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Percepções sobre a Associação Cristã de Moços: um estudo 

na unidade de Engenho de Dentro, cidade do Rio de Janeiro

Las percepciones de la Asociación Cristiana de Jóvenes: un estudio en la sede de Engenho de Dentro, ciudad de Río de Janeiro

Perceptions of the YMCA: a study in Engenho de Dentro unit, city of Rio de Janeiro

 

Centro Universitário Augusto Motta

Rio de Janeiro

(Brasil)

Denise Cruz de Albuquerque

denisecalbuquerque@gmail.com

Carlos Alberto Figueiredo da Silva
ca.figueiredo@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          Este estudo tem por objetivo descrever as percepções de associados da Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA) unidade do Engenho de Dentro, cidade do Rio de Janeiro, sobre o papel e a influência desta instituição em suas vidas e na comunidade. Este estudo pode ser justificado em função da importância desta instituição para a educação física brasileira e mundial. Apesar de sua grande contribuição, a ACM/YMCA tem sido esquecida nos diversos estudos realizados na área. Os relatos apontam que a ACM tem tentado acompanhar a evolução da sociedade, mas isto não é tarefa simples; os valores mudaram, encontra-se dificuldade para trazer os jovens a um convívio social. Isto não significa que não queiram interagir, talvez outras formas de interação devam ser desenvolvidas. O grande desafio: tentar se reformular, mas sem perder a missão. Acreditamos que a missão é válida por continuar com seus valores, mas é importante repensar as novas formas de interação social. Na dimensão ressaltada pelos entrevistados, aquela a que se referem como do convívio social, deve ser repensada com urgência, pois os acemistas não mais participam dessas atividades, restringindo suas ações às atividades físico-desportivas.

          Unitermos: ACM. YMCA. Educação Física.

 

Resumen

          Este estudio tiene como objetivo describir las percepciones de miembros de la Asociación Cristiana de Jóvenes, sede de Engenho de Dentro, Río de Janeiro, Brasil, sobre el papel y la influencia de esta institución en sus vidas y en la comunidad. Este estudio puede justificarse sobre la base de la importancia de esta institución para la Educación Física brasileña y mundial. A pesar de su gran contribución, la YMCA ha sido olvidada en los diversos estudios realizados en el área. Hay informes de que YMCA está tratando de acompañar la evolución de la sociedad, pero esto no es una tarea sencilla: la modificación de los valores, los jóvenes piensan de manera diferente que antes y es difícil llevarlos a una vida social. Esto no significa que no quieren interactuar, tal vez otras formas de interacción deben ser desarrolladas por ella. La YMCA tiene un gran reto: tratar de formar de nuevo, pero sin perder su misión. Creemos que la misión es válida para continuar con sus valores, pero es importante repensar las nuevas formas de interacción social. En la dimensión que surge de los entrevistados, la que nos referimos como la vida social, debe ser examinada de nuevo con urgencia porque los socios de la ACJ ya no participan en estas actividades, lo que restringe sus acciones a las actividades físicas y deportivas.

          Palabras clave: ACJ. YMCA. Educación Física.

 

Abstract

          This study aims to describe the perceptions of the members of the YMCA of Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, Brazil, on the role and influence of this institution in their lives. This study can be justified based on the importance of this institution for the Brazilian and global physical education. Despite its great contribution, YMCA has been forgotten. There are reports that YMCA has tried to follow the evolution of society, but this is not a simple task; the modified values ​​young people think differently than before and it is difficult to take them to a social life. This does not mean they do not want to interact; perhaps other forms of interaction for it must be developed. YMCA has a big challenge: trying to reshape, but without losing its mission. We believe that the mission is valid to continue with their values, but it is important to rethink new forms of social interaction. In the dimension highlighted by respondents, which we refer to as the social life, it should be urgently reconsidered because users no longer participate in these activities, restricting their actions to physical and sports activities.

          Keywords: ACM. YMCA. Physical education.

 

Recepção: 02/08/2015 - Aceitação: 10/09/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 208, Septiembre de 2015. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    A Associação Cristã de Moços (ACM) foi fundada no dia 06 de junho de 1844, em Londres, Inglaterra, por George Williams, um jovem comerciário que pretendia melhorar a vida dos seus colegas de profissão. A sigla original é YMCA (Young Men’s Christian Association), também é conhecida simplesmente pela letra “Y”.

    Muitos associam a imagem da YMCA ao grupo Village People que na década de 1970 teve um grande sucesso musical exatamente com uma música denominada YMCA, e no vídeo promocional a fachada da instituição em Nova York é destacada (Village People, 1978).

 

Village People - YMCA OFFICIAL Music Video 1978

    Entretanto, a ACM/YMCA teve e tem um papel destacado na promoção das atividades físicas em todo o mundo. George Williams construiu a partir do símbolo do triângulo a base para os princípios da ACM/YMCA. Os três ângulos referem-se à saúde do corpo, da mente e do espírito. Sua influência cristã foi determinante para a construção desses princípios. A AMC/YMCA trouxe grandes inovações para a época, pois propunha uma ruptura com as características de separação entre as classes sociais e diversas correntes cristãs da Inglaterra.

    Não existia ainda o conceito de inclusão, mas, já àquela época, a ACM/YMCA inaugurava uma ação efetiva para a inclusão de qualquer pessoa, homem, mulher ou criança, independentemente de raça, religião ou nacionalidade. Estas ações fizeram da ACM/YMCA uma instituição que se distinguiu naquele cenário, principalmente, por dar ênfase à dimensão social de sua atuação.

    Não se adaptando ao trabalho no campo, Williams foi para uma cidade vizinha, Bridgwater, para trabalhar no comércio com seu irmão. Em 1814, mudou-se para Londres, empregando-se na firma Hitchock-Rogers, localizada em frente à Catedral de São Paulo. Trabalhava quinze horas por dia e morava na mesma loja. A situação geral e espiritual dos companheiros de trabalho impressionava-o muito. Preocupado, começou a promover reuniões de oração e meditação em seu próprio aposento, no andar superior da loja. Em 1844, George Williams estava com 23 anos de idade e ocupava o posto de vendedor-chefe da seção de tapeçaria da loja. No dia 06 de junho, (quinta-feira) promoveu uma reunião com onze jovens também camponeses e empregados no comércio londrino, extremamente desgostoso com as degradações espirituais dos ambientes nas cidades. Após sugestões e debates, foi deliberado fundar-se a Young Men’s Christian Association - YMCA. O objetivo maior desse grupo de jovens idealistas era melhorar as condições de vida dos seus colegas de profissão, através de atividades culturais, físicas e de lazer adotando-se desde o início, a saudável filosofia de respeito à vida, ou seja, o interesse de contribuir destacadamente para a educação integral da juventude, de acordo com os princípios do cristianismo (Vieira; Flor, 2014, p. 9-11).

    A cidade do Rio de Janeiro foi agraciada com a primeira ACM/YMCA na América Latina. Sua fundação deu-se em 04 de julho de 1893. Cada unidade da ACM/YMCA é inteiramente autônoma, com direção própria, características e recursos locais, mas busca-se coordenar os assuntos de interesses comuns e manter a identidade de propósitos. Desta forma, a ACM/YMCA possui sede denominada Aliança Mundial, em Genebra-Suíça desde 1855 (Vieira; Flor, 2014).

    Este estudo tem por objetivo descrever as percepções de associados da ACM/YMCA, unidade de Engenho de Dentro, cidade do Rio de Janeiro, sobre o papel e a influência desta instituição em suas vidas e na comunidade.

    Com base neste objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) identificar como os associados percebem a missão, visão e valores da ACM/YMCA; b) comparar as percepções iniciais, quando ingressaram na instituição, com as atuais; c) verificar se os entrevistados percebem a integração da ACM/YMCA com a sociedade; d) descrever que valores os entrevistados atribuem à ACM/YMCA e a influência em seu cotidiano.

    Este estudo pode ser justificado em função da importância desta instituição para a educação física brasileira. Apesar de sua grande contribuição, a ACM/YMCA tem sido esquecida nos diversos estudos realizados na área. Em breve levantamento nas principais revistas on line de educação física do Brasil, encontramos na Revista Movimento apenas três trabalhos que fazem alusão à ACM, mas não a tem como foco. Na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, não encontramos estudos a partir de 2014. Na revista Motriz encontramos 14 artigos que também fazem alguma alusão à ACM, mas não como objeto de estudo.

    Desta forma, há que se atentar para a lacuna que existe em termos de publicações sobre esta importante instituição que vem há anos contribuindo para o crescimento das atividades físicas no mundo. Além de ter sido o berço de esportes como o basquetebol, voleibol, futsal, a ACM tem se destacado pelo desenvolvimento de valores universais, que, de certa forma, têm sucumbido diante das incertezas do século XXI.

Metodologia

    Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando dois instrumentos: a entrevista semiestruturada e a observação participante.

    Em relação ao primeiro instrumento, dois associados foram selecionados de forma intencional, tendo em vista participarem da ACM/YMCA há mais de 30 anos. Os dois entrevistados fazem atividades físicas e sociais na instituição de Engenho de Dentro. Um deles também chegou a fazer parte do conselho administrativo durante algum tempo. As entrevistas foram realizadas individualmente, na própria ACM/YMCA de Engenho de Dentro antes de iniciarem as atividades físicas do dia. O roteiro continha 5 perguntas básicas, cujo percurso foi reconstruído na interação.

    Em relação ao segundo instrumento, a pesquisadora principal deste estudo iniciou suas atividades como professora de ginástica há um ano. Desde sua entrada na ACM/YMCA, construiu um bloco de anotações onde registrou suas principais observações do cotidiano dessa instituição. Este bloco constituiu-se, então, num diário de campo, que auxiliou nas suas interpretações a partir das análises realizadas nas entrevistas.

    Em relação aos procedimentos éticos da pesquisa, os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), autorizando que seus depoimentos pudessem ser utilizados no estudo que agora é apresentado.

    A postura assumida nesta pesquisa é a de participante como observador, tendo em vista que a pesquisadora principal do trabalho atua na ACM/YMCA como professora há um ano. Desta forma, os elementos presentes na perspectiva etnometodológica (Silva et al., 2015; Silva e Votre, 2013; Silva e Devide, 2009; Silva, 2005), foram as âncoras para as interpretações realizadas no discurso dos entrevistados, além da observação direta realizada nos lócus da pesquisa.

Um pouco de história

    A Associação Cristã de Moços foi fundada em Londres, em 1844, pelo jovem George Williams (1821-1905). Foi trazida para o Brasil pelo americano Myron Clark que fundou na cidade do Rio de Janeiro, em 1893, a primeira ACM da América Latina, em um prédio alugado na Rua da Assembleia. A primeira sede própria na cidade do Rio de Janeiro foi adquirida em 1896, na Rua da Quitanda, 47.

    Em 1929, a ACM/YMCA passa a funcionar na Rua Araújo de Porto Alegre, em uma área recém-aberta na esplanada que resultou do desmonte do Morro do Castelo (Figura 1). É de se notar, ao longe, os fundos da Igreja de Santa Luzia.

Figura 1. ACM/YMCA localizada na Rua Araújo Porto Alegre, onde antes existia o Morro do Castelo

Fonte: Curiosidades Cariocas (2009)

    A seguir temos a vista frontal deste prédio histórico (Figura 2).

Figura 2. Vista frontal da ACM/YMCA da Rua Araújo Porto Alegre

Fonte: A Noite Ilustrada (1930)

    A ACM/YMCA foi pioneira na área onde existia o Morro do Castelo. Pode-se observar na Figura 3 o prédio totalmente isolado naquele tempo, demonstrando a capacidade empreendedora e inovadora da instituição.

Figura 3. Prédio da ACM/YMCA na Rua Araújo Porto Alegre

Fonte: Mendes (1929)

    Atualmente a ACM/YMCA está localizada na Rua da Lapa, 86 – Centro, cidade do Rio de Janeiro (Figura 4).

Figura 4. ACM/YMCA localizada na Rua da Lapa, 86

Fonte: 2.bp.blogspot (2015)

    O direcionamento das propostas da ACM/YMCA para a juventude do Rio de Janeiro e suas famílias visava a difusão da ideologia cristã, as práticas que privilegiassem a melhoria e manutenção da saúde e o desenvolvimento intelectual do grupo social (Cancella, 2010).

    Estas diretrizes baseadas no trinômio “corpo”, “mente” e “espírito”, foram mais amplamente difundidas como base da instituição a partir de 1891 com a iniciativa do professor Halsey Luther Gulick, da YMCA Springfield (EUA), que idealizou o símbolo triangular vermelho apontando as três partes do ser humano: alma, corpo e mente. Este símbolo é mundialmente conhecido como a identificação da YMCA, expressando suas bases de trabalho (FIGURA 5).

Figura 5. Triângulo vermelho que se tornou o símbolo da YMCA

Fonte: Base de Paris (1955)

Missão da ACM/YMCA

    A Associação Cristã de Moços é uma instituição filantrópica, formada por voluntários e profissionais que tomando por base os valores cristãos, busca oferecer oportunidades para o desenvolvimento e a promoção das pessoas sob o aspecto espiritual, moral, físico e social.

    A ACM/YMCA teve sua origem fundamentada nos princípios cristãos. A Instituição surgiu a partir de reuniões de jovens, encabeçada por um deles, George Williams, que, para ocupar o tempo ocioso daqueles que vieram do campo para a cidade trabalhar no comércio londrino, na época da Revolução Industrial, se reuniam à noite, para ler e interpretar os trechos bíblicos. Daí se percebe a forte influência quanto à escolha do nome: Associação Cristã de Moços (Young Men’s Christian Association) - ACM/YMCA.

    A ACM/YMCA é uma entidade cristã, ecumênica, não sectária, ligada a todos os segmentos cristãos, sem distinção de raça, cor, credo, sexo e classe social. Lá são desenvolvidas ações sempre voltadas para o bem-estar físico e espiritual das pessoas, num ambiente familiar, que concede oportunidades de desenvolvimento pleno. Com isso, colaboramos para um mundo cada vez melhor, formado por pessoas do bem.

    Em 1855, devido ao crescimento e expansão do movimento acemista pelo mundo, realizou-se um encontro internacional na França, onde foi criada a “Base de Paris”, que norteia, até hoje, os princípios e fundamentos da ACM/YMCA em todas as suas ações e práticas.

    A Base de Paris é a declaração de missão e visão da ACM/YMCA, escrita e aceita como carta de princípios na Conferência de Paris, em 1855, quando o movimento acemista já estava se expandindo no mundo inteiro e havia a grande necessidade de garantir que os objetivos iniciais fossem preservados.

    As Associações Cristãs de Moços procuram unir os jovens que, considerando a Jesus Cristo como seu Deus e Salvador, segundo as Sagradas Escrituras, procuram em sua fé e em sua vida ser seus discípulos e juntos trabalhar para estender, entre os jovens, o Reino de seu Mestre (Carta Oficial da Base de Paris, 1855).

Resultados

    Nesta parte, apresentamos as falas dos entrevistados, mantendo a originalidade de suas manifestações. Desta forma, não foi suprimido qualquer trecho, pausa, silêncio, risos etc., pois se entende que cada expressão reflete percepções que por vezes se manifestam de outra forma que não a oral.

Entrevistado 1

    Trata-se de homem de 63 anos, e associado há 33 anos.

    Como você vê a missão, visão e valores da ACM quando de sua entrada na instituição comparando com agora?

    A missão justamente era a parte social, reunir e fazer o trabalho social. Social inclusive com os trabalhos com os jovens. Jovens aprendizes e outros trabalhos sociais, a ACM sempre fez dentro do quadro de associados. A intenção também sempre foi à família! Tanto que você entra na ACM e tem um plano familiar com um desconto bem grande. Hoje mesmo estava vendo um pacote familiar onde você tem um desconto muito bom, por ele incentivar muito a família.... Antes era assim, e continua..., mas a missão é o social, é levar o esporte, lazer e saúde, a missão da ACM é essa, mas hoje, o que mudaram foram as pessoas, o ser humano mudou muito...

    Nesse momento ele para por alguns segundos e continua.

    Por mais que você queira passar essa filosofia, o mundo de hoje é imediatista e ninguém quer parar para ouvir. O mundo não tem aquela visão de romantismo de tempos atrás, se fazia muito mais festas sociais, não precisava nem chamar muito o pessoal, por conta própria já ficava aqui na ACM.

    Nesse momento ele reflete por alguns segundos e responde:

    Era uma outra visão, mais lenta,

    Para e continua.

    Como hoje o mundo é imediatista! Tinha uma reunião de novos sócios quando eu era diretor, existia uma reunião para novos sócios; para quê?! Para explicar aos novos sócios o que era a ACM qual era a filosofia da ACM, explicar porque tem ACM na Lapa, porque tem ACM na Ilha, porque uma é grande e a outra não, porque era uma comunidade que se ajudava.

    Essas idéias acontecem na prática?

    Acontece ainda, entendeu acontece... “pausas por alguns segundos”... O que acontece, é que a ACM vive do dinheiro do associado... Não tem ninguém que banca.

    Você acha que dá para fazer essa integração com a sociedade hoje em dia?

    Acho! Mas como falei o mundo é imediatista, eles não têm paciência para ouvir... A ACM tem que se atualizar, o mundo mudou e ela tem que acompanhar.... Acho que por isso existe uma queda hoje em dia, entendeu?! O mundo muda “risos”.

    Pra mim é um ambiente super familiar, eu entrei com a minha esposa depois meu filho veio... Minha esposa depois saiu porque disse que não gostava de exercício!

    Você indicaria a ACM para algum familiar ou amigo?

    Eu indico, sempre indiquei! Só que eu digo assim; já passo a filosofia que a ACM não é academia, não vai lá pensando que é, porque você não vai ficar, é outro valor.

Entrevistada 2

    Trata-se de uma aluna mulher, com 52 anos de idade, sendo 31 de associada.

    Como você vê a missão, visão e valores da ACM quando de sua entrada na instituição comparando com agora?

    Bom, missão da ACM era além da educação ao esporte e da atividade física, era passar uma forma diferenciada de uma academia normal. A missão da ACM não mudou, a forma como ela induz é que mudou. Isso que mudou né... “pensou por alguns segundos”...

    Essa missão acontece na prática?

    Não! A ACM está desatualizada, porque quando você tem uma missão, não importa quanto tempo passa a missão é única você deve acompanhar sim né, o desenvolvimento da situação, você deve acompanhar... “pausa por alguns segundos” e processe... Se por exemplo, o uniforme antigo é feio, faz lá um modelito que todos gostem, mas que tenha um emblema da ACM, se era malha e o pessoal gosta de lycra, então bota lycra as pessoas não estão comprando lá fora, então comprarão aqui dentro ué...

    Você acha que dá para fazer essa integração com a sociedade hoje em dia?

    “Sim! Mas tem que acompanhar a evolução da sociedade...” reflete por alguns segundos.

    O que você acha da ACM em geral?

    Vou te dizer uma coisa, eu adoro a ACM “suspira” eu já saí daqui, e entrei nas melhores academias Body Tech, Activa, e eu fico dois três meses e acabo voltando... “reflete por alguns segundos” e diz:

    Por que eu volto? Porque, porque “gagueja” academias são academias a ACM é diferente... “suspira”...

    Você indicaria a ACM para algum familiar?

    Sim! Sempre!

Discussão

    Na fala dos entrevistados dois universos se apresentam: no caso do primeiro entrevistado, os valores mais tradicionais são de alguma forma ressaltados e valorizados. Ele se refere várias vezes ao social é à família. O discurso deixa transparecer uma perspectiva de resistência ao imediatismo das relações atuais. O entrevistado resiste aos valores fugazes. De fato, afirma que a ACM/YMCA precisa se atualizar, mas que há na instituição algo que não existe nas outras.

    A fala da segunda entrevistada deixa transparecer uma certa acomodação da ACM, que não teria acompanhado a dinâmica da sociedade atual. Isto está explícito quando ela diz que “A ACM está desatualizada”. Conforme as perguntas iam sendo lançadas, a entrevistada demonstrava um aprofundamento nas ideias. Ficou evidente a paixão que os dois entrevistados têm pela ACM/YMCA. Eles se sentem membros. Afirmam que a instituição não é uma academia. A entrevistada só faltou gritar ao dizer “Eu adoro a ACM”. As críticas que os entrevistados fazem são de caráter construtivo. Querem ver a instituição crescer, querem participar desta construção. Há alma em seus relatos.

    A reflexividade dos discursos dos entrevistados mostra por um lado que a ACM/YMCA está precisando inovar e acompanhar a dinâmica do mundo atual; por outro, há que se resistir aos valores imediatistas e buscar valores universais que possam ser inseridos em contextos mais atuais, em uma modernidade tão fluida.

Considerações finais

    Os dois relatos apontam universos que parecem conflitantes, mas não o são. Percebemos no dia a dia da instituição que a ACM tem tentado acompanhar a evolução da sociedade, mas isto não é tarefa simples; os valores mudaram, os jovens pensam de forma diferente e encontramos dificuldades para trazê-los a um convívio social e interagir com eles na ACM/YMCA. Isto não significa que não queiram interagir, talvez outras formas de interação devam ser desenvolvidas pela ACM/YMCA.

    A vida mudou, está tudo muito mais corrido, há problemas com a mobilidade urbana, principalmente em grandes centros; então, trazer o aluno, por exemplo, para uma atividade social e até mesmo de lazer, ficou mais difícil. A insegurança também é um fator desafiador. Em muitas ocasiões a ACM/YMCA promove churrascos e convida a todos, mas a frequência é mínima; muitos estão cansados, outros têm medo de sair de casa e a maioria prefere ficar na internet.

    A ACM tem um grande desafio: tentar se reformular, mas sem perder de vista a sua missão. Acreditamos que a missão é válida por continuar com seus valores, mas é importante repensar as novas formas de interação social. Para os entrevistados, indispensável mesmo é ir até a ACM/YMCA e realizar as atividades físicas. Na dimensão ressaltada pelos entrevistados em relação ao convívio social, este deve ser repensado. Por que não realizar o convívio social pela internet? Afinal, “academias são academias a ACM é diferente” (Entrevistada 2).

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