Processo de elaboração de cartilha educativa sobre ganho de peso gestacional dirigida a gestantes atendidas em uma ESF El proceso de desarrollo de un
folleto educativo sobre la ganancia de peso Process for the preparation of
educational booklet about pregnancy |
|||
Acadêmicos de Medicina Faculdades Integradas Pitágoras Departamento de Medicina Montes Claros, MG (Brasil) |
Caroline Souza Dias Hannah Geórgia Gripp Joaquim Pereira de Melo Neto Nathaly Silva Silveira Letícia Oliveira Viol Renata Maria De Lucena Moreira Victória Silva Lidório |
|
|
Resumo Objetivo: Explicitar os passos para a elaboração de uma cartilha educativa tendo como público alvo as gestantes assistidas pelas ESFs, com intuito de orientá-las a cerca da importância do controle no ganho excessivo de massa corpórea durante a gestação bem como suas conseqüências, prevenção e tratamento. Metodologia: A pesquisa teve caráter bibliográfico, feita a partir dos levantamentos de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Resultados: Foi elaborada uma cartilha informativa, com os métodos e os valores que determinam a obesidade, como o IMC; a quantidade de peso que cada gestante pode adquirir conforme seu peso pré-gestação, os principais hábitos alimentares que levam a obesidade, quais são as conseqüências e doenças associadas à obesidade no período gestacional. Conclusão: A cartilha educativa contém informações fidedignas e linguagem simples com intuito de favorecer o processo de educação em saúde e a autonomia do leitor. Unitermos: Gravidez. Obesidade. Gestante. Peso. Gestação. Ganho de peso.
Abstract Objective: Explain the steps for the elaboration of an educational booklet having as target the ESFs assisted by pregnant women, in order to guide them about the importance of controlling the excessive body mass gain during pregnancy and its consequences, prevention and treatment. Methodology: The study was bibliographical, made from the surveys of theoretical references already analyzed and published by written and electronic media, such as books, journal articles, web pages sites. Results: An informative booklet, with the methods and values that determine obesity as BMI was drafted; the amount of weight that each woman can get as your pre-pregnancy weight, the main eating habits that lead to obesity, what are the consequences and diseases associated with obesity during pregnancy. Conclusion: The educational booklet contains reliable information and simple language with the aim of encouraging the process of health education and the autonomy of the reader. Keywords: Pregnancy. Obesity. Pregnant. Weight. Pregnancy. Weight gain.
Recepção: 28/08/2014 - Aceitação: 20/12/2014
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
A Educação em saúde é um conjunto de saberes e práticas orientados para prevenção de doenças e promoção de saúde, por meio do qual o conhecimento produzido no campo da saúde por profissionais de saúde atinge a vida cotidiana das pessoas (Alves, 2005)
Segundo o Ministério da Saúde (Brasil, 2007), a Educação em saúde é a prática na qual a participação da comunidade é ativa e proporciona informação, educação sanitária e aperfeiçoa as atitudes indispensáveis para a vida.
A adoção de novos hábitos e conduta de saúde pode ser atingida pela compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença (Alves, 2005), e a atividade de educação em saúde deve ser adaptada as necessidades, capacidades, interesses e conhecimentos já existentes em cada ser, devendo, então, ser estruturada e sistematizada (Mendes, Viana, Beiral, Silva e Costa, 2004).
O uso de materiais educativos como recursos na educação em saúde vem crescendo e assumindo um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. As cartilhas educativas permitem ao paciente e sua família um material disponível para uma leitura posterior, reforçando informações orais e servindo de guia para casos de dúvidas (Torres, Candido, Alexandre e Pereira, 2009).
O controle da mortalidade materna depende de vários fatores, inclusive o acesso e a qualidade da atenção realizada pelos serviços de saúde. Alguns fatores de risco para as mulheres grávidas podem ser passíveis de alguma intervenção, dentre eles o ganho de peso (Costa, Guilherm, Walter, 2005). A gestação está incluída na lista dos fatores clássicos desencadeantes da obesidade (Nogueira e Carreiro, 2013) e iniciar a gravidez com excesso de peso ou obesidade ou ganhar peso excessivamente durante o período gestacional são fatores de risco importantes para complicações clínicas, principalmente no final da gestação (Accioly, Saunders e Lacerda, 2005).
A obesidade materna constitui um grave risco para a saúde da mãe e do filho, com impacto que aumenta com o grau de obesidade (Nogueira e Carreiro, 2013).
O objetivo desse trabalho foi a elaboração de cartilhas educativas com orientação para as gestantes pacientes da ESF acerca da importância do controle do ganho de peso ponderal na gravidez bem como as complicações envolvidas nesse quadro, prevenção e tratamento.
Metodologia
A pesquisa teve caráter bibliográfico, que segundo Fonseca (2002) é feita a partir dos levantamentos de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites
Critérios de inclusão
Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos trabalhos foram: artigos científicos na íntegra, trabalhos de conclusão de curso e trechos de livros que retratassem a temática referente à revisão integrativa, pesquisados pelos descritores gravidez, obesidade, gestante, peso, gestação e ganho de peso, publicados e indexados em bancos de dados entre os anos de 1993 a 2014.
Fonte de pesquisa
As fontes utilizadas foram artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, cartilhas do Ministério da Saúde e trechos de livros sobre obesidade e gestação.
Procedimento
1ª Etapa - Seleção de Artigos: A seleção de artigos foi realizada por meio de pesquisar na internet em sítios de conteúdo acadêmico, com bases científicas de dados ou serviços de informações na internet como o Scielo, PubMed, Bireme e Capes.
2ª Etapa - Leitura: A leitura foi feita com base nos critérios de interesse da nossa pesquisa, visando assuntos relacionados à obesidade gestacional e suas conseqüências para o binômio mãe-feto.
3ª Etapa - Fichamento: O fichamento foi realizado respeitando seus critérios de construção, obedecendo assim as duas principais estruturas como: cabeçalho, referência e corpo do texto
4ª Etapa - Construção da revisão: A revisão de literatura foi realizada com o objetivo de conhecer e sintetizar de forma clara as idéias arroladas em trabalhos e pesquisas anteriores, que serviram de base à investigação que foi feita. Consiste na parte relevante de um trabalho científico, onde se envolvem obras já publicadas.
5ª Etapa - Elaboração da Cartilha: A elaboração da cartilha se deu baseando-se nos princípios de levar educação e informação a populações com poucos recursos e orientações, tendo como objetivo principal melhorar a qualidade da informação na assistência básica para gestantes obesas assistidas na ESF mediante a construção de uma cartilha.
De acordo com a literatura pesquisada em artigos que abordam as temáticas da obesidade, gestação, obesidade na gestação, fatores de risco para uma gestante obesa, prevenção da obesidade gestacional, formas de tratamento e trabalhos relacionados à obesidade na gestação, procuramos elaborar uma cartilha com uma linguagem objetiva e de fácil entendimento, de forma que o conteúdo não fosse comprometido, mas que sua compreensão estivesse garantida.
Resultado
Com o intuito de gerar uma maior capacitação e um melhor resultado, os autores realizaram uma criteriosa pesquisa e analise bibliográfica a cerca da obesidade na gestação, suas causas, conseqüências e fatores de risco associados, principalmente no ínterim gestacional, para gênese de uma cartilha contendo informações pertinentes, necessárias no cotidiano das gestantes e advindas de fontes confiáveis. E para uma melhor apresentação de maneira mais ilustrada e acessível, os autores foram assessorados pelos alunos do segundo período do curso de publicidade das faculdades Integradas Pitágoras.
Com isso, foi elaborada uma cartilha informativa, a qual apresenta para seu público alvo, quais são os métodos e os valores que determinam a obesidade, como o IMC; a quantidade de peso que cada gestante pode adquirir conforme seu peso pré-gestação, os principais hábitos alimentares que levam a obesidade, quais são as conseqüências e doenças associadas à obesidade no período gestacional; e, também, através de questões respondidas no decorrer da cartilha e de imagens, ressaltam as formas de amenizar e até reverter esse quadro em algumas situações, com orientações a cerca de uma alimentação mais saudável e alguns exercícios e atividades físicas que podem ajudar a controlar o peso. A cartilha também salienta e orienta a respeito da importância de toda mulher, em período gestacional, ser assistida por profissionais da saúde em consultas de pré-natal junto as ESFs, para uma gestação sem riscos.
Considerações finais
O material desenvolvido tem uma contribuição valiosa para o conhecimento sobre a obesidade gestacional, seus riscos, prevenção e tratamento. É importante a criação de um material de qualidade que alcance o objetivo de informar a gestante obesa do seu estado e dos fatores associados a esse quadro.
A cartilha educativa contém informações fidedignas e linguagem simples com intuito de favorecer o processo de educação em saúde e a autonomia do leitor.
O princípio da integralidade do SUS garante atenção integral em todos os níveis do sistema, assim a criação de material educativo com fundamentação teórica em uma linguagem simples ajuda no alcance desse objetivo. É necessário o desenvolvimento de ações de educação em saúde numa perspectiva emancipadora, participativa, criativa e que contribua para a autonomia do usuário.
Bibliografia
Accioly, E.; Saunders, C.; Lacerda, E. M. A. (2005). Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 3a reimpressão revisada e atualizada. Cultura Médica.
Alves, V. S. A. (2005). Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunic., Saúde, Educ. 9(16): 39-52.
Brasil (2007). Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.
Costa, A. M.; Guilherm, D.; Walter, M. I. M. T. (2005). Atendimento a gestantes no Sistema Único de Saúde. Brasília: Rev. Saúde Pública. 39(5) 768-774.
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila.
Mendes, C. R.; Viana, C. C.; Beiral, F.M.F.; Silva, T.T.; Costa, R.M. (2004). Elaboração de cartilhas para pacientes internados na cirurgia geral de um hospital federal da rede pública de saúde. Revista Rede de Cuidados em Saúde. Rio de Janeiro: UNIGRANRIO; 8(1).
Nogueira, A. I.; Carreiro, M. P. (2013). Obesidade Gravidez. Revista Médica. Minas Gerais, 23(1): 88-98.
Torres, H. C.; Candido, N. A.; Alexandre, L. R.; Pereira, F. L. (2009). O processo de elaboração de cartilhas para orientação do autocuidado no programa educativo em Diabetes. Rev Brasileira de Enfermagem. Brasília mar-abril; 62(2) 312-6.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 20 · N° 203 | Buenos Aires,
Abril de 2015 |