efdeportes.com

Cardiopatias em idosos hospitalizados no município de Coari, AM

Cardiopatías en personas mayores hospitalizadas en la ciudad de Coari, AM

Heart disease in elderly hospitalized in the city of Coari, AM

 

Universidade Federal do Amazonas, UFAM

(Brasil)

Wandréa Sylvia Loretta Angulo de Moraes* **

Cristiana Pinheiro Florindo*

Dehan Tamiz Freita Malta*

Karoliny Lisandra Teixeira Cruz*

Nayara Ribeiro Seda*

Érika Gomes Alves*

lorettafisio@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo do estudo foi realizar um levantamento do número de cardiopatias em idosos no Hospital Regional do Município de Coari, AM, bem como delimitar as principais patologias. Método: Pesquisa documental, análise de prontuários de pacientes idosos internados no Hospital Regional Dr. Odair Carlos Geraldo no período de janeiro a julho de 2013, no município de Coari, Amazonas. Resultados: Foi observado que de 205 internações, 29,7% apresentaram cardiopatias, sendo a patologia mais expressa a Insuficiência Cardíaca Crônica. Conclusão: O levantamento do perfil da população idosa de Coari possibilita o planejamento e desenvolvimento dos cuidados de atenção à Saúde.

          Unitermos: Hospitalização. Cardiopatias. Idosos.

 

Abstract

          Objective of this study was to survey the number of diseases in the elderly in the Regional Hospital of Coari, AM Municipality, as well as define the main pathologies. Method: Documentary research, analysis of records of elderly patients admitted to Dr. Odair Carlos Geraldo Regional Hospital in the period from January to July 2013, in the city of Coari, Amazonas. Results: It was observed that 205 admissions, 29.7 % had heart disease. Thus, the study showed a considerable number of cases of heart disease among hospitalized elderly, the most expressed condition to chronic heart failure. Conclusion: The study of the profile of the elderly population of Coari enables the planning and development of the health care attention.

          Keywords: Hospitalization. Heart disease. Elderly.

 

          Presenteado em II Bioergonomics – International Congress of Biomechanics and Ergonomics do 4 ao 7 de junho em Manaus, Amazonas, Brasil.

 

Recepção: 08/06/2015 - Aceitação: 10/07/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 206 - Julio de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O envelhecimento do sistema cardiovascular é caracterizado por alterações centrais (no coração) e sistêmicas (nas artérias), acompanhado de redução do número de células auto excitáveis do nó sinusal e acúmulo de tecido fibroso em diversas partes do sistema de condução, além de alterações musculoesqueléticas. Estas modificações estruturais interferem no sistema de condução cardíaca, aumentando a prevalência e complexidade de arritmias em indivíduos acima de 60 anos. (Lakatta, 1993; Lakatta, 2003). Contudo, é sabido que o envelhecimento é um processo fisiológico natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos (senescência) que em condições normais, não costuma provocar quaisquer problemas. (Wajngarten, 2010)

    Porém, quando estas alterações do sistema cardiovascular se associam a fatores de riscos, tais como, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia, fumo, sedentarismo, e/ou diabetes, é observada maior predisposição à prevalência de doenças cardiovasculares. (Azevedo et al., 2006), as quais estão entre as principais causas de morte nos países desenvolvidos.

    A população idosa vem aumentando nas últimas décadas em decorrência do aumento da expectativa média de vida em todas as idades, inclusive entre os idosos (Ramos, 1993; Silvestre, 1998). Desta forma, o envelhecimento é um novo desafio para a saúde pública atual, na qual requer uma atenção especial dos cuidados à saúde do idoso, onde os mesmos representam uma parcela expressiva dos pacientes que procuram atendimento cardiológico, aumentando também o número de internações hospitalares de idosos.

    A hospitalização, embora necessária, em muitos casos representa alto risco para a saúde, especialmente para idosos. Durante a internação hospitalar, o idoso é uma população de risco para a ocorrência de alterações funcionais e cognitivas, podendo existir até impacto em mortalidade.

    Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte nos países desenvolvidos. Os idosos são mais suscetíveis a complicações causadas pelo repouso prolongado no leito durante a hospitalização, utilizando os serviços hospitalares de maneira mais intensiva que os demais grupos etários, envolvendo maiores custos, implicando no tratamento de duração mais prolongada e de recuperação mais lenta e complicada. (Hirsch et al. 1990; Filho, 2000)

    Portanto, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento do número de cardiopatias em idosos no Hospital Regional do Município de Coari-AM, bem como delimitar as principais patologias.

Método

    Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, através de uma pesquisa documental, realizada por meio da análise de prontuários de pacientes idosos internados no Hospital Regional Dr. Odair Carlos Geraldo no período de janeiro a julho de 2013, no município de Coari – Amazonas.

    Os pacientes foram selecionados de forma não probabilística, por conveniência, a partir dos prontuários disponíveis durante o período de janeiro de 2013 a junho de 2014. Foram incluídos no estudo os prontuários de paciente com idade ≥60 anos, de ambos os sexos, que tenham sido internados no setor da clínica medica do HRC. Excluindo-se todos os prontuários com preenchimento inadequado ou com dados incompletos ou que não estejam dentro da faixa etária e período de internação estipulado.

    A pesquisa foi devidamente autorizada conforme o comitê de ética e pesquisa sobre o protocolo nº 369336148.0000.5020.

    Os dados foram transcritos para o Microsoft Excel, que permitiu uma análise estatística descritiva.

Resultados

    Foi observado que de 205 internações, 29,7% (n=61) apresentaram cardiopatias ou patologias que predispõem a mesma, sendo 4 casos recidivos. Destes, 34,4% dos pacientes eram do gênero feminino e 65,6% masculino. As faixas-etárias variaram, sendo 30 % dos casos com idade entre 60-69 anos, 43,3 % entre 70-79 anos e 26,7 % com idade ≥ 80 anos. A média de idade dos pacientes idosos foi de 76 anos. Em relação ao estado civil, 36,1% eram casados, 22,9% solteiros, 19,7% viúvos, 1,6% divorciados e 19,7% não constavam informações a respeito.

    Dentre as cardiopatias analisadas durante as internações foram encontradas: Arritmias, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Diabetes Mellitus II (DM II), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC). Vale ressaltar que alguns pacientes apresentaram em seu prontuário mais de uma patologia como diagnóstico clínico durante internação.

Tabela 1. Distribuição da freqüência por clínica e segundo o sexo dos idosos internados em hospital geral. Coari-AM, 2013

Legenda: (Ave) Acidente vascular encefálico; (DM II) Diabetes Mellitus II; (HAS) Hipertensão Arterial Sistêmica; (ICC) Insuficiência Cardíaca Crônica; (IAM) Infarto Agudo do Miocárdio.

Discussão

    Estatísticas mostram que a maior causa de mortalidade e morbidade é a doença cardiovascular. A doença coronariana é a causa de 70 a 80% de mortes, tanto em homens como em mulheres e a insuficiência cardíaca congestiva, mais comum de internação hospitalar, de morbidade e mortalidade na população idosa 5 Idoso. (Zaslavsky e Gus, 2002). O presente estudou apresentou maior número de casos em indivíduos idosos do sexo masculino, o que pode ser explicado pelo fato de que os homens nos dias atuais se cuidam menos que as mulheres, não buscando por exames clínicos de rotina, estes acabam ficando mais suscetíveis. (Peixoto et al., 2004)

    Estudo realizado por Peixoto et al (2004) ressalta que as taxas de internações hospitalares e a duração das internações aumentam com a idade. Contudo, este estudo apresentou maior número de internações em idosos com idade entre 70-79 anos e menor valor em indivíduos com idade maior que 80 anos. Além disso, foi possível observar no presente estudo que a média do tempo de internação hospitalar correspondeu a 7 dias. Em estudo realizado por Siqueira et al. 2004, o tempo médio de internação foi de 12,81±9,45 dias. Já outros estudos apresentaram média de 8 a 15 dias no tempo de internação. (Hirsch et al., 1990; Inouye et al, 1998, Siqueira et al, 2004). A análise dos grandes bancos de dados existentes, sobretudo em países com recursos financeiros escassos e maior demanda da população por serviços públicos de saúde, pode estimular uma discussão acerca dos custos e do modelo de saúde vigente, complementando as informações epidemiológicas.

    De acordo com a análise, os acometimentos cardiovasculares apresentados pelos idosos internados foram: arritmias, AVE, ICC e IAM. A Insuficiência cardíaca crônica foi a maior causa de internação entre as hospitalizações por doenças cardiovasculares, tendo como um dos fatores conseqüentes, o envelhecimento da população, pois dados epidemiológicos qualificam a idade >65 anos, como fator predisponente para aparecimento de IC devido a associação de múltiplos fatores agravantes, como fibrilação atrial, pneumonia, insuficiência renal, diabetes, etc. (Barretto e Wajngarten, 1998)

    O presente estudo apresentou diabetes mellitus e hipertensão arterial dentre as internações dos idosos no Hospital Regional Dr. Odair Carlos Geraldo no Município de Coari, corroborando com estudo realizado por Framinghan, onde identificaram-se os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo estes: hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol e/ou reduzidos de HDL-colesterol, tabagismo, diabetes mellitus e idade. (Wilson et al. 1998). A Hipertensão Arterial é responsável por 25 e 40% da etiologia multifatorial da cardiopatia isquêmica e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente. (Fuchs, 2004). No mesmo estudo destaca-se a incidência de insuficiência cardíaca foi 30 vezes maior em indivíduos acima de 85 anos, comparativamente àqueles com idade inferior a 55 anos. Da mesma forma, a prevalência de diabetes é seis vezes maior na faixa etária de 60-69 anos do que 30-59 anos. (Malerbi e Franco, 1992)

    Este estudo se faz de extrema importância para averiguar a situação atual dos idosos no município através da análise destes dados, pois desta forma, é possível inserir na comunidade programas de incentivo à prática de atividade física, focados na atenção primária à saúde, onde a importância da atividade física regular tem o controle e prevenção dos riscos de doenças cardiovasculares. De acordo com estudo realizado por Costa e Veras, 2003, causas de mortes e morbidade entre idosos no Brasil poderiam ser reduzida com a implementação de programas de prevenção e tratamento adequados (Costa e Veras, 2003).

Conclusões

    O processo de envelhecimento associado a fatores externos, como: alimentação, fumo, sedentarismo, ingestão de álcool, tipo de personalidade, aspectos socioeconômicos, acidentes e estresse emocional, podem ocasionar cardiopatias e levar o idoso à senilidade. O levantamento do perfil da população idosa de Coari possibilita o planejamento e desenvolvimento dos cuidados de atenção à Saúde nos níveis de atenção primária, reduzindo os fatores de risco e conseqüentemente o aparecimento de doenças cardíacas, minimizando o tempo e número de internações.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 206 | Buenos Aires, Julio de 2015  
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados