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Religiosidade e qualidade de vida relacionada à saúde 

dos Adventistas numa comunidade do interior da Bahia

Religiosidad y calidad de vida relacionada con la salud en una comunidad de Adventistas del interior de Bahía

Religiosity and health-related quality of life of an Adventist community within Bahia, Brazil

 

*Enfermeira, doutora em Ciências EE-USP. Docente do programa de Mestrado

em Promoção da Saúde. Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP/SP

**Enfermeiras, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

***Enfermeira, pós-graduada em Obstetrícia (UNASP)

****Enfermeira, mestre em Saúde Ambiental

(Brasil)

Gina Andrade Abdala*

Mirelle Ferreira Ahnert**

Mirian Ozana Oliveira Souza Corrêa***

Olga Macedo de Oliveira****

Laís Kull**

Josineide Pereira dos Santos**

Alexsandra Gomes Resende de Souza da Silva**

ginabdala@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Analisar associação entre religiosidade e a qualidade de vida dos adventistas numa comunidade na Bahia. Corte transversal, recorte preliminar de um ensaio clínico comportamental. A amostra aleatória foi de 73 membros. Os instrumentos utilizados para inquérito foram o Índice de Religiosidade da Duke-Durel e o Short-Form Health Survey (SF-36). Houve autorização do Comitê de Ética em Pesquisa sob número CAAE: 0057.0.070.000-11 e o Ensaio Clínico foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC- UTN: U1111.1121.4995). Todas as dimensões da QV apresentaram escores acima de 50. O índice de religiosidade também foi satisfatório (acima de 50%) em todas as classificações principalmente para os homens. Foram encontradas associações significantes entre religiosidade e qualidade de vida relacionada à saúde dos adventistas, sendo que para o sexo masculino essa associação foi mais frequente, mostrando que a religião tem transmitido um significado maior na vida dos homens adventistas.

          Unitermos: Religião. Qualidade de vida relacionada à saúde. Adventistas do sétimo dia.

 

Abstract

          To examine the association between religiosity and health-related quality of life in a community of Adventists in Bahia. A cross sectional cut of a preliminary behavioral clinical trial. The random sample was 73 members. The instruments used for the survey were the Index of Religiosity Duke-Durel and the Short-Form Health Survey- SF-36. There was authorization from the Ethical Board under number: CAAE: 0057.0.070.000-11 and the Clinical Trial registered on the Brazilian Register for Clinical Trials: REBEC- UTN: U1111.1121.4995. All dimensions of QOL had scores above 50. The index of religiosity was also satisfactory in all classifications, mainly for men. Significant associations between religiosity and health-related quality of life of Adventists were found, whereas for males this association was more frequent showing that religion has imparted a greater significance in the lives of Adventist men.

          Keywords: Religion. Quality of life. Seventh-day Adventists.

 

Recepção: 07/12/2015 - Aceitação: 02/07/2016

 

1ª Revisão: 21/06/2016 - 2ª Revisão: 01/07/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 21 - Nº 218 - Julio de 2016. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    Qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) é definida como "o valor atribuído à vida, ponderado pelas deteriorações funcionais, as percepções e condições sociais que são induzidas pela doença, agravos, tratamentos, e a organização política e econômica do sistema assistencial" (Auquier et al, apud Minayo, Hartz, Buss, 2005). O construto QVRS incorpora as experiências das pessoas diante de questões mais diretamente ligadas ao processo saúde-doença e, nesse sentido, amplia a noção tradicional de saúde embasada, principalmente em indicadores de morbidade e mortalidade. Inclui aspectos da qualidade de vida geral, como o estado de saúde, a capacidade funcional e o apoio social, que afetam tanto a saúde física como a mental (CDC, 2000).

    Inúmeros estudos vêm mostrando correlação positiva entre religião/espiritualidade e qualidade de vida (Santos, Abdala, 2014; Abdala et al, 2015). A religiosidade é um aspecto que tem sido considerado como um fator protetor em vários desfechos da doença (Luchetti et al, 2011). A religião promove força para suportar os problemas, perdas e lutas. O contato com o divino é importante, pois traz segurança e dá conforto espiritual (Moraes e Witter, 2007).

    Religiosidade é entendida como o “grau em que o indivíduo acredita, segue e pratica uma religião”. Compreende as dimensões: religiosidade organizacional (RO), religiosidade não organizacional (RNO) e religiosidade intrínseca (RI). A RO está relacionada com a participação pública, em serviços religiosos nos templos ou igrejas. A RNO envolve a prática de atividades fora de uma instituição religiosa e a RI refere-se a aspectos psicológicos da religião, crenças, conhecimentos e atitudes relacionadas à experiência religiosa (Koenig, 2011).

