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Pluralidade Cultural: uma reflexão através da yoga e seus 

contextos sociais e culturais por uma perspectiva educacional

Pluralidad Cultural: la reflexión a través del yoga y sus contextos sociales y culturales por una perspectiva educativa

Cultural Pluralism: reflection through yoga and their social and cultural contexts by an educational perspective

 

*Discente do curso de graduação em Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

Pesquisador do Grupo de Cultura Corporal da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

**Orientador. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ

Licenciado em Educação Física pela UCB/RJ Docente da UCB/RJ

Romulo Caccavo*

Sérgio Ferreira Tavares**

romulocaccavo@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          É inestimável a importância da temática transversal Pluralidade Cultural como componente de formação do caráter do indivíduo, o referido ensaio, busca ampliar o repertório das manifestações multiculturais do grupo focal pesquisado, a partir de uma intervenção voltada à apresentação de uma cultura pouco praticada no oriente a Yoga, Esse trabalho se resume em uma pesquisa ex post-facto, validado por um teste T pareado, que visa mensurar e elevar o nível de pluralidade cultural dos estudantes do Ensino Médio no Colégio de Aplicações Paulo Gissoni, localizado na zona oeste do estado do Rio de Janeiro.

          Unitermos: Pluralidade cultural. Yoga. Cultura.

 

Abstract

          It is invaluable to the importance of cross-thematic Cultural Pluralism as training component of the character of the individual, this essay seeks to expand the repertoire of multicultural events focus group researched from an intervention focused on the presentation of a culture rarely practiced in the east Yoga, and that somehow proves that other cultural have to be worked in the school, with the intention of expressing citizens more plural and more respectful of the various crops grown around us. This work is summarized in an ex post facto research, validated using a paired t test, which aims to measure and raise the level of cultural plurality of high school students in the College Application Gissoni Paulo, located in the western state of Rio de Janeiro.

          Keywords: Cultural plurality. Yoga. Culture.

 

Recepção: 20/03/2015 - Aceitação: 15/06/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 206 - Julio de 2015. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, a temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.

    Como diria Manfio (2008), o reconhecimento de como se processa essa organização em diferentes grupos étnicos, sociais e culturais tem de considerar referências diversas, que não se restringem ao parentesco. Compreender a importância dos grupos, que em geral abrangem não só a consangüinidade, mas critérios de natureza econômica, política e sociocultural, fornecerão elementos para o aluno compreender que existem laços herdados, por assim dizer, e vínculos que expressam as necessidades do seu grupo social, a liberdade de consciência e a liberdade de associação.

    Vejamos a definição de prática segundo o Dicionário Houaiss: prática é o ato ou efeito de fazer algo, ação, execução, realização. Execução de alguma coisa que se planejou. Execução rotineira de alguma atividade. Maneira usual de fazer ou agir. Sabe-se que o Yoga é muito mais que isso.

    Em algum momento na História essa arte ganhou o nome de integridade, integração, união: em sânscrito, Yôga! Seu fundador ingressou na mitologia com o nome de Shiva e com o título de Natarája, Rei dos Bailarinos. De Rose (2007).

    Por conta disso, acredita-se que a escola tem que se posicionar de forma neutra, em relação aos vários tipos de cultura que encontramos. Mas sem ignorá-las, juntando todas em um grupo só deixando de lado suas histórias culturais. Temos sim que ressaltarmos suas diferenças culturais e procurar expor essas diferenças valorizando-as para todos, e assim tornando-as comum a todos.

    Como dito nos PCN’s, (Brasil, 1998), a Pluralidade Cultural é um tema transversal que deve ser abordado em sala de aula, com base nessa informação, procura-se com a presente pesquisa, levantar um debate no âmbito escolar sobre o tema da Pluralidade Cultural, aumentar o seu nível entre os alunos e oferecer elementos culturais e sócias aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicações Paulo Gissoni (CAP).

Pluralidade Cultural

    Conforme Adorno (2002), Pluralidade Cultural é um tema transversal de muita importância, que aborda a necessidade de se combater o preconceito, a discriminação racial e promover uma cultura de paz, a tolerância entre os povos, as raças e entre os povos, as raças e entre as religiões. É vital para fortalecer a democracia, quanto maior for o respeito e a tolerância que um cidadão demonstrar pelo outro, independente dos hábitos e costumes, representará sim, um sinal de progresso da cidadania e de uma sociedade mais adiantada. No nosso país há uma enorme diversidade cultural e há a necessidade em entendê-las, estudá-las e principalmente conhecê-las para que se tenha a possibilidade de escolher e freqüentar a cultura que mais nos agrada.

    Segundo Regina Aguiar (2010), trabalhar com este tema, pluralidade cultural, remete-nos a explorar um universo escolar que tem uma população formada por inúmeros grupos étnicos, com seus costumes, com sua cultura, por meio de trabalhos interdisciplinares, como uma das melhores formas de expressar os conhecimentos adquiridos ao longo da vivencia acadêmica.

    Sabe-se que todo individuo nasce no contexto de uma cultura e não existe homem sem cultura mesmo que ele não saiba ler, escrever e fazer contas PCNs (Brasil, 1998). A partir dessa concepção de que qualquer individuo tem a necessidade de experimentar e vivenciar uma cultura que tenha códigos símbolos totalmente distintos de sua raiz cultural e que o individuo pode se adaptar aos novos códigos simbólicos apresentados sem que haja dispêndio de sua cultura.

    O homem é o sujeito da educação, sujeito de sua práxis, sendo um ser concreto, situado no tempo e no espaço, inserido num contexto histórico (sócio-econômico-cultural-político); sujeito de reflexão e ação sobre o mundo com o fim de modificá-lo. Sociedade-cultura A cultura é “todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações dialogais com outros homens”. (Paulo Freire, 1974, p.41).

    De acordo com Canen e Canen (2005), o multiculturalismo é um movimento teórico e político que busca reposta para os desafios da pluralidade cultural nos campos do saber, incluindo não só a educação como também outras áreas que podem contribuir para o sucesso organizacional.

    O conhecimento da diversidade cultural e a perspectiva da aceitação da pluralidade cultural, visando ao desenvolvimento dos valores de tolerância e de otimização das relações interpessoais entre grupos culturalmente diversos, estariam na base de ambas as perspectivas em pauta. (Alberto Canen, 1997, p. 89)

Metodologia

    O presente estudo se baseia em um modelo experimental, com delineamento ex-post-facto. No modelo ex-post-facto (expressão latina com significado) a partir do fato passado (GIL, 2002), o grupo pesquisado forma certa amostra do universo da pesquisa, devendo ser seguido por um período específico, a fim de que se investigue por observação e análise comparativa, o que lhe ocorre.

    Sendo assim, entendemos que para realizarmos essa pesquisa, onde o entrevistado é extremamente importante, vimos à necessidade de fixar urna relação de confiança, mostrando nosso interesse e respeito, e valorizando os sentimentos revelados durante a entrevista.

    Em relação ao questionário, Gil (2002), ressalta que o questionário apresenta a questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas abertas: as respostas são livres, sem restrições. Devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. Como instrumento de avaliação, foram aplicados dois protocolos, um pré-teste e outro pós-teste, ambos adaptados do "Questionário de Pluralidade", encontrado no artigo: Pluralidade Cultural: colonização e aprendizado na dança, artigo encontrado em: http://www.efdeportes.com/efd146/colonizacao-e-aprendizado-na-danca.htm e do artigo: Imaginário enquanto fator de Pluralidade Cultural para graduandos ingressantes no curso de Educação Física: Uma abordagem reflexiva, artigo encontrado em: http://www.efdeportes.com/efd152/imaginario-para-ingressantes-no-curso-de-educacao-fisica.htm.

    O 1º protocolo consta com questões que tinham como objetivo, mensurar o nível de Pluralidade Cultural do grupo focal, esse questionário avaliava o aluno em pouco plural, parcialmente plural e muito plural.

    Após a aplicação do 1º protocolo, foi ministrada uma palestra com um monge, palestra essa aplicada em uma sala ambientada com o tema a ser abordado, essa ambientação contou com painéis e objetos relacionados à Yoga, o palestrante procurou tratar assuntos relevantes à ligação da Yoga com a cultura, educação postural, religião, educação, entre outras. Foi abordada a temática da pluralidade e percebemos uma aceitação do grupo focal.

    Ao final da palestra, foi aplicado um 2º protocolo que tinha como objetivo classificar o grupo focal como: pouco plural, parcialmente plural e muito plural e, comparar se houve um aumento no nível de Pluralidade Cultural apresentado no resultado do 1º protocolo. Por conseguinte à coleta de dados, foram gerados gráficos que contemplam uma melhor exposição do estudo, os quais serão discutidos no próximo tópico.

Análise dos dados pesquisados

    A análise dos dados da pesquisa obteve resultados expressos em gráficos. No primeiro, grande parte dos entrevistados mostrou possuir um considerável conhecimento cultural que sugere uma postura plural, o que foi considerado surpreendente aos pesquisadores, pois os mesmos esperavam que a quantidade de estudantes plurais fosse menor.

    No decorrer da intervenção, os autores desta pesquisa observaram que o público alvo aderiu à proposta de trabalho, haja vista que interagira com o palestrante, o que propiciou inicialmente um resultado positivo.

    Ao final do evento, observou-se o um aumento no nível de cultura, como visto no segundo gráfico, uma vez que o percentual de educandos considerados “poucos plurais e parcialmente plurais” aumentou.

Gráfico 1. Percentual obtido para cada categoria

 

Gráfico 2. Percentual obtido para cada categoria

Discussão dos resultados

    A análise dos dados de pesquisa obteve resultados positivos. No primeiro questionário (pré-teste), foram evidenciados os seguintes resultados no público pesquisado:

    De um total de 20 alunos:

    No segundo questionário (pós-teste), foi alcançado o seguinte resultado:

    De um total de 20 alunos:

Conclusão

    Através da realização do trabalho, o grupo pode observar o quanto é notório a pluralidade cultural presente no nosso dia-a-dia, porém, com a abordagem realizada, não foi alcançado o objetivo inicial da pesquisa, enfim, é possível mudar esse quadro com intervenções contínuas e gerando outras possibilidades e chegarmos a uma conclusão mais precisa sobre o tema abordado. Esse tema de pluralidade cultural deve ser abordado com uma maior especificidade para que se possa aumentar o nível de pluralidade cultural nos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicações Paulo Gissoni (CAP).

Bibliografia

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Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados