efdeportes.com

Nintendo Wii Fit®: uma nova abordagem para a prevenção de quedas, melhora do equilíbrio, atividades de vida diária
e qualidade de vida em idosos

Nintendo Wii Fit®: un nuevo abordaje para la prevención de caídas, mejora del 

equilibrio, actividades de la vida diaria y calidad de vida en personas mayores

Nintendo Wii Fit®: a new approach for the falls prevention, 

better balance, daily life activities and quality of life in the elderly

 

*Graduada em Fisioterapia-Universidade Regional Integrada

do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim (RS)

**Graduada em Fisioterapia- Universidade Regional Integrada

do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim (RS)

Mestre em Envelhecimento Humano, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo (RS)

***Graduada em Fisioterapia-Universidade Regional Integrada

do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim (RS)

****Graduada em Fisioterapia – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria (RS)

Mestre em Ciências do Movimento Humano-UFRGS Porto Alegre (RS)

(Brasil)

Graziela Lazzare Montepó*

grazimontepo@hotmail.com

Karine Angélica Malysz**

karimalysz@hotmail.com

Daiane Fátima Biason***

daybiason@hotmail.com

Márcia Bairros de Castro****

mbairros@uricer.edu.br

 

 

 

 

Resumo

          O envelhecimento compromete a habilidade do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como diminuição da capacidade de modificações dos reflexos adaptativos. Foram objetivos de este estudo investigar a eficácia do tratamento com a utilização do Software Nintendo® Wii sobre o equilíbrio, atividades de vida diária e qualidade de vida em idosos. A amostra foi composta por 11 pacientes, entre 60 e 78 anos, sexo feminino, residentes no município de Quatro Irmãos-RS. O protocolo de intervenção teve duração de 12 sessões, 2X/semana, 30 minutos cada sessão com ações em escala crescente de dificuldades. Os resultados mostraram alterações estatisticamente significativas nos riscos de quedas e nas atividades de vida diária. Conclui-se que a utilização do Nintendo® Wii mostrou-se eficaz como alternativa terapêutica nas variáveis equilíbrio, prevenção de quedas e atividades de vida diária em idosos.

          Unitermos: Idosas. Equilíbrio. Nintendo® Wii.

 

Abstract

          Aging impairs the ability of the central nervous system capability to process vestibular, visual and proprioceptive signals associated with maintaining body balance, and decreased ability to modifications of the adaptive reflexes. The objectives of this study to investigate the efficacy of using the Nintendo® Wii Software on balance, activities of daily living and quality of life in the elderly. The sample consisted of 11 patients, between 60 and 78 year-old female residing in the city of Four Brothers-RS. The intervention protocol lasted 12 sessions, 2X / week, 30 minutes each session with shares increasing scale of difficulty. The results showed a decrease in the risk of falls through the Berg Balance Scale after treatment (52.18% to 35.91%); The activities of daily living evaluated using the Barthel Index showed increased average (95.93 to 98.71) was statistically significant. The quality of life measured by the Woqol-bref questionnaire was not significant. It was concluded that there were statistically significant changes after treatment with Nintendo® Wii in balance variables, preventing falls and activities of daily living, and quality of life although not significant, had improvements.

          Keywords: Elderly. Balance. Nintendo® Wii.

 

Recepção: 12/04/2015 - Aceitação: 14/05/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 204 - Mayo de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, sendo conseqüência do progresso no desenvolvimento econômico e social, aliado à diminuição das taxas de natalidade e fecundidade (Machado et al., 2009). O processo do envelhecimento leva a modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas (Scalzo et al., 2007).

    Para Ruwer et al. (2005), o envelhecimento compromete a habilidade do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como diminuição da capacidade de modificações dos reflexos adaptativos. Esses processos degenerativos são responsáveis pela ocorrência de vertigem e/ou tontura (presbivertigem) e desequilíbrio (presbiataxia) na população idosa. Outra grande preocupação é a diminuição ou perda da memória com o avanço da idade, que compromete diretamente a realização das atividades de vida diária, e conseqüentemente a possibilidade da instalação de um quadro demencial (Habib; Caldas, 2008).

    Os componentes do controle postural também são afetados com o decorrer da idade, sendo difícil diferenciar os efeitos da idade daqueles causados pelas doenças e estilo de vida inativo. Contudo, independentemente da causa, o acúmulo de alterações no equilíbrio corporal diminui a capacidade compensatória do indivíduo, aumentando sua instabilidade e, conseqüentemente, seu risco de quedas, que estão dentre as principais causas de morbidade e mortalidade na população idosa (Gonçalves et al., 2009).

