Prática pedagógica ambiental na escola. A sustentabilidade, o ecoturismo e os esportes de aventura na Educação Física Práctica pedagógica ambiental en la escuela. La sustentabilidad, el ecoturismo y los deportes de aventura en la Educación Física Environmental teaching practice at school. Sustainability, eco-tourism and adventure sports in Physical Education |
|||
Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Aperfeiçoamento em Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Treinamento Desportivo – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Graduação em Atividades Motoras para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Pós-Graduação em Atividade Física e Saúde – Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mestrado em Ciências da Educação Física, Esporte e Recreação – Universidade de Matanzas (UCCFD) |
Rodrigo Mendes Costa (Brasil) |
|
|
Resumo O presente trabalho visa relatar uma prática pedagógica sobre o meio ambiente, com ênfase na sustentabilidade, no ecoturismo e nos esportes de aventura, na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé - MG, particularmente desenvolvido com os alunos do 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação em Tempo Integral, durante o mês de junho de 2013. O objetivo foi relatar as principais questões ambientais e, especificamente mostrar os aspectos associados à sustentabilidade, ao ecoturismo e os esportes de aventura, assim como, citar e relacionar os conhecimentos a respeito de atitudes e de hábitos conscientes no meio em que vivem. Unitermos: Meio ambiente. Sustentabilidade. Ecoturismo. Esportes de Aventura. Educação Física Escolar.
Abstract This paper describes a pedagogical practice about the environment with emphasis on sustainability, ecotourism and extreme sports in the State School Maria Augusta Silva Araujo, in the city of Muriae, MG, Brazil, developed with students from the 6th to the 9th year of elementary school from the Full Time Education Project (Projeto de Educação em Tempo Integral), during the month of June, 2013. The objective was to report the main environmental issues and, specifically, to show the aspects of sustainability, ecotourism and extreme sports, as well as name and relate the knowledge about conscious attitudes and habits where they live. Keywords: Environment. Sustainability. Ecotourism. Extreme sports. School physical education.
Trabalho desenvolvido na oficina de formação cidadã – temas transversais do Projeto de Educação em Tempo Integral
Recepção: 03/03/2015 - Aceitação: 17/04/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 204 - Mayo de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Segundo Darido (2012), de forma bastante simples, os temas transversais podem ser definidos como os grandes problemas que a sociedade enfrenta e que o governo e a própria sociedade tem dificuldade em encontrar soluções e, por isso, encaminham para a escola e para outras instituições educacionais a tarefa de tematizá-lo.
Os temas transversais citados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs Brasil (1997, 1998 citado por Darido, 2012) são: ética, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual, trabalho e consumo e meio ambiente; embora seja possível identificar outros temas de interesse, de acordo com o contexto específico de cada grupo social.
Esses temas foram propostos para a escola toda, ou seja, devem ser tratados por todas as disciplinas escolares, inclusive pela educação física. Logo, podem ser interpretados como as principais ruas do currículo escolar, que necessitam ser atravessadas/ cruzadas por todas as disciplinas (Darido, 2012).
São grandes os desafios a ser enfrentados quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitude na interação com o patrimônio básico da vida humana: o meio ambiente (Darido, 2012).
Para Darido (2012), considerados um fenômeno sociocultural e com finalidades educativas, os esportes estão presentes na sociedade por todos os lados – na TV, em outdoors, no ônibus, no cinema, com a política, a economia, as artes, a religião e a educação. Dessa forma, é necessário estudar sua aplicação como conteúdo curricular de educação física na escola.
De acordo com Darido (2012), é possível discutir com os alunos os aspectos positivo e negativos da presença maciça dos esportes em nossa sociedade e como eles podem ajudar e/ ou prejudicar o ambiente no qual estão inseridos, dependendo das atitudes conscientes ou não daqueles que os praticam.
Conforme Darido (2012), o desenvolvimento da transversalidade do meio ambiente nas aulas significa ampliar a consciência moral dos estudantes, possibilitando conseqüentemente a manutenção ou a melhora de sua qualidade de vida e da sociedade. Atitudes individuais que preservam o meio ambiente são algumas das obrigações sociais às quais as pessoas devem se atentar.
Nesse sentido, destacamos a prática pedagógica ambiental na escola, com ênfase na sustentabilidade, no ecoturismo e nos esportes de aventura.
Objetivo geral
Relatar as principais questões ambientais da atualidade com os alunos de 6° ao 9° ano do ensino fundamental.
Objetivos específicos
Mostrar os aspectos associados à sustentabilidade, ao ecoturismo e os esportes de aventura;
Citar e relacionar os conceitos, as definições, os fatos, os princípios, as decisões, as estratégias e as ações direcionadas as atitudes e aos hábitos conscientes no ambiente em que estão inseridos.
Desenvolvimento
As atividades foram desenvolvidas no mês de junho de 2013, na oficina de formação cidadã, com o tema transversal meio ambiente, na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, da cidade de Muriaé - MG, com os alunos do Projeto de Educação em Tempo Integral 6° a 9° ano, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 14 anos, e seguindo os seguintes procedimentos metodológicos:
1° - Apresentação teórica sobre sustentabilidade, destacando a definição, os 3 RE (reduzir, reutilizar e reciclar), atitudes (1- Diminuindo o consumo de água, 2- Gerando menos resíduos, 3- Economizando energia elétrica, 4- Reduzindo o uso de papel, 5- Poluindo menos o ar que respiramos, 6- Evitando a perda da biodiversidade, 7- Como se comportar no meio natural e 8- Aproveitando os resíduos orgânicos), curiosidades (efeito estufa), resíduos (tempo de decomposição do papel, pano, filtro de cigarro, chiclete, madeira pintada, nylon, plástico, metal, borracha e vidro), pilhas e baterias, metais pesados (mercúrio, cádmio e chumbo) e coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não reciclável).
2° - Apresentação teórica sobre ecoturismo e esportes de aventura, relevando a definição, as características, como deve ser feito, princípios e as atividades consideradas ecoturismo: passeios a pé, observação de aves, cicloturismo, observação de flora e fauna, espeleologia, estudos do meio ambiente, turismo geológico, os dez mandamentos do ecoturista, trekking, parapente, asa delta, balonismo, rafting, tirolesa, cavalgada, canyoning, arborismo, boia-cross, bungee jumping, caving, escalada, mergulho, mountain bike, paraquedismo, surfe, windsurfe e imagens dos principais pontos turísticos da cidade de Muriaé e região (Serra de Pirapanema, Pico do Itajuru e Horto Florestal).
3° - Apresentação de vídeos sobre poluição, lixo, educação ambiental, educação física e meio ambiente, arborismo, bungee jump, escalada, rafting e tirolesa.
4° - Realização de uma prática interdisciplinar de Educação Física, Meio Ambiente e Matemática (reciclagem), através de uma caminhada por algumas ruas do bairro, verificando a questão das lixeiras e lixo nas ruas.
Durante todas as etapas, utilizamos os seguintes instrumentos: Notebook, data-show, caixa de som, tela, slides, vídeos, imagens, textos, folhas A4, papel, lápis, borrachas, canetas, pôster (esportes de aventura), DVD e filme (O Planeta Sagrado).
Já o processo avaliativo foi pautado em princípios que evidenciaram claramente a elevação dos níveis de conhecimento e de contextualização durante as aulas teóricas e práticas sobre as questões ambientais. Em relação à avaliação escolar do aluno, a mesma deve contribuir para o autoconhecimento e análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados, num processo contínuo. A participação dos alunos no processo de definição dos critérios implica decisões conjuntas, cada qual assumindo sua responsabilidade no processo, sendo que, os professores devem informar aos alunos sobre suas dificuldades; além disso, destacam que os alunos podem ser avaliados de forma sistemática, por meio de observações das situações de vivência, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas, e de forma específica, em provas, pesquisas, relatórios e apresentações. Todavia, a avaliação deverá levar em conta as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais (Darido e Rangel, 2005; Darido e De Souza, 2009).
Atividade interdisciplinar de Educação Física e Matemática, a partir dos resultados do trabalho de observação do lixo pelas ruas do bairro Santa Terezinha. A atividade constava em responder o mais rápido e certo, os resultados de contas de adição e subtração dos valores totais do lixo, descritos abaixo:
Considerações finais
Esta prática pedagógica não teve como objetivo ensinar como dar aulas sobre meio ambiente, e sim demonstrar uma das possibilidades de se trabalhar dentro do contexto da Educação Física, ao relatar a temática da sustentabilidade, do ecoturismo e dos esportes de aventura e mostrar os seus principais aspectos, procurando citar e relacionar os conhecimentos sobre a importância de se adotar atitudes e hábitos conscientes no ambiente em que estão inseridos.
Esta experiência permitiu observar as possibilidades que a Educação Física oferece na formação dos indivíduos nas questões ambientais, alertando os alunos sobre o papel relevante dos indivíduos nas ações desenvolvidas junto à natureza, assim como, a influência de um sobre o outro.
Com a conclusão desse trabalho, percebemos que conseguimos trazer novas aprendizagens a respeito da preservação do meio ambiente. Além disso, a participação dos alunos nas aulas teóricas e práticas contribuíram de certa forma com reflexões, discussões, debates, reconhecimento e valorização para adoção de atitudes de preservação e exploração sustentável do ambiente natural na atualidade.
Bibliografia
Darido, S. C. (2012). Educação Física e temas transversais na escola. Campinas, SP: Papirus.
Darido, S. C.; De Souza Júnior, O. M. (2009). Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 3º ed. Campinas, SP: Papirus.
Darido, S. C.; Rangel, I. C. A. (2005). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Planeta Sagrado (2005). Direção de Jon Long. Produção de Karen Fernandez Long e Jon Long. Walt Disney Pictures, DVD (47 min.).
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 204 | Buenos Aires,
Mayo de 2015 |