    A religião pode afetar positivamente a saúde física e mental por meio da presença de uma rede de apoio social; redução de comportamentos não saudáveis; redução da pressão arterial e tensão muscular quando em prática da oração e meditação; maior adesão a tratamentos médicos e cuidados preventivos (Abdala et al, 2010)

    A religiosidade é uma característica marcante da população brasileira sendo que 95% da população tem uma religião, 83% consideram-na muito importante em suas vidas e 37% participam de um serviço religioso pelo menos uma vez por semana (Moreira-Almeida, 2010). Porém, é preciso respeitar cada cultura, pois cada sociedade tem uma certa influência da religião em seus hábitos, rituais e estilo de vida (Rodrigues et al, 2011).

    Com isso, esse artigo tem como objetivo analisar associação entre religiosidade e a qualidade de vida dos adventistas numa comunidade na Bahia.

Métodos

    Estudo descritivo/analítico, transversal que faz parte de um ensaio clínico comportamental iniciado em 2011. Foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa segundo as resoluções 466/12 (Brasil, 2014), cujo número CAAE é 0057.0.070.000-11 e foi também registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC- UTN: U1111.1121.4995). A amostra aleatória, proporcional de duas igrejas adventistas do interior da Bahia foi de 73 membros (41 do sexo feminino e 32 do sexo masculino). Os critérios de inclusão da amostra foram: ser membro ativo e batizado na igreja com 35 anos ou mais. Membro ativo significa ser registrado nos livros da igreja podendo ou não estar frequentando regularmente.

    Os instrumentos utilizados para inquérito foram o Índice de Religiosidade da Duke (Duke-Durel), validado no Brasil por Taunay et al. (2012). O Índice de Religiosidade de Duke foi desenvolvido por Koenig, Parkerson, Meador (1997). Possui cinco itens que captam três das dimensões de religiosidade que mais se relacionam com desfechos em saúde dos indivíduos: Religiosidade Organizacional, a Religiosidade não Organizacional e a Religiosidade Intrínseca. Os primeiros dois itens abordam a RO e a RNO. Foram extraídos de grandes estudos epidemiológicos realizados nos Estados Unidos e se mostram relacionados a indicadores de saúde física, mental e suporte social. Os outros itens referem-se à RI e foram extraídos de um questionário de religiosidade intrínseca de Allport e Ross (1967).

    O outro instrumento avalia a qualidade de vida do indivíduo. É chamado Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36), também validado no Brasil por Ciconelli et al (1999). É um instrumento de medida de qualidade de vida relacionada à saúde desenvolvido no final dos anos 80 nos EUA. O SF-36 foi traduzido, adaptado e validado para a cultura brasileira, sendo este utilizado para avaliar a qualidade de vida tanto da população geral quanto específico (Pimenta et al, 2008).

    É composto por 11 questões e 36 itens que englobam oito componentes (domínios ou dimensões): capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral da saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitação por aspectos emocionais, saúde mental e uma questão comparativa sobre a percepção atual da saúde há um ano. A pontuação varia entre 0-100, sendo 100 melhor qualidade de vida. A análise estatística dos dados foi feita por meio do SPSS versão 17.

Resultados e discussão

    A idade dos participantes apresentou uma média de 46 anos (dp=11,37) e a maioria era do sexo feminino (56,2%). Todas as dimensões da QV apresentaram escores acima de 50. São elas: capacidade funcional=83,6; limitação por aspectos físicos=65,3; dor=72,9; estado geral de saúde=83,1; vitalidade=85,5; aspectos sociais=85,7; limitação por aspectos emocionais=75,5 e saúde mental=90 (Figura 1).

Figura 1. Escores das dimensões da Qualidade de vida dos adventistas por sexo (escores acima de 50). Capoeiruçu, Cachoeira-BA, 2012

Fonte: Elaborado pelos autores

Legenda: Dimensões da qualidade de vida SF-36- capac funcio = capacidade funcional, lim asp físic = limitação por aspectos físicos, dor, 

estad geral saud= estado geral de saúde, vitalidade, aspec. socia = aspectos sociais, lim asp emoc = limitação por aspectos emocionais e saú mental = saúde mental

    Para melhor comparação com outras populações, existe um aplicativo chamado Norm Based Score (NBS calculator) no site oficial do SF-36 (2014) que é facilmente acessível e que padroniza os valores do SF-36 (0-100) para resultados padronizados (para U.S population) num escore médio de 50 e desvio padrão 10. Pôde se observar que os resultados dos componentes do questionário SF-36 nesta população de adventistas esteve acima dos escores da população Americana em todas as dimensões.

    Quanto à religiosidade, 89% frequentam a igreja (de uma a mais que uma vez por semana); 95,9% dedicam seu tempo a atividades religiosas individuais (diariamente ou mais que uma vez ao dia); 94,4% deles sentem a presença de Deus em suas vidas (totalmente verdade); 78,1% afirmam que suas crenças estão por trás de toda a sua maneira de viver (totalmente verdade); e 77,8% se esforçam para viver a religião em todos os aspectos da vida (totalmente verdade).

    Separando por sexo, os homens adventistas apresentaram melhor qualidade de vida do que as mulheres em todas as dimensões. Outros autores também corroboram com estes achados confirmando o melhor desempenho nos escores de qualidade de vida relacionada à saúde para os homens (Ware et al, 2007; Ribeiro, 2011).

    Assim como na qualidade de vida, os homens também apresentaram melhor índice de religiosidade em quatro das cinco questões. O item “sinto a presença de Deus em minha vida” foi maior para as mulheres (95% contra 93,5% nos homens). Esses achados foram surpreendentes porque no geral as mulheres estão mais envolvidas em seus cultos religiosos e estão mais propensas a lidar com as questões espirituais. A religiosidade parece ser uma característica feminina enquanto que os homens são mais passivos (Neuger, in Kimble, McFadden, 2003) (Figura 2).

Figura 2. Porcentagem do Índice de Religiosidade (Duke-Durel)

dos adventistas por sexo. Capoeiruçu, Cachoeira-BA, 2012

Fonte: Elaborado pelos autores

Legenda: índice de religiosidade - freq. Igreja = com que frequência você vai a uma igreja, templo ou outro encontro religioso? 

Freq. Ativid esp = com que frequência você dedica o seu tempo a atividades religiosas individuais, como preces, rezas, meditações, leitura da bíblia ou de outros textos religiosos? 

Sinto a presença= Em minha vida, eu sinto a presença de Deus (ou do Espírito Santo)? Crenças por trás= as minhas crenças

    Na associação das variáveis de religiosidade e qualidade de vida (separados por sexo) por meio do qui-quadrado (X2) para amostras independentes, com IC=95%, p<0,05; encontrou-se no sexo masculino diversas associações: capacidade funcional e frequência à igreja (X2=8,59); limitação por aspectos físicos e dedicação às atividades espirituais individuais (X2=7,37); associação entre dor e “sentir a presença de Deus na vida” ou “esforçar-se por viver a religião na vida” (X2=10,71 e X2=8,11); vitalidade e frequência à igreja ou dedicação às atividades espirituais individuais (X2=14,52 e X2=6,66); aspectos sociais e frequência à igreja (X2=6,92) e saúde mental com frequência à igreja e dedicação às atividades espirituais individuais (X2=14,52 e X2=6,66). Para o sexo feminino foram encontradas as seguintes associações: vitalidade e frequência à igreja (X2=6,21); saúde mental com “dedicação às atividades espirituais individuais” (X2=12,11); saúde mental com as “crenças religiosas estando por trás de toda a maneira de viver delas” (X2=7,54) (Tabela 1).

Tabela 1. Distribuição do X2 de amostras independentes da associação entre religiosidade e as dimensões da Qualidade de vida dos Adventistas do sétimo dia (IC= 95%, p≤0,05)

Fonte: Elaborado pelos autores

    As associações mais fortes da religiosidade com a QVRS foram com a vitalidade e os aspectos sociais nos homens e com a saúde mental nas mulheres. Outros autores também têm pesquisado esta relação entre as dimensões da religiosidade e o componente mental da QVRS, mostrando uma correlação positiva entre eles (Pinheiro et al, 2012).

Conclusão

    Foram encontradas associações significantes entre religiosidade e qualidade de vida dos adventistas, sendo que para o sexo masculino essa associação foi mais frequente. Pode-se inferir que a religião tem transmitido um significado maior na vida dos homens adventistas, melhorando sua qualidade de vida em relação às mulheres. Observou-se também nesta amostra que a frequência à igreja e a prática das atividades espirituais particulares esteve relacionada positivamente à vitalidade e à saúde mental dos homens. Já nas mulheres, a frequência à igreja esteve relacionada com a vitalidade. A prática de atividades religiosas esteve relacionada com a saúde mental. O estudo apresenta limitações devido ao tamanho amostral e sugere mais investigações quanto à qualidade de vida diferenciada pelo gênero dentro do grupo adventista pesquisado. Mesmo assim, os escores finais (65,3 a 90) das dimensões de qualidade de vida deste grupo amostral se apresentou maior que a média de todas as dimensões da população em geral (55,8 a 75,3) em outros estudos. Pôde-se perceber que a religiosidade foi um meio eficaz, de caráter completo na manutenção da qualidade de vida dos adventistas.

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