    Para Mazo e colaboradores (2007), tradicionalmente a involução motora decorrente do processo de envelhecimento bem como as disfunções e doenças são vistas como causas de dificuldade ou incapacidade de manter o equilíbrio. Todos esses fatores afetam diretamente a qualidade de vida, autonomia e conseqüentemente os custos sociais.

    No entanto, muitas doenças associadas à velhice podem ser prevenidas ou retardadas de modo que os idosos possam permanecer saudáveis o bastante para desfrutar sua experiência e maturidade (Silva; Kathen, 2010).

    A fim de amparar os idosos, com alterações específicas, tornam-se necessárias novas estratégias de políticas de saúde pública e novas abordagens terapêuticas, que acompanhem este progresso. Com o avanço da tecnologia também na área da saúde, surgiram possibilidades terapêuticas aplicadas em pacientes com alterações neurológicas, cognitivas e motoras (Albuquerque; Scalabrin, 2007), assim como em pacientes saudáveis para prevenir ou minimizar perdas ou futuras patologias.

    Na fisioterapia, a pouca motivação gerada pelos métodos tradicionais são vistos como motivo de abandono do tratamento, caracterizado como uma das principais causas de falha terapêutica (Dias et al., 2009). A realidade virtual, por meio de jogos, promove a interação do indivíduo, através das reações de equilíbrio proporcionadas pela sensação de experimentar uma realidade diferente. Os benefícios da utilização do Nintendo® Wii na Fisioterapia, como ferramenta terapêutica, incluem correção da postura e do equilíbrio, o aumento da capacidade de locomoção, da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores, a motivação do paciente, e ainda o feedback do sistema permite o controle e aprendizagem motora (Souza, 2012).

    Sabe-se dos efeitos positivos do tratamento com a utilização do Software Nintendo® Wii. No entanto, tornam-se necessários a realização de estudos científicos que comprovem os efeitos positivos deste tratamento. Através disso, este estudo teve como objetivo investigar a eficácia do tratamento com a utilização do Software Nintendo® Wii sobre o equilíbrio, atividades de vida diária e qualidade de vida em idosos.

Metodologia

    A amostra foi composta por 11 pacientes, com idade entre 60 e 78 anos, do sexo feminino, residentes no município de Quatro Irmãos-RS, que freqüentavam o Centro de Convivência da Terceira Idade.

    Mediante a disponibilidade e aceitação voluntária para participar do estudo e após a assinatura do termo de consentimento, foram iniciados o preenchimento do questionário de qualidade de vida, avaliação do equilíbrio e das atividades de vida diária com respectivo tratamento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com apreciação sob o numero da CAAE 09542812.4.0000.5351 e número do parecer 188.054.

    O equilíbrio foi mensurado através da Escala de Equilíbrio de Berg (EBB). A escala de equilíbrio de Berg tem uma pontuação máxima de 56 pontos que pode ser alcançada, possuindo cada item uma escala ordinal de cinco alternativas que variam de 0 a 4 pontos. O teste requer um cronômetro e uma régua como equipamentos e sua execução leva em torno de 15 a 20 minutos (Berg et al., 1992).

    As atividades de vida diária foram avaliadas através do Índice de Barthel e mede a independência funcional no cuidado pessoal, mobilidade, locomoção e eliminações. Cada item é pontuado de acordo com o desempenho do paciente em realizar tarefas de forma independente, com alguma ajuda ou de forma dependente. Uma pontuação geral é formada atribuindo-se pontos em cada categoria, a depender do tempo e da assistência necessária a cada paciente. A pontuação varia de 0 a 100, em intervalos de cinco pontos, e as pontuações mais elevadas indicam maior independência (Mahoney; Barthel, 1965).

    A qualidade de vida foi avaliada com a utilização do questionário Woqol-bref, instrumento composto por 04 domínios e com 02 questões gerais acerca da qualidade de vida e 24 subdomínios (facetas) (Martins et al., 2007).

    O treinamento foi realizado com o videogame Nintendo® Wii que através de um controle, o aparelho capta os movimentos realizados pelo usuário, os interpreta e depois transporta para o jogo (Dias et al., 2009). Ao vídeo game foram acoplados os acessórios Balance Board e o jogo Wi Fit. O Wi Fit é um pacote de jogos que busca tornar a vida do jogador mais saudável, oferecendo jogos que estimula a realização de exercícios aeróbicos e condicionamento muscular de equilíbrio e força. O acessório Balance Board é um controle que mede a força que lhe é aplicada e percebe a mudança de equilíbrio de sensores de pressão (Dias et al., 2009).

    No menu principal os jogos definidos para este estudo foram os de equilíbrio. Dentro dos específicos com objetivo de equilíbrio a opção foi pela “corda bamba”, “rio abaixo” e a “plataforma”.

    Como atividade inicial de cada sessão, as participantes desenvolveram aquecimento aeróbico, de cinco minutos de caminhada, com a finalidade de preparar músculos e articulações para o uso dos jogos de realidade virtual com o equipamento Wii, que é o exercício principal proposto.

    O protocolo de intervenção teve duração de 12 sessões, com duas sessões semanais e 30 minutos por dia, com ações em escala crescente de dificuldades.

    A comparação dos resultados, pré e pós tratamento, foram realizados por meio de análise descritiva. O teste estatístico utilizado foi o T de Student, com a análise de dados através de um software do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science for Windows). Utilizou-se o Teste T de Student para amostras pareadas, considerando p ≤ 0,05 como estatisticamente significativo.

Resultados e discussão

    Gatica (2010) evidencia que o Nintendo® Wii Fit traz bons resultados porque os ambientes que ele cria são divertidos, incentivando as pacientes a continuar o tratamento por longos períodos de tempo. Desta maneira, o presente estudo observou satisfação das idosas em realizarem os exercícios de equilíbrio, onde numa atividade inicial sentiam grandes dificuldades de permanecer na plataforma e a cada sessão visualizavam o ganho na capacidade de concentração, na reconquista do equilíbrio e na resistência física.

    Essa ferramenta terapêutica trouxe grande estímulo motivacional às idosas participantes do estudo, que além da correção da postura e do equilíbrio, houve o aumento da capacidade de locomoção, da amplitude dos movimentos dos membros superiores e inferiores e a motivação para seguir a atividade após as 12 sessões previstas.

    Através da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) pode-se observar uma evolução nas habilidades para execução dos testes relativos ao equilíbrio, pois conforme a própria EEB quanto maior o escore (0-56), melhor a condição de equilíbrio e menor a probabilidade de riscos de queda (RQ).

    A Tabela 1 demonstra além da representação numérica também um percentual de quedas, onde de forma geral no desempenho individual todas integrantes do estudo, diminuíram os riscos de queda após intervenção.

Tabela 1. Riscos de quedas das integrantes do estudo pré e pós intervenção (EBB)

    A Tabela 2 mostra a média em percentual, o desvio padrão e a média por escore do risco de quedas pré e pós intervenção, para as idosas da amostra.

Tabela 2. Riscos de quedas média do grupo pré e pós intervenção (EBB)

    Observou-se uma média percentual inicial de 52,18% de risco de queda. Após a intervenção houve um decréscimo de 16,27%, ou seja, passou para 35,91% pós intervenção, com diferença estatisticamente significativa (p = 0,053).

    O estudo de Peres e Silveira (2010) observaram uma diminuição no risco de quedas em idosos em 21 idosos que realizaram o programa de exercícios baseado no protocolo de Cawthorne e Cooksey, o qual consiste em movimentos rotatórios, desvios laterais, desvios cefalocaudais, de marcha, realizados em ortostase e na posição sentada, com e sem auxílio visual, enquanto no grupo controle, composto por 09 idosos, os resultados permaneceram quase inalterados com 91,77% para 91, 69%, comprovando a eficácia do tratamento com a utilização do Software Nintendo® Wii, corroborando com os resultados do presente estudo.

    Ribeiro e Pereira (2005), com objetivo de verificar se a abordagem terapêutica específica para o sistema vestibular gera aprendizado motor e contribui para a melhora do equilíbrio e a diminuição na possibilidade de queda, investigaram 15 mulheres com idade 60 e 69 anos, realizando o treinamento através dos exercícios de Cawthorne e Cooksey, durante nove semanas, três vezes por semana, durante sessenta minutos. Os resultados comprovaram a diminuição do risco de queda com uma diferença de 30,4%, pré e pós intervenção.

    Mussato et al. (2012), analisaram o efeito do vídeo game Wii Fit do Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha em 10 idosos saudáveis, com idade média de 66 anos, divididos em 2 grupos, durante 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Os resultados não apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo controle e o grupo experimental, contrariando os resultados do presente estudo. Isso pode ser justificado pelo tempo menor de intervenção e amostra diferente.

    O aumento no escore da Escala de Equilíbrio de Berg e a redução do risco de quedas interferem diretamente na prevenção da morbimortalidade por quedas, que representa 12% de todos os óbitos na população geriátrica do Brasil A ocorrência de queda anual por faixa etária no Brasil é de 67% entre indivíduos de 65 a 84 anos e 51% acima de 85 anos (Pereira et al, 2001)..

    Os resultados obtidos no presente estudo demonstraram que 63,6% das idosas avaliaram ter melhorado suas atividades de vida diária e 36,3 % mantiveram a avaliação inicial, ilustrado na Tabela 3 e 4.

Tabela 3. Resultado da Avaliação das Atividades de Vida Diária pré e pós intervenção

 

Tabela 4. Média da avaliação de atividade de vida diária pré e pós intervenção.

    Para a capacidade funcional nas atividades básicas da vida diária, utilizando o índice de Barthel, a média mínima pré intervenção foi de 88,23 e a máxima de 100, mostrado na Tabela 4 que após a intervenção a estatística demonstra o mínimo de 95,29 e o máximo de 100, onde a média pré foi de 95,93 e a média pós de 98,71. A viabilidade da intervenção está no aumento do índice, uma vez que o nível de independência deverá estar no escore o mais próximo de 100, ou seja, quanto maior o número, menor o grau de dependência das idosas.

    Jahana e Diogo (2007), em um estudo de avaliação com 73 idosos que sofreram queda, verificaram que houve diminuição da capacidade funcional nas atividades instrumentais da vida diária e, conseqüentemente, perda da independência, autonomia e qualidade de vida, evidenciando que a queda causa diminuição da capacidade funcional dos idosos, tanto para a independência funcional como para as atividades instrumentais da vida diária, tornando-os mais dependentes para o desempenho das mesmas. Verificaram ainda, que quanto mais velho o idoso maior será o comprometimento em relação à sua capacidade para realizar suas atividades rotineiras.

    O resultado estatisticamente significativo de p = 0,014 no índice de Barthel, obtido a partir do Teste T para amostras pareadas sugerem que as idosas participantes da pesquisa, não têm sido acometidas de muitas limitações no seu dia-a-dia, conseguindo desenvolver suas atividades cotidianas. Porém, é importante intervir na promoção de saúde com ações que retardem o aparecimento das incapacidades, e viabilizar a reabilitação quando estas forem detectadas, evitando a dependência dos idosos nas suas atividades de vida diária.

    Silva (2013) realizou um estudo com objetivo de comparar os efeitos obtidos por meio de um tratamento fisioterapêutico associado a jogos do Nintendo Wii Fit, com um treinamento convencional sobre equilíbrio e cognição, com 32 idosos saudáveis, executando 14 sessões de treinamento, duas sessões semanais, 30 minutos cada e concluíram que o treinamento com Nintendo Wii Fit proporcionou alterações estatisticamente significativas sobre a independência das atividades de vida diárias, quando comparadas ao grupo controle, corroborando com os resultados do presente estudo.

    No quesito qualidade de vida, os resultados não apresentaram alterações estatisticamente significativas nos domínios físicos, psíquicos, sociais e ambientais. No entanto, a avaliação da qualidade de vida é satisfatória na visão e perspectiva de cada idoso, entre os vários domínios.

Tabela 5. Qualidade de Vida pelo Whoqol Bref

    A maioria das idosas deste estudo se disse satisfeita com sua vida, apresentando bons índices nos domínios do questionário aplicado. Xavier et al., (2003), obtiveram resultados semelhantes na cidade de Veranópolis- RS, onde 57 % da população idosa estudada referiram valores significativos de satisfação com a vida.

    Apesar da significância clínica dos resultados da qualidade de vida das idosas deste estudo, Paschoal (2000) garante que com a chegada da velhice, a debilidade física, a dependência, a perda dos papéis, os estereótipos e preconceitos, e outras decorrentes do processo de envelhecimento, podem levar a perda da qualidade de vida dos idosos. Sugerindo então, a preocupação em transformar a sobrevida aumentada do ser humano numa etapa significativa da vida.

    Na mesma linha de pensamento, outros autores descrevem que para avaliar a qualidade de vida na velhice são necessários adotar critérios de natureza biológica, psicológica e sócio estrutural, devido à multiplicidade de elementos que exercem influência sobre o bem estar do idoso: longevidade, saúde biológica, saúde mental, satisfação, controle cognitivo, competência social, produtividade, atividade, status social, renda, continuidade de papéis familiares e ocupacionais e continuidade das relações informais, principalmente rede de amigos (Neri, 1993; Santos et al., 2002). Salientam que alguns destes indicadores merecem destaque, por exercerem maiores influências sobre a qualidade de vida do idoso, como a saúde, questões de dependência-autonomia e recursos financeiros.

Conclusão

    Os resultados mostraram alterações estatisticamente significativas após o tratamento com Nintendo® Wii nas variáveis equilíbrio, prevenção de quedas e atividades de vida diária.

    Dessa forma, pode-se afirmar que a utilização do Wii Fit mostrou-se uma ferramenta complementar útil ao tratamento fisioterapêutico voltado para a prevenção precoce de alterações na cognição e habilidades motoras.

    No entanto, são necessários que mais estudos sejam realizados com diferentes períodos de intervenção, maior número de voluntários, sexo masculino, assim como investigar diferenças entre sexo masculino e feminino.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 204 | Buenos Aires, Mayo de 2015  
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados