O Futebolha El Bubble Fútbol The Bubble Football |
|||
Licenciado em Educação Física pela Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA Especializando em Alimentos, Nutrição e Saúde no Espaço Escolar pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA Professor de Educação Física das redes estadual e municipal de ensino em Foz do Iguaçu - PR |
Leandro Pereira da Silva (Brasil) |
|
|
Resumo O Futebolha é um novo esporte que nasceu na Noruega recentemente, em 2011. A modalidade consiste em jogar futebol usando bolhas como equipamento. Este texto traz uma breve explicação de como se joga o Futebolha. Unitermos: Futebolha. Futebol. Bolha. Esporte.
Resumen El Bubble Fútbol es un nuevo deporte que nació en Noruega recientemente en 2011. La modalidad consiste en jugar fútbol utilizando burbujas de aire como equipamiento. Este texto trae una breve explicación de cómo se juega al Bubble Fútbol. Palabras clave: Bubble Fútbol. Fútbol. Deporte.
Abstract The Bubble Football is a new sport that was born in Norway recently, in 2011. The modality consists in to play football using bubbles as equipment. This text provides a brief explanation of how to play the Bubble Football. Keywords: Bubble Football. Football. Sport.
Recepção: 20/07/2015 - Aceitação: 25/08/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 208, Septiembre de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Em 2011 foi criado na Noruega um novo tipo de modalidade esportiva: o Futebolha. Este esporte se caracteriza sendo um jogo de futebol disputado por duas equipes de jogadores equipados com uma bolha na parte superior do corpo.
Enquanto que no futebol tradicional as regras põem limites na intensidade do contato físico entre os jogadores, no Futebolha os jogadores podem utilizar a força exacerbada e abusar dos encontrões e empurrões para derrubar os adversários. O que no futebol é considerado uma falta e é punida com cartão, no Futebolha é uma estratégia essencial que se torna motivo de muita risada, pois as quedas decorrentes do choque entre os jogadores são engraçadas e livres de riscos de lesões. Por isso, há quem considera o Futebolha o esporte mais divertido da atualidade.
O Futebolha
O Futebolha pode ser jogado em quadras de futsal e em campos de grama e também de areia. A bolha deve medir 1,5 metros e cobrir a cabeça, o tronco e os braços do jogador. E as equipes devem usar camisas de cores diferentes, e ainda, shorts e tênis adequados para a prática de atividades físicas.
Uma partida começa com a bola no meio de campo e as duas equipes dispostas em cima da linha de sua grande área. Ao sinal do árbitro os jogadores podem correr em direção ao meio de campo e disputar a posse de bola através dos choques entre as bolhas. A partir daí, o jogo é conduzido pelas regras do futebol tradicional. A única diferença, como já foi dito, é que é permitido derrubar os adversários. Entretanto, existem alguns atos que são proibidos como, por exemplo, impedir que um adversário que tenha caído tente se levantar ou, derrubar um adversário pelas costas, ou seja, sem que ele perceba.
Jogar este tipo de futebol geralmente gera muito desgaste, pois é preciso muito esforço físico para suportar os choques entre as bolhas e, também, porque praticamente não há interrupções durante uma partida. É recomendável que se jogue períodos de 10 minutos com intervalos para realizar substituições.
Há 4 anos uma emissora de televisão da Noruega pela primeira vez transmitiu uma partida de Futebolha a fim de divulgar esta novidade. No jogo, a equipe do Fredrikstad FK venceu o Sarpsborg 08 pelo placar de 2 a 1.
Partida de Futebolha. Fredrikstad FK vs. Sarpsborg 08
Bibliografia
Bubblefootball.es. Acesso em: 19 de julho de 2015. Disponível em: http://www.bubblefootball.es/reglas-de-juego/
Bubble Football Braga. Acesso em: 19 de julho de 2015. Disponível em: http://bubblefootballbraga.wix.com/alugar#!sobre-bubble-football/ct79
Dias, T. (2012, janeiro 21). ‘Bubble Football’. [Brasil Mundial FC]. Acesso em: 19 de julho de 2015. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/platb/brasilmundialfc/2012/01/page/5/
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 208 | Buenos Aires,
Septiembre de 2015 |