brasil, além de Ciências da Computação e Matemática, o poker foi objeto de estudo em pelo menos 9 áreas diferentes. Destas, podemos destacar a Psicologia, para qual o poker se apresenta como um fascinante campo de observação. Um dos motivos é porque, conforme Correia (2013), a tomada de decisões no jogo pode ser semelhante à tomada de decisões na vida real, pois ambas dependem de variáveis aleatórias.

    Segundo Torezzan (2013), professor da disciplina “Fundamentos do Pôquer”, ministrada na Universidade Estadual de Campinas:

    O jogo, na verdade, funciona como um laboratório para refinar habilidades que podem ser usadas na vida, como análise de risco, leitura de pessoas e construção de estratégias. Estudamos o pôquer para entender como as pessoas se comportam em cenários de estresse que exigem a tomada de decisões mesmo que as informações disponíveis para respaldá-las sejam incompletas.

Conclusão

    Observando os resultados desta pesquisa bibliométrica podemos concluir que a comunicação científica brasileira sobre o poker acontece principalmente por meio de artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Certificou-se que a esportivização e profissionalização do poker foi o assunto mais abordado nos estudos científicos nacionais. E os 21 trabalhos encontrados são procedentes de 11 diferentes áreas de conhecimento, das quais a área de Ciências da Computação se destaca por concentrar a maior parcela da produção científica até o momento.

    Em síntese, a aproximação da comunidade científica com o poker ainda é muito recente no Brasil, visto que todos os trabalhos encontrados foram publicados há menos de uma década. Por outro lado, a expectativa é de que essa interação entre a ciência e o poker se fortaleça nos próximos anos, tendo em vista o amplo desenvolvimento do jogo enquanto fenômeno esportivo na atualidade. Esta pesquisa constatou que poker se apresenta como um campo multidisciplinar, podendo ser um objeto de estudo dentro de diversas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Sendo assim, seria conveniente a realização de estudos bibliométricos similares num futuro próximo, tornando possível a averiguação dos avanços da produção científica sobre esse esporte intelectual.

Notas

  1. BSOP Millions é a etapa que finaliza a temporada do BSOP. Recebe esse nome por conta da premiação milionária garantida no main event (evento principal). Nas edições de 2015 e 2016 foram distribuídos mais de 7 milhões de reais para os melhores colocados desse torneio.

  2. Com mais de 100 milhões de jogadores cadastrados, a Poker Stars é reconhecida como a maior sala de poker online do mundo.

Bibliografia

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EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 226 | Buenos Aires, Marzo de 2017
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