efdeportes.com

Indicadores de saúde na escola e na 

Educação Física: validação do instrumento

Indicadores de salud en la escuela y en la Educación Física: validación del instrumento

Health indicators in school and Physical Education: instrument validation

 

*Pós doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP, Rio Claro

Doutor em Saúde Coletiva. Professor de Educação Física

Docente da Universidade Estadual do Ceará - UECE

**Mestre em Informática Aplicada. Pedagoga

Docente da Faculdade Cearense – FAC

Heraldo Simões Ferreira*

Luiza Lúlia Feitosa Simões**

heraldosimoes@bol.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Este artigo apresenta o processo de validação de um instrumento de avaliação intitulado “Indicadores de Saúde na Escola e nas aulas de Educação Física” fruto da tese de doutorado de autoria de um dos autores deste estudo, intitulada “Educação Física e Saúde em Escolas Públicas Municipais de Fortaleza: Uma Proposta de Ensino” (Ferreira, 2012), apresentada na Universidade Estadual do Ceará-UECE. O instrumento é dividido em duas partes, ambos verificam informações. A primeira verifica as políticas, a educação e os serviços de saúde da escola. A segunda analisa como a saúde é tratada nas aulas de Educação Física. Recorreu-se a um estudo propositivo, analítico-crítico, quali-quantitativo. O cenário foi a cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Os participantes do estudo foram denominados experts. Esse grupo foi constituído por dez profissionais de Educação Física, mestres e doutores no campo da saúde, vinculados às Instituições de Ensino Superior-IES e com produção acadêmica voltada para o debate sobre a saúde na escola. Verificou-se um índice de concordância de aproximadamente 90% entre os avaliadores, assim, conclui-se que o instrumento avaliado foi validado com sucesso pelos experts participantes da pesquisa e se torna resolutivo ao que se propõe.

          Unitermos: Indicadores. Saúde. Escola. Educação Física.

 

Abstract

          This paper presents the validation of an evaluation instrument entitled "Health Indicators in school and in Physical Education” fruit of the doctoral thesis written by one of the authors of this study, entitled “Health and Physical Education in Public Schools Municipal Fortaleza: A Proposal for Teaching” (Ferreira, 2012), presented at the State University of Ceará-UECE. The instrument is divided into two parts, both of check information. The first checks the policies, education and school health services. The second looks at how health is treated in physical education classes. We resorted to a propositional study, analytical and critical, qualitative and quantitative. The setting was the city of Fortaleza, capital of Ceará. Study participants were called experts. This group consisted of ten professional of Physical Education, teachers and doctors in the health field, linked to the Superior IES education institutions and academic research focused on the health care debate in school. There was a concordance index of approximately 90% between the evaluators thus concludes that the rated instrument was validated successfully by the participating experts from research and becomes resolute to what is proposed.

          Keywords: Indicators. Health. School. Physical Education.

 

Recepção: 16/11/2015 - Aceitação: 04/03/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 215, Abril de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    As conclusões finais da tese de doutorado de autoria de um dos autores deste presente artigo, intitulada ‘Educação Física e Saúde em Escolas Públicas Municipais de Fortaleza: Uma Proposta de Ensino’ (Ferreira, 2012), apresentada em dezembro de 2011 na Universidade Estadual do Ceará-UECE, apontam que a disciplina de Educação Física, no que se refere ao tema Saúde, apresenta, muitas vezes, programa não resolutivo, por falta de capacitação docente e de propostas curriculares voltadas para a inserção do referido conteúdo em ambientes escolares e que o conhecimento dos professores sobre a relação entre Educação Física e Saúde ainda é reducionista e conservador.

    Um dos produtos da tese citada foi a construção de um instrumento de avaliação intitulado ‘Indicadores de Saúde na Escola e nas aulas de Educação Física’ (Ferreira, 2012), elaborado segundo o modelo de Santos (2001), todavia o mesmo ainda não foi validado.

    Na realização de estudos acerca da qualidade da assistência em saúde escolar, considera-se relevante a utilização de indicadores que se tornem parâmetros recomendados com a finalidade de avaliação. Os indicadores irão promover o acompanhamento das tendências de saúde (Almeida Filho e Rouquayrol, 1999).

    Os indicadores são considerados, ainda, como medidas avaliativas para descrever situações existentes passíveis de mudanças. A maioria dos indicadores são instrumentos quantitativos, mas há aqueles qualitativos (Waughn e Morow, 1992).

    O indicador possui representatividade quando apresentam, com fidedignidade e praticidade, os aspectos de saúde de uma coletividade (Pereira, 1995).

    Os requisitos para a formulação de um indicador são: haver dados disponíveis; ser de construção fácil e simples; possuir bom entendimento; ser plausível de reprodução; refletir fatores que impactam na saúde dos indivíduos; e permitir comparações (Santos, 2001).

    Para que se tenham maiores informações e se realizem acompanhamentos sobre a saúde na escola e na aula de Educação Física, tornam-se necessários parâmetros que possam ser utilizados e facilitem a avaliação destes serviços. Assim, acredita-se que os indicadores propostos podem ser resolutivos quanto à necessidade exposta.

    O instrumento ‘Indicadores de Saúde na Escola e nas aulas de Educação Física’ (Ferreira, 2012) é dividido em duas partes, ambos verificam informações. A primeira verifica as políticas, a educação e os serviços de saúde da escola. A segunda analisa como a saúde é tratada nas aulas de Educação Física. Tais informações são denominadas, no instrumento, índices.

    Neste instrumento, atribuem-se valores para cada resposta, cinco ou zero, esses somados, refletem a pontuação de cada índice, que, mais uma vez somados, levam a uma pontuação total e à classificação da escola e da aula de Educação Física, no que se refere ao indicador de saúde.

    De acordo com Vuori (1982), os índices que atingiram ou superaram valores de 80%, tendo como base a soma, devem ser considerados. O autor sugere uma classificação boa quando 80% dos critérios estabelecidos forem satisfeitos. Para classificar a escola e a aula de Educação Física, é estabelecido um ponto de corte – bom – na escala ordinal. Com base neste ponto, considera-se a assistência de boa qualidade, ou seja, representada pela freqüência de 80% no preenchimento dos critérios.

    Desta feita, o objetivo deste estudo; que também é um produto do estágio pós doutoral em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, realizado na Universidade Estadual Paulista – UNESP de Rio Claro, São Paulo, sob a supervisão da Professora Dra. Suraya Darido; é validar o instrumento supracitado ao que se propõe: avaliar as políticas, a educação e os serviços de saúde da escola e analisar como a saúde é tratada nas aulas de Educação Física.

2.     Metodologia

    Recorreu-se a um estudo propositivo, analítico-crítico, quali-quantitativo. O cenário foi a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, onde os participantes do estudo residem.

    Os participantes do estudo foram denominados experts. Esse grupo foi constituído por profissionais de Educação Física, com experiência de no mínimo cinco anos na Educação Básica, com titulação de mestre ou doutor no campo da saúde, vinculados à Instituições de Ensino Superior-IES, participantes de grupos de estudo e pesquisa, e, por fim, com produção acadêmica voltada para o debate sobre a saúde e suas interfaces com a escola.

    A seleção dos participantes foi realizada por meio de contato com a secretaria dos cursos de pós graduação nas áreas citadas, das IES da cidade de Fortaleza. Foi realizada uma busca no cadastro dos discentes e então dezoito profissionais se enquadraram nos critérios de inclusão. Para efetivar a possibilidade de inserção como experts no estudo, analisou-se o currículo Lattes dos envolvidos.

    O instrumento de avaliação do indicador foi entregue aos profissionais para que pudessem realizar a avaliação. Somente dez experts realizaram a tarefa. Assim, a quantidade de experts do estudo foi determinada em dez participantes.

    O instrumento ‘Indicador de Saúde na Escola e na Aula de Educação Física’ (Ferreira, 2012) foi apresentado a experts para que os mesmos pudessem dar suas opiniões.

    A validação de conteúdo de um indicador se dá mediante o consenso grupal, assim, houve a necessidade de que se estabelecesse um índice de validação de consenso-IVC. Silva (2005) utiliza o IVC de 75% para concordância entre os experts, o que foi escolhido para esta pesquisa.

    Para a obtenção dos dados, ou seja, o julgamento do indicador pelos experts foi utilizado um questionário adaptado de Silva (2005). O instrumento foi divido em três momentos, cada um com objetivos distintos e itens de avaliação próprios, descritos no quadro a seguir.

Quadro 01. Instrumento de avaliação do indicador

Momento

Objetivo

Itens avaliados

I. Avaliação Conteúdo do Indicador

Averiguar a suficiência do conteúdo e sua aplicabilidade teórica e prática através de respostas positivas ou negativas e possíveis sugestões

a. descrição: verificar se o indicador explicita com clareza e objetividade o que mensura;

b. tipo de indicador: se está adequado ao que se pretende avaliar;

c. critérios de avaliação: se são claros, objetivos e se permitem a interpretação entre avaliadores diferentes.

II. Avaliação Atributos do Indicador

Avaliar as características qualitativas do conjunto do instrumento, por meio da Escala de Likert:

1 não atende totalmente

2 não atende parcialmente 3 atende parcialmente

4 atende totalmente

e possíveis sugestões.

a. validade ou efetividade: grau em que o indicador atinge seu propósito, ou seja, é capaz de medir aquilo que se propõe;

b. comunicável: o quanto o indicador é de fácil entendimento e se pode ser facilmente explicável;

c. exequível: ou seja, se é aplicável;

d. objetivo: isto é, se permite mensurar de maneira clara, sem julgamento subjetivo.

III. Avaliação Componentes do Indicador

Verificar as características da escrita do indicador através de respostas positivas ou negativas e possíveis sugestões.

a. simplicidade: promove uma única interpretação;

b. objetividade: promove resposta pontual;

c. clareza: utiliza frases curtas e expressões simples.

Fonte: autoria própria

    O tratamento dos dados foi realizado por meio da estatística descritiva e apresentado por meio de gráficos e tabelas. Os resultados foram comparados entre si e confrontados com a literatura específica da área.

    Um dos procedimentos iniciais da investigação foi o pedido da autorização dos envolvidos por meio do TCLE. O estudo atende à Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde-CNS (2012).

3.     Resultados e discussões

3.1.     Caracterização dos experts

Tabela 1. Caracterização dos experts

    Como se observa o número de mestres é maior que o de doutores. Atualmente a busca por formação continuada infelizmente ainda fica a mercê de iniciativas individuais e por apoio institucional de forma esparsa, não havendo referência a um projeto nacional ou de categoria docente (Pimenta e Anastasiou, 2014).

    Segundo Duca e Gascia et al (2011), há um considerável aumento do número de pesquisadores em Educação Física na grande área da saúde, reflexo inicial das políticas de incentivo à formação de mestres e doutores em Educação Física. A valorização da área acadêmica, enquanto campo de intervenção do futuro profissional tem provocado um aumento considerável na procura por uma formação acadêmica, produzindo entre os profissionais da área um grande número de mestres e doutores.

3.2.     Julgamento do indicador

3.2.1.     Momento I - Avaliação do Conteúdo do Indicador

Tabela 2. Avaliação do Conteúdo do Indicador

    Observou-se na Tabela 2, que os três itens analisados pelos experts, sobre o conteúdo do indicador, obtiveram consenso favorável, maior ou igual a 75%: descrição – 80%, tipo de indicador – 100%, critério de avaliação – 90%

    Ao somar todos os 30 itens relacionados a avaliação do conteúdo do indicador, chega-se a um índice e de concordância de 90%.

    A seguir são apresentados os comentários e sugestões dos professores, quanto ao conteúdo do indicador.

Tabela 3. Sugestões dos experts – Momento I

    Ao analisar a tabela 02 e 03, percebe-se que todos os itens foram validados, todavia, alguns participantes emitiram sugestões. Aquelas referentes à descrição foram incorporadas ao instrumento final. Já a sugestão voltada ao critério de avaliação não foi absorvida pelo instrumento, já que a observação solicitada não é objetivo do questionário a ser validado.

3.2.2.     Momento II - Avaliação dos Atributos do Indicador

    Para a avaliação, os experts utilizaram a escala de Likert, considerando a IVC de 75%, refere-se a somatória dos itens de resposta 3 e 4.

Tabela 4. Avaliação dos Atributos do Indicador

    A Tabela 4 mostrou que todos as quatro quesitos obtiveram IVC superior a 75% na somatória das opções 3 e 4. Portanto todos foram aprovados pelos experts.

    A seguir são apresentados os comentários e sugestões dos professores, quanto aos atributos do indicador.

Tabela 5. Sugestões dos experts – Momento II

    Surgiram duas sugestões na avaliação dos atributos do indicador, uma voltada à validade foi incorporada ao instrumento final. O expert solicita que o instrumento, em suas partes I e II, seja respondido pelos responsáveis de cada área. A Parte I, mais voltada para a Política de Saúde na Escola, Educação para Saúde e Serviços de Saúde no Ambiente Escolar, só deve ser respondida pelos gestores, pois são aqueles que, supostamente, devem estar mais cientes das propostas voltadas à saúde na escola. Já a Parte II, deve ser exclusiva ao professor de Educação Física.

    A segunda sugestão tratava da exequibilidade do instrumento. O expert sugere que a linguagem deve ser mais rebuscada, científica. Por ser uma observação única entre os dez experts, e por se tratar de alterações que poderiam oferecer dificuldades de compreensão para os respondentes, a sugestão não foi aceita.

3.2.3.     Momento III – Avaliação dos Componentes do Indicador

Tabela 6. Avaliação dos Componentes do Indicador

    Observou-se na Tabela 6, que os três itens analisados pelos experts, sobre os componentes do indicador, obtiveram consenso favorável, maior ou igual a 75%: simplicidade – 90%, objetividade – 90%, clareza – 90%

    Ao somar todos os 30 itens relacionados a avaliação do conteúdo do indicador, chega-se a um índice e de concordância de 90%.

    A seguir são apresentados os comentários e sugestões dos professores, quanto aos componentes do indicador.

Tabela 7. Sugestões dos experts – Momento III

    Ao analisar as Tabelas 6 e 7, percebe-se que todos os itens foram validados, todavia, um participante emitiu sugestão para deixar o texto mais claro, diminuindo os enunciados de perguntas e opções de respostas, e esta alteração foi realizada no instrumento final.

4.     Considerações finais

    Verificou-se, ao somar todos os itens relacionados à avaliação do indicador, um índice de concordância de aproximadamente 90% entre os avaliadores, assim, conclui-se que o instrumento avaliado ‘Indicadores de Saúde na Escola e nas aulas de Educação Física’ (Ferreira, 2012) foi validado com sucesso pelos experts participantes da pesquisa e se torna resolutivo ao que se propõe.

Instrumento Validado

    Indicador de Saúde na Escola e na Aula de Educação Física (Ferreira, 2012) – Índice total: 520 Pontos – 100%

Parte I. Saúde na Escola (Índice: 235 Pontos - 100%)

1.     Políticas de Saúde no Ambiente Escolar (Índice: 125 pontos - 100%)

a.     Políticas de Saúde (20 pontos – 100%)

  • Há na escola uma equipe de saúde?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Há estímulo para a prática da atividade física na escola, retirando-se a aula de Educação Física?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • O tempo de recreio que inclui lanche e atividade física livre é de:

    • 30 minutos ( ) 5 pontos Inferior a 30 minutos ( ) Zero ponto

  • Há uma equipe de professores exclusivamente para planejar as ações no recreio?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     Motivação que as escolas oferecem para a prática da atividade física ou da Educação Física (45 pontos – 100%)

  • Possui quadra coberta?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Os equipamentos e materiais são adequados para a idade escolar?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • As turmas contêm um número não superior a 40 alunos?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • As atividades físicas extracurriculares são oferecidas para todos os alunos interessados, não discriminando fatores econômicos, sem superlotação e com segurança?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Há oferta de escolinhas de esporte?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • É permitido o uso da quadra, pátios e playgrounds em horários distintos da grade curricular?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Os espaços da escola são liberados aos finais de semana para jogos e atividades recreativas?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • A escola oferece professores e monitores capacitados para acompanhar as atividades físicas?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • A escola realiza medidas punitivas utilizando a não permissão da prática da atividade física ou da Educação Física como castigo?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     Educação nutricional (60 pontos – 100%)

  • São realizadas aulas de educação nutricional?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • A escola oferece alimentação gratuita a todos os alunos, professores e funcionários?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • A alimentação é planejada por um nutricionista?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • O refeitório é agradável, bem higienizado e seguro?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Os profissionais atuam na alimentação oferecida pela escola são capacitados, e compreendem sobre emergências alimentares?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • A escola veda a venda e a distribuição de alimentos de valor nutricional mínimo?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • A escola realiza medidas punitivas a negação ao acesso de alimentos, em razão de comportamento impróprio?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Os professores asseguram tempo para que os alunos realizem a higienização das mãos antes e após as refeições, estimulando este hábito?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Todos os funcionários e professores da escola conhecem a política de saúde proposta pela escola?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Favorecem o acesso dos alunos ao ambiente escolar para a prática da atividade física?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Estimulam os alunos a participar das aulas de Educação Física?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

  • Orientam sobre a alimentação saudável no interior da escola?

    • Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.     Educação para a Saúde (Índice: 30 pontos – 100%)

a.     O currículo é obediente às diretrizes da Educação para a Saúde, como citado nos Parâmetros Curriculares nacionais (1998)?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     O currículo aborda temas de atividade física e saúde?

    Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     O currículo aborda temas de alimentação saudável?

    Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

d.     O currículo aborda temas, tais como: abuso de drogas, álcool e tabaco; doenças sexualmente transmissíveis; violência e saúde; doenças coronarianas, diabetes, educação e saúde; higiene corporal; moradia, saneamento e saúde; trabalho, lazer e ócio; saúde bucal; e aspectos socioculturais relacionados à saúde.

    Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

e.     As aulas de Educação para a Saúde possuem estratégias motivantes? Levam em consideração o meio sociocultural dos alunos? Favorecem a adoção de comportamentos saudáveis?

    Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

f.     Os professores de Educação para Saúde são capacitados para tratar o assunto de forma didática e acessível aos alunos?

    Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

3.     Serviços de Saúde no Ambiente Escolar (Índice: 80 pontos – 100%)

a.     A escola oferece serviços de saúde, promove a Educação Física e a prática da atividade física, desenvolve a política da boa alimentação para a comunidade escolar e propaga a Educação para a Saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     Realiza a elaboração de cartilhas e materiais educacionais sobre saúde; apresentação de palestras e seminários; e aconselhamentos individuais e em grupo?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     Colabora para a Promoção da Saúde dos funcionários, professores e estudantes da escola por meio do: desenvolvimento de políticas de saúde; desenvolvimento do currículo para a educação para a saúde; planejamento de aulas, eventos e projetos; treinamento e capacitação dos envolvidos no que se refere aos benefícios da prática da atividade física e boa alimentação; e encorajamento às boas práticas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

d.     Identifica alunos com problemas relacionados à atividade física ou imagem corporal, como: anemia, bulimia, anorexia, vigorexia, diabetes, obesidade, asma, uso de asteróides, anabolizantes ou medicamentos?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

e.     Os alunos com problemas relacionados à atividade física ou imagem corporal são encaminhados para setores específicos?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

f.     Há coleta dados sobre a situação da saúde dos alunos da escola uma vez ao ano?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

g.     A escola realiza acompanhamento psicológico aos alunos, desenvolve materiais educacionais, promove discussões e debates sobre a saúde em salas de aula; realiza encontros e palestras; desenvolve política, currículo, aulas e planos de unidade; realiza treinamento de funcionários, professores e alunos sobre o tema saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

h.     Promove a saúde de funcionários e professores por via de avaliações anuais de aptidão física relacionada à saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

i.     Realiza anualmente com os professores e funcionários um levantamento sobre como os aspectos sociais, econômicos, familiares e relacionados ao trabalho estão influenciando em sua saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

j.     Oferece programas de atividades físicas para seus professores e funcionários, tais como escolinhas de dança, futsal, voleibol, ginástica e lutas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

k.     Estimula e facilita a participação em atividades físicas para seus professores e funcionários?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

l.     Promove a Educação para a Saúde de seus professores e funcionários mediante campanhas educativas por meio de cartazes, murais, jornais, palestras e encontros?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

m.     Assegura plano de saúde para seus trabalhadores?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

n.     Oferece à comunidade e a família dos alunos Educação para Saúde através de palestras, seminários, feiras, encontros, visitas domiciliares, reuniões de pais e mestres, caminhadas, passeios ciclísticos e prática de modalidades esportivas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

o.     Realiza avaliação sobre a participação e o envolvimento dos alunos com os programas de saúde da escola, anualmente, com a família e a comunidade?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

p.     Os pais ou responsáveis pelos alunos participam ativamente da política de saúde da escola, sugerindo, atuando voluntariamente, criticando e auxiliando nas atividades propostas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

Parte II. Tema Saúde nos Conteúdos da Educação Física (Índice: 285 pontos – 100%)

1.     A aula de Educação Física (Índice: 105 pontos – 100%)

a.     Possui freqüência mínima de duas sessões semanais?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     Possui um tempo mínimo de 50 minutos de aula propriamente dita?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     É expandida a todos os alunos, sem exceção, inclusive aqueles que estão liberados da prática, por atestado médico ou por outro motivo, que neste caso devem realizar aulas teóricas sobre saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

d.     Possui relevância social no que se refere à aplicação dos conteúdos, aulas e programas de atividades extracurriculares, indo ao encontro das necessidades do alunado?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

e.     É diversificada e prazerosa, incluindo situações competitivas e não competitivas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

f.     Possui número de alunos/professor de forma similar a outras matérias, para que não haja superlotação e todos tenham oportunidade de orientação adequada?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

g.     É considerada pelos estudantes como uma experiência agradável?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

h.     Promove e estimular o hábito da atividade física ao longo da vida?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

i.     É focado no desenvolvimento dos aspectos integrais do desenvolvimento humano, compostos por fatores psicomotores, cognitivos e afetivos?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

j.     Busca desenvolver as habilidades motoras como andar, correr, saltar, pular, arremessar, lançar, chutar e subir; e as capacidades motoras: velocidade, agilidade, resistência, flexibilidade e força?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

k.     Utiliza de toda a gama da cultura corporal do movimento, traduzida em jogos, dança, ginástica, lutas, esportes e atividades aquáticas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

l.     Discute a aptidão física relacionada com a saúde e favorece a aprendizagem e a prática dos comportamentos e hábitos físicos para saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

m.     Debate outros fatores necessários para a aquisição da saúde, entre os quais moradia, saneamento, trabalho, lazer, ócio, educação e segurança, dentre outros?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

n.     O programa segue os padrões de segurança para a prática da Educação Física, entre eles: supervisão adequada pelo professor; utilização de roupas, sapatos e equipamentos adequados; reparo regular dos equipamentos e instalações; evitar exposição ao sol, fumaça e temperaturas extremas; controle de infecção por contato com sangue e outros fluidos corporais?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

o.     Realiza testes físicos e de aptidão física sem finalidades de comparação?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

p.     Realiza ações de debates em classe, trabalhos, pesquisas e estudos sobre o tema?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

q.     Realiza palestras sobre saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

r.     As aulas ocupam espaços internos da escola, como ginásio, pátio, laboratórios de Informática, Biologia, Química e Física, biblioteca; e espaços externos diversos, como praças, parques, praias, rios, montanhas e as próprias ruas do entorno da instituição?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

s.     O professor de Educação Física é graduado em licenciatura?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

t.     O professor de Educação Física evita práticas que resultem em momento de pouca ou nenhuma atividade motora dos alunos durante as aulas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

u.     O professor de Educação Física participa de cursos de capacitação e educação continuada, ao menos uma vez por ano?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.     Aplicação do Tema Saúde nos Conteúdos da Educação Física (Índice: 180 pontos – 100%)

a.     O professor de Educação Física adota hábitos de autocuidado?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     Valoriza atitudes relacionadas à higiene e segurança?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     Respeita regras de convívio social?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.1.     Jogos e Brincadeiras

a.     O tema saúde é utilizado nas aulas práticas de jogos e brincadeiras?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     Há utilização de materiais de sucata, como garrafas pet e papelão, na elaboração de jogos e brincadeiras, com o objetivo de estimular a consciência e a saúde ambiental?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     São solicitadas pesquisas sobre jogos populares praticados pelos seus pais para verificar como eram ativos e como estão realizando atividades físicas na atualidade?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

d.     são realizados debates sobre as reações que o corpo sofre durante as atividades físicas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

e.     São realizadas aulas em laboratórios de Informática para a prática de jogos computacionais no sentido de transmitir aos discentes noções de postura ao sentar para trabalhar no computador?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

f.     São realizadas pesquisas sobre gasto calórico durante a prática de jogos e brincadeiras?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.2.     Esportes

a.     O tema saúde é utilizado nas aulas práticas de esportes?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     São relacionadas às capacidades físicas e as habilidades motoras com a saúde dos alunos?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     São realizados debates sobre dopping ou uso de drogas e álcool entre atletas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

d.     São transmitidas noções de primeiros socorros nas aulas de esportes?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

e.     É explicado aos alunos o funcionamento fisiológico do corpo?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

f.     São promovidas análises sociológicas e filosóficas do esporte?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.3.     Lutas

a.     O tema saúde é utilizado nas aulas práticas das lutas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     O professor reforça os benefícios físicos da prática da luta?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     São produzidas discussões sobre as distinções entre luta e briga?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.4.     Ginástica

a.     O tema saúde é utilizado nas aulas práticas de ginástica?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     A prática da caminhada ou da corrida é desenvolvida durante as aulas de Educação Física?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     O aluno é solicitado a verificar sua freqüência cardíaca?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

d.     É realizado o alongamento antes e depois da atividade?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

e.     O professor explica a diferença entre resistência aeróbia e anaeróbia?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

f.     O professor favorece o entendimento do impacto da ginástica na saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

g.     É promovido o debate acerca da busca desmedida pela beleza corporal como a anorexia, bulimia, vigorexia, usos de esteróides anabolizantes e treinamento excessivo?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

h.     São discutidos os cuidados para a prática da musculação?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.5.     Atividades Rítmicas e Expressivas

a.     O tema saúde é utilizado nas aulas práticas de Atividades Rítmicas e Expressivas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     É promovido o conhecimento acerca das manifestações de dança e música das diversas culturas, relacionando-as à consecução e manutenção da saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     É discutido os benefícios das atividades rítmicas para as capacidades físicas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

2.6.     O conhecimento sobre o corpo

a.     O tema saúde é utilizado nas aulas práticas de Atividades Rítmicas e Expressivas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

b.     É favorecido o conhecimento do funcionamento do organismo humano, as noções de esforço, intensidade e freqüência dos exercícios físicos?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

c.     O professor de Educação Física reflete sobre as informações da cultura corporal, de modo a manter uma postura autônoma na manutenção ou aquisição da saúde?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

d.     Estimula o aluno a adotar uma postura ativa de praticante de atividades físicas?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

e.     Nas aulas, o corpo é compreendido somente como um organismo complexo, composto de aspectos biológicos, sociais, culturais e filosóficos?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

f.     Os conhecimentos de Anatomia são aplicados durante as práticas, quando o professor solicita aos alunos a realização da anatomia palmatória, quando os alunos de maneira cinestésica percebem seus músculos atuando?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

g.     O professor favorece a aplicação dos conhecimentos fisiológicos, ao demonstrar para os alunos as alterações pelos quais os sistemas do corpo sofrem durante a atividade física?

Sim ( ) 5 pontos Não ( ) Nenhum ponto

Bibliografia

  • Almeida Filho, N. e Rouquayrol, M.Z. (1999). Epidemiologia e Saúde. Rio de Janeiro: MEDSI.

  • Duca, G. F. D., Garcia, L. M. T., Silva, K. S. e Nascimento, J. V. (2008). Grupos de pesquisa em educação física com pós-graduação “strictu sensu” no Brasil: Análise temporal de 2000 a 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php. Acessado em 16 de Agosto de 2015.

  • Ferreira, H.S. (2012). Educação Física e Saúde em Escolas Públicas Municipais de Fortaleza: Uma Proposta de Ensino. Fortaleza: EdUece.

  • Pereira, G.M. (1995). Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

  • Pimenta, S. G. e Anastasiou, L. G. C. (2014). Docência no ensino superior. 5. Ed. São Paulo: Cortez.

  • Santos, L.E.S. (2001). Qualidade da saúde da criança em creche. Tese de doutorado. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo: UNIFESP.

  • Silva, C.P.R. (2005). Indicadores para avaliação de programas de infecção hospitalar: construção e validação. Dissertação de mestrado. São Paulo. Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.

  • Vuori, H. (1982). Quality assurance of health services. Europe: Public Health in Europe.

  • Waughn, J.P. e Morrow, R.H. (1992). Epidemiologia para os municípios. São Paulo: Hucitec.

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 215 | Buenos Aires, Abril de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados