Promoção da saúde e qualidade de vida através de exercícios aos colaboradores em plataformas marítimas de petróleo no Brasil Promoción de la salud y calidad de vida a través de ejercicios físicos para empleados en plataformas petroleras del mar en Brasil |
|||
*Autor. Coordenador e Educador Físico – Macaé RJ **Co-Autor: Educador Físico – UNIPLI RJ Especialista em Psicomotricidade – IBMR RJ (Brasil) |
Clanderson da Silva* clandersondasilva@plamel.com.br Marcelo Bittencourt Jardim** |
|
|
Resumo Abordaremos a importância da ginástica laboral e da atividade física regular no âmbito do trabalho embarcado em plataformas de petróleo e gás no Brasil. Para a promoção da saúde e qualidade de vida dos colaboradores que ficam confinados em alto mar em plataformas em períodos de quatorze dias seguidos de trabalho. Sabe-se que o exercício físico ajudará na interação social e também na questão psicológica e condicionamento físico dos colaboradores. Assim, mostraremos que o Educador Físico tem um papel positivo de grande valia no desenvolvimento de atividades corporais e do lazer social dos colaboradores embarcados. Unitermos: Ginástica laboral. Saúde. Educador Físico.
Resumen Trataremos la importancia del ejercicio físico en el ámbito laboral embarcado en una plataforma de petróleo y gas en Brasil. Para promover la salud y la calidad de vida de los empleados que están confinados a las plataformas costeras en alta mar en períodos de catorce días consecutivos de trabajo. Se sabe que el ejercicio ayuda en la interacción social y la cuestión psicológica y física de los empleados. De esta manera mostramos que el educador físico tiene un papel positivo y de gran valor en el desarrollo de las actividades físicas y la recreación social de los trabajadores embarcados. Palabras clave: Actividad física en el trabajo. Salud. Educador Físico.
Recepção: 21/07/2015 - Aceitação: 27/08/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 208, Septiembre de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Qualidade de vida no âmbito do trabalho embarcado
Observa-se que grande parte dos colaboradores que trabalham confinados em plataformas sofre com o sedentarismo, na questão emocional, psicológica e tem uma carga horária extensa de trabalho que muitas vezes não conseguem se exercitar tendo tempo só de descansar e voltar ao trabalho.
É notório que acaba causando tensão, ansiedade, problemas posturais e contribuindo de forma negativa para aparecimentos de tendinites e osteoporoses por ficarem horas na mesma posição e trabalho ao longo de sua vida embarcado.
Sabe-se que podemos definir como qualidade de vida no trabalho a busca pelo equilíbrio psíquico, físico e social. Onde são respeitadas as necessidades e limitações dos trabalhadores, objetivando um crescimento pessoal (bem estar físico e social) e profissional sem traumas.
Além disso, sendo priorizada a saúde que é a condição equilibrada de bem estar físico, emocional, espiritual e social com a ausência de doenças, incapacitação e de disfunção. “Promoção da saúde é a arte de ajudar as pessoas a mudarem seus estilos de vida para atingirem uma saúde plena” (Nahas, 2010).
Assim, gerando um estilo de vida saudável no âmbito do trabalho, na socialização entre os colaboradores e seus chefes, no descanso corporal, emocional (um fator importantíssimo), na questão mental, alimentação e em atividades físicas regulares durante a estada dos colaboradores embarcados.
Plataforma marítima de petróleo. Foto: Oglobo.com
Baixa qualidade de vida
Segundo o Journal of Occupational Medicine, os indivíduos obesos exigem mais de 85% em tempo de internação, custam mais de 86% em despesas de saúde. Os sedentários exigem mais de 54% em tempo de internação, custam mais de 36% em despesas de saúde. Os fumantes exigem mais de 114% em tempo de internação, custam mais de 26% em despesas de saúde.
Diferentes tipos de Ginásticas
Fitness Corporate: É um programa que através de atividades físicas regulares, sistemáticas e motivadoras buscam primeiramente o desenvolvimento das qualidades físicas ligadas ao sistema cardiovascular, á estrutura muscular esquelética, e ao sistema respiratório. Posteriormente como compensatória, facilitando a integração social e o autoconhecimento de capacidades e limites individuais.
Contexto do Fitness Corporate: Os seguintes tipos de programa:
Circuit Trainning – através da avaliação clínica e física propõem programas individualizados com ênfase no desenvolvimento da resistência muscular localizada em circuito fechado (Sala de Musculação).
Ginástica localizada – Programa de ginástica em grupo que enfatiza a resistência muscular localizada.
Condicionamento Aeróbico – Programa de caminhadas, hidroginástica e corridas, onde após prévia avaliação o praticante é orientado a percorrer de forma regular e uniforme, um percurso pré – estabelecido, dentro de um limite submáximo de freqüência cardíaca visando o desenvolvimento da capacidade Aeróbica.
Ginástica Laboral - Consiste em exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho atuando de forma preventiva e terapêutica, nos casos de L.E.R. (Lesões de Esforços Repetitivos), sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração e trabalhar mais no alongamento e compensação das estruturas musculares envolvidas nas áreas operacionais diárias.
Tipos de Ginástica Laboral
Preparatória – Ginástica com duração de 10 a 15 minutos, realizada antes do início da jornada de trabalho, tem como objetivo principal preparar o trabalhador aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando – os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.
Compensatória – Ginástica com a duração de 5 a 10 minutos, realizada durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional, aproveitando as pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas solicitadas nos postos operacionais.
Relaxamento – Ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada antes ou após o expediente com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo os possíveis surgimentos de lesões.
Principais Objetivos da Ginástica laboral para a promoção da saúde e do desenvolvimento da qualidade de vida dos Colaboradores Embarcados
Prevenir a fadiga muscular;
Corrigir vícios posturais;
Prevenir as doenças por traumas cumulativos;
Promover a sociabilidade;
Melhora da condição Física geral;
Promover o autoconhecimento orgânico;
Diminuir o absenteísmo e a procura ambulatorial;
Aumentar o ânimo e a disposição para o trabalho;
Aumentar a produtividade individual e do grupo;
Melhorar a qualidade de vida do funcionário de forma geral.
Considerações finais
Portanto, com os dados apurados nesta pesquisa, que é de suma importância o trabalho do Educador Físico na promoção da saúde e qualidade de vida aos colaboradores embarcados em plataformas de petróleo e gás em alto mar do Brasil. E que a Ginástica Laboral é muito relevante para a melhora e motivação dos trabalhadores que vivem confinados e com carga horária extensa de trabalhos embarcados. Assim, como foi destaco e observado no contexto do estudo.
Como se vê, a Educação Física oportuniza para ambos os sexos, cargos hierárquicos, tipos físicos nas plataformas, grande significação nas atuações profissionais e uma melhora nas condições laborais e relacionais entre os colaboradores. Com palestras, aulas dinâmicas, relacionais e esportivas reforçando a importância desse profissional e dessa atuação nesses locais de trabalho.
Realização do trabalho
O trabalho foi realizado na Empresa Plamel Serviços de Saúde e Apoio Marítimo em Macaé, Rio de Janeiro, Brasil. Trabalho de Ginástica Laboral realizado em Plataformas Marítimas de Petróleo da Petrobrás – BR na Bacia de Campos – RJ. Profissionais e Educadores Físicos: Coordenador e Professor: Clanderson da Silva; Professor: Marcelo Bittencourt Jardim.
Bibliografia
http://bodyforlife.com/corporate-fitness. Acesso em 20 de julho de 2015.
Nahas, Markus Vinicius and Totaro Garcia, Leandro Martin (2010). A short history, recent developments, and perspectives for research in physical activity and health in Brazil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 24.1. p. 135-148.
Polito, E. e Bergamaschi, E.C. (2004). Ginástica Laboral. Conselho Federal de Educação Física. Revista Educação Física, Rio de Janeiro, 1.11.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 208 | Buenos Aires,
Septiembre de 2015 |