efdeportes.com

O desenvolvimento integral da criança através de

atividades lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental

El desarrollo integral del niño por medio de las actividades lúdicas en los años iniciales de la escuela primaria

 

*Mestre em Educação Física, Professor da Faculdade

União das Américas –Foz do Iguaçu – Paraná – UNIAMÉRICA/PR

**Licenciada/o em Educação Física. Faculdade

UNIAMERICA – União das Américas. Foz do Iguaçu/PR

(Brasil)

Fernando Guilherme Priess*

fernando@uniamerica.br

Karla Rafaela Cocato**

karla_sti@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratório, que teve como principal objetivo analisar alguns aspectos relacionados ao lúdico e suas funções pedagógicas em escolas da rede pública e privada de Foz do Iguaçu e região. Para coleta de dados, utilizou-se uma entrevista proposta para os professores, que abordou assuntos como o processo de desenvolvimento integral da criança, a atividade lúdica, e metodologias de ensino e aprendizagem. Participaram do estudo, 10 professores, sendo 6 do gênero masculino e 4 feminino, que responderam através de entrevista, 07 perguntas, sendo que todas foram respondidas integralmente de acordo com as normas do protocolo. Com a pesquisa foi possível observar que o lúdico é visto pelos professores como ferramenta de auxilio para a aprendizagem e todos se utilizam desse meio. No entanto, acredita-se que o mesmo é muitas vezes menosprezado e discriminado, ou seja, muitas pessoas não compreendem sua importância, isso mostra a necessidade de conscientização desta população quanto à importância dos benefícios da atividade lúdica no contexto escolar, pois favorece também para o desenvolvimento integral da criança no ensino fundamental.

          Unitermos: Educação Física. Atividades lúdicas. Ensino Fundamental.

 

Resumen

          Se presenta una investigación de campo, de tipo exploratorio, cuyo objetivo es analizar algunos aspectos relacionados con lo lúdico y sus funciones pedagógicas en las escuelas públicas y privadas de Foz do Iguazú y alrededores. Para la recolección de datos, se utilizó una entrevista propuesta para los profesores, que abordaron temas como el proceso de desarrollo integral del niño, la actividad de juego, y los métodos de enseñanza y aprendizaje. Participaron en el estudio 10 profesores, entre ellos 6 varones y 4 mujeres, que respondieron las entrevistas, siete preguntas, las cuales fueron contestadas en su totalidad de acuerdo con las reglas del protocolo. A través de la investigación se observó que las actividades lúdicas son vistas por los profesores como una herramienta que ayuda al aprendizaje y todos hacen uso de la misma. Sin embargo, se cree que hay muchas personas no se dan la importancia a lo tema. Esto demuestra la necesidad de que el conocimiento de esta población sobre la importancia de los beneficios de las actividades lúdicas en el contexto escolar y también favorece a el desarrollo integral de los niños en la escuela primaria.

          Palabras clave: Educación Física. Actividades lúdicas. Educación Primaria.

 

Recepção: 04/11/2015 - Aceitação: 16/02/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 215, Abril de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A infância é uma das fases mais importantes da vida, essa etapa deve ser priorizada pelos educadores e pais, o desenvolvimento integral da criança. Pode ser considerada como umas das mais belas etapas da vida, nesse período ocorrem várias transformações e descobertas, as crianças começam a entender o mundo e se perceber nele. Nesse contexto, as atividades lúdicas ajudam a promover o desenvolvimento integral da criança, proporcionando que a mesma aprenda brincando, descubra um mundo diferenciado e conseqüentemente agregue conhecimentos adquiridos durante as práticas. Dessa forma, as atividades lúdicas tornam-se um importante recurso para facilitar e incentivar a aprendizagem, transformando esse processo prazeroso e significativo.

    Na busca de compreender a função do lúdico como recurso pedagógico, percebe-se que as atividades lúdicas exercem um papel importante na aprendizagem das crianças, e por isso se faz necessário que as escolas estejam dispostas a inseri-las no processo metodológico e didático, buscando o educar, de forma atraente e significativa para as crianças. O papel do lúdico, não é apenas um passatempo, mas sim uma ferramenta de grande valia na aprendizagem em geral.

    O processo de ensino e aprendizagem no decorrer dos tempos vem passando por diversos períodos de discussão, debates e análises das metodologias e estratégias didáticas de ensino. As grandes transformações e mudanças tecnológicas fizeram com que a instituição escola, tivesse que repensar sua estrutura, seus métodos de ensino e estratégias pedagógicas para o desenvolvimento e aplicação dos conteúdos.

    Diante desses fatos, a questão problema que norteou o presente estudo partiu da seguinte indagação: A aplicação e desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas podem auxiliar de forma significativa o desenvolvimento integral das crianças?

    Além da questão principal, outros aspectos foram pesquisados, tais como: de que forma as atividades lúdicas e recreativas são aplicadas no contexto escolar? Quais são as estratégias e métodos utilizados para aplicação das mesmas? Quais os principais benefícios e de que forma os resultados são verificados?

    O interesse pelo estudo surgiu com a necessidade de relatar as mudanças no comportamento social e no desenvolvimento integral da criança que participam de atividades lúdicas no ensino fundamental. Acredita-se que estudos como esse podem contribuir para que possamos ter uma visão mais aprofundada sobre as diferentes possibilidades e métodos de ensino, podendo assim conhecer estratégias mais significativas e adequadas para aplicação durante as aulas, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativa e relevante.

    O presente estudo teve como objetivo principal verificar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento da criança buscando identificar as estratégias mais utilizadas, objetivos e finalidades. Outro aspecto que foi pesquisado foi relacionado aos resultados observados pelos professores regentes de Educação Física da aplicação de suas aulas, e a evolução e desenvolvimento geral dos alunos.

2.     Percursos metodológicos

    De acordo com Rauen (2002, p. 98) o presente estudo foi caracterizado como uma pesquisa de campo, do tipo exploratório e descritivo. A população que compreende o estudo era composta de professores de Educação Física do ensino Fundamental do município de Foz do Iguaçu e região. A amostra composta de 10 professores de Educação Física, da rede pública e privada de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

    Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista dirigida, com 7 questões abertas, relacionadas ao lúdico e sua influência no desenvolvimento integral das crianças. A entrevista foi gravada e na seqüência os dados analisados e relatados de forma descritiva, buscando-se identificar os principais benefícios das atividades lúdicas no processo ensino aprendizagem e as estratégias que são mais utilizadas para o desenvolvimento dos conteúdos. A entrevista buscou averiguar a opinião dos professores, observar o processo ensino aprendizagem e também o convívio entre alunos. Para uma melhor compreensão das informações foi realizado também uma observação de algumas aulas, por um período de aproximadamente de 2 meses, onde se teve um contato mais direto com os alunos, buscando informações que sejam relevantes para os objetivos principais do estudo.

3.     Fundamentação teórica

A.     Recreação e o lúdico

    A recreação pode ser considerada como tudo aquilo que diverte o ser humano possibilitando uma prática lúdica, onde os participantes buscam um sentimento prazeroso propiciando o aprendizado de novas experiências positivas. Segundo Rodrigues & Martins (2002, p.71) “qualquer atividade pode ser considerada recreativa, desde que o indivíduo a ela se entregue de livre e espontânea vontade sem buscar outro objetivo que não seja o prazer da própria ocupação” a mesma proporciona sentimentos prazerosos tornando-se atrativa assim despertando o interesse da criança em aprender. A recreação enfatiza o lúdico, possibilitando a aquisição de competências no processo sócio educativo, fazendo com que algumas valências sejam agregadas com maior facilidade e com que a criança se perceba como a gente de sua própria história.

    As brincadeiras e a fantasia se faz muito presente no cotidiano da criança, “o brincar de faz de conta”, faz com que ela se transporte para um mundo só seu onde a imaginação é o limite. Assim entende-se que as atividades lúdicas oferecem à criança a possibilidade de interagir e conviver com diferentes sentimentos, o qual faz parte do seu mundo, pois através das brincadeiras a criança assimila a realidade.

    O brincar é o mais saudável caminho para construir o processo da aprendizagem da criança, a tarefa de uma boa educação seria a de propiciar, através de brincadeiras, o afeto e a sociabilidade.

    Entende-se que se os jogos lúdicos forem desenvolvidos de forma correta, com o educador trabalhando de forma adequada a aprendizagem será positivamente agregada na vida pessoal do aluno, pois através dos jogos lúdicos acontecem as atividades cooperativas, onde a criança vivência e passa por diversas situações, lembrando que o foco não deve ser a disputa, mas utilizar esse ambiente que o jogo proporciona, e, desenvolver o trabalho pedagógico para que a aprendizagem aconteça.

    Uma boa maneira para se trabalhar a cooperação são os jogos, brincadeiras em grupo, atividades que fogem um pouco do esporte. Ressaltando que Bregolato (2007, p.78) defende que “as atividades em grupo são de grande importância para a constituição coletiva, nas brincadeiras aprende-se a desempenhar a função social do interagir em grupo”.

    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física -PCNs - (1997, p. 36) “as situações lúdicas competitivas ou não, são contextos favoráveis de aprendizagem, pois permitem o exercício de uma ampla gama de movimentos, que solicitam a atenção do aluno na tentativa de executá-la de forma satisfatória”, sendo assim, é através do brincar que a criança aprende a se preparar para o futuro e para enfrentar direta ou indiretamente dificuldades do presente. Brincar, além de ajudar a descarregar o excesso de energias, é agradável, dá prazer à criança e estimula o desenvolvimento intelectual da mesma.

B.    Metodologia e didática de ensino

    A metodologia da Educação Física, busca relacionar conteúdos teóricos e práticos proporcionando um aprendizado significativo, as estratégias de ensino, a explicação da matéria e os métodos de ensino utilizados pelo professor devem conter variáveis para que o aluno se sinta estimulado a aprender. De acordo com Zoboli (1998, p. 27) “os métodos são a maneira de configurar as seqüência das atividades e um dos traços mais claros que determinam as características da prática educativa”.

    Se a teoria dos conteúdos propostos em sala puder ser vinculados à prática, fazendo com que os alunos estejam vivenciando de maneira lúdica as mesmas poderão ser melhor compreendida, pois se aprende lendo, debatendo e pesquisando e se o educando puder vivenciá-lo na prática, o mesmo poderá adquirir novas experiências e seu conhecimento será mais significativo.

    Darido (2003, p.44) “acredita que um ponto importante para o distanciamento entre a teoria e prática está no fato de professores e pesquisadores terem objetivos diferentes. Os pesquisadores apontam para o avanço e o progresso científico, já os profissionais ao contrário se preocupam com ensinar conteúdos”.

    Quando o professor recorre aos jogos, ele está criando na sala de aula um ambiente de motivação que permite aos alunos participarem ativamente do processo de ensino aprendizagem, assimilando experiências e informações, incorporando atitudes e valores. Complementando o pensamento, temos a afirmação de Ferreira (2006, p. 40) onde coloca que “educadores devem tentar criar espaços de liberdade na sua prática educativa, buscando alternativas que estimulem à imaginação, a inspiração, a motivação pessoal e também de seus alunos”. Mas, para isso, a criança precisa se sentir segura para confiar em seu professor e por isso as atividades envolvendo a ludicidade devem ser bem planejadas e executadas, possibilitando a aprendizagem através do brincar.

    Apesar de muitas vezes a escola ser tida como um lugar de estudar e não de brincar onde o divertimento não é permitido, e algumas pessoas pensam que ao ver uma criança que está brincando acreditam que a mesma esteja fazendo ou praticando algo sem sentido, ao contrário, o brincar é considerado uma das melhores formas de se aprender, pois a criança aprende sem perceber. O lúdico é um instrumento facilitador da aprendizagem, mas infelizmente muitas vezes pode ser subestimado.

    Muitas vezes o jogo e as brincadeiras parecem algo simples na vida de uma criança, porém na verdade não são tão simples assim, pois se observarmos podemos verificar que a atividade lúdica, o jogo, o brincar desempenham um papel fundamental na aprendizagem e no processo de socialização das crianças, oportunizando o desenvolvimento psicológico, intelectual, emocional e social das mesmas.

    Para ficar claro, trabalhar de forma lúdica não só proporciona a alegria e diversão, mas sim o conhecimento, que é facilitado por esse método. As crianças devem ter em sua vida escolar, o aprendizado rico e diversificado, podendo desenvolver todas as suas valências e as possibilidades de conhecimento. No entanto, as atividades lúdicas são muitas vezes desprezadas pela sociedade, e muitos tem uma concepção errônea, pois pensam que quando a criança está brincando ela não aprende, pensando que o profissional que atua nesta área não tem qualificação.

C.    Lúdico na escola

    O ambiente escolar propicia ao aluno a possibilidade de vivenciar várias situações dentro e fora de sala de aula o que ocasiona distintas emoções, sendo elas prazerosas, pois permitem relações de afetividade entre os colegas e, em alguns momentos, também situações monótonas porque os mesmos estão submetidos às regras.

    Percebe-se que o lúdico é de extrema importância na escola, através dele a criança interage, trabalha com a imaginação e produz uma compreensão e reformulação de suas experiências diárias.

    Ao utilizar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem deve ser levado em conta o desenvolvimento da criança, por isso deve-se ter o devido cuidado para que não limite a aprendizagem, mas desenvolva a criança. Para isso é necessário que as atividades lúdicas sejam apropriadas para cada faixa etária e que sejam aplicadas por profissionais capacitados para ministrar essas aulas, que estejam preparados para dar esse suporte às crianças. O professor de Educação Física está qualificado para proporcionar melhores resultados, e conseguir alcançar os objetivos desejados.

    Cabe ao professor também ter a consciência de que cada criança aprende de uma forma, Mattos (2004, p. 50) defende que “o processo de aprendizagem é individual no aluno, o que quer dizer, que cada criança aprende do seu jeito e aprende algo diferente” seguindo esse pensamento o professor e a escola deve proporcionar ao educando a possibilidade de aprender e vivenciar práticas diversificadas tais como o lúdico e recreação.

    Como cita Soler (2003, p. 44) “o maior objetivo da Educação Física é o desenvolvimento de atitudes e conceitos como participação, cooperação, solidariedade, autonomia, criticidade, fraternidade, dentre tantos outros”. Com isso percebemos que papel da Educação Física é muito mais do que ressaltar as qualidades corporais, a beleza estética e até mesmo mais do que a prevenção de doenças, e sim desenvolver o espírito de equipe, a força da união e a conscientização para um estilo de vida mais saudável.

    E, ao analisar esse pensamento podemos perceber que para que possamos ter sucesso necessitamos, além de planejamento pessoas competentes e comprometidas em realizar um bom trabalho se sentindo motivadas e capazes de melhorar e renovar a educação. Infelizmente podemos observar que são poucas as escolas e professores que se utilizam desse tipo de aprendizado, porém temos que concordar que precisamos reconhecer o lúdico e a sua importância como fator de desenvolvimento das crianças.

Analise e discussão dos resultados

    No presente capítulo, serão apresentadas as principais informações e declarações obtidas durante as entrevistas e observação das atividades docentes de professores de Educação Física. Buscou-se através de uma entrevista dirigida, obter informações diversas sobre: o currículo da Ed. Física e o Profissional; o papel do lúdico na prática pedagógica; a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da criança e as dificuldades para o trabalho docente.

    Quando os professores de Educação Físicas, participantes do estudo, foram questionados sobre o currículo e o profissional de Educação Física no Ensino Fundamental, observou-se através das falas que alguns professores comentam que existe pouco investimento público para a área da Educação Física, ficando dessa forma o profissional com poucos recursos para uma atuação adequada. Acrescentam ainda que existe um descaso por parte do governo em relação à importância das aulas, estando as mesmas em segundo plano, como um simples complemento das atividades docentes.

    Outro tema que foi abordado nas entrevistas foi a importância e necessidade de investimentos na Educação Física para que as atividades lúdicas pudessem ser trabalhadas de forma mais eficiente e adequada. Segundo relato dos entrevistados, inicialmente é necessário que o conteúdo da Educação Física tenha a mesma importância que os demais conteúdos curriculares e, que os profissionais desenvolvam suas aulas de forma planejada e organizada, não simplesmente fazendo com que a aula seja um simples momento de lazer e recreação, sem objetivos educativos. Destaca-se ainda a necessidade de espaços e materiais adequados para a realização das aulas, sendo que muitas escolas tem ambientes limitados, precisando muitas vezes o professor improvisar quanto aos espaços e materiais.

    Sendo assim, percebe-se que o papel do lúdico na atividade pedagógica é visto como uma ferramenta de grande valia no processo educativo, oportunizando o aprimoramento do desenvolvimento integral da criança, aspectos como o respeito entre o grupo, aprender a ganhar e a perder, a imaginação, a capacidade de criar e recriar, fazendo com que o aprendizado seja agradável, prazeroso e significativo.

    Ficou evidente que os jogos lúdicos são extremamente importantes e necessários para as crianças do ensino fundamental, afirmação que é reforçada com a seguinte afirmação de um dos professores entrevistados: “Por meio dos jogos o aluno pode construir normas para suas brincadeiras, descobrir e ampliar seus conhecimentos”. O fato de no desenvolvimento de jogos haver a necessidade de seguir e respeitar regras, faz com que os alunos aprendam a ter o respeito entre si, trabalhem diferenças e limitações, estimulem a criatividade e trabalho em equipe, aspectos que são indispensáveis para qualquer trabalho em grupo ou profissão.

    As atividades lúdicas são capazes de contribuir de forma importante no desenvolvimento integral da criança, proporcionando um aprimoramento nos diversos aspectos psicomotores. Esse foi um posicionamento unânime entre todos os professores entrevistados, que ainda destacam que alguns jogos como atividades de dramatização, de raciocínio e criatividade, auxiliam de forma significativa o desenvolvimento do aluno. As habilidades motoras básicas, são habilidades que todo ser humano precisa ter para que tenha uma vida saudável. Diante do que foi dito, percebemos que o brincar e o jogar são atividades lúdicas que proporcionam prazer e aprendizado.

    Ao analisar a prática desses profissionais no ensino fundamental, percebemos que os professores não encontram dificuldade em trabalhar com o lúdico mas, que há falta de recursos, por isso precisam ser criativos.

    De acordo com o que foi apresentado, o lúdico pode exercer um acesso privilegiado ao aprendizado ele proporciona ao educador diversas maneiras para ensinar, e ao educando um ambiente agradável e, seguindo esse conceito podemos perceber a importância de tratar o lúdico não só como forma de divertimento, mas, como uma ferramenta importante no processo ensino/aprendizagem.

Considerações finais

    O estudo permitiu compreender melhor sobre o lúdico como método significativo de aprendizagem, pois possibilita que a criança possa conhecer compreender e construir seus conhecimentos. Percebemos também que os profissionais que atuam nessa área necessitam estar sempre se aperfeiçoando, buscando novas metodologias, procurando sempre promover atividades diferentes para que as crianças se sintam estimuladas e se desenvolvam.

    O lúdico proporciona o desenvolvimento sadio e harmonioso, sendo uma prática natural da criança, ao brincar, a criança aumenta a independência, estimula sua sensibilidade assim aumentando suas percepções sobre o mundo.

    Esperamos que este trabalho possa contribuir para que os professores de Educação Física compreendam que as atividades lúdicas é um dos meios mais eficazes para aplicação de uma educação que vise o desempenho intelectual e social do aluno, levando em consideração, a importância do professor que atua na aplicação das atividades lúdicas, bem como o planejamento e o domínio das atividades, fazendo com que os professores tenham em sua prática a ludicidade como estratégia dentro do processo de ensino-aprendizagem.

    Diante do presente estudo, ficou evidente a importância das atividades e abordagens baseadas no lúdico para o processo ensino/aprendizagem de crianças em idade escolar e, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas para o aprofundamento da temática e uma melhor análise em diferentes situações de ensino.

    Entre os principais resultados obtidos durante a pesquisa, destacam-se os seguintes: as atividades propostas pelos professores durante o processo de ensino e aprendizagem proporcionam vivências lúdicas aos alunos; é inquestionável que as crianças aprendem melhor e se sentem motivadas durante as aulas trabalhadas de forma recreativa; existe uma maior interação entre professor e aluno durante as aulas trabalhadas com propostas lúdicas, tornando assim o aprendizado mais significativo para o aluno; ainda falta por parte dos governantes e gestores educacionais, um apoio maior ao profissional de Educação Física, bem como, maiores investimentos nas estruturas físicas e de materiais, para que dessa forma, as aulas possam ser trabalhadas com maior eficiência e resultados.

    Portanto defendemos que as atividades lúdicas devam ser aplicadas no contexto escolar como ferramenta educacional, pois se enfatizarmos o lúdico podemos aprimorar na criança, o verdadeiro espírito da aprendizagem o querer aprender.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 215 | Buenos Aires, Abril de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados