O golfe como um componente curricular em universidades El golf como un componente curricular en universidades The golf as a curricular component in universities |
|||
* Licenciado em Educação Física pela Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICAEspecializando em Alimentos, Nutrição e Saúde no Espaço Escolar pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA Professor de Educação Física das redes estadual e municipal de ensino em Foz do Iguaçu – PR (Brasil) **Profesor de Educación Física. Lic. em Psicología Director de EFDeportes.com (Argentina) |
Leandro Pereira da Silva* Tulio Guterman** |
|
|
Resumo Uma prática pedagógica inovadora foi adotada por algumas universidades da Ásia e da Europa em meados da década passada. O golfe foi incluído como disciplina em alguns cursos como Administração, Economia e Direito, com a proposta de ensinar aos alunos habilidades de relações empresariais no esporte. Unitermos: Golfe. Universidade. Negócios.
Resumen Una práctica pedagógica innovadora ha sido adoptada por algunas universidades de Asia y Europa a mediados de la década pasada. El golf se incluyó como tema en algunos cursos como Administración de Empresas, Economía y Derecho, con el propósito de enseñar a los estudiantes habilidades de relaciones de negocios en el deporte. Palabras clave: Golf. Universidad. Negocios.
Abstract An innovative pedagogical practice has been adopted by some Asian and European universities in the middle of the last decade. The golf was included as a school subject in some courses as Administration, Economy and Law, with the purpose of teaching students business relations skills in the sport. Keywords: Golf. University. Business.
Recepção: 29/07/2015 - Aceitação: 15/09/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 209, Octubre de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
O golfe é um esporte que se pratica em campos abertos, onde jogadores usam tacos para bater em uma bolinha a fim de acertá-la dentro de buracos. Sua origem é incerta, pois há registros que apontam jogos de taco e bolinha sendo praticados na China há mais de mil anos. Todavia, estudiosos afirmam que o golfe mais parecido com o que é jogado atualmente nasceu na Escócia, em meados do século XV.
O golfe é muito popular em países ocidentais. Inglaterra, Estados Unidos e Canadá são alguns dos países onde o esporte tem imensa popularidade. Entretanto, nos últimos anos este esporte vem ganhando bastante popularidade na China, fazendo até crescer o número de matrículas em escolas de golfe do país.
Desde 2006 uma universidade chinesa tornou obrigatório o golfe como disciplina da grade curricular de alguns cursos de ciências humanas como Administração, Economia e Direito. Totalmente o contrário do que poderíamos pressupor o objetivo principal da direção da Universidade de Xiamen não é fazer com que os alunos desenvolvam habilidades esportivas, mas sim habilidades sociais para que futuramente tornem-se profissionais bem-sucedidos. Outras universidades da cidade de Shanghai também já trabalham com a hipótese de incluir este esporte como componente curricular.
Postgraduação sobre Golf em Huelva
Os defensores da proposta acreditam que, por ser um esporte de elite, o golfe facilita o contato e a comunicação com homens de grande poder aquisitivo. O campo de golpe se torna um ambiente propício para iniciar uma relação profissional. O professor de Esportes da tal universidade, Chen Xiao, acredita que os alunos, depois de formados, terão mais oportunidades de fazer negócios, pois durante um jogo de golfe, é muito comum jogadores tratar de negócios.
O campo de golfe além de um “palco” para fechar negócios é também o lugar onde se inicia muitos deles. Segundo David Bradford, professor de Empreendedorismo da Universidade de Utah (EUA), “um jogo de Golfe é perfeito para você demonstrar que é inteligente, competente e amigável. Se de fato você se interessar pelo jogo e ter uma boa conversa, aumentará suas chances de fechar um negócio mais tarde."
A grande polêmica causada por essa medida pioneira reside no fato de que muitos estudantes não têm condições financeiras para arcar com os custos de um curso de golfe. Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, alguns alunos disseram que o golfe é um esporte para aristocratas e que, deste modo, não é uma atividade para estudantes. Mesmo assim, muitos pais se esforçam para matricular seus filhos, empolgados com o possível ingresso deles no grupo de elite.
O golfe também se tornou objeto de estudo numa instituição acadêmica da Espanha. A Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade de Huelva introduziu o golfe como disciplina teórica para os alunos aprenderem o máximo sobre relações empresariais, contato com a imprensa, marketing e negócios no mundo do esporte.
Por fim, concordamos que é complicado mensurar a efetividade desse instrumento educacional, mas podemos enxergar uma vantagem para os profissionais da Educação Física e do Esporte, uma vez que, se esse tipo de ensino for uma tendência educacional, naturalmente aumentará as opções no mercado de trabalho para quem atua no Ensino Superior.
Bibliografia
BBCBRASIL.com. Universidade chinesa torna o golfe obrigatório. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2006/10/061017_china_golfe_pu.shtml
Calle, I. I. (2015, julho 10). Golf, más allá del swing... y los negocios. Estilo de Vida. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://www.altonivel.com.mx/52135-golf-mas-alla-del-swing...-y-los-negocios.html
EMOL.com. Universidad china enseñará golf como forma de hacer negocios. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://www.emol.com/noticias/economia/2006/10/17/233087/universidad-china-ensenara-golf-como-forma-de-hacer-negocios.html
Golfe.esp.br. Golfe, um esporte chinês. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://golfe.esp.br/?s=entenda&c=1
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 209 | Buenos Aires,
Octubre de 2015 |