Catira, cultura e tradição: contexto a ser aplicado nas escolas Catira, cultura y tradición: el contexto para ser aplicado en las escuelas Catira, culture and tradition: context to be applied in schools |
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*Acadêmicos de Educação Física **Orientadora Universidade Salgado de Oliveira, Goiânia-Go (Brasil) |
Nuriah Alves de Oliveira* Thais Cristina Egêa* Taynara Juliano Valverde* Jefferson Freitas Costa* Samantha Garcia de Souza** |
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Resumo Mostrar a importância da catira no contexto da educação física e dança dentro das escolas, com intuito de resgatar a cultura popular e cultura corporal. Desenvolver aspectos sociais em prol de beneficiar todos com a oportunidade de participar e aprender um pouco sobre a cultura popular que é a catira e a cultura corporal através da dança e da expressão popular e corporal. Unitermos: Catira. Cultura popular. Dança. Escola.
Abstract To show the importance of co-text catira in physical education and dance in schools, aiming to rescue the popular culture and body culture. Develop social aspects in favor of benefit everyone with the opportunity to participate and learn a little about the popular culture that is catira and body culture through dance and folk and body language. Keywords: Catira. Popular culture. Dance. School.
Recepção: 12/06/2015 - Aceitação: 05/08/2015
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 207, Agosto de 2015. http://www.efdeportes.com |
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A dança como conteúdo de formação da cultura corporal em escolas de Goiânia
Através da dificuldade de organização, para o desenvolvimento da cultura corporal relacionados ao conteúdo de dança na formação dos alunos nas escolas de Goiânia, sem uma proposta de trabalho ou até mesmo pouco realizado ao exercício principal da Educação Física, a busca parte do princípio de entender o motivo dessa precária relação e assim intervir no processo pedagógico, sabendo dos resultados que a educação física é capaz de estabelecer. A escola-campo atende as expectativas quanto à atual realização?
Objetivo geral: Resgatar a cultura popular da região Centro-Oeste através da vivência da dança.
Objetivos específicos: O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior de ensino fundamental, que é o de propiciar a todos uma formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem. Para se alcançar o objetivo é preciso:
Buscar aproximar o máximo os alunos as atividades propostas que estão relacionadas às características da cultura da região centro-oeste;
Desenvolver um papel importante no meio em que estão inseridos capazes de agir e reproduzir na sociedade o que lhe foi transmitido através de atitudes como o resgate das origens da região centro-oeste;
Vivenciar a prática de uma série de atividades que a educação Física propõe dentro o conteúdo danças, ampliando neles a consciência corporal motora, e cognitiva.
Metodologia
Por se tratar do resgate da cultura e tradições da região centro-oeste e saber contextualizar estes no âmbito escolar, considera a importância da aplicação dos elementos dimensionais, entenderem os procedimentos didáticos de aplicação do conhecimento, como os conceituais, procedimentais e atitudinais. Estes terão seus valores que se agregam a estes processos?
Em cima disto o Coletivo de Autores possui características especificas para se abordar este questionamento, como inserir uma abordagem critica superadora que irá desencadear um papel fundamental para a aprendizagem. Segundo Darido (2005) o Coletivo de Autores acredita que qualquer consideração sobre a pedagogia mais apropriada deve versar não somente sobre questões de como ensinar, mas também sobre como adquirimos esses conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico. Ainda no entender de Darido (2005) Esta reflexão pedagógica é compreendida como sendo um projeto político-pedagógico. Político porque encaminha propostas de intervenção em determinada direção e pedagógico no sentido de que possibilita uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade, explicitando suas determinações (Coletivo de Autores -1992).
Torna-se necessária uma ação dos próprios professores para a elaboração de planejamento e propostas que inclui os resgates históricos no contexto escolar, de forma que os alunos saibam compreender o que esta sendo transmitido.
O trabalho foi abordado da seguinte forma:
Pesquisas realizadas sobre as culturas e características populares da região centro-oeste inseridas a cultura corporal;
Fazer com que os alunos desenvolvam de modo reflexivo, o senso de criatividade e reprodução das danças da região, em especifico a Catira com um vídeo “Batuque de viola” de Chico Lobo, que mostra os movimentos fundamentais para se aprender a dança; isto para que os alunos tenham uma consciência de cultura corporal e dança (movimento);
Em seguida um debate reflexivo a respeito do que foi passado durante a aula, e o que pode ser feito para que a aula não seja apenas uma segunda opção de aprendizagem e conhecimento;
A contextualização das culturas populares das regiões, no âmbito escolar;
Construção da coreografia, em cima dos fundamentos que serão repassados com a amostra do vídeo “Batuque de viola” de Chico Lobo;
Em outro momento recitar algumas poesias de Cora Coralina, uma personagem marcante da cultura da região centro-oeste.
Justificativa
Devido às inovações, criações e novas formulações da cultura popular dentro do contexto escolar as origens e características folclóricas e populares estão se tornando uma segunda opção no processo de aprendizagem. Mesmo sendo de extrema importância e de riquíssimo valor cultural nas tradições da região centro-oeste. Com isto a cultura está sendo deixada no passado, não apenas da música em si, mais das características culturais da região. Se tornando uma situação que depende da intervenção dos professores para emergir um resgate das tradições, não somente nas datas comemorativas, mas também introduzi-las dentro de projetos para a formação e ampliação do processo de aprendizagem da criança.
De acordo com o PCNS introdução (1997), a prática de todo professor, mesmo sendo de forma inconsciente, sempre pressupõe uma concepção de ensino e aprendizagem que determina sua compreensão dos papeis de professor e aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos a serem trabalhados. As tendências pedagógicas que se firmam nas escolas públicas e privadas, na maioria dos casos não aparecem em forma pura, mas com características particulares, muitas vezes mesclando aspectos de mais de uma linha pedagógica, a polêmica em torno desta questão é tão grande quanto rica, e recusar-se a admiti-la e a enfrentá-la é praticamente impossível a qualquer pessoa ou grupo que se disponha a discorrer sobre assuntos educacionais.
A concepção da disciplina de educação física revela uma perspectiva cultural como objeto de estudo da cultura corporal, ou cultura de movimento, porém, não é mais suficiente apenas dominar os saberes para transmiti-los. Por fim, algumas discussões sobre novas propostas e as lacunas do processo de ensino-aprendizagem presente na prática docente, que exige a interação entre as novas ideias com a prática, do mesmo modo considerar as experiências dos docentes, bem como todo o conhecimento até então produzido. Nesta perspectiva duas posturas fundamentais, na figura de um professor ideal, seriam necessárias, isto é, a prática reflexiva e a implicação crítica de Darido (2005).
Será de suma importância a aplicação de atividades que explorem todas as condições físicas, cognitivas, psicológicas e motoras, sendo o objeto da educação física trabalhar como uma gama de atividades que alcancem o máximo de valências motoras tais como necessárias para a relação com o meio em quem estes estão inseridos. Os alunos serão observados através da participação, da disciplina, da organização durante as atividades, assim como seu desenvolvimento em todo processo.
Buscando desenvolver um trabalho pedagógico incentivando os alunos a entenderem a importância do resgate cultural da região centro-oeste, introduzindo a matriz curricular que tem como aspecto os elementos da cultura corporal com o conteúdo danças, desta maneira fazer com que aja a assimilação da cultura e a compreensão corporal. Isto requer atividades e a organização no ambiente da aplicação através de uma consciência reflexiva.
Resultados e discussão
Diante os questionamentos levantados em discussão durante a aula, foram encontradas algumas situações desnorteadoras, que se relacionaram ao resgate das culturas corporais e populares da região centro-oeste. Em cima destes pode-se perceber o quanto a educação física escolar está como uma segunda opção de conhecimento a ser adquirido durante o processo de aprendizagem da criança. Com base nas atividades propostas foi possível notar a problemática relacionada a vários contextos educacionais, pois a dança e seu resgate da cultura popular irão fazer parte de uma evolução cognitiva da criança e permitir a consciência de sua importância. Contudo a realização das práticas voltadas a esse contexto nos permitiu melhorar os pontos fracos através do planejamento que incluiu uma metodologia que se tornou capaz de emergir na situação.
Através de vivencias durante o processo de aprendizado, que a criança aprende a criar e recriar situações que a possibilite o seu desempenho durante qualquer atividade do cotidiano, isto irá fazer com que a criança tenha percepção e decisões que irão influenciar na sua trajetória, deste modo se tornar um cidadão que seja capaz de ser critico/reflexivo.
E para isso os professores não podem deixar que a Educação Física continue sendo desnorteado dentro do âmbito escolar, pois é onde a criança aprende os primeiros passos para se adequar aos procedimentos que resgatam todas as culturas populares, fazendo com que não seja apenas uma simples ao ou um simples conteúdo que não irá influenciar no seu aprendizado deixando de lado os objetivos propostos.
Considerações finais
Diante de tal problemática, e em procura do resgate da cultura popular da região centro-oeste nas Escolas de Goiânia, a forma pedagógica de trabalhar com os alunos é com a abordagem crítico-superadora. Através desta abordagem podemos resgatar o valor da cultura popular através da dança, onde terão contato com sua cultura popular da região.
Sobre a abordagem critico-superadora Darido (2003), afirma que:
“Esta pedagogia levanta questões de poder, interesse, esforço e contestação. Acredita que qualquer consideração sobre a pedagogia mais apropriada deve versar não somente sobre questões de como ensinar, mas também sobre como adquirimos esses conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico. Esta percepção é fundamental na medida em que possibilitaria a compreensão, por parte do aluno, de que a produção da humanidade expressa uma determinada fase e que houve mudanças ao longo do tempo.”
De acordo com o Coletivo de Autores (1992) apud Darido (2003), a pedagogia crítico-superadora tem características específicas. Ela é diagnostica porque pretende ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir um juízo de valor. Este juízo é dependente da perspectiva de quem julga. É judicativa porque julga os elementos da sociedade a partir de uma ética que representa os interesses de uma determinada classe social.
A utilização da abordagem critico-superadora e a dança como conteúdo para o resgate da cultura popular dos alunos englobam o uso da expressão corporal dos mesmos para obterem informações da sua cultura popular/corporal.
Segundo o Coletivo de Autores (1992, pg. 62) apud Figueira (2008). No contexto escolar, a dança pode se configurar como um conteúdo que, ao ser trabalhado, visibiliza o caráter culturalmente construído dos nossos gestos e da forma através das quais nos expressamos. Ao buscar potencializar a expressão corporal indica que esta é uma forma de linguagem, um conhecimento universal, um patrimônio da humanidade que igualmente precisa ser transmitido e assimilado pelos alunos.
Nas palavras de Manfio e Paim (2008) apud Fernandes, Rocha e Alcades (2011), a dança é um conteúdo muito importante para que o aluno consiga desenvolver seu autoconhecimento, liberar as tensões, além de proporcionar um encontro da coordenação e da harmonia dos diferentes movimentos corporais.
A expressão corporal será utilizada através do conteúdo dança da cultura popular da região centro-oeste. Muitas vezes as danças culturais são esquecidas pelas escolas para conhecimento e aprendizado dos alunos sobre a sua cultura popular.
Segundo Côrtes (2000) apud Fernandes, Rocha e Alcades (2011), afirmam que as manifestações da cultura popular se modificam juntamente com as mudanças da sociedade em que estão inseridas, sendo parte fundamental dos diversos modos de pensar, sentir e agir de um povo, presentes em seu contexto sociocultural historicamente construído. Elas são esquecidas pela modificação dos ritmos de acordo com o tempo, assim, as escolas esquecendo-se de inserir no contexto escolar as danças típicas da região.
A região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. As danças típicas do estado de Goiás são: a catira, sertanejo, vilão e Tambor. No Estado do Mato Grosso são: Siriri, Cururu, Boi a Serra e Dança de São Gonçalo. No estado de Mato Grosso do Sul são: Catira, Engenheiro de Maromba, Sarandi, Chupim, Palomita, Polca de Carão, Arara, Caranguejo, Engenho Novo, Xote.
No Distrito Federal uma das danças mais comuns da capital do país são as quadrilhas. A cidade não tem muitas raízes na dança, pois grande parte de sua população nasceu em outro Estado. Brasília recebe influências de vários ritmos. O forró, o bumba-meu-boi e o samba também animam quem vive no Distrito Federal.
Vendo diversos tipos de dança da região Centro-Oeste nota-se que falta de conteúdo sobre dança típica da região não falta, o que é necessário é a inclusão das danças típicas no contexto escolar para conhecimento dos alunos sobre a sua própria cultura regional/corporal.
Para Pereira (2006) apud Fernandes, Rocha e Alcades (2011), a Educação Física não exclui o conteúdo de dança de seu campo de atuação. Ao contrário, é esta que ela vem tentando incluir na formação do currículo escolar. O ensino de dança na escola deve ser também de responsabilidade do professor de Educação Física.
Diante destas palavras do autor o que falta é a inclusão da dança típica da região como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar, não serem lembradas somente em datas folclóricas como na festa Junina que utiliza a dança quadrilha, mas também, dando ênfase a suas danças típicas da cultura popular da região.
Dentro das escolas que o professor com o papel de mediadores, pode pensar criticamente a respeito de como será inserido o conteúdo, partindo das series iniciais para formação de uma criança com responsabilidade, criativa, critica/reflexiva e acima de tudo saber repassar o conhecimento até então produzido para a sociedade.
Bibliografia
Darido, S.C. (2003). Educação Física na Escola – Questões e Reflexões. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.
Figueira, M. (2008). A dança na Escola: Educação do corpo expressivo. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13 - Nº 127 - Dezembro. http://www.efdeportes.com/efd140/educacao-fisica-escolar-a-participacao-das-alunas.htm
Fernandes, R., Rocha, A. e Alcades, T.R. (2011). A dança como conteúdo da Educação Física Escolar e os desafios da prática pedagógica. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 15, Nº 153, Fevereiro. http://www.efdeportes.com/efd153/a-danca-como-conteudo-da-educacao-fisica-escolar.htm
Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf
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