efdeportes.com

O resgate de valores e brincadeiras. 

Projetos desenvolvidos pelo PIBID Educação Física

El rescate de los valores y los juegos. Proyectos desarrollados por el PIBID Educación Física

Rescuing values and plays. Projects developed by PIBID Physical Education

 

*Professora Supervisora do subprojeto Educação Física - PIBID/Capes

da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.

**Bolsista do subprojeto Educação Física – PIBID/Capes

da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.

***Professora Coordenadora do PIBID Educação Física, da Universidade

do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, Santa Catarina

(Brasil)

Isabel Cristina Cattani*

Alcimar dos Santos**

Caroline da Rosa**

Marina Raizer**

Matheus Lehrer**

Rosana Carolina da Rosa**

Elisabeth Baretta***

elisabeth.baretta@unoesc.edu.br

 

 

 

 

Resumo

          Este artigo descreve as atividades desenvolvidas com os alunos dos anos iniciais da Escola Básica Municipal Cruz e Sousa de Herval d’Oeste, SC, que enfatizaram o resgate de valores, sendo o tema principal desta publicação. A aplicação envolveu 75 alunos, 09 professores e a direção da unidade escolar, num conjunto de jogos e brincadeiras como a amarelinha tradicional e suas adaptações (em formato de caracol), o twister já adaptado e o tapete mágico. Por meio destas atividades, foi possível aprimorar habilidades e conhecimentos como lateralidade, organização espacial e identificação de cores. Percebe-se que as brincadeiras são fundamentais para o processo de amadurecimento das crianças, fazendo-as entender que mesmo de forma lúdica os jogos apresentam regras, as quais devem ser seguidas assim como a vida em sociedade.

          Unitermos: Crianças. Jogos Tradicionais. Educação Física.

 

Abstract

          This article describes the activities performed with the students taking the early primary grades of Cruz e Souza Municipal School, in Herval d’Oeste, Santa Catarina state. The focus of the activities was the rescue of values, the core theme of this publication. The activities involved games and plays like: the traditional and the adapted (spiral format) hopscotch, the twister and the magic carpet, and 75 students, 9 teachers and the headmaster of the school took part of the project. The activities developed improved the knowledge and the skills about laterality, spatial organization and color recognition. It is possible to notice that these plays and games are fundamental to the process of children’s maturity, making for them possible to understand that even when playing, games have rules, which have to be followed such as life in society.

          Keywords: Children. Traditional Games. Physical Education.

 

Recepção: 24/05/2015 - Aceitação: 03/07/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 206 - Julio de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência) tem por finalidade promover a iniciação à docência, visando uma melhoria na qualidade da educação básica pública brasileira e ao mesmo tempo contribuir com o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

    Cada subprojeto dentro do programa tem como objetivo oportunizar aos acadêmicos a vivência no processo pedagógico, de modo que venha a contribuir na promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares. Com este intuito é que o subprojeto da Escola Básica Municipal Cruz e Sousa de Herval d'Oeste (SC) tem como foco principal o resgate de valores e brincadeiras nas aulas de Educação Física.

    O projeto intitulado “Resgate de Valores”, em a intenção de resgatar a essência de cada movimento, por meio de atividades que possam desenvolver capacidades físicas dos alunos das séries inicias, e nesse sentido, os bolsistas envolvidos nesse subprojeto atuam na escola com as turmas do pré-escolar e o ensino fundamental I.

    As atividades aplicadas para as turmas dos anos iniciais buscam atender as necessidades mais comuns entre os alunos, desde um simples gesto de andar pelas linhas da quadra como um mais complexo, como os que exigem maior coordenação motora fina, equilíbrio e lateralidade.

2.     Referencial teórico

    É por meio de brincadeiras que as crianças procuram espaços e maneiras de explorar e conhecer o mundo, preparando-se para ingressar futuramente em grupos sociais, respeitando regras e inserindo-se na sociedade (Ikehara; Monteiro; Anequini, 2007).

    De acordo com Queiroz et al. (2006), a criança vive em constante desenvolvimento. A brincadeira é uma forma de expressão, comunicação e por meio dela é que ocorre a evolução como ser humano. Ao longo do processo de desenvolvimento a brincadeira contribuirá no processo de amadurecimento tanto dos gestos motores, habilidades cognitivas e em práticas sociais que mais tarde irão possibilitá-las compreender como é o convívio na sociedade.

    A criança tem com sua espontaneidade o ato de brincar, expressando e comunicando-se por meio da brincadeira, o que lhes permite desenvolver-se por intermédio de interação com ambiente a que está inserida. O jogo tradicional tem grande influência neste contexto oportunizando o desenvolvimento das crianças sem a imposição de uma prática individualizada, ou seja, enfatizando o desenvolvimento harmônico do cérebro, corpo e espírito (Souza, 2000).

    Assim o subprojeto justifica sua proposta tendo como objetivo principal o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças por meio de jogos tradicionais pintados no chão como a amarelinha tradicional, o caracol e o twister, que é um jogo em modo de tapete envolvendo círculos e cores.

3.     Metodologia

    Contemplando um dos objetivos do PIBID que é a participação de todos os monitores no processo pedagógico-educacional, são realizadas reuniões de estudos semanais, entre os bolsistas monitores e a professora supervisora, com o intuito de promover relatos das atividades realizadas na escola, assim como, estudos complementares aos conteúdos propostos para o aprimoramento das possibilidades de ação.

    Os bolsistas da Escola Básica Municipal Cruz e Sousa juntamente com a professora supervisora, elaboraram atividades voltadas ao resgate de valores. Para tanto foram desenhadas no pátio da escola duas amarelinhas as quais pudessem ser trabalhadas de diferentes maneiras. Uma amarelinha foi desenhada em formato de caracol trabalhando de forma lúdica com os alunos dos anos iniciais, e a outra no formato tradicional, porém, sem a numeração para que fosse possível trabalhar além de números, letras, cálculos matemáticos e conhecimentos gerais.

    A proposta de trabalhar com o jogo de amarelinha foi devido às possibilidades de aprimorar a coordenação motora ampla, o equilíbrio, a lateralidade, o raciocínio e esquema corporal, entre outros. Outro fator importante além do desenvolvimento motor é a socialização, ou seja, que as crianças possam interagir e melhorar as relações interpessoais. O jogo da amarelinha é um jogo simples, podendo ser jogado em qualquer espaço, bastando ter um espaço livre, algo para desenhar e um objeto pequeno para marcar as casas.

Fotografia 1. Bolsistas do PIBID realizando a pintura da amarelinha tradicional

no pátio da Escola Municipal Cruz e Sousa, Herval D Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

 

Fotografia 2. Pintura da amarelinha em forma de caracol

no pátio da Escola Municipal Cruz e Sousa, Herval D’Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

    Também foi confeccionado o jogo do twister. No início era apenas um jogo de tabuleiro, mas com o tempo foi sendo adaptado, pintado na quadra de esportes da escola e tornou-se um jogo com várias movimentações exigindo raciocínio e coordenação motora. O referido jogo tem quatro fileiras e quatro estilos de casas em formato de figuras geométricas, em duas cores intercaladas nas quatro fileiras. Para jogar, é preciso que três a quatro alunos posicionam-se a frente das formas geométricas, com um aluno de cada vez jogando o dado e verificando o que está sendo solicitado e executar. Esse jogo possibilita melhorar a coordenação motora ampla, a lateralidade, o raciocínio e o trabalho em grupo.

Fotografia 3. Atividades práticas com o jogo do twister

na Escola Municipal Cruz e Sousa, Herval D’Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

    Por fim, foi confeccionado o Tapete Mágico que é composto por um tapete com desenhos em formatos de pés humanos, os quais foram colados no TNT aleatoriamente e em diversas cores. Para iniciar a atividade o aluno deverá jogar o dado para cima e a cor que cair será a que ele irá se posicionar. Conforme as cores sorteadas, os alunos deverão avançar no tapete realizando saltos até chegar ao final. Nesta atividade também se procurou enfatizar o trabalho com a coordenação motora ampla, raciocínio e lateralidade.

Fotografia 4. Bolsistas do PIBID juntamente com a professora supervisora Isabel Cattani ao término

da confecção do tapete mágico na Escola Municipal Cruz e Sousa, Herval D’Oeste, SC (2015)

Fonte: os autores

4.     Considerações

    As atividades desenvolvidas na Escola Básica Municipal Cruz e Sousa estão em processo de execução e ajustes, sendo que estas brincadeiras já foram testadas pelos alunos gerando um elevado índice de motivação na escola.

    Podemos perceber que algo de diferente foi implementado na unidade escolar entre as turmas de séries iniciais. Resgatar os valores, quando trazidos para a rotina dos alunos, trouxe o reencantamento por atividades simples, mas que despertam a alegria e aspectos comportamentais positivos, como entusiasmo, curiosidade, interesse e cooperação, entre outros.

    As atividades desenvolvidas proporcionaram uma reflexão sobre cada movimento e seus reflexos, tornando a brincadeira agradável e prazerosa para quem aplica e para quem realiza, contribuindo também para que o aluno sinta-se motivado a participar das atividades, bem como na atribuição de princípios e valores comportamentais na escola. Com a realização destas atividades, conseguiu-se despertar o interesse dos mesmos instigando-os a participarem de forma efetiva nas aulas.

    Vale enfatizar também que o brincar contribui como ferramenta de estímulos para melhorar déficits e dificuldades encontradas no desenvolvimento de algumas crianças. O enriquecimento do conteúdo e a diversidade devem ser preocupações constantes na realização de brincadeiras e jogos realizados no âmbito escolar, visto que, é por meio destas atividades que o aluno vai desenvolver suas potencialidades e melhorar suas fragilidades.

    Essas atividades proporcionaram experiências relevantes para a formação acadêmica, como adaptar brincadeiras, confeccionar e reutilizar materiais disponíveis na escola, pois a experiência constante no ambiente escolar é de grande contribuição para nossas experiências pessoais. 

    Além de toda experiência vivenciada na escola, o PIBID contribui também para o crescimento e desenvolvimento dos alunos da instituição formadora inseridas no projeto. O grande leque de atividades e diversificações de brincadeiras faz com que os monitores aprendam e as crianças também.

    Por fim, o PIBID nos dá a noção do que é ser e como é o dia a dia de um professor. E o mais importante: nos premia ao observar o sorriso de uma criança após uma atividade por nós aplicada.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 206 | Buenos Aires, Julio de 2015  
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados