efdeportes.com

A prática da capoeira como ferramenta para melhoria da qualidade de vida no Grupo Muzenza

The practice of capoeira as a tool for improving the quality of life in Muzenza Group

La práctica de la capoeira como recurso para la mejora de la calidad de vida en el Grupo Muzenza

 

*Mestrando em Educação pela Anne Sullivan University - ASU, Linha de Pesquisa Sujeito, Formação

e Aprendizagem - Pesquisador pelo Grupo de Estudo Educação Física, Lazer e Sociedade e Docente

do Curso de Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

**Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas

Interdisciplinares - PPGFPPI da Universidade de Pernambuco - UPE, Pesquisadora pelo Grupo

de Estudo Educação Física, Lazer e Sociedade e Docente do Curso de Licenciatura

em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

***Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Juazeiro do Norte – Ceará

José de Caldas Simões Neto*

josecaldas@leaosampaio.edu.br

Pergentina Parente Jardim**

pergentina@leaosampaio.edu.br

Jocean de Farias da Silva***

joceancean@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A capoeira é uma manifestação cultural que se caracteriza por sua multidimensionalidade, sendo assim ao mesmo tempo dança, luta e jogo. Os benefícios relacionados à saúde e o bem-estar dos capoeiristas são de grande significância, que não trabalha apenas a parte física, mas também desenvolve a parte mental e social de seu praticante. Nessa perspectiva o principal objetivo deste trabalho é avaliar o nível de conhecimento do indivíduo em relação aos benefícios trazidos pela prática da capoeira. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, de campo com enfoque quantitativo. Foi delimitado a população de capoeirista do Grupo Muzenza de Capoeira da cidade de Barbalha-Ce, sendo a amostra composta por 30 participantes praticantes de capoeira, sendo 18 homens e 12 mulheres. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado da Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida – SF-36, abordando temas relacionados à saúde e bem-estar. Após analise dos dados percebe-se uma grande concepção no tocante aos benefícios trazidos pela prática constante desse esporte, onde 97% disseram que melhora as capacidades motoras, 77% melhoria nas relações sociais, 73% melhoria na relação emocional, 70% nas capacidades fisiológicas e 60% responderam que a melhoria no desenvolvimento cognitivo. Podemos concluir que a capoeira estimula vários fatores como os aspectos sociais, afetivos, motores, fisiológicos e cognitivos, agindo também com o uma ferramenta de inclusão social.

          Unitermos: Capoeira. Atividade física. Qualidade de vida.

 

Abstract

          Capoeira is a cultural manifestation which is characterized by its multidimensionality, being thus at the same time dance, fight and game. Health and wellness benefits of capoeiristas are of great significance, which does not only work the physical part, but also develops the mental and social part of its practitioner. In this perspective the main objective of this work is to assess the level of knowledge of the individual in relation to the benefits brought about by the practice of capoeira. The present study is a descriptive research, field with a quantitative approach. The capoeirista population was delimited of the Muzenza Group of Capoeira of the city of Barbalha-Ce, being the sample composed by 30 participants practicing capoeira, being 18 men and 12 women. As an instrument of data collection an adapted questionnaire was used of the Brazilian Version of the Quality of Life Questionnaire - SF-36, addressing issues related to health and well-being. After analyzing the data there is a great conception in relation to the benefits brought about by the constant practice of this sport, where 97% said it improves motor skills, 77% improvement in social relations, 73% improvement in emotional relationship, 70% in physiological capacities and 60% responded that improvement in cognitive development. We can conclude that capoeira stimulates several factors, such as social, affective, motor, physiological and cognitive aspects, also acting with the tool of social inclusion.

          Keywords: Capoeira. Physical Activity. Quality of Life.

 

Resumen

          La capoeira es una manifestación cultural que se caracteriza por su multidimensionalidad, ya que es al mismo tiempo danza, lucha y juego. Los beneficios relacionados con la salud y el bienestar de los capoeiristas son de gran relevancia, no sólo se trabaja el aspecto físico, sino que también desarrolla los aspectos mental y social del practicante. En esta perspectiva, el objetivo principal de este estudio es evaluar el nivel individual de los conocimientos de los beneficios aportados por la práctica de la capoeira. Este estudio trata de una investigación descriptiva, de campo con enfoque cuantitativo. Fue delimitada a la población de los capoeiristas del Grupo Muzenza de Capoeira de la Ciudad de Barbalha-Ce, y la muestra consistió en 30 participantes que practican la capoeira, 18 hombres y 12 mujeres. Como instrumento de recolección de datos se utilizó un cuestionario adaptado de la versión brasileña del Cuestionario de Calidad de Vida - SF-36, abordando cuestiones relacionadas con la salud y el bienestar. Tras el análisis de los datos podemos ver un evidente conocimiento con respecto a los beneficios aportados por la constante práctica de este deporte, donde el 97% dijo que mejoró las habilidades motoras, el 77% de mejora en las relaciones sociales, mejora del 73% en relación al aspecto emocional, 70% en las capacidades fisiológicas y el 60% dijo que hay una mejora en el desarrollo cognitivo. Podemos concluir que la capoeira estimula diversos factores, tales como el desarrollo social, emocional, motor, fisiológico y cognitivo, actuando también con una herramienta de inclusión social.

          Palabras clave: Capoeira. Actividad física. Calidad de vida.

 

Recepção: 11/02/2016 - Aceitação: 20/01/2017

 

1ª Revisão: 19/12/2016 - 2ª Revisão: 16/01/2017

 

 
Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 224, Enero de 2017. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A capoeira é uma manifestação cultural que surgiu como forma de liberdade dos negros escravos e se caracteriza por sua multidimensionalidade, sendo assim ao mesmo tempo dança, luta e jogo. A arte apresenta registros iconográficos e documentais desde o século XVIII. A dificuldade em estabelecer as origens da capoeira nos aspectos geográficos, culturais e etimológicos, pode ser explicada devido a sua diversidade (Oliveira, 2009).

    Segundo Oliveira (2009), na década de 1960, foi iniciado o processo de tornar a capoeira um esporte, homologado em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos. A capoeira é sem dúvida uma atividade física, um esporte e uma luta, tendo como principais características a história, arte, etnia, música, cultura, resistência, dança e inclusão social construindo por consequência fundamentos comuns aos grupos de capoeira em geral (Frigerio 2015).

    A capoeira é um berço de cultura, que agrupa e faz crescer diversos grupos, e dessa junção de dança e luta surgiu o Grupo Muzenza de Capoeira, que teve sua fundação em 05 de maio de 1972, no Rio de Janeiro, que está presente no município de Barbalha no estado do Ceará há 14 anos. Trabalhando a capoeira contemporânea, inclusão social e a cultura popular, desenvolvendo aulas de instrumentos e musicalidades (Grupo Muzenza de capoeira, 2013).

    O Grupo Muzenza tem por objetivo procurar dentro do seu método de ensino defender o esporte, a cultura e a integração como fatores importantes na construção de indivíduos com uma melhor qualidade de vida, de maneira aprender brincando, superar as dificuldades e os limites do cotidiano, sendo desenvolvido um evento onde acontece a troca de corda, ou seja, sua graduação, o iniciante recebe sua primeira corda, e é instigado a buscar o conhecimento sobre a capoeira, enquanto que o veterano troca de corda, significando a evolução, do seu grau de conhecimento sobre a capoeira. Estando sempre presente à preocupação com a inclusão social, saúde e o bem estar dos capoeiristas (Grupo Muzenza de capoeira, 2013).

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998), saúde é definida como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e que a promoção da saúde é o processo de permitir às pessoas que desenvolvam e melhorem sua própria saúde. Portanto, está relacionado à saúde pública como cumprimento de atividades que visem à existência de um ambiente favorável para uma promoção adequada da qualidade de vida do indivíduo.

    Qualidade de vida tem se tornado uma preocupação para a humanidade, tendo como uma busca pessoal de melhoria para sua vida. Tendo como uma definição o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou que podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental e social. O termo qualidade de vida cada vez mais define de forma a aprimorar e enfatizar com mais objetividade a tendência da ampliação do conceito saúde. Sendo que o conceito na realidade varia de acordo com o entendimento de cada indivíduo. (Almeida; Gutierrez; Marques, 2012).

    Um conceito utilizado para definir qualidade de vida, é que ela se estabelece a partir de um conjunto de componentes integrados ao indivíduo: capacidade física, estado emocional, interação social, atividade intelectual, situação econômica, e autoproteção à saúde. Essas definições referentes à qualidade de vida é uma forma subjetiva, pois quando um indivíduo atribui que algo lhe faz bem, não necessariamente irá trazer bem-estar para o outro (Betti, 2002).

    Dentro desse contexto, é justificada a elaboração desse trabalho por perceber-se a falta de conhecimento e a necessidade de identificar os benefícios à saúde e a qualidade de vida relacionada à prática do esporte capoeira, estudando vários fatores no que corresponde a sua forma de desenvolvimento e ao bem estar do praticante, influenciando em vários quesitos como físicos e psicossociais. Observando também a falta de artigos e pesquisa voltados para o conhecimento dos praticantes da capoeira, e dos benefícios oferecidos por uma prática constante desse esporte. Mostrando existir uma necessidade de uma pesquisa que sirva de ferramenta para um conhecimento e entendimento com fundamento específico, e um maior embasamento para os indivíduos interessados nesse assunto, tão pouco discutido.

    O objetivo deste trabalho é avaliar o nível de conhecimento do indivíduo em relação aos benefícios trazidos pela prática do esporte capoeira, desenvolvido pelo grupo Muzenza de Capoeira no Município de Barbalha – CE, e fazer uma avaliação desses níveis de conhecimento e destacar as principais informações. Assim como despertar o interesse dos indivíduos praticantes da capoeira sobre os principais benefícios ocasionados pela prática desse esporte, também no tocante aos aspectos sociais, afetivos, motores, fisiológicos e cognitivos.

Materiais e métodos

    O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo. Foi delimitada para este estudo a população de capoeirista do Grupo Muzenza de Capoeira da cidade de Barbalha-Ce. Sendo a amostra composta por 30 participantes praticantes de capoeira, sendo 18 homens e 12 mulheres, com idade média de 24 anos. O critério de inclusão da pesquisa foi com indivíduos que possuem a segunda graduação acima, por terem um maior grau de entendimento sobre a capoeira, e como critérios de exclusão alunos que ainda não atingiram a segunda graduação.

    A primeira parte do trabalho foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, em seguida aplicação de um questionário adaptado da Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida – SF36, abordando temas relacionados à saúde e bem-estar do capoeirista com indivíduos a partir da segunda graduação, Grupo Muzenza de Capoeira. A presente pesquisa segue as normas 466/12 do Conselho Nacional de Saúde – CNS, para pesquisa com seres humanos. Os dados foram analisados através da produção de um banco de dados no programa Excel 2007, por distribuição de frequência e apresentados em forma de gráficos e descrição dos dados.

Resultados e discussão

    A partir dos estudos e informações fornecidas pela pesquisa, pode-se descrever e avaliar com base nos objetivos propostos e visando a compreensão mais ampla do problema delineado, a influência da prática da capoeira no que se refere à saúde, o bem estar e a qualidade de vida dos praticantes no Grupo Muzenza de Capoeira no Município de Barbalha - CE.

Tabela 01. Perfil dos praticantes de capoeira do grupo Muzenza

    Em relação à quantidade de dias da prática desse esporte, 7% disseram que treinam duas vezes por semana, 67% três vezes por semana, 3% quatro vezes da semana, 10% cinco vezes por semana e 13% dos entrevistados responderam que treinam todos os dias da semana, notando-se que a maioria desses entrevistados respondeu que treinam três vezes por semana, sendo um número de dias por treino na semana relevante para o estudo desenvolvido.

    Segundo Pereira et al (2006), a prática constante do exercício reflete a sensação pessoal de que as necessidades estão sendo satisfatórias para os praticantes. Com isso a capoeira, torna-se uma modalidade de exercício físico que está no cotidiano da maioria dos praticantes, proporcionando-lhes saúde e satisfação pessoal.

    Pode-se notar em relação à duração dos treinos na modalidade que, 43%, referindo-se a esse ser o valor a maioria dos praticantes treinam no período de uma hora por dia, sendo esse o tempo comum para as aulas de capoeira, de duas à três horas 40%, quatro a cinco 7%, de seis a sete 3% e 7% dos entrevistados relataram que têm a capoeira como profissão tendo uma jornada de oito horas de treino por dia. Mostrando que a maioria dos capoeiristas treina em um horário de forma periódica bastante significativa para a prática rotineira de exercícios físicos.

    De acordo com a variável “Qual principal motivo que levou a escolha dessa atividade, 39% dos entrevistados afirmam que por motivo de saúde foi o principal incentivo para início da prática da capoeira. Percebe-se que 29% responderam que iniciaram como uma forma de lazer, 11% dos entrevistados iniciaram a pratica da capoeira de maneira para melhorar a relação social e 21% responderam outros motivos, tendo, o bem estar e convites de amigos/familiares como os quesitos mais citados na pesquisa.

    Considerando todas as respostas positivas para o nosso estudo, pois os maiores valores estão se referindo à procura de uma melhoria na saúde do praticante, e pela busca de uma atividade de lazer, contribuindo também para um elevado progresso na capacidade motora e de aprendizagem do indivíduo, fazendo uma notável melhoria na autoestima e no bem estar (Carneiro e Garcia Junior, 2009).

Imagem 1. Como encontra-se a sua saúde atualmente

Fonte: Dados da pesquisa, 2015

    A imagem 1 mostra que, 40% dos avaliados responderam que sua saúde atualmente se encontra excelente, 43% muito boa e 17% boa, sendo valores de grande relevância para nossa pesquisa, mostrando que a prática da capoeira só traz benefícios para a saúde dos praticantes, pois no contexto ninguém respondeu um agravamento na sua saúde.

    Por se tratar de uma atividade física, a capoeira surge como uma modalidade de exercício que contribui significantemente para uma melhoria na saúde, na qualidade de vida do indivíduo, por proporcionar aos praticantes um bem-estar, estimula a capacidade aeróbica e o desenvolvimento das estruturas musculares (Cobra, 2009).

Imagem 2. Como encontra-se sua saúde após a pratica da capoeira.

Fonte: Dados da pesquisa, 2015

    De acordo com a pesquisa, a imagem 2, pode-se perceber que a capoeira proporcionou inúmeros benefícios para a saúde dos praticantes, onde 63% desses entrevistados responderam o questionário, que a saúde hoje em dia se encontra muito melhor do que antes de entrar para a capoeira, 27% consideram um pouco melhor e 10% quase a mesma. Pode-se considerar também como valores importantes para a pesquisa, pois responderam na maioria uma da amostra dos praticantes de capoeira, uma concepção de melhoria no que se refere a sua saúde após o inicio da pratica da atividade, e que nenhum participante respondeu que sua saúde está um pouco pior ou muito pior.

    Para Werneck, Bara e Ribeiro (2005), a saúde está relacionada com o número de benefícios psicológicos, oferecidos devido a um estilo de vida fisicamente ativo. Mostrando que um indivíduo que faz atividades físicas diariamente, fazendo com que isso atue efetivamente na promoção de sua saúde, através da melhoria do humor, maior estabilidade emocional e no seu autocontrole, maior controle do estresse, melhoria da função intelectual, ajuda no progresso da redução da depressão, como também na sua aptidão física, na sua saúde como na melhoria do sistema cardiovascular.

    Quanto questionados sobre o que a prática da capoeira melhorou no seu cotidiano, todos os entrevistados responderam positivamente para os benefícios trazidos após iniciarem a praticar dessa atividade, onde se destacam a melhoria no seu bem-estar físico e mental foram os mais citados, seguidos da melhoria da qualidade de vida e relações sociais.

    Foi questionado aos participantes se a capoeira melhoraria a capacidade motora, social, afetivos, fisiológicos e cognitivos, obtendo respostas satisfatórias observados na imagem 03, onde 97% disseram melhorar sua capacidade motora, e 77% responderam que tiveram um melhor desenvolvimento social, relataram um melhor convívio em sociedades, 73% afirmaram ter uma melhora significativa na sua relação afetiva e 70% responderam que melhoraram sua capacidade fisiológica, notando que 60% responderam que seu desenvolvimento cognitivo melhorou. Mostrando que todos responderam em valores elevados, que reconhecem a melhoria em todos esses aspectos.

Imagem 3. Aspectos desenvolvidos pela pratica da capoeira

Fonte: Dados da pesquisa, 2015

    Menezes et al. (2009), relatam que quem pratica a capoeira, se descrevem muito estimulados e motivados de forma peculiar, por se tratar de uma atividade física, esse esporte surge como uma modalidade de exercício que contribui significantemente para o bem-estar do indivíduo, representado o que seu corpo expressa naquele momento, e com a musicalidade ajudam a melhorar o ambiente de forma agradável, e que os deixam em melhor harmonia com seu corpo e envolvidos de forma prazerosa com o esporte, estabelecendo a partir de um conjunto de componentes integrados ao indivíduo a suas capacidades físicas, estado emocional, interação social e a melhoria na saúde.

Conclusões

    Percebe-se uma grande concepção dos capoeiristas do Grupo Muzenza de Capoeira no município de Barbalha, no tocante aos benefícios trazidos pela prática constante desse esporte. Melhorando vários aspectos do praticante no seu desenvolvimento, cognitivo, sócio-afetivo, físico-mental, a sua saúde no geral, incluindo o bem-estar emocional. A capoeira estimula vários fatores no que correspondem a sua forma de desenvolvimento, influenciando em vários quesitos como aspectos sociais, afetivos, motores, fisiológicos e cognitivos, agindo também com uma ferramenta de inclusão social.

    Inúmeros trabalhos citam a saúde e o bem-estar físico, ligados a prática de atividades físicas, mostrando que é necessária a prática de alguma atividade esportiva. A capoeira é um esporte completo que trabalha não apenas o físico, mas também o aspecto cognitivo e sócioafetivo. No entanto faz-se necessário a realização de programas educacionais sociais, que mostrem a capoeira como um esporte multidimensional, no intuito de se obter melhorias significativas para saúde, e consequentemente para o bem-estar populacional.

    Sugerem-se novas pesquisas que abordem a capoeira como ferramenta da melhoria para a qualidade de vida, para que a sua prática possa ser ampliada em toda a população.

Bibliografia

  • Almeida, M. A. B; Gutierrez, G. L y Marques, R. (2012) Qualidade de Vida. Definição, Conceito e Interfaces com outras Áreas de Pesquisa: – São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP.

  • Betti, M. (2002) Esporte espetáculo e mídias: implicações para a Qualidade de Vida. In: MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina (orgs.). Esporte como fator de Qualidade de Vida. Piracicaba: Editora UNIMEP, p. 25-36.

  • Carneiro, N. H. Garcia J. J. R. (2009) Efeitos da prática da capoeira adaptados para terceira idade. Grupo de estudos e pesquisa de exercícios físicos no envelhecimento (GEPPEFE). Departamento de Educação Física do Oeste Paulista.

  • Cobra, N. (2009) Capoeira fará “revolução” na atividade física. Portal Capoeira.

  • Frigerio, A (2015). Capoeira: de arte negra a esporte branco. Disponível em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_10/rbcs10_05.htm

  • Grupo Muzenza de Capoeira. (2013) Site Oficial do Grupo Muzenza. Disponível em: http://muzenza.com.br/2013/

  • Menezes, J. A. S.; Vicente, J. G. V.; Òrdas, M. C. y Menezes, N. S. (2009) Capoeira analise das formas tradicionais de ensino, proposta para beneficia – lá agregando dados científicos no treinamento das capacidades física, técnica, tática, moral e psicológica. In: Xv Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, III Congresso Internacional de Ciências Do Esporte, Salvador. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.shp/COMBRACE/XVI/.../777

  • Oliveira, E. B. y Rodrigues, G. M. (2009) As concepções de memória na Ciência da Informação no Brasil: Estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção cientifica. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 3, p. 216-239, dez. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici

  • Organização Mundial Da Saúde. (1998) Indicadores para o estabelecimento de políticas e a tomada de decisão em saúde ambiental. Genebra: OMS.

  • Pereira, R. J. et al. (2006) Contribuição dos domínios físico, social, psicológico e ambiental para a qualidade de vida global de idosos. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul vol.28 no. 1 Porto Alegre Jan./Apr. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? pid=S0101,81082006000100005&script=sci_arttext&tlng=pt.

  • Werneck, F. Z.; Bara Filho, M. G. y Ribeiro, L. C. S. (2005). Mecanismos de Melhoria do Humor após o Exercício: Revisitando a Hipótese das Endorfinas. R. Bras. Ci e Mov. Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/634/645

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 224 | Buenos Aires, Enero de 2017
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2017 Derechos reservados