Satisfação dos alunos com os cursos de graduação do CEAD, Unimontes Satisfacción de los Estudiantes con los cursos de graduación del CEAD, Unimontes Student satisfaction with the undergraduate courses of DEC, Unimontes |
|||
*Graduanda em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-FAPEMIG. **Mestre em História pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes Diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. Docente da Unimontes. ***Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Coordenadora de Projetos do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. Docente da Unimontes. ****Diretor Financeiro do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros. *****Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora Adjunta do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. Docente da Unimontes. ******Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. Docente da Unimontes. *******Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Assessora de Projetos do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. Docente da Unimontes. ********Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pesquisadora do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. Docente das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE. *********Mestrando em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Pesquisador do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. **********Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes Graduando em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc. Pesquisador do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. *********** Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB. Docente do Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde e do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Pesquisadora do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes |
Fernanda Muniz Vieira* Alenice Aliane Fonseca* Aldelaine Oliveira Sousa* Jânio Marques Dias** Maria Ângela Lopes Dumont Macedo*** Fernando Guilherme Veloso Queiroz**** Betânia Maria Araújo Passos***** Zilmar Cardoso Santos****** Maria Aparecida Pereira Queiroz******* Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis******** Ronilson Ferreira Freitas********* Gustavo Souza Santos********** Josiane Santos Brant Rocha*********** (Brasil) |
|
|
Resumo O objetivo deste estudo foi comparar a satisfação dos acadêmicos do curso de graduação a distância em Ciências da Religião com os demais cursos do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes quanto ao material didático oferecido pela instituição. O estudo caracteriza-se como descritivo, de abordagem quantitativa e de corte transversal. A amostra foi composta 1013 acadêmicos dos períodos iniciais dos cursos do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes. O alunado respondeu a um questionário aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem contendo questões a respeito da contribuição do material didático para o aprendizado, sua facilidade de acesso e apresentação visual. O questionário foi construído através da Escala de Likert e os dados foram tabulados por meio de análises descritivas com porcentagem, utilizando o programa Microsoft Office Excel 2013. Os resultados apontaram lacunas na satisfação do alunado do curso de Ciências da Religião quando comparado com os demais cursos para as variáveis pesquisadas com resultados significativos. Conclui-se que os acadêmicos do curso de Ciências da Religião do CEAD/Unimontes apresentam moderada satisfação com o material didático oferecido no curso, salientando a necessidade de melhorias em sua concepção e produção para a contribuição continuada no processo de ensino-aprendizagem. Unitermos: Satisfação dos acadêmicos. Cursos de graduação. Educação a distância.
Abstract This study aimed to compare the satisfaction of the students of the course of the Religion Sciences with the other courses from Distance Education Center of University of Montes Claros - CEAD/Unimontes about the courseware offered. It was developed a descriptive, quantitative approach and cross-sectional study. The sample consisted of 1013 students from the first semester of the CEAD/Unimontes’ courses. A virtual questionnaire was applied to the students asking about the contribution of the courseware for learning, ease of access and its visual presentation. The questionnaire was developed through Likert Scale and data were analyzed using Microsoft Excel 2013. The results pointed at some lacunas in the students of Religion Science satisfaction when compared with the other courses to the variables studied with significative results. It is conclusive that the students of Religion Science course of CEAD/Unimontes presented moderate satisfaction with the didactical material offered in the course indicating the need of conception and production improvements to contribute in learning process. Keywords: Student satisfaction. Graduate courses. Distance education.
Recepção: 22/09/2014 - Aceitação: 15/01/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Atualmente, podem ser consideradas as seguintes modalidades de Educação: presencial e a distância. A modalidade presencial é a comumente utilizada nos cursos regulares, onde professores e alunos encontram-se sempre em um mesmo local físico, chamado sala de aula, e esses encontros se dão ao mesmo tempo: é o denominado ensino convencional. Na modalidade à distância, professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo. Esta modalidade de educação é efetivada através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação, podendo ou não apresentar momentos presenciais (Moran, 2009).
De acordo com a Secretaria de Educação a Distância, a diferença básica entre educação presencial e a distância é que na EAD o aluno tem acesso ao conhecimento e desenvolve hábitos, habilidades e atitudes relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, não com a ajuda em tempo integral da aula de um professor, mas com a mediação de professores (orientadores ou tutores), atuando ora a distância, ora em presença e com o apoio de materiais didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, através dos diversos meios de comunicação.
A educação a distância (EAD) está crescendo e tomando espaço, com o propósito de suprir parte das deficiências existentes hoje na educação. Segundo Azevedo (2005), entre as várias soluções imaginadas e propostas, a EAD é freqüentemente lembrada para aumentar a capacidade do sistema de educação superior, mantendo a qualidade do ensino e da formação profissional.
Sartori e Roesler (2005), afirma que educação a Distância é uma forma sistematicamente organizada de auto estudo onde o aluno instrui-se a partir do material de estudo que lhe é apresentado, o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores.
Na EAD, as ferramentas de comunicação e informação são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes:
A EAD consiste, então, em um processo que enfatiza a construção e a socialização do conhecimento. Assim como a operacionalização dos princípios e fins da educação, de modo que qualquer pessoa, independentemente do tempo e do espaço, possa tornar-se agente de sua aprendizagem, devido ao uso de materiais diferenciados e meios de comunicação que permitam a interatividade (síncrona ou assíncrona) e o trabalho colaborativo / cooperativo (BARBOSA, 2005, p. 31).
Nessa perspectiva, Sartori e Roesler (2005), pressupõem que um material didático é auto-suficiente quando apresenta, além do conteúdo e das avaliações, todas as orientações para que os alunos desenvolvam suas atividades de estudo, pesquisa, interações com colegas e professores. Deste modo, as estratégias de ensino, assim como, todos os elementos que compõem o material didático devem estar finalizados para o início das atividades discentes, de modo que o aluno tenha à sua disposição tudo o que necessita para que seus estudos possam ser realizados de forma autônoma.
Diante desse contexto, o objetivo do estudo foi analisar a satisfação do alunado quanto ao material didático fornecido pelo curso de Ciências da Religião, em comparação com os cursos de Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Português e Pedagogia do CEAD-UNIMONTES.
Metodologia
O presente estudo foi caracterizado como descritivo quantitativo e de corte transversal. A amostra foi composta por 1013 acadêmicos matriculados no 1º período dos polos de Janaúba, Pedra Azul, Francisco Sá, Itamarandiba, Cristália, Pompeu, Urucuia, Almenara, Carlos chagas, Mantena, Buritizeiro e Januária dos cursos de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês e Pedagogia do CEAD/Unimontes.
No primeiro momento, foi aplicado um questionário no Ambiente Virtual de Aprendizagem para a avaliação das variáveis “contribuição do material didático para o aprendizado”, “facilidade de acesso” e “apresentação visual” junto ao alunado. Para a análise dos dados, foi feito o agrupamento das respostas por categorias. O tratamento dos dados foi realizado com o programa estatístico SPSS, versão 20.0, através de uma análise descritiva da amostra. Para a comparação dos agrupamentos categóricos dentro dos grupos, foi aplicado o Teste Mann-whitney, de proporção não paramétrico. O nível de significância adotado foi de p≤ 0,05.
Essa pesquisa foi submetida à aprovação do Comitê/Conselho de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, sob o protocolo Nº 2808. Atendendo todas as normas que constam na resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012.
Resultados
A Tabela 1 apresenta a comparação do curso de Ciências da Religião em relação aos cursos de Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês e Letras Português.
Tabela 1. Satisfação do alunado quanto ao material didático do curso de Ciências da Religião (CR) comparado aos demais cursos (DC) de graduação da UAB/Unimontes.
Quanto à contribuição do material didático para o aprendizado, o alunado do curso de Ciências da Religião apresentou satisfação superior comparado com o curso de Educação Física, com resultados significativos. Para os demais cursos, a satisfação foi inferior, com resultados significativos. Não houveram resultados significativos na comparação com o curso de Ciências Sociais para esta variável.
Na variável facilidade de acesso ao material didático, não se observaram resultados significativos na comparação com os cursos de Ciências Sociais e Educação Física. Para os demais cursos, o alunado de Ciências da Religião apresentou satisfação inferior, com resultados significativos.
Acerca da apresentação visual do material didático, os acadêmicos de Ciências da Religião demonstraram satisfação inferior aos cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia, com resultados significativos. Na comparação com o curso de Educação Física para esta variável, não houveram resultados significativos.
Na educação a distância utiliza-se o meio tecnológico como ferramenta de apoio para o aprendizado. Eles assumem um papel fundamental de mediadores do conhecimento, ao possibilitar a troca de informações. A internet está sendo largamente usada em EAD, por diversos recursos de comunicação e interação além de possibilitar a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Por meio deles é possível disponibilizar um conjunto de ferramentas de comunicação e cooperação entre os participantes, apoiando o processo de conhecimento coletivo e ferramentas administrativas que apóiam o processo de gestão e acompanhamento dos cursos (Mendonça et al. 2007).
Pacheco (2012, p.3) afirma que:
Todo o material selecionado ou confeccionado para o uso no ensino a distância deve levar em consideração a adequação da linguagem e dos meios à realidade dos alunos que se busca atender, mantendo em mente a idéia de sempre permitir que o educando tenha acesso a todo o conteúdo necessário a sua aprendizagem, e ainda procurando adequar o uso desses materiais a uma estrutura que seja ao mesmo tempo robusta e viável à instituição.
O material didático impresso para EAD deve ser concebido levando-se em conta que é necessário instigar o aluno para que se interesse pelo assunto a ser tratado. Informações históricas, indicações de outras fontes de conteúdos e atividades, como programas, vídeos, sites, jogos, entre outros, devem ser incluídos no material impresso, como uma possibilidade para o aluno ampliar seu conhecimento além do que está sendo tratado no texto (Sales, 2005).
Elizabeth Rondelli salienta que o material didático:
É um meio importante de interação entre o professor e o aluno, pois é uma forma de orientar o aluno em um oceano de possibilidades. Por isso, o material didático precisa ser de ótima qualidade, ter uma apresentação impecável, revelar a metodologia implícita no processo de elaboração, dar conta dos temas abordados de modo claro, trazer um roteiro rico em possibilidades de leituras, pesquisas e atividades, além de estimular o aluno a ter o prazer de voltar para ali; ou seja, seduzi-lo. Produzir material didático é uma tarefa complexa, que demanda uma equipe com excelente formação acadêmica e cultural. (2007, p.1).
O material didático impresso ainda possui um papel fundamental na Educação a Distância, visto que um dos objetivos dessa modalidade de ensino é possibilitar que as pessoas estudem no tempo e espaço físico que considerarem mais adequados às suas necessidades e possibilidades (Bottentuit Junior; Coutinho, 2008).
Conclusão
O material didático é um instrumento de ensino-aprendizagem capaz de dotar o alunado de autonomia e protagonismo, seu melhoramento continuado é capaz de gerar benefícios de qualidade nos processos pedagógicos na gestão de um curso. Conclui-se que o curso de Ciências da Religião do CEAD/Unimontes apresenta satisfação moderada quanto ao material didático oferecido quando comparado com os demais cursos da instituição, indicando a necessidade constante de melhorias de modo a contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
Referência
Azevedo, W. (2005). Muito além do jardim de infância: o desafio do preparo de alunos e professores on-line. Rio de Janeiro: Armazém Digital.
Mendonça, A. F. et al. (2007). A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. Goiás.
Moran, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 14 nov.
Pacheco, L. R. E.; Coelho, C. F. (2012). O material didático impresso como facilitador na Educação a Distancia. Trabalho apresentado no Simpósio Internacional de Educação a Distância – SIED e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distancia - EnPED. São Carlos: UFSCar, set.
Sartori, A.S.; Roesler, J. (). Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Unisul.
Rondelli, E. Material didático: interatividade é fundamental. Disponível em: http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/novembro06/mercado/mercado.htm. Acesso em: 24 jun. 2009.
Barbosa, R. M. (Org.). (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora.
Sales, M. V. S. (2005). Uma reflexão sobre a produção do material didático. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 12, Florianópolis. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/044tcf5.pdf. Acesso em: 18 jul. 2012.
Bottentuit Junior, J. B.; Coutinho, C. M. P. (2008). As ferramentas da Web 2.0 no apoio à Tutoria na Formação em E-learning. In: Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, Lisboa. Tutoria e mediação em educação: Novos desafios à investigação educacional. Anais... Lisboa: Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7767/1/Afirse%25202008.pdf. Acesso em: 17 jul. 2012.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 203 | Buenos Aires,
Abril de 2015 |