efdeportes.com

Efeitos psicológicos da ginástica laboral: há avanços 

nas pesquisas com o tema disponíveis no portal da BVS?

Psychological effects of workplace exercise: there are advances in research on the topic available on the website of BVS?

Efectos psicológicos de la actividad física laboral. ¿Hay avances en la investigación sobre el tema disponibles en el portal de la BVS?

 

*Mestre em Ciências da Saúde

Universidade Federal de São Paulo

**Graduando em Engenharia de Controle e Automação

Universidade Federal de Lavras

Diulian Aparecida de Rezende*

diulianrezende@yahoo.com.br

Carlos Henrique da Silva Vale**

carlos.hnr@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Este estudo propôs-se a avaliar os efeitos da ginástica laboral sobre os aspectos psicológicos. Programas de promoção da saúde no trabalho como a ginástica laboral têm sido introduzidos nas empresas como forma de minimizar os malefícios originados no ambiente de trabalho. A pesquisa adotou como procedimento metodológico a implementação de uma revisão bibliográfica com artigos publicados nos últimos cinco anos no Portal da Biblioteca Virtual da Saúde/BVS, utilizando o termo “ginástica laboral”. Foram encontrados 25 artigos, os quais passaram por nova análise de efetiva relação com o tema pretendido, resultando um total de três artigos selecionados para o estudo. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que programas de ginástica laboral foram eficazes na redução de níveis de estresse e ansiedade, na melhora da qualidade do sono e do humor.

          Unitermos: Ginástica laboral. Saúde do trabalhador. Aspectos psicológicos.

 

Abstract

          This study proposed to evaluate the effects of labor gymnastic in the psychological aspects. Health promotion programs at work like the labor gymnastic have been introduced in companies like a way to minimize harm arising in the workplace. The research adopted like methodological proceeding the implementation of a bibliography review with published articles in the last five years at “Portal da Biblioteca Virtual da Saúde/BVS”, using the term “labor gymnastic”. Were found 25 articles, which underwent a new analisys of the effective relation with the intended theme, resulting in three selected articles for the study. According to obtained results, it follows that programs of labor gymnastic were effective in reducing stress and anxiety levels, improving the quality of sleep and the mood.

          Uniterms: Labor gymnastic. Occupational health. Psychological aspects.

 

Recepção: 05/04/2016 - Aceitação: 29/09/2016

 

1ª Revisão: 18/09/2016 - 2ª Revisão: 26/09/2016

 

 
Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 221, Octubre de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    No decorrer dos anos as estruturas de trabalho vêm sendo modificadas, gerando uma carga exaustiva e causando um desgaste físico e mental nos trabalhadores. Programas de promoção da saúde no trabalho como a ginástica laboral (GL) têm sido introduzidos nas empresas como forma de minimizar os malefícios decorrentes da exposição aos diversos fatores que compõem o ambiente de trabalho (Thiede e Thiede, 2015).

    A GL começou a ser elaborada e refletida especialmente a partir do desenvolvimento da indústria. Seu objetivo inicial era o descanso dos operários por alguns instantes durante sua jornada laboral. Com o tempo suas funções se ampliaram e diversificaram e, atualmente, a GL exerce um papel relevante nos programas de saúde do trabalhador nas empresas (Correa, 2006).

    A primeira iniciativa da GL, no país, foi desenvolvida pelos empresários japoneses do estaleiro Ishikavajima, em 1969, na cidade do Rio de Janeiro, e na ocasião recebeu o nome de ginástica matinal, sendo que no decorrer dos anos foi se modificando e recebeu adaptações para se adequar à cultura brasileira (Lima, 2007).

    A Ginástica Laboral é a prática de exercícios realizada de modo coletivo durante o período de trabalho, cujo objetivo é prevenir as doenças ocupacionais e promover o bem-estar do indivíduo (Kimura, 2010). É considerada uma das medidas para o enfrentamento de distúrbios físicos e emocionais tendo como objetivo a prevenção das doenças que o trabalho repetitivo e monótono pode acarretar e que podem levar aos acidentes de trabalho e baixa produtividade (Mendes e Leite, 2004; Lima, 2004).

    A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um portal composto por fontes de informação em ciências da saúde para atender às necessidades de informação técnico-científica de profissionais e estudantes da área, com objetivo de disseminar informações sobre saúde.

Objetivo

    Embora a ginástica laboral tenha sido inicialmente considerada como uma estratégia destinada a lidar com prejuízos físicos decorrentes do excesso ou repetições de movimentos corporais, o objetivo desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico dos artigos publicados sobre o assunto quanto aos efeitos da ginástica laboral especificamente nos aspectos psicológicos dos trabalhadores.

Metodologia

    Este estudo trata-se de uma revisão integrativa com o intuito de realizar um levantamento de trabalhos publicados no âmbito nacional sobre a abordagem da ginástica laboral nos aspectos psicológicos.

    A busca pela literatura ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando o termo “Ginástica Laboral” como palavra-chave. Foram selecionados apenas artigos completos com acesso gratuito, publicados nos últimos 5 anos.

    A revisão literária é um método de pesquisa que tem o intuito de adquirir um compreendimento aprofundado de um determinado fato baseando-se em estudos anteriores. Esse método proporciona melhorias relevantes à assistência, pois favorece e dá apoio à tomada de decisão e indica os pontos do conhecimento que necessitam desempenhar a execução de novos estudos (Mendes et al, 2008).

Resultados e discussão

    Foram encontrados 25 artigos, os quais passaram por nova análise de efetiva relação com o tema pretendido, resultando um total de três artigos selecionados para o estudo como pode ser observado na figura abaixo.

Figura 1. Fluxograma dos estudos encontrados

    O quadro abaixo demonstra os artigos selecionados e as variáveis psicológicas analisadas em cada estudo.

Quadro 1. Variáveis psicológicas avaliadas em cada artigo

Título da pesquisa

Variável

Tipo de estudo

Comparação dos níveis de estresse e estilo de vida entre praticantes e não praticantes de ginástica laboral

Estresse

Descritivo,

correlacional de corte transversal

A influência de um programa de ginástica laboral sobre a diminuição da intensidade da dor corporal

Estresse e humor

Delineamento experimental

Determinantes da qualidade de vida no trabalho: ensaio clínico controlado e randomizado por clusters

Qualidade do sono

Delineamento experimental

    Na pesquisa feita por Grande et al (2013) durante 3 meses com 190 funcionários divididos em grupo controle e grupo experimental, verificou- se que o grupo que participou do programa de ginástica laboral resultou uma melhora na qualidade do sono.

    Guimarães (2008) realizou uma intervenção com 25 participantes que trabalhavam em um lacticínio durante 17 meses. Foram feitas avaliações antes do inicio da intervenção e após o término. Foi constatado que 80% dos participantes tiveram redução de índices de estresse e melhora dos níveis de humor.

    Em concordância Manosso et al. (2014) também encontrou redução dos níveis de estresse após um programa de alongamentos nos setores administrativos de uma empresa do setor moveleiro. Sua intervenção foi realizada com 228 funcionários divididos em grupo controle e grupo experimental, sendo que o grupo praticante da ginástica laboral demonstrou menores níveis de estresse.

    Montero-Marin et al. (2013) ressalta que um programa de atividade física com bases em exercícios de alongamento na empresa, é uma estratégia eficaz para melhorar o bem estar geral da saúde dos trabalhadores.

    De acordo com os resultados dos estudos encontrados, programas de ginástica laboral parecem ser eficientes para efeitos positivos em aspectos psicológicos na saúde do trabalhador, em concordância com resultados encontrados no estudo realizado por Rezende (2015), onde mostra que a GL reduziu níveis de estresse e ansiedade de funcionários.

    Organizações e empresas preocupadas com a saúde e o bem-estar de seus funcionários devem considerar oferecer programa de alongamentos e programas de promoção da saúde de seus funcionários (Hartfiel, 2012).

Conclusão

    De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que programas de ginástica laboral foram eficaz na redução de níveis de estresse e ansiedade, melhora na qualidade do sono e no estado positivo de humor. Evidenciou-se, a escassez de trabalhos acadêmicos publicados nos periódicos nesse Portal referentes à temática, uma vez que a maioria dos estudos encontrados investigaram apenas os benefícios físicos, sendo poucos os estudos que analisaram os benefícios da ginástica laboral referentes às esferas psicológicas, salientando a necessidade de novas pesquisas com essa variável ou esse foco.

Bibliografia

  • Correa, C. M. X. (2006). Ginástica na Empresa: percepção do trabalhador. Dissertação de mestrado, Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu Em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, Brasilia, DF, Brasil.

  • Grande, A. J. et al. (2013). Determinantes da qualidade de vida no trabalho: ensaio clínico controlado e randomizado por clusters. Rev. bras. med. esporte, v. 19, n. 5, p. 371-375.

  • Guimarães, M. A. T. (2011). A influência de um programa de ginástica laboral sobre a diminuição da intensidade da dor corporal. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 2, n. 7.

  • Hartfiel, N. et al. (2012). Yoga for reducing perceived stress and back pain at work. Occupational medicine, v. 62, n. 8, p. 606-612.

  • Kimura, M. N et al. (2010). Ginástica laboral: uma breve revisão. Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires, Nº 144. http://www.efdeportes.com/efd144/ginastica-laboral-uma-breve-revisao.htm

  • Lima, D. G. (2004). Ginástica Laboral. Metodologia de implantação de programas comabordagem ergonômica. Jundiaí (SP): Editora Fontoura.

  • Lima, V. (2007). Ginástica Laboral: atividade física no ambiente de trabalho. 3ª ed. rev. e ampliada ed. São Paulo, SP: Phorte.

  • Manosso, M., Lanferdini, F. J., Dal'Agnol, M. J., Roncada, C., & Dias, C. P. (2014). Comparação dos níveis de estresse e estilo de vida entre praticantes e não praticantes de ginástica laboral. v. 22, n. 2, p. 65-71.

  • Mendes, R. A.; Leite, N. (2004). Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. São Paulo: Manole.

  • Mendes, K.D.S.; Silveira, R.C.C.P. e Galvão C.M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, v. 17, n. 4, p. 758-64.

  • Montero-Marin J, Asún S, Estrada-Marcen N, et al. (2013). Effectiveness of a stretching program on anxiety levels of workers in a logistic platform: a randomized controlled study. AtenPrimaria, v. 45, n. 7.

  • Rezende, D. A. (2015). Efeitos de um programa de ginástica laboral: pesquisa clínica controlada e randomizada. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.

  • Thiede, I., & Thiede, M. (2015). Quantifying the costs and benefits of occupational health and safety interventions at a Bangladesh shipbuilding company. International journal of occupational and environmental health, v. 21, n. 2, p. 127-136.

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 221 | Buenos Aires, Octubre de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados