efdeportes.com

Os jogos tradicionais, o resgate de valores e brincadeiras. 

Projetos desenvolvidos pelo PIBID Educação Física

Los juegos tradicionales, el rescate de valores y prácticas. Proyectos desarrollados por el PIBID Educación Física

The traditional games, the rescuing of values and plays. Projects carried out by PIBID Physical Education

 

*Professora Supervisora do subprojeto Educação Física - PIBID/Capes

da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

**Bolsista do subprojeto Educação Física – PIBID/Capes

da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

***Professora Coordenadora do subprojeto Educação Física – PIBID/Capes

da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

(Brasil)

Isabel Cristina Cattani*

Caroline da Rosa*
Ediana Tulleo**

Jenifer Colet Nascimento**

Matheus Lehrer**

Rosana Carolina da Rosa**

Elisabeth Baretta***

elisabeth.baretta@unoesc.edu.br

 

 

 

 

Resumo

          O presente artigo descreve o relato de experiência que envolve o desenvolvimento de atividades que pudessem contribuir na aprendizagem motora e cognitiva dos alunos. Os jogos em sua maioria, além de auxiliarem o desenvolvimento motor, estimulam o aspecto cognitivo, pois necessitam de concentração para tomada de decisões e possíveis estratégias de jogo. Assim, foram trabalhados em forma de jogos gigantes o Xadrez, o Dominó, a Trilha e o Jogo da Velha. Participaram 50 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental e 43 alunos do 7º e 8º ano da Escola Básica Municipal Cruz e Sousa de Herval D’Oeste, SC. Ainda, a aplicação dos jogos envolveu quatro professores e o corpo diretivo da escola. Constatou-se que os jogos aprimoram as habilidades motoras, além de melhoria na questão cognitiva. Também, eles têm potencial motivador, o que colabora no processo de amadurecimento das crianças e jovens.

          Unitermos: Jogos. Educação Física. Aprendizagem.

 

Abstract

          This article reports the experience of carrying out activities that could contribute to the motor and cognitive learning of students. The majority of games help in the motor development, and in the stimulation of cognitive aspects, since in their majority, they require concentration for making decisions and thinking on possible strategies for winning the game. Chess, Domino, Nine Men’s Morris and Tic-Tac-Toe were played with giant pieces. Fifty 4th and 5th year and forty-three 7th and 8th year graders enrolled in Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, in Herval D’Oeste city, SC, participated in the activities, which also included four teachers and the directive board of the school. It was observed that games improve the motor skills and cognition of the students; games also have motivational potential that helps in the maturational process in children and adolescents.

          Keywords: Games. Physical Education. Learning.

 

Recepção: 17/10/2015 - Aceitação: 21/12/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 212, Enero de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) em parceria com as instituições de ensino superior visa transcender os conhecimentos teóricos e elevar a qualidade de formação dos docentes em processo de formação inicial por meio da inserção dos acadêmicos no âmbito escolar (BRASIL, 2007).

    O subprojeto Resgate de Valores, Jogos Gigantes, desenvolvido na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, enfatizou o resgate de valores por meio dos jogos de Xadrez Humano, Trilha, Jogo da Velha e Dominó gigantes.

    Os jogos tornam-se um meio para que as crianças aceitem a diversidade, respeitem outras crianças e seus espaços, tornem-se solidárias, possam socializar-se, a seguir regras e a exercitar suas habilidades. Os principais benefícios são o desenvolvimento motor, intelectual, social e psicológico das crianças (Vargas e Pavelacki, 2005).

    Este subprojeto tem como objetivo oportunizar aos envolvidos (acadêmicos, alunos e professores) novas vivências que contribuam no processo pedagógico, bem como na aprendizagem de habilidades motoras e cognitivas visto que, o jogo é um fator importante no processo educativo do indivíduo, pois auxilia na interpretação das atividades que envolvem o raciocínio e também facilita o desenvolvimento motor, como os deslocamentos ao executar as atividades.

2.     Referencial teórico

    A Educação Física, por meio dos seus conteúdos possibilita desenvolver uma educação baseada na criatividade e ludicidade, permitindo modificar imaginariamente a realidade como processo educativo (Silva, 2007).

    Durante o jogo, a criança pode brincar naturalmente explorando toda a sua espontaneidade. O jogar é essencial para que ela deixe transcender sua imaginação, utilizando suas potencialidades de maneira integral e estimulando o crescimento e o desenvolvimento motor, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o seu progresso (Tezani, 2006).

    As atividades do Xadrez, Trilha, Jogo da Velha e Dominó foram aplicadas para as turmas do ensino fundamental anos iniciais e finais da Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, buscando motivá-los a participarem das aulas de Educação Física que contempla além de jogos, atividades diferenciadas que também entram no contexto da Educação Física escolar e são mais esporádicas por não serem praticadas com freqüência durante as aulas práticas, como os jogos pré-desportivos (Handebol, Basquete, Voleibol e outros).

    As brincadeiras e jogos estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, o lúdico torna-se indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que potencialidades aflorem. Sabe-se que o jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador e enriquecido, possibilitando aperfeiçoamento de habilidades motoras (deslocamento) e cognitivas (raciocínio), como (Junior e Lavorski, 2008).

    As aulas de Educação Física visam contribuir no desenvolvimento motor, cultural e intelectual do aluno entendendo que a aprendizagem é condição fundamental considerando que o “meio em que se vive não é natural, mas cultural, e que a cultura humana se altera a cada instante, precisamos dar conta de viver nele e aprender permanentemente” (Freire, 2003, p.15).

    O foco principal do jogo no ambiente escolar é possibilitar a compreensão para o esporte e proporcionar aos alunos o desenvolvimento integral. No que se refere à Educação Física, é possível contribuir no desenvolvimento da criança e permitir que as mesmas compreendam a importância da atividade física (Lavorski e Junior, 2008).

    Desta forma, a Educação Física procura oportunizar aos alunos por meio de jogos e brincadeiras, diferentes experiências, as quais possam contribuir no seu desenvolvimento, melhorar as relações interpessoais e a socialização, a autoestima relacionada diretamente ao ganhar e perder e também a instigar o aluno a pensar criativamente nas diversas situações que o jogo apresenta (Silva, 2007).

3.     Metodologia

    Contemplando os objetivos do PIBID, no qual é preciso a participação de todos os envolvidos no processo pedagógico-educacional, são realizadas reuniões de estudos quinzenais entre os bolsistas e a professora supervisora com a finalidade de relatar as atividades realizadas na escola e planejar as próximas ações.

    Os acadêmicos bolsistas do PIBID inseridos na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, com apoio da professora supervisora propuseram atividades voltadas ao resgate de valores e que contribuíssem no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

    Neste sentido, visando atender os alunos do 4º, 5º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, foram confeccionados alguns jogos gigantes: um Jogo de Xadrez no qual o próprio aluno é a peça, usando um colete confeccionado no TNT e na parte anterior do colete possui a identificação da respectiva peça do Xadrez totalizando as 32 peças com o tabuleiro desenhado com tinta no pátio da escola; um Jogo da Velha desenhado no TNT com as peças em EVA; uma Trilha também confeccionada no TNT com as peças em EVA e dois Dominós, sendo que para cada peça foram utilizadas caixas de leite (tetra-pack) recicláveis forradas com papelão e pintadas para identificá-las.

Fotografia 1. Tabuleiro de Trilha com as respectivas peças, organizado pelos bolsistas

do PIBID na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, Herval D’Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

 

Fotografia 2. Jogo da Velha com as respectivas peças, organizado pelos bolsistas

do PIBID na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, Herval D’Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

 

Fotografia 3. Xadrez Humano, organizado pelos bolsistas do PIBID

na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, Herval D’Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

 

Fotografia 4. Dominó, organizado pelos bolsistas do PIBID

na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa, Herval D’Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

    Além de implementar o resgate de valores, o objetivo de trabalhar com esses jogos, foi aprimorar habilidades cognitivas no que se refere à resolução de problemas, planejar estratégias de ações voltadas ao jogo, melhoria do convívio social e, construção de forma efetiva para o aprendizado.

4.     Considerações

    Percebe-se que os jogos de forma geral podem ser um fator decisivo para a motivação nas aulas Educação Física escolar. A sua utilização possibilita que os alunos vivenciem experiências diversas, desde conhecer os limites de seu corpo, trabalhar em equipe, tomar decisões. Também, é compreensível que os jogos servem como base para vários conhecimentos esportivos e aquisição de habilidades cognitivas, motoras e sociais.

    Assim, ressaltamos a importância do projeto desenvolvido pelos bolsistas do PIBID na busca de alternativas para enriquecer o conhecimento dos estudantes da escola, bem como contribuir no seu desenvolvimento de forma abrangente no que diz respeito ao aspecto motor, cognitivo e afetivo.

Bibliografia

  • Brasil, Ministério da Educação (2007). Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID. Brasília. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf. Acesso em: 06 set. 2015.

  • Freire, J. B. (2003). Pedagogia do futebol. Campinas, SP: Autores Associados.

  • Junior, Rubens Venditti y Lavorski, Joyce (2008). A ludicidade no desenvolvimento e aprendizado da criança na escola: reflexões sobre a Educação Física, jogo e inteligências múltiplas. EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 13, n. 119. http://www.efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-aprendizado-da-crianca-na-escola.htm

  • Júnior, Ednaldo dos Santos; Silva, Edmax Lynnicker da Hora de Jesus y Tonial, Nádia Popilnicki (2014). A contribuição dos jogos pré-desportivos nas aulas de educação física do ensino fundamental. Ciências da Educação, v. 01, n. 01.

  • Silva, Antônio Pereira da (2007). A importância dos jogos/brincadeiras para aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. Monografia (Especialização em Esporte Escolar) - Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, Maranhão.

  • Tezani, Thaís Cristina Rodrigues (2006). O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Marília, v.7, n.1/2.

  • Vargas, Sandra Rejane Silva y Pavelacki, Luiz Fernandes (2005). A importância dos jogos no desenvolvimento educacional da criança. Universidade Luterana do Brasil, Guaíba, RS.

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 212 | Buenos Aires, Enero de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados