Desigualdade social e exclusão e sua relação com o esporte Desigualdad social y exclusión y su relación con el deporte Inequality and social exclusion and its relation to sport |
|||
Educador Físico – UNIPLI, RJ Especialista em Psicomotricidade – IBMR, RJ (Brasil) |
Marcelo Bittencourt Jardim |
|
|
Resumo Este estudo pretende estimular a construção do conhecimento entre docente e discente. Desse modo a cultura que vem da vivência de cada aluno deverá ser um dos parâmetros para as construções dos futuros conhecimentos científicos transmitidos pelos docentes. O tema será posto em discussão de vários pontos de vista causando assim um uma melhor reflexão sobre este estudo. Unitermos: Desigualdade social. Exclusão. Esporte.
Abstract This study aims to stimulate the construction of knowledge between teachers and students. Thus the culture that comes from the experience of each student must be one of the parameters for the construction of future scientific knowledge transmitted by teachers. The theme will be put into discussion of various points of view thus causing a better reflection about this study. Keywords: Social inequality. Exclusion. Sport.
Recepção: 10/10/2015 - Aceitação: 13/11/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 210, Noviembre de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução do estudo
Nota-se, de maneira profunda, as diferenças sociais e a exclusão decorrentes da má distribuição de renda no país. Apesar da mídia em geral divulgar esse fato, ela acaba por mascarar a realidade acerca, não só de aspectos, políticos, sociais e econômicos, mas também, questões relativas ao esporte.
O esporte como conteúdo de relevância na educação física deve ser compreendido em todas as suas faces, principalmente no que se refere á transdisciplinaridade, onde encontramos atrelado a este recurso, a desigualdade social, tema disparador deste estudo.
Justificativa do estudo
Visa-se com este estudo proporcionar ao discente uma consciência crítica e ferramentas para discernir o real do surreal, ou seja, desenvolver autonomia suficiente para que, ao fazer leituras dos veículos de comunicação, esses alunos transcendam ás entre linhas, evitando a alienação prevista e intencionada da mídia dos dias atuais.
Percebendo por si mesmo, que o esporte pode ser um dos meios de ascensão social, socialização e integração, mas não o único (Vianna, 2011).
E assim visualize que a realidade daqueles que priorizam em suas vidas únicas e exclusivamente o esporte correm grande risco de não serem bem sucedidos em suas carreiras devido aos rigores dos processos de seleção e acabam sem a formação escolar ou profissional adequada, e dessa forma ficando a margem da sociedade e fora do mercado de trabalho convencional (Lovisolo, 2011).
Objetivo do estudo
Categorizar o esporte como conteúdo de lazer e não como segregador de níveis de habilidades, gênero ou qualquer outro fator.
Desenvolver a criticidade dos alunos na interpretação dos temas a respeito do esporte em suas diferentes nuanças.
Desmistificar conceitos preestabelecidos pela mídia de que o esporte é sinônimo de sucesso profissional e pessoal.
Planejamento do estudo
O tema surgiu a partir das impressões percebidas pelo professor de educação física em seus discentes com relação às atividades físicas, especialmente com esportes como o futebol, como trampolim para ascensão social. E pela curiosidade dos alunos em saber mais profundamente sobre os esportes de massa principalmente o futebol.
Desenvolvimento do estudo
Reunião das primeiras pesquisas realizadas em grupos pelos discentes sobre a desigualdade social, má distribuição de renda e outros desdobramentos orientados pelos docentes de história e geografia, inclusive levantamento de gráficos e números que revelam e comprovam essas diferenças sociais, juntamente com o contexto histórico que vai acarretar as disparidades sociais observadas atualmente.
Execução do trabalho
Mapeamento das localidades de esporte de massa e de elite. Realizando em grupo pelos alunos nas aulas de geografia.
Pesquisas na internet, jornais e livros acerca da origem e dos fatores históricos e sociais que influenciam a prática de determinados esportes em cada região.
Analise de fatores sociais e econômicos que agem excluindo classes sociais de determinadas práticas esportivas, quais são e onde ocorrem. Tal analise será feita através de um trabalho de campo dos discentes junto a todos os docentes incumbidos deste estudo, regiões vizinhas á escola.
Apresentação do estudo
Serão elaboradas pesquisas, visitas guiadas aos locais de observação das pesquisas de campo, recursos áudio-visuais e práticas esportivas e temáticas que ponham o tema em discussão.
Recursos para o estudo
Docentes de geografia, história e educação física, coordenadores e diretores da escola e dos discentes como desenvolvedores do estudo.
Espaços utilizados como biblioteca, laboratório de informática, quadras, espaços nas regiões adjacentes e sala de aula. Materiais como televisões e DVDs, projetores, materiais desportivos, cartolinas, livros, revistas e jornais.
Avaliação do estudo
A avaliação se daria pela reunião dos docentes participantes na execução do estudo com as principais relevâncias observadas por eles sobre os aproveitamentos obtidos pelos discentes no decorrer do processo de construção dos trabalhos, contatando, ou não se as metas e objetivos propostos foram atingidos.
Considerações finais
Como se vê, a troca cultural entre docente e discente é de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem, inclusão social, relacionamento interpessoal e enriquecimento para ambos os indivíduos. E as características, objetivos, sistematizações do ensino aprendizagem, interdisciplinaridades entre outros são encontrados tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais como nos estudos escolares. Neste estudo encontramos o momento para recolher dados de várias fontes distintas que os discentes e docentes buscaram juntos pelos vários recursos disponíveis.
Bibliografia
Nogueira, Nilbo Ribeiro (2005). Pedagogia dos Projetos – Etapas, papeis e atores. 4ª edição. São Paulo: Ed. Érica.
Vianna, José Antonio e Hugo Rodolfo Lovisolo (2011). "A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 25.2 (2011): 285-96.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 210 | Buenos Aires,
Noviembre de 2015 |