efdeportes.com

A Educação Física escolar na visão de 

professores de outras disciplinas escolares

La Educación Física escolar en la consideración de otras materias escolares

The school Physical Education in view of other school subjects

 

*Graduado em Educação Física, Mestre em Educação

pelo PPGEB/FACED/UFC. Professor Adjunto Faculdade

Grande Fortaleza – FAMETRO. Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará, UECE

**Graduado em Educação Física, Mestre em Políticas Públicas UECE

Professor Adjunto Faculdade Grande Fortaleza, FAMETRO

Valmir Arruda de Sousa Neto*

Eduardo de Melo Lima**

valmirarruda@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Através deste estudo procurou-se analisar qual o entendimento dos professores de outras disciplinas sobre o significado da Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e para a coleta de informações utilizou-se um questionário com questões abertas. Os questionários foram analisados através da análise de conteúdo. Assim, através das informações coletadas evidenciou-se que os professores participantes da pesquisa que o entendimento destes a respeito da Educação Física Escolar é relevante e esta disciplina é muito valorizada pelos educadores. Também acreditamos que o significado da Educação Física ultrapassa a contribuição no desenvolvimento motor dos alunos, mas auxilia no desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas individualidades e estimulando-os a liberdade e criatividade.

          Unitermos: Educação Física Escolar. Professores.

 

Abstract

          Through this study we tried to analyze what teachers' understanding of other subjects on the meaning of physical education. It is a qualitative research, and to collect information used a questionnaire with open questions. The questionnaires were analyzed using content analysis. Thus, using the information collected showed that participating teachers of the research that the understanding of these about physical education is relevant and this course is highly valued by educators. We also believe that the meaning of physical education exceeds the contribution in motor development of the students, but assists in the full development of children, respecting their individuality and encouraging them to freedom and creativity.

          Keywords: School Physical Education. Teachers.

 

Recepção: 05/02/2016 - Aceitação: 20/03/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 215, Abril de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O ensino da Educação Física Escolar (EFE) no Brasil é regulamentado pela lei: 10.793 de 01/12/2003 na qual dispõe que a Educação Física integrada á proposta pedagógica da escola é componente curricular obrigatório da educação básica. Previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo, portanto, parte integrante da atual política oficial da educação escolar. Além disso, sua presença tornou-se uma constante nos currículos escolares do século XX, demonstrando de maneira inequívoca a pertinência sociocultural da mesma no âmbito da educação formal.

    Dessa maneira, pressupõe-se que esse componente curricular ofereça um conjunto de saberes específicos que, articulado aos outros componentes ou disciplinas escolares possa favorecer o desenvolvimento de projetos educacionais. Nessa perspectiva, podemos interferir que a Educação Física representa uma parte da cultura que deve ser sistematizada e convertida em saberes escolares, para serem socializados nos diferentes níveis de escolarização, ou seja, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    Apesar de instrumento legal a Educação Física ainda não se firmou de maneira consistente no quadro geral da educação. Aspectos como dispensas das aulas, evasão dos alunos, restrição ao conceito de atividade escolar em vez de se constituir um uma disciplina sistematizada, inadequação dos conteúdos e métodos são percebidos por estudiosos na área. (Correia, 2009, p.73).

Objetivos

    Mas a questão que se coloca neste trabalho é a seguinte: Porque os professores de outras disciplinas escolares parecem tão distantes da Educação Física Escolar? Por que coordenadores e professores tem demostrado pouco interesse quanto a Educação Física Escolar? E o que professores e coordenadores, pensam a respeito da prática. provavelmente coordenadores e professores não sabem a importância da Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do aluno, será que os professores não sabem que a Educação Física Escolar trabalha a disciplina e ajuda a desenvolver o bom comportamento dos alunos? Será que os coordenadores não sabem que pode ser trabalhada a educação física em espaços reduzidos e até com poucos recursos didáticos? É possível que se professores conhecessem essas vantagens certamente não tendem a se posicionar contra a disciplina de Educação Física Escolar, certamente, nos cursos de formação para professores, deveria ser ensinado à importância da Educação Física e não somente, mas, de todas as outras disciplinas do currículo escolar, para que assim pudesse haver mais interatividade entre as disciplinas e os professores não se posicionem contra, mas ajudem todas as disciplinas, sobretudo a Educação Física Escolar.

Metodologia

    Esta pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo que a qualidade surgiu da concepção quantitativa, caracterizando-se como uma alternativa metodológica para estudos voltados a educação. Para Triviños (1987), ela não estabelece separações rígidas entre a coleta de informações e interpretação da mesma, sua natureza é aplicada, quanto a seu objetivo é uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento à pesquisa levantamento representou a forma mais coerente de desvendar o problema de pesquisa.

    Utilizou-se como instrumento para coletar as informações um questionário, acerca deste instrumento Cervo e Bervian (2002) relatam que ele representa a forma mais usada para coletar dados, pois possibilita medir com melhor exatidão o que se deseja, de modo que apresenta um conjunto de questões relacionadas com o problema central. Sendo ainda considerado um meio de obter respostas por uma formula que o próprio informante preenche.

    A população da presente amostra foi representada por professores da rede municipal de ensino. A amostra foi composta por um grupo de 32 professores, sendo 4 de cada disciplina escolhida: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Religião.

Resultados e discussão

    Para Costa (2005) os novos modelos da Educação Física tratam os conteúdos em termos culturais, abarcados por fins antropológicos, ou seja, enfoca os indivíduos como seres culturais. O mesmo autor complementa ainda afirmando que é função dos PCNs é de assegurar aos alunos a prática da cultura corporal, de modo que possam construir atitudes críticas e reflexivas acerca das práticas que compõe essa proposta.

    De acordo com os estudos de Salerno (2004), a cultura corporal consiste em conteúdos que permeiam as manifestações das danças, ginásticas, lutas, esportes e os jogos, dessa forma fazendo com que o aluno reflita, explore, crie, recrie e entenda o mundo através da linguagem corporal. Portanto, percebe-se que um trabalho fundamentado na perspectiva da cultura corporal visa desenvolver no aluno não apenas a questão motora, mas principalmente a social, afetiva, emocional, cognitiva, enfim, busca atingir o altruísmo, a visão crítica e reflexiva da realidade concreta.

    Portanto, a cultura corporal visa o aluno para uma formação pautada numa perspectiva crítico-social, assim, com a abordagem dos conteúdos de maior relevância, conjuntamente com a reflexão e a capacidade de transformação de formas e visões da sua própria cultura, busca-se um ensino voltado para a inclusão e democratização com valores éticos e solidários (Pinto e Silveira, 2001, p. 4).

    Quanto ao significado da Educação Física Escolar na visão dos professores, entende-se que a Educação Física Escolar é uma prática cultural, com uma tradição respaldada em certos valores. Ela ocorre historicamente em certo cenário, enredo e público, que demanda certa expectativa. É justamente isso que faz a Educação Física Escolar ser o que é. Sendo uma prática tradicional, ela possui certas características, muitas vezes inconscientes para seus atores. Em outras palavras, existe certo estilo de dar aulas de Educação Física, estilo que é, na maioria das vezes, valorizado pelos alunos e comunidade escolar como um todo (Daolio, 1993).

    Diante de tais apontamentos, é fundamental que estejamos constantemente revendo as ações desenvolvidas nos contextos educativos, pois assim estaremos nos constituindo como profissionais mais capazes de contribuir com a formação dos alunos na medida em que desenvolvermos nossa capacidade de reflexão e crítica, colocando em primeiro lugar, a análise de nossa própria prática.

Conclusão

    Acreditamos que o papel da Educação Física Escolar vai muito além da contribuição no desenvolvimento motor dos alunos, auxilia no desenvolvimento integral das crianças, pois a Educação Física não é apenas uma prática de atividade física, vai além. Na escola a Educação Física tem como objetivo ensinar algo que possa contribuir para o processo educativo do ser humano como um todo. A Educação Física exerce um papel de ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual. Neste contexto o professor assume um “personagem” o qual deve aplicar as atividades físicas por meio de exercícios de fácil execução, com graduação para cada idade e tendo em conta a evolução física e psíquica do aluno, dando-lhe liberdade para movimentar-se espontaneamente e da forma que desejar.

    Nessa perspectiva Lovisolo (1996) propõe: revalorizar a imagem do profissional a partir do seu trabalho, mostrando que a Educação Física é capaz de contribuir com a dinâmica escolar, tornando a escola mais atraente, valorizando-a. Seguindo essa linha de pensamento Medina (1993), coloca que a Educação Física precisa questionar criticamente seus valores. Precisa ser capaz de justificar-se a si mesma e procurar sua identidade. É preciso que seus profissionais distingam o educativo do alienante, e sobre tudo, discordem mais, dentro, é claro, das regras construtivas do diálogo. O processo, o desenvolvimento, o crescimento advirão muito mais de um entendimento diversificado das possibilidades da Educação Física do que através de certezas monopólicas que na verdade não passam, às vezes, de superficiais opiniões ou hipóteses.

    Dessa forma, considera-se importante de declarar para a comunidade escolar a Educação Física como uma atividade prazerosa que se demonstra como um fenômeno cultural com propostas educacionais, que não privilegia apenas a competição, mas que proporciona a auto-superação dos alunos, uma Educação Física que não seja fundamentada numa concepção dualista, mas que saiba caminhar em direção a novos paradigmas.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 21 · N° 215 | Buenos Aires, Abril de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados