efdeportes.com

Do anonimato em Manaus ao estrelato em Las Vegas: resenha 

do filme ‘Mais forte que o mundo – A história de José Aldo’

De anonimato en Manaus al estrellato en Las Vegas: reseña de la película “Más fuerte que el mundo – La historia de José Aldo”

From anonymity in Manaus to stardom in Las Vegas: review of the movie “Stronger than the world – the story of Jose Aldo”

 

*Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. 

Especialista em Educação Física Escolar pela Wpós Instituição de Ensino. Especialista

em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestrando em Engenharia de Produção pela UTFPR, bolsista da Coordenação

de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES.

**Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Mestranda em Ciências da Saúde pela UEPG, bolsista da Coordenação

de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES.

***Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor

do Departamento de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação

em Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde da UEPG

Guilherme Moreira Caetano Pinto*

guilherme-coxa@uol.com.br

Mylena Aparecida Rodrigues Alves**

mylena_cg@hotmail.com

Bruno Pedroso***

prof.brunopedroso@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O presente trabalho objetiva apresentar uma resenha do filme “Mais forte que o mundo – A história de José Aldo”, escrito por Afonso Poyart e Marcelo Aleixo Machado, dirigido por Afonso Poyart, lançado em 16 de junho de 2016.

          Unitermos: Cinebiografia. MMA. José Aldo.

 

Resumen

          Este trabajo presenta una reseña de la película “Más fuerte que el mundo - La historia de José Aldo”, escrita por Alfonso Poyart y Marcelo Machado Aleixo, dirigida por Afonso Poyart, con lanzamiento el 16 de junio de 2016.

          Palabras clave: Película biográfica. MMA. José Aldo.

 

Abstract

          This manuscript objectifies to present a review of the movie “Stronger than the world – The story of Jose Aldo”, written by Afonso Poyart and Marcelo Aleixo Machado, directed by Afonso Poyart, released on June 16, 2016.

          Keywords: Biopic. MMA. Jose Aldo.

 

Recepção: 19/06/2016 - Aceitação: 02/07/2016

 

1ª Revisão: 21/06/2016 - 2ª Revisão: 01/07/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 21 - Nº 218 - Julio de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

    Grandes momentos nascem de grandes oportunidades. A célebre frase de Herb Brooks1 parece ter grande aplicabilidade na carreira de José Aldo da Silva Oliveira Júnior, cujo personagem interpretado pelo ator José Loreto protagoniza o filme “Mais forte que o mundo – A história de José Aldo”. Escrito por Afonso Poyart e Marcelo Aleixo Machado, dirigido por Afonso Poyart, produzido por Black Maria e Paris Produções em coprodução com Ultimate Fighting Championship (UFC), Globo Filmes, Universal Channel e Canal Combate, distribuído por Paris Filmes e Downtown Filmes e lançado no dia 16 de junho de 2016, o longa-metragem com duração de 104 minutos apresenta a cinebiografia do lutador de artes marciais mistas (MMA) José Aldo.

O pôster do filme

    Com um cartel de 25 vitórias e apenas uma derrota, invicto há mais de uma década, detentor do cinturão da categoria peso pena (até 66 kg) e primeiro colocado no ranking peso-por-peso do UFC na ocasião da produção (2015), José Aldo é um dos grandes nomes da atualidade no MMA, o que justifica sua escolha para protagonizar o primeiro longa-metragem do gênero cinebiografia de um lutador de MMA do Brasil.

    Além de José Loreto no papel de José Aldo, o elenco principal conta com Cleo Pires (Viviane, namorada/esposa de José Aldo), Jackson Antunes (Seu José, pai de José Aldo), Claudia Ohana (Dona Rocilene, mãe de José Aldo), Milhem Cortaz (Dedé Pederneiras, treinador de José Aldo), Rafinha Bastos (Marcos Loro, amigo de José Aldo), Rômulo Neto (Fernandinho, rival de José Aldo), Paloma Bernardi (Luiza, primeira namorada de José Aldo), Felipe Titto (Tony, colega de treino de José Aldo) e Thaila Ayala (Laura, namorada de Tony).

    A história não difere de muitos outros grandes esportistas brasileiros, cuja trajetória até o estrelado foi bastante sinuosa e marcada por diversos obstáculos em seu percurso, conforme já evidenciado no título do filme. Nesse contexto, é retratada a carreira do manauara José Aldo até sua estreia no UFC.

    Tem se início com a apresentação do protagonista José Aldo juntamente aos seus amigos em um bairro periférico de Manaus, aonde estes agridem pessoas espontaneamente em busca da diversão. As cenas iniciais fazem alusão a um período de aproximadamente seis anos antes de sua estreia no UFC.

    Expondo as dificuldades vividas pelo atleta, expõe-se uma agressão do pai de José Aldo à sua esposa, mãe de José Aldo. Seu pai tinha problemas com o alcoolismo e é subentendido que tais agressões já aconteciam na infância do protagonista. Além das dificuldades relacionadas ao suporte familiar, é exposta também a proximidade que José Aldo mantinha com a criminalidade, retratando alguns delitos.

    Nesta época José Aldo, chamado de Juninho por seus amigos e familiares, mantinha um relacionamento casual com Luiza e treinava em uma academia de artes marciais local, aonde também treinava Fernandinho, que não aparentava ter um bom caráter e disputava com José Aldo a atenção de Luiza.

    Fernandinho sugere a José Aldo que este comece a trabalhar com seu pai como auxiliar na construção civil. Em seu primeiro dia de trabalho o protagonista presencia uma situação em que seu pai é humilhado e despedido do trabalho após a realizar um serviço de má qualidade. Neste momento, José Aldo se afasta de Luiza, por acreditar que ela assim como Fernandinho o haviam incentivado a trabalhar com seu pai tramando que ele presenciasse tal situação.

    Foram demonstradas as dificuldades de ordem psicológica que o protagonista precisou enfrentar, culminando com José Aldo se deparando com a mãe agredida ao chegar a casa e, ao buscar por seu pai o encontrá-lo nitidamente embriagado e delirando caído no banheiro.

    Após esse incidente, sua mãe abandona a família e na sequência ocorre o momento em que houve o maior risco de José Aldo se desvirtuar do caminho do esporte, quando este sai de carro com seus amigos, atinge Fernandinho com um pedaço de madeira, se acidenta durante a fuga, briga e acaba preso. Também foi neste momento em que sua história começa a tomar outro rumo, quando José Aldo recebe dinheiro de seu pai para ir ao Rio de Janeiro, aonde encontra Marcos Loro e é apresentado ao treinador Dedé Pederneiras.

    José Aldo não iniciou os treinos logo após chegar ao Rio de Janeiro. Para dividir o alojamento com Marcos Loro, ele limpou a academia de Dedé e trabalhou em uma lanchonete. Na academia ele conhece Viviane, também lutadora na ocasião. Sua oportunidade de treinar efetivamente com Dedé ocorre após seu envolvimento em uma briga na lanchonete em que trabalhava, ao afugentar três indivíduos para defender Viviane. Esta briga foi assistida por Dedé, que ficou impressionado com seu desempenho e o convidou para treinar em sua equipe.

    No início de seu treinamento, José Aldo apresentou-se como um atleta altamente explosivo. Porém, ficou evidenciado a necessidade de que este aprendesse os conceitos das artes marciais, bem como desenvolvesse maior paciência durante os combates.

    A primeira luta de José Aldo ocorre de maneira não planejada. Seu colega de treino Tony se machuca antes de uma luta e Dedé pergunta se José Aldo concordaria em substituí-lo, lutando em uma categoria acima da sua faixa de peso. José Aldo aceita e derrota seu adversário de forma fulminante, em apenas 18 segundos de luta2, o que impressiona seu técnico. Pouco depois, José Aldo e Viviane iniciam um relacionamento e passam a residir em uma favela carioca.

    No Rio de Janeiro, mais uma vez é retratado que José Aldo teve a oportunidade de entrar para o mundo do crime, tendo sido convidado por traficantes locais para ser segurança do chefe do morro. Porém, recusou o convite e seguiu no caminho que havia planejado.

    As cenas seguintes apresentam melhorias na vida de José Aldo no âmbito pessoal e profissional, através da exposição de vitórias sequenciais no MMA e de seu romance com Viviane. Em contrapartida, o longa-metragem não se exime de expor tropeços do protagonista, mesmo em seu momento de ascensão. Por conta própria e contrariando Dedé, José Aldo faz uma luta contra Luciano Azevedo3 e, mesmo após bom início, acaba tendo um momento de distração que culmina em sua derrota por finalização.

    O filme, na representação do personagem Fernandinho, cria um inimigo interno de José Aldo que, de forma metafórica, retratava todos seus percalços durante a juventude. Na luta contra Luciano Azevedo, a distração que conduziu à derrota ocorreu por meio de Fernandinho.

    A derrota colocou em risco a carreira de José Aldo e Dedé o avisa que ele terá uma luta na Inglaterra4, alertando que uma nova derrota certamente cessaria sua ascensão. Neste momento, também foi retratada uma discussão do protagonista com Viviane por motivos fúteis, sugerindo que José Aldo precisava amadurecer.

 

Mais forte que o mundo: A história de José Aldo. Teaser trailer

    Na Inglaterra, José Aldo vence seu adversário e consegue prosseguir em sua trajetória. Durante a luta, o protagonista recorda-se de quando seu pai lhe conta a história de como uma sucuri pode derrotar um boi, mesmo tendo menos força. As frases de seu pai ganham bastante destaque durante as lutas de José Aldo, sendo que durante suas lutas as cenas mesclavam momentos do combate e a imagem de seu pai, bem como de seus dramas familiares.

    O filme expõe que, mesmo vencendo no esporte, José Aldo não conseguia superar suas dificuldades familiares. Enquanto comemorava a vitória na Inglaterra, Viviane comunica José Aldo que seu pai estava internado e eles acabam tendo uma discussão, sugerindo mais uma vez a necessidade de amadurecimento de José Aldo.

    A próxima luta de José Aldo foi a disputa pelo cinturão da categoria peso pena do World Extreme Cagefighting (WEC)5 contra Mike Brown em Las Vegas6. No combate, José Aldo tem bastante dificuldade, mas, impulsionado por lembranças de seu pai e de Viviane, vence e é recebido com festa na favela aonde residia.

    Ainda que o sucesso profissional estivesse sendo evidente, sua vida pessoal carecia de melhorias. Seu pai segue doente e Viviane rompe seu relacionamento com José Aldo. Seguindo o conselho de Dedé, José Aldo volta a Manaus visitar seu pai, perdoando-o por seus erros no passado. É então retratada a batalha de José Aldo contra seus inimigos internos, ou seja, aprender a lutar contra si mesmo.

    José Aldo retorna ao Rio de Janeiro e se reconcilia com Viviane, pedindo-a em casamento. Em seguida, é apresentada a luta de José Aldo contra Mark Hominick em Toronto (Canadá), em sua estreia no UFC diante de 55 mil espectadores no UFC 1297. Em uma cena de alta qualidade e evidenciando o clímax da obra em exame, José Aldo luta contra Mark Hominick.

    Paralelamente, intercalou-se passagens de sua vida pessoal, indicando que o protagonista lutava impulsionado por sua história de vida. José Aldo domina inicialmente o combate e chega com vantagem ao quinto e último round. Neste José Aldo é derrubado por Mark Hominick e sofre vários golpes, momento em que lhe surge uma lembrança de seu pai dizendo que quando achasse que iria perder, devia deixar o oponente bater, pois ele era o menino mais forte do mundo. Também neste momento, é demonstrado o acidente doméstico em que uma grelha de churrasqueira cai sobre o rosto de José Aldo, ainda recém-nascido, gerando a cicatriz em seu rosto que lhe rendeu o apelido de scarface.

    Em seu desfecho, a obra em exame apresenta o momento de glória de José Aldo, que ao vencer Mark Hominick conquista o cinturão da categoria peso pena do UFC, dando início ao seu estrelato no MMA. Após a exibição das cenas finais, de forma textual é informado que José Aldo continuou sendo o menino mais forte do mundo, mantendo-se invicto por dez anos, que este se casou com Viviane em 2016 e tiveram uma filha chamada Joana. Também é mencionado que Dedé Pederneiras é considerado um dos melhores técnicos de MMA da atualidade e que o pai de José Aldo faleceu pouco antes de sua luta contra Mark Hominick.

    Retrata-se na obra em exame uma história de superação, comum em diversos filmes ficcionais, documentários esportivos e cinebiografias, aonde um jovem de baixa renda e poucas expectativas enfrenta e supera diversas dificuldades oriundas de sua condição social para atingir a glória no esporte.

    O longa-metragem apresenta uma boa qualidade nas cenas de ação e lutas, intercalando questões de sofrimento que impulsionaram e motivaram o protagonista em suas vitórias. Retratou-se, em muitos momentos, fatos externos à vida esportiva do protagonista, principalmente em seu âmbito social e familiar.

    A obra apresenta como principal destaque positivo a reprodução das lutas com fidedignidade e a exposição da dualidade do protagonista – cuja luta não se limitava aos octógonos, estendendo-se para sua vida pessoal – e de seu pai, ora incentivador, ora destrutor em sua vida. Antagonicamente, como pontos negativos elenca-se que em vários momentos a retratação não cronológica dos fatos pode vir a confundir o espectador. Há também lacunas que não são esclarecidas no filme e são de entendimento exclusivamente dos espectadores de MMA.

    Em suma, destaca-se positivamente o longa-metragem que, com uma narrativa eficiente para prender a atenção do espectador, tende a ser atraente não somente aos amantes de MMA, e suas lições podem servir como um ponto de partida para incentivar jovens que vivenciam a mesma adversidade em manter a esperança de um dia serem vitoriosos, ao passo que, exposto à criminalidade e com pouco suporte familiar, o protagonista encontra na prática esportiva uma possibilidade de ascensão social e pessoal, de forma que suas dificuldades o fortaleceram para a obtenção do êxito.

    Temendo um fracasso nas bilheterias, o filme teve sua estreia adiada após a derrota de José Aldo e consequentemente a perda do cinturão da categoria peso pena do UFC para Connor McGregor, em 12 de dezembro de 2015 no UFC 194. O lançamento do filme foi postergado de forma a anteceder o retorno de José Aldo ao octógono, na disputa pelo cinturão interino da categoria peso pena do UFC contra Frankie Edgar, na ducentésima edição do evento que ocorrerá no dia 09 de julho de 2016.

    A estratégia parece ter sido coerente, ao passo que uma nova derrota de José Aldo possa definitivamente acabar com a possibilidade de sucesso nas bilheterias e que, por outro lado, sua vitória tenderá a proporcionar um efeito adverso, ainda que em proporção menor.

    Inicialmente apostou-se em um sucesso nas bilheterias por meio da estreia do filme imediatamente após a possível vitória de José Aldo sobre Connor McGregor, o que não veio a ocorrer. Sabendo-se que existia o risco de José Aldo sofrer o revés, seria prudente que o lançamento tivesse ocorrido antevendo tal luta. Isso constitui um ponto negativo para os produtores/distribuidores do filme. Parece que estes não fizeram da oportunidade um grande momento, muito ao contrário do que ocorreu com José Aldo.

Notas

  1. Técnico de hóquei no gelo da equipe dos Estados Unidos da América que com jogadores amadores derrotou a equipe profissional da União Soviética, consecutivamente tetracampeã olímpica, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, no evento que veio a ser conhecido como “Milagre no gelo”.

  2. Luta contra Mario Bigola realizada no evento EcoFight 1 em 10 de agosto de 2004, em Macapá.

  3. Originalmente a luta contra Luciano Azevedo ocorreu em 26 de novembro de 2005, após a estada de José Aldo na Inglaterra, mas foi apresentada cronologicamente antecedendo esta no filme.

  4. Originalmente José Aldo realizou duas lutas sequencialmente na Inglaterra, contra Phil Harris no evento UK-1 em 17 de setembro de 2005 e contra Micky Young no evento FX3 em 15 de outubro de 2005, tendo vencido ambas. Entretanto, o filme faz alusão apenas à última luta.

  5. Organização norte americana de MMA focada em categorias mais leves de peso (galo, pena, leve e meio-médio), incorporada pelo UFC em 2010.

  6. No evento WEC 44 em 18 de novembro de 2009.

  7. Ocorrido em 30 de abril de 2011, foi o evento com o maior público da história do UFC até então, posteriormente tendo perdido apenas para o UFC 193 em 14 de novembro de 2015. Foi também a ocasião em que ocorreu a unificação do cinturão das categorias peso pena do WEC e UFC.

Bibliografía

  • Poyart, A., Machado, M. A. (Produtores) e Poyart, A. (Diretor) (2016). Mais forte que o mundo - A história de José Aldo [Filme-vídeo]. São Paulo: Black Maria e Paris Produções.

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 218 | Buenos Aires, Julio de 2016  
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados