efdeportes.com

Avaliação dos níveis de aptidão física
dos garis da cidade de Barreiras, BA

Evaluación de los niveles de aptitud física de barrenderos de la ciudad de Barreiras, BA

Physical fitness levels evaluation of street sweepers in the city of Barreiras, BA

 

*Professor de Educação Física especializando

em Exercício físico, saúde e qualidade de vida

**Professora Mestre em Educação Física

Faculdade São Francisco de Barreiras- Bahia/BA

Vinicius Lawrence dos Santis Gonçalves*

Luana Mann**

soleminik@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo teve como objetivo avaliar as variáveis da aptidão física relacionadas à saúde dos garis de Barreiras-BA e saber qual a classificação de cada indivíduo que trabalha nessa função. A amostra foi composta por 17 garis do sexo masculino com idade média 29 ± 8,2 anos. Os protocolos utilizados foram: Índice de Massa Corporal (IMC), Teste de Sentar e Alcançar, Teste Abdominal em 1 minuto e Teste de Degrau do Queens College. Os resultados demonstram que o nível do VO2max. que possuem os indivíduos dessa profissão está em um nível muito acima de uma pessoa normal físico ativa, enquanto que as variáveis de flexibilidade e força/resistência muscular se mostraram num nível baixo.

          Unitermos: Aptidão física. Avaliação. Flexibilidade.

 

Abstract

          This study aimed to evaluate the physical fitness variables related to health of Barreiras-BA of street sweepers and know the classification of each individual who works in this role. The sample was made up of 17 street sweepers male, mean age 29 ± 8.2 years. The protocols used were: Body Mass Index (BMI), Sit and Reach Test, Abdominal test in 1 minute and Step Test Queens College. The results demonstrate that the level of VO2max. that individuals have of this profession is at a level far above an active physical normal person, as the variables flexibility and muscular strength / endurance proved a low level.
          Keywords: Physical fitness. Evaluation. Flexibility.

 

Recepção: 06/10/2015 - Aceitação: 25/02/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 215, Abril de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A profissão de gari é buscada no Brasil por pessoas de classe baixa, pois para sua execução não é necessário uma formação acadêmica, tampouco um grau elevado de escolaridade, seu requisito mínimo é saber ler, escrever e ter uma boa saúde.

    Para Rodrigues (2013) os garis são “profissionais que garantem a limpeza das cidades recolhendo os lixos produzidos em domicílios, indústrias e edifícios comerciais, assim como varrendo as vias públicas, realizando corte de gramas em parques e avenidas, entre outras atividades correlacionadas”.

    O profissional de limpeza pública “gari” tem como principal ferramenta de trabalho o seu próprio corpo, pois para executar o serviço com qualidade e rapidez ele deve ter uma boa resistência, flexibilidade, força e uma estrutura corporal de qualidade, isso dentre outras capacidades da aptidão física relacionada à saúde. Está profissão é uma das poucas hoje em dia que ainda exigem um esforço braçal do homem.

    Com o avanço da tecnologia máquinas foram inventadas para facilitar os trabalhos manuais, no entanto esse grupo de trabalhadores ainda não foi contemplado com nada que os auxilie na coleta do lixo para o carro que o transporta na cidade de Barreiras, BA.

    Aptidão física é o modo como corpo reage diante de uma atividade que requer movimento, proporcionando um gasto de energia maior do que o comum sem fadigar os músculos (ACSM 2005 citado por President’s Councilon Physical Fitness and Sport, 2005). Ligados a aptidão física existem eixos importantes: flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de resistência muscular e a composição corporal.

    O interesse do estudo científico do tema apresentado surgiu após análises cotidianas desse profissional no exercer de sua atividade que varia nos turnos da manhã tarde e noite realizando longos percursos na cidade em ruas planas ou com declives forçando-os muitas vezes a correr em algumas subidas atrás do carro que transporta o lixo. Por ficar situada na região nordeste do país e no meio do cerrado da região oeste da Bahia, Barreiras é uma cidade de clima não muito agradável, possui um ar quente e seco, em algumas épocas do ano, sofre com calor intenso e longo período de estiagem, tornando a prática de exercícios físico ao ar livre algo não muito agradável.

    Os garis em sua maioria não fazem treinamento ou preparo físico para estruturar o corpo mediante o trabalho braçal. Esse foi mais um dos motivos que chamaram atenção para a elaboração dessa pesquisa em prol dessa classe trabalhadora. Sabendo que para exercer essa profissão, há um grau de exigência grande do condicionamento físico da pessoa principalmente das variáveis cardiorrespiratória, força/resistência muscular e flexibilidade. Diante disso a questão problema elaborada para este estudo foi: Quais os níveis de aptidão física dos profissionais da limpeza pública “garis” da cidade de Barreiras-BA? Baseado nesse questionamento, o objetivo geral desse estudo foi identificar o nível das variáveis da aptidão física relacionada à saúde dos garis.

    Por conta da falta de literatura que abrange essa classe trabalhadora, este estudo vem a agregar a sociedade uma compreensão com base cientifica para a capacitação e manutenção de material humano para exercer essa função que é de extrema necessidade para a melhoria do convívio social urbano.

Metodologia

    O presente estudo é da natureza quantitativa e descritiva, pois consistiu na coleta de dados através de testes para condicionamento físico. Os dados foram coletados numa sala da empresa responsável pela coleta de lixo em Barreiras-BA, local no qual os garis costumam se reunir para fazer orientações sobre escala de trabalho e receber informes da empresa, sempre antes do início de cada jornada. A coleta foi realizada num período de duas semanas entre as 06 e 06:30 horas da manhã, horário em que os garis chegavam à empresa para se juntarem e partirem para a rotina de trabalho.

    A equipe de coleta de lixo que atua em Barreiras-BA é composta por 38 garis, todos do sexo masculino, que trabalham 6 horas por dia, destes participaram do estudo 17 indivíduos. Este estudo foi aprovado no comitê de ética e pesquisa com seres humanos da instituição onde foi desenvolvido com CAAE: 11072412.0.0000.5026.

    Para coleta de dados foram utilizados os seguintes testes e protocolos:

Índice de Massa Corporal (IMC) (Pitanga, 2008).

    A fórmula para determinação do IMC é dada abaixo, sendo também apresentados os valores de referência para o mesmo

IMC = Peso/estatura²

Onde:

  • Peso: em Kg

  • Estatura: em metros

Tabela 1. Valores de referência para classificação do IMC

Teste de Sentar e Alcançar ACSM (2005) utilizando-se a tabela de referência abaixo para as comparações

Tabela 2. Valores de referência para o Teste de Sentar e Alcançar - masculino

Teste Abdominal em um minuto (Pitanga, 2008)

Tabela 3. Valores de referência para Teste Abdominal um minuto – masculino

Teste de Degrau do Queens College ACSM (2005). Sendo que para o VO2 máximo do indivíduo em ml/kg/min é determinado a partir da freqüência cardíaca (FC) de recuperação com a seguinte equação validada para homens:

VO2 máximo (ml/kg/min) = 111,33 – (0,42 x FC)

Tabela 4. Valores de referência para a classificação do VO2 – homens

    Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva (média, desvio padrão e freqüência relativa).

Resultados e discussão

    O objetivo do presente estudo foi identificar o nível das variáveis da aptidão física relacionada à saúde dos garis da cidade de Barreiras, BA. Para isso inicialmente utilizou-se a variável de IMC dos indivíduos no intuito de caracterizar a amostra, haja visto que indivíduos com IMC acima da normalidade podem ter limitações para a realização dos testes físicos, o que não ocorreu, pois os garis ficaram no padrão aceitável (normal) conforme padrão de referência proposto por Pitanga (2008) para esta variável assim como demonstra a Tabela 5 abaixo.

Tabela 5. Médias e desvio-padrão para as variáveis de Massa

corporal (MC), Índice de massa corporal (IMC) e classificação do IMC

    Como a média dos indivíduos da pesquisa se enquadrou na classificação de massa corpórea normal, pode-se afirmar que as exigências físicas diárias da profissão de gari permitem que seu peso esteja dentro de uma faixa média de peso, permitindo assim que o trabalhador consiga exercer todas as funções da atividade, visto que, indivíduos que possuem IMC ≥ 25 kg/m² tem um aumento em 23% de chance de problemas de saúde relacionados à hipertensão podendo comprometer parte do rendimento no trabalho (Carneiro et al., 2003).

    Esses resultados do presente estudo são positivos e em comparação a estudo de Dias et al. (2013) avaliando o IMC de adultos sedentários de diferentes faixas etárias, pode-se notar que estes apresentaram média de IMC superior aos apresentados no presente estudo, classificados de acordo com Pitanga (2008) como em sobrepeso (26,9 kg/m2), demonstrando assim a importância da atividade física para um melhor condicionamento físico

    A Tabela 6 abaixo apresenta os valores da média e desvio padrão para as variáveis VO2max, Resistência Muscular e índice de Flexibilidade.

Tabela 6. Médias e desvio-padrão para as variáveis de aptidão

cardiorrespiratória (VO2máx.), força/resistência muscular (RM) e flexibilidade (Flex.)

    Com a média do VO2 máx. em 59.65ml/Kg/min (Tabela 6), classifica-se a amostra com VO2máx. classificada como excelente de acordo com ACSM (2005), demonstrando novamente a influência positiva da atividade de gari na aptidão física. Esses resultados foram melhores que os reportados por Silva, Pacheco, Campbell, Baldissera e Simões (2005) avaliando a capacidade aeróbica de adultos jovens estudantes de educação física após um treinamento de corrida realizado duas vezes na semana por um período de quatro semanas, os mesmos apresentaram VO2 máx. de 48.9±5,8 ml/Kg/min considerado como boa pelo ACSM (2005). Dessa forma ressalta-se que a profissão de garí apresenta grandes exigências de capacidade aeróbia no exercer da sua função e quando comparados a um grupo de indivíduos jovens saudáveis praticantes de exercício físico, o resultado foi bem superior.

    Em relação à variável força/resistência muscular avaliada no presente estudo, está teve um resultado baixo, pois a média de repetições de abdominais em 1 minuto ficou em 24,5 ± 5,5 RPM, caracterizando a amostra de acordo com Pitanga (2008) como fraca como demonstra a Tabela 7 abaixo. Acredita-se que este baixo resultado pode estar relacionado à falta de hábito na prática do exercício abdominal entre os indivíduos da amostra. Para alguns deles foi a primeira vez que executaram esse tipo de movimento e por se tratar de um teste específico, o resultado não foi positivo.

    A pesquisa de Dias et al. (2013) sobre a aptidão física em adultos sedentários, obteve média de 27.36±9,5 RPM, ligeiramente superior, mas coincidindo com os resultados aferidos na classificação com os garis do presente estudo. Leite et al (2011) desenvolveram uma pesquisa a respeito a aptidão física de 13 indivíduos praticantes de Le Parkour há seis meses, com idade média de 19,46±2,82 anos. O mesmo encontrou valores médios para a variável de força/resistência localizada de 35.92 ± 5,44 RPM, sendo classificados como regulares segundo Pitanga (2008).

    Apesar da média de idade dos praticantes de Le Parkour do estudo de Leite et al. (2011) ser diferente da amostra composta pelos garis do presente estudo, o exercício assemelha-se um pouco com as atividades físicas realizadas pelos garis no momento em estão fazendo a coleta nas ruas, afinal eles correm, ultrapassam obstáculos urbanos, recolhem o lixo e saltam para subir novamente no caminhão que faz o transporte dos dejetos.

    Em relação ao teste de flexibilidade os resultados de sentar a alcançar foram de 26,0 ± 9,3 cm que de acordo com a média de idade da amostra fica classificada como fraco. Em estudo realizado por Ribeiro, Abad, Barros e Barros Neto (2010) na grande São Paulo para medir o nível de flexibilidade de indivíduos praticantes e não praticantes de atividades físicas, a média obtida variou entre 24,80 cm e 26,13 cm em homens de 15 a 39 anos, aproximadamente a mesma média da pesquisa relacionada aos garis. Pode-se perceber através dos resultados da variável flexibilidade que a rotina de trabalho da profissão de garí não influencia nos valores médios de flexibilidade.

    A Tabela 7 apresenta os resultados de classificação geral em porcentagem dos indivíduos para as variáveis de VO2 máx. com base no ACSM (2005), e força/ resistência muscular e Flexibilidade conforme Pitanga (2008).

Tabela 7. Classificação aptidão cardiorrespiratória (VO2 máx.)

força/resistência muscular (RM) e flexibilidade (Flex.)

    De forma geral, os resultados dos garis apontaram um grupo de indivíduos preparados fisicamente em uma profissão a qual exige do corpo um esforço que vai além do de uma pessoa sedentária. Ficou claro o quanto se faz importante para o profissional estar com um nível de VO2máx. elevado para que consiga executar as tarefas de forma mais eficaz. Vale ressaltar que o teste utilizado para aferir o VO2máx foi o teste de degrau no qual eles realizaram movimentos similares o que executam no dia a dia subindo e descendo do caminhão de coleta.

    Ao contrário do VO2máx. as outras capacidades investigadas se mostraram com resultados negativos e até mesmo quando foram comparados os resultados dos garis com de adultos sedentários, o que leva a crer que essas capacidades não estão sendo desenvolvidas durante a sua rotina de trabalho. Vale ressaltar ainda que os garis avaliados no presente estudo exercem a profissão em uma cidade com temperaturas elevadas o ano inteiro o que torna as atividades mais intervaladas diminuindo os valores de VO2máx.

Considerações finais

    Os resultados demonstram que os garis da cidade de Barreiras, BA, apresentam excelente capacidade cardiorrespiratória. Resultado muito positivo quanto ao alto nível de VO2máx. dos garis. Pode se afirmar que para exercer essa profissão é necessário um preparo físico especial, pois se trata de um trabalho árduo onde o corpo fica sujeito a temperaturas altas de um dia e movimentação intensa. Tamanho desempenho na variável do VO2máx. se reflete no resultado do teste de classificação da amostra, o IMC mostrou-se positivo, a maioria se manteve na média de peso proporcional à altura podendo ser um indicativo de proporção de rendimento interligado a esses dois resultados, VO2máx./IMC.

    Quanto às variáveis de Força/Resistência e Flexibilidade a amostra teve um resultado de nível baixo para ambas. De modo geral, a aptidão física dos garis se mostrou num nível excelente.

    Por fim sugerem-se mais estudos com o público alvo, uma vez que não são reportados muitos estudos com os trabalhadores que atuam na profissão de gari, sendo está uma classe importante para a sociedade e que desta maneira precisa ser melhor acompanhada em relação as suas valências e capacidades corporais.

Agradecimentos

    Gostaria de deixar registrado meus agradecimentos a amostra da pesquisa que se mostrou bem receptiva quanto a coleta dos dados, a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade de Barreiras, BA, Tecno Trash e o prof. Milton Cesar da Silva que apoiou a produção da pesquisa.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 215 | Buenos Aires, Abril de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados