efdeportes.com

Comportamento da composição corporal em escolares 

obesos submetidos a um programa de treinamento concorrente

Comportamiento de la composición corporal en niños obesos sometidos a un programa de entrenamiento concurrente

Behavior of body composition in obese children subjected to a concurrent training program

 

*Graduada/o em Licenciatura em Educação Física

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró

*Graduação em Bacharelado em Educação Física

Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte, Natal

***Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

****Doutor/a em Ciências da Saúde

Centro Universitário do Rio Grande do Norte

(Brasil)

Camila Fernandes Maia*

isisk2@hotmail.com

Kesley Pablo Morais de Azevedo*

kesley_pablo@hotmail.com

Epaminondas Carlos de Andrade Neto*

epacarlos@hotmail.com

Isis Kelly dos Santos*

isisk2@hotmail.com

Victor Hugo de Oliveira Segundo**

victoref@gmail.com

Flavia Cavalcante Monteiro Melo***

flaviacavalcantern@gmail.com

Maria Irany Knackfuss****

kmariairany@yahoo.com.br

Humberto Jefferson de Medeiros****

hjmbeto@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          A obesidade já foi associada a boas condições financeiras onde o obeso era bem visto na sociedade, um indivíduo de poder. O estudo teve como objetivo avaliar o comportamento da composição corporal em escolares obesos. A pesquisa do tipo descritiva teve como população 09 escolares (06 do sexo masculino e 03 feminino) obesos da rede pública, atendidos no Centro de Apoio ao Controle da Obesidade da cidade de Mossoró/RN. Como instrumento de medidas foi utilizado uma balança digital eletrônica portátil Tanita® Modelo Iron Man BC 553 com precisão de 0,100 kg para medir o peso corporal (kg), um estadiômetro SANNY® Personal Caprice Portátil com precisão de 0,1 cm para a estatura. O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) foi dado pela relação do Peso/Estatura (kg/m2). Para a composição corporal utilizou-se um Adipômetro Clínico Sanny®, medindo as dobras cutâneas tricipital (DCTR) e subescapular (DCSB). Para análise dos dados utilizou-se o teste de Wilcoxon, sendo os dados foram apresentados por meio de medidas de tendência central. Nos dados antropométricos para ambos os sexos, apresentaram aumento no peso corporal, índice de massa corporal, para as variáveis antropométricas houve aumento na dobra TR e, redução na dobra SB (Fem. Pré= 37,3/Pós= 35,2; Mas. Pré=39,35 / Pós=33,60), no Somatório de DC (Fem. Pré: 73,0 / Pós: 71,3 e Mas. Pré: 71,75 / Pós: 67,36) e no Percentual de Gordura (Fem. Pré: 49,6 / Pós: 48,6 e Mas. Pré: 57,75/Pós: 54,35). Conclui-se que a intervenção realizada com os escolares obesos apresentou resultados significativos quanto à redução na dobra SB, somatório de DC bem como no percentual de gordura.

          Unitermos: Avaliação antropométrica. Obesidade. Adolescentes.

 

Abstract

          Obesity has been associated with the obese which was well regarded in society, an individual power of good financial conditions. The study aimed to evaluate the behavior of body composition in obese children. The descriptive research as the population had 09 students (06 male and 03 female) obese public network, attended the Centre for Obesity Control of the town of Mossley / RN. As an instrument measures an electronic digital scale portable Tanita Ironman BC 553 Model with precision 0.100 kg to measure the body weight (kg), a stadiometer Sanny® Caprice Personal Laptop with an accuracy of 0.1 cm for height was used. The calculation of body mass index (BMI) was given by the ratio of weight / height (kg / m2). For body composition used a caliper Clinical Sanny® measuring triceps skinfold thickness (DCTR) and subscapularis (DCSB). For data analysis we used the Wilcoxon test, and the data were presented using measures of central tendency. Anthropometric data for both sexes showed an increase in body weight, body mass index, for the anthropometric variables was no increase in TR and fold, fold reduction in SB (W = 37.3 Pre / Post = 35.2; But = 39.35 Pre / Post = 33.60), the sum of DC (W Pre: 73.0 / Post: 71.3 and Mas Pre: 71.75 / Post: 67.36) and percentage Fat (W Pre: 49.6 / Post: 48.6 and Mas Pre: 57.75 / Post: 54,35). We conclude that the intervention performed with obese children showed significant reduction in the fold as SB, sum of DC and the fat percentage results.

          Keywords: Anthropometric assessment. Obesity. Adolescents.

 

Recepção: 16/10/2014 - Aceitação: 25/03/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 206 - Julio de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Durante um longo período, a obesidade esteve associada à estética e boa condição financeira, onde o obeso era bem visto na sociedade, um indivíduo de poder. No entanto, atualmente ela é tida como uma das cinco principais causas de morbidades e mortalidades em todo o mundo (Wanderley & Ferreira, 2010).

    No que se refere ao aumento da incidência de crianças e adolescentes obesos, alguns aspectos como os distúrbios alimentares, desmame precoce, estilos de vida não saudáveis e hábitos alimentares associados à inatividade física, bem como avanços tecnológicos como o uso inadequado de televisões, computadores, videogames, entre outros (Bass & Beresin, 2009). Visto isso, o surgimento da obesidade pode iniciar em qualquer faixa etária, como causa disso, o número de doenças crônicas vêm aumentando substancialmente (Lopes, Prado & Colombo, 2010).

    Torna-se evidente que a prática de atividades físicas gera benefícios quando os índices são equivalentes as recomendações de pelo menos 60 minutos de atividade com intensidade moderada por dia e exercícios de maior intensidade pelo menos três vezes por semana. A partir disso, há uma melhoria na aptidão cardiorrespiratória e muscular, óssea, assim como uma diminuição de doenças crônicas (World Health Organization, 2010).

    No que se refere à prática de exercícios físicos como os treinamentos resistidos, um acompanhamento supervisionado pode provocar modificações significativas na composição corporal e na massa magra, sendo um importante fator no controle do sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes (Andreasi, Michelin, Rinaldi & Burini, 2010).

    Nesse contexto, é de interesse avaliar o comportamento da composição corporal em escolares obesos submetidos a um programa de treinamento concorrente no Centro de Obesidade na cidade de Mossoró/RN?

Metodologia

    A pesquisa do tipo descritiva teve como população 18 escolares obesos da rede pública de ensino, atendidos no Centro de Apoio ao Controle da Obesidade da cidade de Mossoró/RN.

    Dos 18 adolescentes que iniciaram, apenas nove concluíram as oito semanas, os outros nove desistiram. As causas das desistências foram: três participantes por motivos de cirurgia, quatro por terem extrapolado o número de faltas (15%) e dois por desistência pessoal.

    Como instrumento de medidas foram utilizados uma balança digital eletrônica portátil Tanita® Modelo Iron Man BC 553 com precisão de 0,100 kg e estadiômetro Sanny R (Personal Caprice Portátil com precisão de 0,1 cm), para o Índice de Massa Corporal (IMC) o cálculo (Peso/Estatura²) (kg/m2). Para a composição corporal utilizou-se um adipômetro Sanny R com precisão de 0,1 mm, onde foram obtidas as medidas das dobras cutâneas Tricipital (DCTR) e Subescapular (DCSB) de acordo com o protocolo proposto por Slaughter et al (1988), que utilizam a somatória das dobras.

    As primeiras quatro semanas de adaptação para o aprendizado do uso dos equipamentos, pesos e halteres no ambiente da sala de musculação, com uma freqüência de três vezes na semana (em dias não consecutivos), realizando de oito a 12 exercícios por sessão, em duas séries de 15 a 20 repetições, com intervalos entre as séries de um minuto e duração total da sessão de 30 minutos por dia, divididos em cinco minutos de aquecimento e alongamento, 20 minutos de treinamento com pesos e cinco minutos de volta à posição inicial.

    Após o período de adaptação ao treinamento resistido, a carga foi ajustada pelo aumento do peso e intensidade, com a diminuição do número de repetições máximas (RM) divididos em três series de oito a 12 repetições com intervalo de um minuto e 30 segundos. O treinamento foi composto por dois tipos: Treino A – Dois exercícios multiarticulares de membros inferiores (leg press e Agachamento) e três monoarticulados de membros superiores (rosca direta, tríceps na polia e elevação lateral); Treino B - Dois exercícios multiarticulares de membros superiores (puxada frontal e supino reto) e três monoarticulados de membros inferiores (cadeira extensora, mesa flexora e flexão plantar). As cargas foram ajustadas semanalmente seguindo o incremento de dois a quatro quilogramas para membros superiores e de quatro a oito quilogramas para membros inferiores (Faigenbaum et al, 2009).

    Quanto ao treinamento aeróbio Intervalado, o mesmo aconteceu três vezes na semana em um período de dois meses. Os alunos aqueceram por 10 minutos na bicicleta ergométrica a 70% da FCmáx, antes de realizar quatro períodos de três minutos com intensidade de 90 - 95% da FCmáx e dois minutos de intervalo ativo a 70% da FCmáx entre cada período de três minutos, finalizando com cinco minutos de volta à calma após o último período de três minutos, totalizando 33 minutos (4 x 3) (Tyldum et al, 2009).

    Para a análise dos dados foi utilizado o teste de normalidade Shapiro Wilk com um nível de confiança de 95%. Os resultados apresentados por meio de medidas de tendência central como a medida. Utilizou-se o Wilcoxon para as variáveis não paramétricas. Além disso, o teste de Wilcoxon foi convertido em escores Z com uma probabilidade associada bilateral, adotando-se um nível de significância de p<0,05.

    Este trabalho foi submetido e aprovado ao comitê de ética da UERN parecer 50138.

Resultados

    Dos nove adolescentes que permaneceram até o fim da intervenção, três do sexo feminino e seis do sexo masculino, com idades entre 12 e 16 anos. Após esse período, os alunos foram reavaliados sugerindo alterações na sua composição corporal. A variação dos índices femininos está apresentada na Tabela 01 e a dos índices masculinos encontram-se na Tabela 02.

Tabela 01. Estatística descritiva e inferencial para o sexo feminino

Tabela 02. Estatística descritiva e inferencial para o sexo masculino

    O peso corporal de ambos os sexos aumentou, (Fem. Pré: 84,2 kg / Pós: 88,1 e Mas. Pré: 85,05 kg / Pós: 88,35), apesar de ter havido diminuição do somatório das dobras cutâneas indicando que houve uma perda na massa gorda e um possível ganho de massa magra, elevando assim o peso corporal. Em um estudo com adolescentes obesos, resultados convergem com os nossos quando houve aumento do peso, entretanto, reduziu a massa gorda e um aumento na massa muscular magra (Leite et al, 2010).

    Os participantes também apresentaram aumento na estatura (Fem. Pré: 159,0 / Pós: 161,1 e Mas. Pré: 167,25 / Pós: 167,80), processo natural do desenvolvimento humano e influenciado com a prática de atividade física; e no Índice de Massa Corporal - IMC (Fem. Pré: 31,8 / Pós: 32,4 e Mas. Pré: 31,15 / Pós: 32,10), esse aumento no IMC, mesmo não sendo estaticamente significativo, pode ser explicado devido aos adolescentes estarem na fase de desenvolvimento e por ser totalmente influenciado pelo Massa Corporal que também apresentou aumento. Corroborando com nossos resultados, em pesquisa realizada que o IMC poderá revelar ambivalências nestas idades, uma vez que as crianças e jovens se encontram em fase de crescimento e por esse motivo, consideraram como variáveis o percentual de gordura e a soma das pregas subcutâneas uma vez que são menos susceptíveis a relevâncias (Vasques, Mota, Correia, & Lopes, 2010).

    Reforçando os nossos achados, outro estudo, que segue a mesma linha do nosso, foi realizado com 30 crianças obesas, de oito a 12 anos, distribuídas em dois treinamentos: Treinamento de resistência (ET) e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIT). Em relação à composição corporal verificaram redução significativa na massa corpórea no grupo HIT e no grupo ET e diminuição no IMC (Araujo et al, 2012).

    No Somatório de Dobras Cutâneas – DC, observamos que houve redução em ambos os sexos (Fem. Pré: 73,0 / Pós: 71,3 e Mas. Pré: 71,75 / Pós: 67,36); e ao analisarmos isoladamente as Pregas Cutâneas, verificamos que: a DCTR aumentou (Fem. Pré: 35,0 / Pós: 37,8 e Mas. Pré: 32,40 / Pós: 34,20) e DCSB diminuiu (Fem. Pré: 37,3 / Pós: 35,2 e Mas. Pré: 39,35 / Pós: 33,60). Diante disso, em pesquisa realizada por Farias et al (2009), analisando o efeito da atividade física programada sobre a composição corporal em adolescentes, o qual explica que os possíveis fatores para aumento no perímetro do braço devem-se ao trabalho de força dos membros superiores, através do treinamento físico, ocorrendo maior queima de gordura e o estímulo a musculatura nessa região.

    Finalizando nossa avaliação, analisamos que houve redução no percentual de gordura (Fem. Pré: 49,6 / Pós: 48,6 e Mas. Pré: 57,75 / Pós: 54,35), embora não sendo estatisticamente significativa, nos remete a resultados positivos para o período de intervenção, pois como foi dito anteriormente essa variável é menos sensível a possíveis relevâncias (Vasques et al, 2010).

    Sendo assim, ao comparar os resultados observamos que em relação a dados estatísticos apenas o sexo masculino (n=6) apresentou resultados significativos em algumas variáveis (Peso, IMC e DCSB). Podemos indicar que o sexo feminino não apresentou significância estatística em nenhuma variável devido ao número bastante pequeno de participantes (n=3). Os Gráficos 01 e 02 apresentam o comparativo em ambos os sexos.

Gráfico 01. Comparativo entre as variáveis antropométricas dos escolares

 

Gráfico 02. Comparativo entre as variáveis relacionadas à composição corporal dos escolares

    Por outro lado, ao avaliarmos as perdas e ganhos dos dados antropométricos, observamos que ambos os sexos apresentaram resultados positivos. Resultados obtidos em pesquisa realizada em 48 adolescentes com sobrepeso e obesidade submetidos há um programa de treinamento de resistência, apresentou redução no percentual de gordura absoluta e aumento na massa corporal magra (McGuigan, Tatasciore, Newton, & Pettigrew, 2009).

    Em outro estudo com 18 adolescentes obesos, durante cinco meses, submetidos a um programa multidisciplinar combinado, dietético-nutricional e intervenção de educação exercício. Assim como o nosso estudo, as avaliações das variáveis foram realizadas antes e depois do programa. Os quais obtiveram como resultado perda de massa gorda; diminuição no gasto energético em repouso; aumento no consumo máximo de oxigênio (VO2max) relativos à massa livre de gordura (Aguer et al, 2010; Lee et al, 2010).

Conclusão

    Conclui-se que após a intervenção realizada com o treinamento concorrente, foram obtidos resultados significativos quanto à composição corporal, onde houve uma redução no somatório das dobras cutâneas e no percentual de gordura tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. Sugere-se, portanto, que outras intervenções sejam realizadas, observando o acompanhamento das variáveis bioquímicas e nutricionais.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 206 | Buenos Aires, Julio de 2015  
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados