efdeportes.com

Impactos de um programa de ginástica laboral

em professores da APAE de Barreiras, BA

Impactos de un programa de gimnasia laboral en profesores de APAE de Barreiras, BA

Impacts of a labor gymnastics program of APAE’s teacher of Barreiras, BA

 

*Professora de Educação Física especializanda em Exercício Físico, Saúde

e Qualidade de Vida – Faculdade São Francisco de Barreiras – Bahia, BA

**Professora Mestre em Educação Física

Faculdade São Francisco de Barreiras – Bahia, BA

(Brasil)

Franciele Nunes Dominiense*

francieledominiense.fasb@hotmail.com

Luana Mann**

luanamann@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          A Ginástica Laboral (GL), é um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT), de promoção de saúde e lazer realizado durante o expediente. Seus objetivos são promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios físicos, dinâmicas de grupo e outras técnicas complementares que sejam adequados ao meio de trabalho. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar os impactos de um programa de ginástica laboral em professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barreiras-BA. Os participantes responderam a um questionário com 12 questões no início da pesquisa e questionário IPAC curto a fim de ser analisados os níveis de atividade física e investigar a existência de pontos de dores osteomusculares. Foram realizadas sessões de ginástica laboral, sendo 16 sessões durante 8 semanas no total, e a coleta de dados foi feita individualmente. Ao final foi realizado mais um questionário com 7 questões com o intuito de identificar impactos na qualidade de vida dos professores após as sessões. Os mesmos descobriram a necessidade de se exercitar, reconheceram a importância de se movimentar para obter uma melhor qualidade de vida e um bom desempenho profissional. No geral os resultados foram satisfatórios. Os participantes também conseguiram absorver informações a respeito da atividade desenvolvida (GL), e passaram a adquirir novos hábitos diários.

          Unitermos: Ginástica laboral. Qualidade de vida. Atividade física. Professores.

 

Abstract

          The Labour Gymnastics (LG) is a quality of life program at work (QVT), health promotion and leisure carried out during working hours. Its objectives are to promote physiological, physical and psychological adaptations, through physical exercises, group dynamics and other complementary techniques that suit the working environment. This research aimed to evaluate the impact of a corporate wellness program Association of Parents Teachers and Friends of Exceptional (APAE) Barreiras-BA. Participants answered a questionnaire with 12 questions at the beginning of the survey questionnaire and short IPAC to be physical activity levels analyzed and investigate the existence of points of musculoskeletal pain. Gymnastics sessions were held, with 16 sessions for 8 weeks in total, and the data collection was done individually. The end was held another questionnaire with 7 questions in order to identify impacts on the quality of life of teachers after the sessions. They found the need to exercise, recognized the importance of moving to get a better quality of life and a good professional performance. Overall, the results were satisfactory. Participants were also able to absorb information about the activity performed (LG), and began to acquire new daily habits.

          Keywords: Labor Gymnastics. Quality of life. Physical activity. Teachers.

 

Recepção: 11/10/2015 - Aceitação: 23/01/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 214, Marzo de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A ginástica laboral (GL) é um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT), de promoção de saúde e lazer realizado durante o expediente e, é também considerada programa de ergonomia que utiliza atividades físicas planejadas visando a prevenção de lesões por esforços repetitivos e/ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). Seus objetivos são promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios físicos, dinâmicas de grupo e outras técnicas complementares, como massagem, sempre dirigidos e adequados ao meio de trabalho. Mendes e Leite (2004) afirmam que a ginástica laboral é arte de exercitar o corpo e a mente do trabalhador, através da utilização de exercícios de fácil execução, e que causa prazer ao funcionário, aumentando assim sua disposição na execução das tarefas que lhes são propostas.

    A GL por sua vez busca criar um espaço no qual os trabalhadores exerçam por livre e espontânea vontade, várias atividades e exercícios físicos, que são muito mais do que um condicionamento mecânico, repetitivo e automático. Por ser uma ginástica global, a GL trabalha o cérebro, a mente, o corpo e estimula o autoconhecimento, proporcionando a consciência, a autoestima, um melhor relacionamento consigo mesmos e com os outros. Lima (2007) afirma que a promoção de saúde envolve as estratégias de transformação das condições de vida e de trabalho, que por sua vez envolvem as estruturas subjacentes aos problemas da saúde, exigindo uma abordagem inter-setorial.

    Aqui no país, a ginástica laboral chegou por meio de exercícios nipônicos e, após várias experiências, começou a ser retomada na década de 1980, ressurgindo com força total em meados dos anos 90. A partir dessa fase, foi enfatizada a qualidade de vida no trabalho, condenando-se o estresse e as lesões causadas pelo trabalho repetitivo como o DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e a LER (Lesão por esforço repetitivo).

    A GL proporciona inúmeros benefícios, dentre eles pode-se citar quatro, que são: os fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais. Segundo Silva, Silva, Silva, Souza e Tomazi (2010) a influência benéfica da atividade física sobre a dimensão emocional da qualidade de vida, se dá sob múltiplos aspectos, especialmente os efeitos nocivos do estresse e o melhor gerenciamento das tensões próprias do viver (Zili, 2002, p.54).

    O ambiente de trabalho, a preocupação com as atividades e os resultados, a comunicação e convivência com os colegas, os prazos de entrega e produção, são alguns dos exemplos de atividades que podem ocasionar uma série de problemas físicos e emocionais nos trabalhadores, tais como o estresse e as dores osteomusculares. Sabe-se também que as lesões no ambiente de trabalho estão estabelecendo-se como fenômeno social, no qual muitas vezes não é exigida apenas a atuação médica, mas também atuações psicológicas, administrativas e sociológicas.

    Na década de 1950, alguns pesquisadores estudaram um modelo em que pudessem juntar indivíduo, trabalho e organização e foi a partir daí que surgiu a nova técnica denominada de qualidade de vida no trabalho (QVT). A QVT é definida como a qualidade de vida relacionada ao trabalho, mas a satisfação no trabalho não pode ser isolada da vida do indivíduo com um todo, pois o indivíduo deve estar bem dentro e fora do ambiente de trabalho.

    Qualquer mudança no ambiente de trabalho pode gerar impacto negativo ou positivo sobre a percepção da qualidade de vida do trabalhador, pois o trabalho ocupa o centro da vida das pessoas. Portanto fica claro que a QVT promove a saúde, o equilíbrio físico e psicoemocional, visto que para o trabalhador ter uma boa QVT é necessário ter boas condições de trabalho. Para Pereira (2001) a qualidade de vida no trabalho está relacionada aos anseios e necessidades de seus profissionais. Ao proporcionar um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam mais motivadas, contribui-se na elevação dos indicadores de desempenho organizacional e de produtividade.

    Baseado no exposto acima o objetivo do presente estudo é avaliar os impactos de um programa de ginástica laboral em professores da APAE do município de Barreiras - BA.

Metodologia

    A presente pesquisa caracteriza-se como sendo de caráter quantitativo e qualitativo. Foi realizada uma pesquisa de campo em um grupo de professores de uma instituição pública de ensino da cidade de Barreiras - BA, com os quais foram aplicados questionários antes e depois do trabalho realizado a partir do desenvolvimento da ginástica laboral preparatória, e também a aplicação do questionário IPAC curto para avaliar o nível de atividade física dos participantes. A amostra foi constituída por quinze (15) professores que trabalham na instituição pública de ensino de Barreiras - BA, sendo quatorze (14) do sexo feminino e um (1) do sexo masculino.

    Os mesmos foram submetidos a um tratamento que envolveu 16 sessões planejadas de ginástica laboral, sendo 2 vezes na semana em 8 semanas com exercícios e alongamentos durante as sessões.

    Inicialmente foi aplicado Questionário inicial, composto por 12 questões, sendo 1 aberta e 11 fechadas; Mapa de Trigger Points: mapa no qual os participantes mostraram em que local do corpo sente dores durante sua jornada de trabalho; Aplicação do questionário IPAC curto, apenas no início da coleta, antes das aulas de ginástica laboral, para avaliar o nível de atividade física dos participantes e após as sessões foi aplicado um questionário final, composto por 7 questões fechadas, direcionadas a investigação sobre a evolução do quadro dos professores em relação as atividades realizadas no dia-a-dia após o programa de ginástica laboral.

    Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição onde foi desenvolvido com o CAAE 24914413300005026.

    Teve como critério de inclusão:

    E critério de exclusão:

Resultados e discussão

    O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência de um programa de 16 sessões de GL na qualidade de vida de professores, os resultados demonstram efeito positivo da mesma uma vez que nos dias de hoje a grande preocupação das pessoas, é obter uma boa qualidade de vida no trabalho, esperando que a GL possa promover o envolvimento e a motivação do trabalhador em suas atividades, aumentando assim o seu desempenho e produtividade.

    No início dos testes foram apontados os pontos de dores freqüentes dos participantes dessa pesquisa sendo estes predominantemente na coluna e joelhos, conforme indica logo abaixo, as mesmas no pós teste tiveram uma diminuição grande ou sessão completamente segundo relatos dos indivíduos, havendo uma melhora geral no bem estar.

    Em pré-teste quando questionados sobre locais de dor os mesmos relataram predomínio das mesmas na coluna principalmente na região lombar, seguido de queixas de dores no ombro e joelho. No pós-teste os relatos de queixas de dores diminuiu e alguns indivíduos não apresentavam mais as queixas iniciais, denotando dessa forma a influência positiva da pratica de ginástica laboral com melhoria em relação aos pontos de dores corporais, cessando os desconfortos e a sensação de cansaço e aumento da motivação, foi observado também no pós-teste melhora da postura o que influencia diretamente nas queixas de dores na coluna.

    No início dos testes nenhum dos indivíduos afirmava exercitar-se regularmente e ou realizar pausas e ou alongamentos durante e ou após a jornada de trabalho, após as aulas de GL os mesmos afirmaram ter iniciado a adoção de novos hábitos de vida, dentre eles a pratica de exercícios dentro e fora do ambiente de trabalho, realizar pausas e melhorar a postura. Segundo Pinoti (2004) a GL proporciona ao indivíduo uma melhora na capacidade funcional através de exercícios de alongamento, dinâmicas de recreação e prevenção de lesões ocupacionais e conseqüentemente devido a essas atividades os índices de afastamentos médicos decorrente de lesões ou doenças ocupacionais diminuem, ocorre alivio das tensões e estresse do dia-a-dia, melhora a convivência interpessoal no ambiente de trabalho, etc. Segundo relatos dos integrantes melhorias nesses aspectos foram rapidamente percebidos.

    Monteiro et al. (2003), Guedes, Santos e Lopes (2006), Silva et al. (2010) relatam que a pratica de atividades físicas regulares, são importantes para recuperação, a manutenção ou a melhoria das condições de saúde. Portanto a atividade física é de extrema importância da vida do indivíduo, conservando assim as estruturas do organismo. Através da análise do questionário IPAC curto, foi observado que por mais que seja mínima a quantidade de tempo para execução de atividades físicas durante uma sessão de GL, os participantes reconhecem a importância da pratica de exercícios físicos e que os níveis de atividade física podem influenciar nos riscos de doenças crônicas (Pitanga, 1998). A atividade física é variável, e nessa perspectiva a mesma assume o papel de promover uma melhor qualidade de vida, prevenindo uma série de doenças decorrentes da inatividade física, além de diminuir dores e desconfortos, estresse e cansaço. Nunes (1999) afirma que atividades física nas suas respectivas vertentes, como a utilitária (andar, subir e descer escadas, jardinagem), a educação física e o desporto, executados de uma forma moderada, são favoráveis à manutenção da saúde e ajudam também na prevenção das doenças.

    No pós teste, foi observado que após a proposta do programa de ginástica laboral, o conhecimento dos avaliados sobre o assunto abordado e a questão do conforto e bem estar proporcionado pela atividade, fez com que os mesmos passassem a valorizar esse tipo de atividade e perceberem a sua importância no ambiente de trabalho. Foi detectado também que passaram a realizar pausas durante o trabalho para fazer alongamentos e começaram a praticar exercícios físicos em sua grande maioria. O resultados demonstram que após a GL, 7 (15) afirmaram controlar um pouco melhor o estresse, 6 (15) sempre conseguem controlar e, apenas dois (15) afirmaram só conseguir controlar o estresse durante a jornada de trabalho. Em relação a sensação de melhoria do se bem estar todos os 15 indivíduos relataram melhora total, enfim, todos afirmaram que a realização do programa fez com que eles tivessem uma melhor qualidade de vida e bem estar dentro e fora do ambiente de trabalho. Esses resultados reforçam a influência positiva da GL que segundo Lima (2007) pode contribuir para a motivação, minimização dos fatores estressantes, estimulando as pessoas.

Considerações finais

    Essa pesquisa teve por objetivo avaliar os impactos de um programa de ginástica laboral em professores da APAE de Barreiras-BA. Os resultados foram satisfatórios, pois os participantes conseguiram obter mais informações a respeito dessa atividade que é simples e de grande eficácia e após o início do programa adotaram novos hábitos diários, dentre eles se exercitarem e passaram a compreender os efeitos benéficos que a mesma traz para a melhoria da qualidade de vida e desempenho profissional. Foi detectado que após as práticas das sessões de GL otimizou-se o convívio entre os colegas, harmonizou-se o ambiente de trabalho, ocorreu diminuição das queixas de dores e desconfortos corporais, além da melhora do humor.

    Portando, acredita-se que os resultados desta pesquisa venham a contribuir efetivamente para mudanças positivas na vida do trabalhador, em especial dos professores, e para que as pessoas responsáveis por decidir os caminhos da promoção da saúde naquela instituição, a partir dos resultados obtidos, possam olhar essa atividade como fundamental aliada para um melhor desenvolvimento dos profissionais da instituição. Que haja ações para melhorar a infraestrutura e disponibilizar profissionais qualificados na área, visto que a GL pode prevenir lesões e doenças osteomusculares, melhorar o desempenho profissional do professor, aumentar a autoestima, melhorar a qualidade de vida tornando-se mais ativos.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 214 | Buenos Aires, Marzo de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados