Analise de força dos membros inferiores em jogadores amadores de futebol do município de Potengi, CE Análisis de la fuerza de los miembros inferiores en los jugadores aficionados de fútbol en la ciudad de Potengi, CE Power analysis of lower in players municipality of amateur soccer in the city of Potengi, CE |
|||
*Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, Ceará **Discente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, Ceará (Brasil) |
José de Caldas Simões Neto* Pergentina Parente Jardim* Francisco Marcelo Catunda de Oliveira* Marta Angélica Cruz Silva* Isabel Lohainny Elias Cruz** |
|
|
Resumo O esporte mais popular do mundo nos dias de hoje é o futebol, com participantes em todas as faixas etárias e diferentes níveis, porém é uma modalidade de alto impacto e que exige uma ótima condição física para a um excelente desempenho durante os jogos. Vários fatores podem influenciar a capacidade de resistência muscular de atletas de futebol durante uma partida, assim, uma melhor preparação muscular dos jogadores é fundamental para garantir um bom desempenho esportivo e a integridade física dos atletas. Durante um jogo de futebol, os jogadores precisam usar bastante força muscular e velocidade para a execução das jogadas, sendo necessária uma explosão de força, velocidade e agilidade para vencer uma determinada resistência ou situação presente durante na partida de futebol. O objetivo deste estudo é avaliar a força de explosão dos membros inferiores de jogadores amadores de futebol do município de Potengi - Ceará. A abordagem utilizada é estudo de campo do tipo quantitativo e descritivos. Os resultados serão analisados e comparados entre os jogadores por posição e entre os times, analisando a força muscular dos membros inferiores, utilizando o protocolo do teste de salto horizontal. A população desse estudo foi composta por jogadores amadores de futebol do município de Potengi – Ceará, e a amostra para o mesmo foi composta por 30 jogadores dos dois times do município, Clube A e Clube B, com faixa etária dos jogadores entre 15 a 30 anos. Analisando os dados do teste de força dos membros inferiores foi possível que a média geral do Clube A foi de 2,10m e do Clube B foi de 2,05m e tendo um melhor desempenho os jogadores do Clube A, mesmo que com diferença não tão significativa em relação ao resultado dos jogadores do Clube B. Podemos destacar ainda que os Goleiros foram os que obtiveram os melhores desempenhos com média de 2,28m e em seguida os Zagueiros com média de 2,24m entre todos os demais jogadores, e os jogadores com menos desempenho foram os Meias de Campo com média de 1,86m. Podemos concluir que jogadores de futebol de variadas posições e funções em campo, possuem diferentes características físicas, e apresentam níveis de condicionamento diversificados e estrutura física diferente, que está diretamente ligado ao desempenho dos atletas. Unitermos: Atleta. Força. Futebol.
Abstract The most popular sport in the world today is soccer, with participants in all age groups and different levels but is a form of high-impact and requires a great physical condition for optimum performance during the games. Several factors can influence muscle endurance capacity of soccer players during a match, as well, better muscle preparation of players is critical to ensure a good sporting performance and the physical integrity of athletes. During a soccer game, players need to use enough muscle strength and speed to perform the moves, requiring a force of explosion, speed and agility to overcome a certain resistance or present situation during the soccer match. The objective of this study is to evaluate the explosion force of the lower limbs soccer amateur players in the city of Potengi - Ceará. The approach is field study of the quantitative and descriptive type. The results will be analyzed and compared between the players by position and between the teams, analyzing muscle strength of the lower limbs, using the horizontal jump test protocol. The study population was composed of amateur players of soccer of the city of Potengi - Ceará, and the sample for the same consisted of 30 players of the two teams of the city, Club A and Club B, aged players between 15-30 years. Analyzing the strength test data of the lower limbs was possible that the overall average of the Club A was 2.10 m and Club B was 2,05m and having better performance players of the Club A, albeit with differences not as significant for the outcome of the players Club B. We can also highlight that goalkeepers were the ones with the best performers with an average of 2,28m and then the Defenders averaging 2,24m among all the other players, and players under performance were the field of socks averaging 1.86 m. We can conclude that soccer players of different positions and functions in the field, they have different physical characteristics, and have diverse fitness levels and different physical structure, which is directly linked to the performance of athletes. Keywords: Athlete. Strength. Soccer.
Recepção: 25/02/2015 - Aceitação: 20/07/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 208, Septiembre de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
O esporte mais popular do mundo nos dias de hoje é o futebol, com participantes em todas as faixas etárias e diferentes níveis, porém é uma modalidade de alto impacto e que exige uma ótima condição física para a um excelente desempenho durante os jogos. As características desse esporte provocam um grande número de lesões nos membros inferiores, pois é a musculatura mais utilizada para a execução das jogadas.
O futebol é um esporte muito praticado no mundo todo envolvendo praticantes amadores e profissionais. É uma modalidade que exige uma boa condição física para a melhor performance, necessitando boa capacidade anaeróbia e aeróbia, agilidade, força e velocidade (Cunha, 2003).
Vários fatores podem influenciar a capacidade de resistência muscular de atletas de futebol durante uma partida, assim, uma melhor preparação muscular dos jogadores é fundamental para garantir um bom desempenho esportivo e a integridade física dos atletas (Moreira, 2001).
Um atleta de futebol tem que ter boa condição física e psicológica para estar apto ao esporte, e garantir um bom trabalho durante os jogos. Precisam fazer exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos através da musculação e fisioterapia, evitando possíveis lesões que possam adiantar a aposentadoria dos mesmos, e através desse trabalho de fortalecimento garantir o máximo do rendimento individual.
Por ser um esporte de bastante contato, oferece grandes riscos de lesões, nas quais muitas vezes ocorrem nos membros inferiores por estarem em mais evidencia durante a partida. Um dos fatores que pode provocar essas lesões é a falta de fortalecimento nos membros inferiores, sendo necessário um trabalho mais intenso e especifico destinado a essa musculatura.
Segundo Witvrouw et al (2003), cerca de 68% a 88% das lesões que ocorrem no futebol, aproximadamente um quarto são lesões musculoesqueléticas, localizadas principalmente na coxa. As articulações mais afetadas são os tornozelos e os joelhos devido a fortes impactos com o solo, torções e lesões ligamentares (Silva, 2008).
Durante um jogo de futebol, os jogadores precisam usar bastante força muscular e velocidade para a execução das jogadas, sendo necessária uma explosão de força, velocidade e agilidade para vencer uma determinada resistência ou situação presente durante a partida de futebol. Segundo Ackland, Elliot e Bloomfield (2011), força muscular é a quantidade de força (ou torque) que um grupo muscular pode exercer contra uma resistência em um esforço máximo.
O objetivo deste estudo é avaliar a força de explosão através dos membros inferiores com o teste salto horizontais em jogadores amadores de futebol do município de Potengi - CE.
Metodologia
Para a realização desse estudo será utilizado como metodologia o estudo de campo do tipo quantitativo-descritivos. Segundo Lakatos e Marconi (2010) pesquisa de campo é utilizada com o objetivo de colher informações e conhecimentos sobre um problema para o qual se deseja uma resposta ou algo que se queira comprovar ou ainda descobrir novos fenômenos e algumas relações entre eles.
A amostra desse estudo foi composta com 30 jogadores de futebol de dois Clubes amadores do município de Potengi - Ce, sendo 15 do Clube A e 15 jogadores do Clube B, a faixa etária dos jogadores está de 15 a 30 anos.
Para a realização da pesquisa foi aplicado um teste para avaliar a força explosiva dos membros inferiores, o salto horizontal. Durante a realização deste teste seguimos os seguintes passos: a) cada indivíduo encontrava-se de pé com os apoios colocados paralelamente a uma marca (zero) de uma escala métrica fixada no chão; b) em seguida cada indivíduo realizava o movimento de semi-flexão dos joelhos, podendo auxiliar este gesto com os braços para saltar o mais distante possível, procurando, na fase final, manter o equilíbrio e os apoios sempre paralelos; c) mediu-se a distância da marca zero até ao ponto mais próximo alcançado pelo calcanhar do apoio durante a queda. Todos os participantes realizaram 2 tentativas, com 2 minutos de intervalo, registrando a sua média.
Resultados e discussão
Na figura 01 abaixo apresenta a comparação entre os jogadores por posicionamento dos clubes pesquisados. Onde podemos perceber a média dos Zagueiros do Clube A é de 2,38m, os jogadores de Meio de Campo obtiveram média de 1,84m, já os Volantes atingiram a média de 2,07m, os Laterais Esquerdos 1,97m, os Laterais Direitos 2,13, os Atacantes obtiveram a média de 2,17m e o Goleiro atingiu 2,36m.
Ainda no gráfico 01 podemos observar que os jogadores do Clube B a média dos Zagueiros do Clube B é de 2,10m, os jogadores da posição Meio de Campos obtiveram média de 1,88m, já os Volantes atingiram média de 2,07m, os Laterais Esquerdos 1,90m, os Laterais Direitos 1,88m, os Atacantes do Clube B obtiveram média do salto horizontal de 2,17m e o Goleiro atingiu 2,20m.
Figura 01. Comparação da média por posicionamento dos jogadores
Fonte: Dados da pesquisa, 2015
Analisando ainda a média do teste de força dos mebros inferiores dos jogadores, podemos perceber que a média geral do Clube B foi de 2,05m e do Clube A foi de 2,10m tendo um melhor desemenho os jogadores doo Clube A, mesmo que com diferença não tão siginificativa e relação ao resultado do jogadores do Clube B.
Tabela 01. Média em metros o teste de força dos membros inferiores por posição
Fonte: Dados da Pesquisa, 2015
Analisando a tabela 01 pode-se observar que os Goleiros foram os quem obteve o melhor desempenho com média de 2,28m e em seguida os Zagueiros com média de 2,24m entre todos os demais jogadores, e os jogadores com menos desempenho foram os Meias de Campo com média de 1,86m. De acordo com Mattos e Jabur (2008) as características físicas dos goleiros são: elasticidade, flexibilidade, resistência, equilíbrio, coordenação, força, velocidade de reação e agilidade, e as características técnicas são: visão panorâmica, firmeza, habilidade com a bola, caídas, rolamentos, recuperação e reposição de bola com as mãos e pés. As características físicas dos zagueiros são: resistência, força, coordenação, flexibilidade, impulsão e agilidade e as características técnicas: cabeceio, manejo de bola, antecipação, desarme e entrega de bola.
Já para os jogadores da posição Meia de Campo as características físicas são: resistência aeróbia, força, coordenação, agilidade e velocidade de reação, e as características técnicas: desarme antecipação, recuperação, habilidade com a bola, visão panorâmica e de profundidade, drible ofensivo, passe, sentido de penetração e de cobertura. (Mattos e Jabur, 2008)
Isso demonstra que as características física força e impulsão e técnicas de cabeceio dos Zagueiros são essenciais para seu desempenho no jogo, solicitando dos jogadores desta posição um índice alto de força nos membros inferiores. Para os Goleiros essa força de impulsão nas defesas será de grande importância para conseguir chegar em todos os pontos da trave em suas defesas e para reposição da bola com os pés, sendo necessário dos goleiros um bom desempenho de força dos membros inferiores.
E os jogadores de Meia de Campos como suas características técnicas são dribles, recuperação de bola e passe, a força dos membros inferiores não é tão solicitada durante o jogo e sim habilidade de agilidade e velocidade, não sendo justificativa para que não possa melhorar os índices de força dos membros inferiores.
Conclusão
Podemos concluir que jogadores de futebol de variadas posições e funções em campo, possuem diferentes características físicas, e apresentam níveis de condicionamento diversificados e estrutura física diferente, o que pode ter influenciar diretamente o seu desempenho no teste.
Embora na média individual por posições o Clube A tenha tido um melhor desempenho, quando analisado de maneira geral, o Clube B obteve um melhor desempenho, porém não com diferença tão siginificativa em relação ao Clube A.
Com esse teste aplicado podemos perceber que é necessario a aplicação de outros testes de força, e exercicios especificos para melhorar o desempenho individual e das equipes, podendo assim evitar futuras lesões e melhorar o desempenho dos atletas nas partidas.
Bibliografia
Ackland, T. R., Elliott B. C. y Blomfield, J. (2011). Anatomia e biomecânica aplicadas no esporte. 2ª ed. Barueri: Manole.
Cunha, S. A. (2003). Análises biomecânicas no futebol. Motriz. Rio Claro, v. 9, n. 1, p. 25-30, jan./abr.
Lakatos, E.M. y Marconi, A. (2010). Fundamentos de Metodologia de Metodologia Cientifica. 7ª ed. São Paulo: Atlas.
Moreira, G. M. D. (2001). A influência do gramado molhado sobre o desempenho em um teste progressivo para jogadores de futebol. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.
Silva, C. B. M. (2008). Diagnóstico de assimetrias laterais dos membros inferiores em jogadores de futebol por meio de variáveis biomecânicas e de testes motores. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte – Biomecânica do Esporte) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Witvrouw, E., Danneels, L., Asselman. P., D’have, T. y Cambier, D. (2003). Muscle flexibility as a risk factor for developing muscle injuries in male professional soccer players. The American Journal of Sports Medicine, Chicago, v. 31, n. 1, p. 41-46.
Mattos, D.M. y Jabur, M. N. (2008). Capacidade aeróbia e composição corporal nas diferentes posições do futebol. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), ano 13, n. 123. http://www.efdeportes.com/efd123/capacidade-aerobia-e-composicao-corporal-nas-diferentes-posicoes-do-futebol.htm
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 208 | Buenos Aires,
Septiembre de 2015 |