Educação Física no ensino médio: teoria e prática no desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica do discente La Educación Física en la enseñanza secundaria: la teoría y la práctica en el desarrollo de la autonomía intelectual y estudiantil crítico Physical Education in secondary education: theory and practice in the development of intellectual autonomy and critical student |
|||
Educador Físico – UNIPLI RJ Especialista em Psicomotricidade – IBMR RJ (Brasil) |
Marcelo Bittencourt Jardim |
|
|
Resumo Abordaremos a importância do Professor de Educação Física na formação dos discentes na última etapa da educação básica que é o ensino médio. E mostraremos através deste artigo a relevância da disciplina da educação física sendo ministrada na parte teórica e prática. Sendo uma estratégia de estimulação para conscientizar os discentes a estudarem e pesquisarem. Ajudando e preparando no seu desenvolvimento acadêmico e possível ingresso e interesse no ensino superior universitário. Unitermos: Professor de Educação Física. Discentes. Ensino Médio.
Abstract We discuss the importance of Professor of Physical Education in the training of students in the last stage of basic education that is high school. And through this article show the relevance of the discipline of physical education being taught in the theoretical and practical part. It is a stimulation strategy to educate students to study and search. Helping and preparing in their academic development and possible entry and interest in university education. Keywords: Physical Education teacher. Students. High school.
Recepção: 10/10/2015 - Aceitação: 08/12/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 211, Diciembre de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Lei de diretrizes e bases da educação brasileira
Observa – se que na lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
No título V no capítulo I no Artigo 21: A educação escolar compõe – se de:
I - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior.
O capítulo II da Educação Básica. Seção I das disposições gerais no artigo 22: A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar – lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer – lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Na Seção IV do Ensino Médio que é nosso foco e abordagem neste estudo no artigo 35: O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:
I – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – A compreensão dos fundamentos científicos – tecnológicos dos processos produtivos, relacionado a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Além disso as aulas ministradas de educação física na prática junto com a teoria são de grande valia para os discentes. Para a estimulação e desenvolvimento intelectual e da aprendizagem da disciplina pelo sujeito de forma a se interessarem e aprofundarem a conhecer mais sobre o assunto abordado e transformando os discentes em seres críticos e fomentando a pesquisa que será primordial para seu futuro acadêmico e profissional.
Segundo UNESCO, apoiando sobre os Quatros Pilares da Educação:
Aprender a Conhecer.
Aprender e Fazer.
Aprender a Conviver.
Aprender a Ser.
Pela sua dimensão conceitual da avaliação na área de educação física a construção espiralada que progressivamente vai clareando um determinado conceito que será incorporado a um conhecimento. Assim, ao tematizar um conhecimento / conteúdo de ensino, a reflexão do aluno ganha complexidade como no Ciclo da Escolarização (Libâneo, 1985).
1ª a 2ª séries: Constatação.
3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries: Interpretação.
7ª e 8ª séries: Compreensão.
Ensino Médio: Explicação.
Mostraremos avaliações teóricas de dois discentes do Ensino Médio de uma Escola Municipal de Niterói – Rio de Janeiro que se destacaram pelos seus empenhos, pesquisas e pelas atividades dissertativas.
Os discentes foram estimulados a pesquisarem e a desenvolverem atividades práticas durante suas avaliações teóricas escolares, obtendo grandes resultados. E foram despertados para ingressarem e prestarem vestibulares para universidades no curso de Educação Física no Rio de Janeiro.
Docente: Marcelo Bittencourt Jardim.
Educação Física: Disciplina: Futsal.
Discente: D. B. J. Idade: Dezoito anos.
1ª Avaliação em anexo: Questões Discursivas:
7 - Para contribuir num melhor desempenho do jogador em quadra, sabemos da especificidade de cada exercício priorizando cada posição. Sendo assim, crie dois exercícios para o Pivô, caracterizando a especificidade da posição.
8 – Visando um ataque organizado, uma equipe necessita de treinar manobras ofensivas. Neste sentido descreva a manobra ofensiva do rodízio de três pela ala (8) finalizando o exercício com um chute a gol sem a participação do Pivô.
9 – Sendo você o técnico de uma equipe e se encontra numa partida onde o time adversário é superior ao seu, qual sistema e qual tipo de marcação você adotaria? Justifique.
2ª Avaliação em anexo: Questões Discursivas:
6 – Desenhe uma quadra de futsal com todas as suas marcações citando os nomes das linhas e acrescente um Sistema defensivo e um Sistema Ofensivo.
7 – Crie exercícios para desenvolver a marcação, o ataque e o contra – ataque de uma equipe de futsal.
8 – Crie dois exercícios para desenvolver apenas dois ou mais fundamentos.
Docente: Marcelo Bittencourt Jardim.
Educação Física: Disciplina: Futebol.
Discente: G. J. Idade: Dezessete anos.
1ª Avaliação em anexo: Questões Discursivas:
2 – Cite os fundamentos do futebol?
3 – Cite as técnicas individuais do goleiro e crie um exercício citando qual técnica individual desenvolvida.
4 – Desenhe um campo de futebol e acrescente um sistema citando os nomes das posições dos jogadores.
5 – Descreva um exercício específico para:
Zagueiro e atacante;
Lateral e Meio – campo.
Considerações finais
Portanto, com os dados apurados nesta pesquisa, que é de suma importância o trabalho do Educador Físico na formação do discente. E que a avaliação em Educação Física é constituída em três fases: diagnóstico, formativo e somativo segundo os PCNs. E que a estimulação da pesquisa é muito relevante para a motivação, interesses e desenvolvimentos das aprendizagens dos adolescentes que estão na última etapa da educação básica que é o ensino médio. Com base nos três blocos de conteúdos de aprendizagem dentro do PCNs que são: conceitual, procedimental e atitudinal. Preparando-os para possíveis ingressos em universidades e contribuindo para seu desenvolvimento intelectual. Assim, como foi destacado no contexto do estudo.
Bibliografia
Coletivo de Autores (1992). Metodologia do Ensino em Educação Física. São Paulo: Editora Cortez.
Delors, Jacques (1998). Os Quatro Pilares da Educação. UNESCO.
LDB. Lei de diretrizes e bases da educação brasileira. Acesso em 04 de outubro de 2015.
Libâneo, José Carlos (1985). Democratização da escola pública: a pedagogia críticosocial dos conteúdos. São Paulo: Loyola.
Outros artigos em Portugués
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 211 | Buenos Aires,
Diciembre de 2015 |