efdeportes.com

A influência do taekwondo na coordenação

motora de crianças do ensino fundamental

La influencia en taekwondo en la coordinación motora de niños de escuela primaria

The influence on taekwondo in motor coordination of elementary school children

 

*Faculdade de Educaçlão Física de Santos - UNIMES/FEFIS - Santos – SP

Licenciada em Educação Física; Graduanda em bacharel em Educação Física

**Faculdade de Educaçlão Física de Santos - UNIMES/FEFIS - Santos – SP

Especialista em Docência no Ensino Superior e Pesquisa pela UNIMES

***Faculdade de Educaçlão Física de Santos - UNIMES/FEFIS - Santos – SP

Bolsista do programa Ciencias sem Fronteiras; Mestranda na UNIFESP

Faculdade de Educaçlão Física de Santos - UNIMES/FEFIS - Santos – SP

****Mestre em Aprendizagem motora e desenvolvimento motor pela Universidade de São Paulo

Doutorando pela Universidade de São Paulo

*****Faculdade de Educaçlão Física de Santos - UNIMES/FEFIS - Santos – SP

Especialista em Fisiologia pela UNIFESP; Mestrando na UNIFESP

(Brasil)

Camila Duarte*

camilafreitas_83@hotmail.com

Aurea Mineiro**

aurinhafsantos@hotmail.com

Louise Madsen***

madsenlouise@gmail.com

Fabricio Madureira****

shark_jaws@hotmail.com

Rodrigo Pereira*****

r.pereirads@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Estudos propõem que baixa coordenação motora pode afetar o cotidiano de crianças a partir de 4 anos de idade. O engajamento dessas crianças em algum esporte tem mostrado resultados significativos para o aumento da coordenação motora, entretanto, há poucas investigações que utilizam a modalidade Taekwondo em crianças pequenas. Objetivo: investigar o efeito da coordenação motora em crianças de 05 à07 anos de idade, praticantes de Taekwondo. Metodologia: Foram avaliadas 20 crianças com média de idade de 6 anos. Como forma de analise foi utilizada o KTK (Kiphard & Schilling, 1974). Conclusão: mostraram diferenças significativas para o teste de KTK, comparado os praticantes e não praticantes de taekwondo.

          Unitermos: Taekwondo. Coordenação motora. Educação Física Escolar.

 

Resumen

          Este estudio sugiere que la coordinación motora reducida puede afectar la vida cotidiana de los niños de 4 años de edad. La participación en niños en algún deporte ha mostrado resultados significativos para mejorar la coordinación motora, sin embargo, existen pocas investigaciones que utilicen la modalidad Taekwondo en los niños pequeños. Objetivo: Investigar el efecto de las habilidades motoras de coordinación el niños de 5 a 7 años, de practicantes de Taekwondo. Metodología: Fueron evaluados un total de 20 niños con promedio de edad 6 años. Como medio de análisis se utilizó el KTK (Kiphard & Schilling, 1970). Conclusión: se comprobaron diferencias significativas en la prueba KTK, comparados practicantes y no practicantes de taekwondo

          Unitermos: Taekwondo. Coordinación del motor. Educación Física Escolar.

 

Abstract

          Studies suggest from low motor coordination can affect the daily lives of children from 4 years old. The engagement of these children somewhere sport has shown significant results for increased motor coordination, however, there are few investigations that utilize one mode Taekwondo in young children. Objective: To investigate the effect of motor coordination in children 05 to 07 years of Age. Methods: Were evaluated 20 children with a mean age of 6 years. As a way of analysis was used the KTK (Kiphard & Schilling, 1974). Conclusion: Significant differences showed for KTK test, compared not the practitioners and practitioners of taekwondo.

          Keywords: Taekwondo. Motor Coordination. School Physical Education.

 

Recepção: 23/10/2015 - Aceitação: 14/02/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 214, Marzo de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O Taekwondo é uma das modalidades mais praticadas no mundo. Conforme (Ferreira, 2006), o taekwondo pode ser praticado a partir da primeira idade escolar, respeitando os limites fisiológicos e psicológicos da criança, pois com o conhecimento do próprio corpo e de seus limites ajudam na formação do caráter do aluno.

    A procura por esta modalidade é cada vez maior por crianças ainda no primeiro ano escolar, devido à procura da disciplina e melhora no cotidiano como concentração, respeito, calma e concentração. Segundo Vieira & Moreira (2008) quando as crianças praticam o taekwondo, são beneficiadas com relação a melhorias na coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e na capacidade mental. E de forma benéfica, a concentração favorece os estudos, a resistência, e as pressões ajuda nas dificuldades encontradas no cotidiano. Podendo unir a educação física escolar com qualquer modalidade vai ser sempre benefício à criança neste caso o taekwondo, fazendo parte da cultura corporal, as lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos ao ser trabalhado na Educação Física Escolar (Santos, Dantas & Oliveira, 2004).

    As Artes Marciais são tidas como atividades físicas plenas, que trabalham o corpo e a mente, buscando um equilíbrio fundamental para o desenvolvimento integral do indivíduo. Sua prática não só é saudável para uma boa forma física, mas também para o desenvolvimento das virtudes dos adeptos.

    Para um bom desenvolvimento da coordenação motora e cultura requer das crianças, já nos primeiros anos de vida e particularmente no início de seu processo de escolarização, o domínio de várias habilidades conforme (Santos et al., 2004). Nesta fase já conseguimos observar o desempenho motor e com isso ver as dificuldades em algumas atividades.

    Por ser uma arte marcial que com movimentos específicos e complexos de membros superiores e principalmente de inferiores, esta modalidade pode gerar benefícios a coordenação motora em crianças da primeira idade escolar?

Objetivo

Metodologia

    Foram avaliadas 20 crianças com média de idade 6 ± 0,81 anos, de ambos os gêneros e praticantes da modalidade a mais de 6 meses. Os voluntários foram divididos em 2 grupos, sendo10 crianças praticantes de um programa de treinamento de Taekwondo (GT) e 10 crianças não praticantes que formam o grupo controle (GC).

    Como forma de avaliação, foi utilizado o teste de KTK (Kiphard & Schilling, 1970), 1974) onde são utilizadas 4 tarefas, sendo elas: 1) Equilíbrio à Retaguarda (o indivíduo deve andar em marcha ré o maior número de passos que conseguir sobre uma trave de equilíbrio); 2) Transposição Lateral (são 2 tentativas de 15 segundos para passar de uma tábua para a outra lateralmente); 3) Salto Monopedal (saltar a uma altura determinada com uma perna e a cada acerto aumenta-se a altura, depois repete com a outra perna); 4) Salto lateral (com as pernas unidas, deve saltar de um lado para o outro o maior número de vezes que conseguir sem pisar na linha, são realizadas duas tentativas de 20 segundos cada).

    Para realização do teste foi utilizado: 3 traves de madeira de 6 cm, 4,5 cm e 3 cm, sendo apoiadas em suporte também de madeira, placa de madeira retangular 100 cm x 60 cm com obstáculo de 60 cm x 4 cm x 2 cm, 2 placas de madeira de 25 cm x 25 cm x 1,5 cm com 4 pontas em cada ponta da madeira, 15 placas de espumas de 50 cm x 20 cm x 5 cm.

    Para Análise da estatística após a não confirmação da normalidade dos resultados optou-se por utilizar o teste de Mann Whitney U para a comparação dos 2 grupos.

Resultados

Discussão

    O estudo apresentou resultados significativos quando comparando os grupos de praticantes e não praticantes de taekwondo, por meio da bateria de testes do KTK.

    Este estudo corrobora com os achados de (Ramos, 2015), onde crianças que experimentam de forma rica e variada diferentes alternativas de movimentos possuem nível melhor de coordenação motora. Por isso a importância de inserir, de forma até mesmo recreativa, a criança em qualquer tipo de modalidade esportiva, mesmo que seja na escola para melhor desenvolvimento. O desempenho de crianças que na primeira fase do ensino fundamental são inseridas em esportes possui um ganho na qualidade da sua função coordenativa. Conforme a literatura, quanto mais vivência e experiência de movimentos nas aulas de Educação Física, colabora para um desenvolvimento da coordenação motora (Marta, 2004; Medina-Papst & Marques, 2010).

    Em outras modalidades com experimentos envolvendo diversas faixas etárias também encontraram em programas de aulas quando assim comparados com grupo controle (Santos, 1997) detectou-se que a dança influência o desenvolvimento da coordenação geral em crianças de 11 e 12 anos do sexo feminino. Uma pesquisa que também utilizou o teste KTK (Hernandes et al., 2009) não corroborou com as comparações em SM e TL, pois não obtiveram resultados significativos.

    Pesquisas nesta área de taekwondo, protocolos de testes e Educação Física Escolar, são escassos quanto à abordagem do assunto um campo que requer, mas desenvolvimento de estudos na área para o melhor conhecimento e contexto.

Conclusão

    As crianças praticantes de taekwondo avaliadas neste estudo foram superiores na soma de todas as variáveis analisadas nos testes de coordenação motora comparadas ao grupo não praticantes. A arte marcial analisada, de acordo com os resultados, pode ser uma boa alternativa para o desenvolvimento motor das crianças do ensino fundamental I. Entretanto, outros grupos e modalidades devem ser investigados para analisar a influência nas habilidades motoras.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 214 | Buenos Aires, Marzo de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados