Atletismo: considerações de um esporte com várias modalidades Atletismo: consideraciones de un deporte con diversas modalidades Athletics: considerations of a sport with various modalities |
|||
Graduada em Educação Física (ULBRA) Mestre em Envelhecimento Humano (UPF) (Brasil) |
Alessandra Cardoso Vargas |
|
|
Resumo Neste estudo buscou-se analisar e refletir sobre o esporte de atletismo na formação da criança no ambiente escolar. Com o intuito de conhecer as contribuições teóricas existentes sobre a prática deste esporte na fase escolar, foi realizado um estudo com base em uma pesquisa bibliográfica. Acredita-se que a inclusão do atletismo nesta fase das crianças tem uma importância decisiva na sua formação, em que pode lhes proporcionar vivências e experiências básicas fundamentais para o seu desenvolvimento motor. Deste modo, cabe aos professores de educação física e a escola oferecerem variedades de atividades referentes a esta modalidade, promovendo assim, uma melhor prática corporal, cultural e de grande importância na formação pessoal, física e psicológica de seus praticantes. Unitermos: Atletismo. Escola. Crianças.
Abstract This study sought to analyze and reflect on the athletic sport in education of children in the school environment. In order to meet the existing theoretical contributions on the practice of this sport in school age, a study was conducted based on a literature search. It is believed that the inclusion of athletics at this stage of children is of decisive importance in their training, it can provide them with experiences and basic fundamental experiences for his motor development. Thus, it is for physical education teachers and the school offer varieties of activities relating to this mode, thus promoting better body practice, cultural and of great importance in personal, physical and psychological training of its practitioners. Keywords: Athletics. School. Children.
Recepção: 01/08/2015 - Aceitação: 06/11/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 211, Diciembre de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
O atletismo é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais destaque entre as crianças, por ser extremamente dinâmico e alegre. É uma atividade benéfica para o individuo que está em fase de desenvolvimento, auxiliando na coordenação dos movimentos e no combate à obesidade.
É um esporte clássico que consegue unir as habilidades naturais do ser humano, tais como: correr, saltar e lançar ou arremessar. Entretanto, percebe-se que é pouco conhecido pelos educandos (Oliveira, 2001). Cabe a nós profissionais da educação física valorizar a aprendizagem do atletismo como um conteúdo pedagógico e formativo, com a intenção de proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as suas modalidades básicas, incentivando a prática de hábitos saudáveis como a prática motora, a observação das regras, a busca de espaços e equipamentos para a sua execução, o convívio em grupos de interesses comuns, uma integração de forma harmoniosa e a percepção de seus benefícios à saúde física, mental e social (Gallina; Darido e Rocha, 2005).
A iniciação deste desporto na escola pode ser de importância decisiva para a criança, apenas na medida em que lhe proporcione vivências e experiências básicas fundamentais para o desenvolvimento das suas capacidades física, cognitiva, social, e afetiva. Entretanto, no contexto escolar, pode ser referenciado como fundamental, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos, frequentemente, servem de base para outras modalidades desportivas.
Este esporte está caracterizado por atividades neuromusculares, presentes em muitas situações das aulas de educação física. Porém, para ser trabalhado na escola deve-se transformar seu sentido aos alunos, procurando sempre se concretizar no uso de suas potencialidades, e com o tempo, o aprender deve levar ao prazer e à satisfação, e não, visando à competição contra os outros, mas a busca de superação às próprias metas.
Segundo Gomes (2008), a prática de jogos e atividades faz parte do desenvolvimento humano e pode-se afirmar que está diretamente ligada à qualidade de vida de todo ser humano, seja na área da saúde através da fisiologia do exercício, seja na área social através do lazer, ou na área da educação pela prática de jogos escolares. É nesse sentido, que o estudo objetivou-se analisar e refletir sobre o esporte de atletismo na formação da criança no ambiente escolar.
Metodologia
Trata-se de um estudo desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de conhecer as contribuições teóricas existentes sobre a prática do esporte de atletismo no ambiente escolar. Segundo Lima, Soares e Bacaltchuk (2000), este tipo de pesquisa é uma forma de síntese das informações disponíveis em dado momento, sobre um problema específico, de forma objetiva e reproduzível, por meio do método científico.
Corroborando com o autor citado abaixo, a pesquisa bibliográfica levanta conhecimento disponível na área, possibilitando que o pesquisador conheça as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o seu problema objeto de investigação (Malheiros, 2015).
Para a realização deste estudo foram consultados fontes on-line, artigos científicos, revistas, livros e bibliotecas para o devido enriquecimento do trabalho. As discussões dos resultados foram feitas a partir da pesquisa em vários bancos de dados. Sendo assim, o esporte de atletismo será contemplado nesta pesquisa, destacando a relação da aprendizagem desta modalidade como um conteúdo pedagógico e formativo, com a intenção de proporcionar aos alunos o conhecimento, incentivando a integração destes de forma harmoniosa, oportunizando uma melhor percepção de seus benefícios à saúde física, mental e social.
Benefícios do atletismo no ambiente escolar
O atletismo considerado um esporte/base por testar todas as características básicas do homem, não se limita somente à resistência física, mas integra-se a habilidade física. Este esporte é composto de três tipos de provas disputadas individualmente que são as corridas, os saltos, lançamentos e ou arremessos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.
Para Gomes (2008), é comum ouvir falar da prática do atletismo como uma atividade corporal importante na formação do indivíduo. Algumas escolas já incorporam várias modalidades de atividades físicas desenvolvidas nas aulas de educação física, através de gincanas e jogos. Desde muito cedo, percebe-se o envolvimento da criança com as atividades corporais.
Pode-se afirmar que, através da prática do atletismo, as crianças aprendem a conviver em sociedade, conhecer e observar regras, reconhecer e aceitar os limites de seu corpo e de seus colegas. Porém, é necessário refletir sobre a prática pedagógica do profissional de educação física, para que haja real comprometimento e, consequentemente, uma atividade corporal que seja benéfica ao educando (Oliveira, 2001).
Por meio das experiências vividas durante treinos e competições, as crianças podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, autoestima e autoconfiança, em que seus esforços e experiências vividas no atletismo podem ser transferidas e aplicadas em outras áreas de trabalho e da sua vida pessoal.
Enfim, o atletismo pode ser utilizado de maneira lúdica através de circuitos que envolvam deslocamentos diversos, saltos e lançamentos com materiais mais variados possíveis. É um esporte capaz de reunir as crianças em eventos de rua, em competições nacionais e internacionais, promovendo a igualdade entre os participantes.
Para Sedorko e Distefano (2012), o atletismo é ou deveria ser um conteúdo clássico dentro da educação física escolar, mas muitas vezes este esporte é esquecido por parte dos professores, que alegam empecilhos para a realização desta modalidade esportiva dentro do ambiente escolar.
Nas palavras de Bragada (2000), o atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. A inclusão do atletismo na fase escolar tem uma importância decisiva na formação das crianças, na medida em que pode lhes proporcionar vivências e experiências básicas fundamentais para o seu desenvolvimento motor.
De acordo com Caetano, Silveira e Gobbi (2005), é na fase pré-escolar que a criança adquire e aperfeiçoa suas habilidades motoras, e nesta fase da vida ela tem a oportunidade de conhecer diversas formas e combinações de movimentos que possibilitarão a conhecer e dominar o seu corpo. Visto que a base para aquisição das habilidades é estabelecida neste período, sendo que as crianças irão aumentar seu repertório motor consideravelmente, adquirindo coordenação de movimentos, que auxiliarão para a aquisição de performances mais habilidosas.
Concordando com os estudos desta pesquisa, o atletismo dentro do ambiente escolar e com crianças deve adquirir um caráter lúdico, para que elas nesta fase de suas vidas conheçam e adquiram o gosto pela modalidade. Desta forma, com a realização de atividades motivadoras e prazerosas, o esporte de atletismo possa contribuir efetivamente para a aquisição de habilidades motoras fundamentais para o desenvolvimento motor global da criança.
Considerações finais
Reconhecendo que após a realização deste estudo sobre o esporte de atletismo com crianças no ambiente escolar, se encontra muitas vezes inexistente dentro das aulas de educação física, com a alegação de diversos empecilhos já mencionados neste estudo pelos profissionais de educação física.
Reportando sobre a pesquisa, a sua prática dentro da escola, não é difícil de ser realizada. Entretanto, observa-se que o atletismo tem um papel de suma importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras e capacidades físicas, além de contribuir significativamente no auxilio as necessidades biológicas e sociais.
Portanto, a ludicidade aliada à prática do atletismo tem grande importância e assume um papel fundamental para o desenvolvimento global da criança, com isso o professor de educação física não deve deixar de proporcionar sua prática dentro do ambiente escolar.
Para finalizar, tanto os professores quanto as escolas devem se empenhar para oferecer variedades de atividades referentes a esta modalidade, promovendo assim, uma melhor prática corporal, cultural e de grande importância na formação pessoal, física e psicológica de seus praticantes.
Contudo torna-se essencial que haja mais discussões sobre o tema estudado, de modo que gerem reflexões sobre o tema e a prática do esporte de atletismo no ambiente escolar, buscando soluções para problemas específicos e procurando desenvolver atividades lúdicas com mais qualidade.
Bibliografia
Bragada, J. (2000). O atletismo na escola: proposta programática para abordagem dos lançamentos “leves”. Disponível em: http://www.catraios.pt/profs/salarecursos/matef/lleveshor.pdf. Acesso em: 13 jun./2015.
Caetano, M. J. D.; Silveira, C. R. A.; Gobbi, L. T. B. (2005). Desenvolvimento motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Rio Claro – SP. 7(2), 05-13.
Lima, M. S.; Soares, B. G. O. e Bacaltchuk, J. (2000). Psiquiatria baseada em evidencias. Revista Brasileira de Psiquiatria. 22 (3), 142-6.
Gallina, M.; Darido, S. C.; Rocha, L. F. R. (2005). As dimensões dos conteúdos e o atletismo em aulas de Educação Física. IN: Conversas com quem gosta de ensinar. Rio Claro, p. 20.
Gomes, C. L. J. (2008). O atletismo como conteúdo pedagógico e formativo. IN: Secretaria de Estado da Educação – Seed. Superintendência da Educação – Sued. Políticas e Programas Educacionais – Dipol. Programa de Desenvolvimento Educacional – Pde. Objeto de Aprendizagem Colaborativo. Londrina, p.35.
KUNZ, E. (2004). Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora Unijuí.
Malheiros, M. R. T. L. (2015). Pesquisa na Graduação. Disponível em: http://www.profwillian.com/_diversos/download/prof/marciarita/Pesquisa_na_Graduacao.pdf. Acesso em: 21/05/2015.
Oliveira, S. A. de. (2001). Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados.
Sedorko, C. M.; Distefano, F. (2012). O atletismo no contexto escolar: possibilidades didáticas no 2° ciclo do ensino fundamental. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, n. 165, Febrero. http://www.efdeportes.com/efd165/o-atletismo-no-contexto-escolar-possibilidades-didaticas.htm
Outros artigos em Portugués
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 211 | Buenos Aires,
Diciembre de 2015 |