Os benefícios da natação escolar para a aprendizagem motora de alunos do ensino fundamental I Los beneficios de la natación escolar para el aprendizaje motor de los alumnos del primer ciclo de escuela primaria |
|||
Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo (Brasil) |
Dayse Garcia de Oliveira Geovam Correia Nascimento Luciano Santos Fortes Sidney Carvalho de Melo Caio Graco Simoni Da Silva |
|
|
Resumo O objetivo do trabalho é identificar os benefícios da natação escolar na aprendizagem motora de alunos do ensino fundamental I, através de levantamentos bibliográficos. Levantou-se a hipótese de que existe uma relação benéfica entre a natação na idade escolar e a aprendizagem motora. A natação amplia e auxilia no desenvolvimento das habilidades físicas, tornando-se assim uma importante colaboradora no aspecto psicomotor, assegurando que a natação é a atividade física mais completa que existe, pois desenvolve a flexibilidade, a potência, o ritmo e a coordenação. Os benefícios da natação são inúmeros tais como: desenvolvimento da lateralidade, noção espacial, temporal, desenvolvimento motor, equilíbrio, além disso, ajuda em problemas posturais e controle respiratório. Com o presente trabalho pode-se perceber que a natação proporciona às crianças, benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos e também auxilia no tratamento e recuperação de lesões. Unitermos: Benefícios da natação. Desenvolvimento motor. Ensino Fundamental I.
Abstract The objective is to identify the benefits of school swimming in motor learning of students from elementary school through literature surveys. Raise the hypothesis that there is a beneficial relationship between swimming at school age and motor learning. Swimming extends and assists in the development of physical skills, thus becoming a major contributor in the psychomotor aspect, ensuring that swimming is the most complete physical activity that exists because it develops flexibility, power, rhythm and coordination. The benefits of swimming are numerous such as: development of laterality, spatial sense, temporal, motor development and balance also helps in postural problems and respiratory control. With the present work, it is possible to note that swimming provides children, physical, organic, social, therapeutic and recreational benefits and also helps in the treatment and recovery from injuries. Keywords: Benefits of swimming. Motor development. Elementary Education I.
Recepção: 09/11/2014 - Aceitação: 12/02/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 202, Marzo de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Após ter iniciado a disciplina de natação e aprendizagem motora no curso de Educação Física, houve interesse pela área. Foi decidido que o tema do presente trabalho de conclusão de curso seria como a natação influencia e auxilia na aquisição de um repertorio motor mais rico para as crianças do ensino fundamental I.
A problematização do presente trabalho está em torno dos benefícios que a natação trás para as crianças em relação a aprendizagem motora, pois levantamos a hipótese de que existe uma relação benéfica entre a natação na idade escolar e a aprendizagem motora.
A natação é importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e sócio-afectiva da criança desenvolvendo a sua personalidade e a sua inteligência. Já foi observado que as crianças têm um melhor rendimento escolar na alfabetização quando iniciadas na natação (AZEVEDO et al., 2008).
O presente trabalho tem como objetivo identificar os benefícios da natação escolar na aprendizagem motora de alunos do ensino fundamental I.
Para a realização desse trabalho a metodologia utilizada será revisão de literatura, onde as bases de dados serão livros, artigos científicos, revistas cientificas conceituadas, periódicos e sites especializados, tais como: SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO, com os seguintes descritores: natação escolar, pedagogia da natação, histórico da natação e educação física escolar.
Natação
Santos (1996) comenta que o homem começou a conviver no meio aquático para sua subsistência. A pesca, a utilização da água para beber, e para a higiene, a criação de pequenas embarcações fez com que o homem por necessidade entrasse na água Estes fatores foram primordiais para o homem entender que teria que aprender a sobreviver no meio liquido.
A natação é o ato de mover-se e sustentar-se na água por impulso próprio (FERREIRA, 1986).
A importância da educação física escolar na primeira fase do ensino básico e as necessidades da criança
A natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, e é também um excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. É possível afirmar também que a natação tem participação na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação, como assinala Franco (1985) e Damasceno (1992).
Desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor é uma seqüência de mudanças no comportamento motor que acontece no dia a dia, isso por toda a vida. Essas transformações acontecem devido a necessidade de encontrar saídas ou facilitar situações para que aconteça uma adaptação biológica e ao meio ambiente (GALLAHUE, OZMUN, 2013).
O desenvolvimento da habilidade motora aquática em humanos foi, primeiramente, abordado por Watson e, depois, por McGraw. Estes autores procuravam explicar o começo do comportamento motor aquático em bebês e crianças. Watson defendia que essa aquisição seria condicionada pelo ambiente, enquanto McGraw atribuía essa aquisição aos processos maturacionais do organismo (MCGRAW,1919, apud, XAVIER FILHO e MANOEL, 2001).
Langendorfer e Bruya (1995) apresentaram um modelo de desenvolvimento aquático que buscou sintetizar os principais pontos sobre o desenvolvimento do nadar. As mudanças nos comportamentos de movimentação aquática, como ação dos braços, ação das pernas e posição do corpo formam a base do modelo desenvolvido pelos autores. Essa seqüência de habilidades tem como ponto inicial a forma como as crianças entram na água, os seus padrões de progressão e movimentação, bem como o nível inicial de imersão do corpo.
Natação na educação física escolar
A natação é um exercício físico que poder ser praticado com diferentes objetivos por indivíduos de todas as idades e com diferentes capacidades físico-motoras (CATTEAU, GAROFF, 1990; MAGLISCHO, 1999; THOMAS, 1999). Segundo Lima (1999), contribui no desenvolvimento neuromotor dos indivíduos. Conforme Lima (1999), os sujeitos aprendem a nadar os estilos de natação quando desenvolvem a coordenação mais fina, pois os movimentos exigidos são iguais ao de ler e escrever, ocorrendo entre 4 e 6 anos de idade.
Benefícios da natação para o desenvolvimento motor dos alunos
Proporciona às crianças, além dos benefícios físicos e orgânicos, também os sociais, terapêuticos e recreativos. Pelo impacto reduzido dentro d’água, auxilia no tratamento e na recuperação de lesões (CARVALHO, COELHO, 2011).
Mansoldo (1996), afirma que a prática da natação proporciona melhor desenvolvimento motor, o indivíduo aumenta seu domínio corporal, conseqüentemente à execução dos movimentos serão melhores.
Segundo Burkhardt e Escobar (1985), quando se refere ao equilíbrio as crianças no meio aéreo não costumam ficar na posição horizontal, já no meio líquido isso é natural. Para nadar o indivíduo passa por um desequilíbrio retirar-se da posição vertical, perdendo o contato plantar com o fundo da piscina, equilibrando na posição horizontal, através da flutuação, para conseguir executar esse princípio da natação a criança deve obter uma boa adaptação no meio líquido.
Em relação à melhora da noção temporal, a criança com boa percepção temporal, não tem dificuldades de coordenar o ritmo de braçadas e pernadas em relação à respiração (MANSOLDO, 1996).
De acordo com Catteau e Garoff (1990), o ritmo da respiração marca o tempo forte ou fraco da propulsão em relação ao movimento, a duração e a intensidade são fatores determinantes na ação deste movimento. Ou seja, o ritmo da respiração está relacionado com o movimento de braço.
Em relação à lateralidade, Mansoldo (1996) aponta que quando a criança emerge no meio líquido expira-se pelo nariz e pela boca e para evitar que entre água nas vias aéreas, a criança escolhe um lado para fazer a rotação da cabeça no momento de inspiração com a respiração bilateral ou unilateral, para coordenar este movimento, é necessário obter uma boa lateralidade. A importância da natação se pauta no desenvolvimento das qualidades físicas, relaxamento, controle respiratório, melhoria dos problemas posturais, controle corporal e das habilidades aquáticas. Além da melhoria da resistência cardiovascular, resistência do sistema respiratório, expansão pulmonar e desenvolvimento do sistema muscular (CARVALHO, COELHO, 2011)
A noção espacial se dá através das percepções espaciais adquiridas no meio líquido, são inicialmente através de vivências corporais na água, e depois são assimiladas pela direção e o auxílio dos órgãos do sentido, visão e tato. Ao visualizar as bordas, as raias, o professor e os colegas de turma a criança limita ou amplia seu espaço neste ambiente. Quando a criança nada em decúbito ventral ou dorsal, está adquirindo noções espaciais através dos movimentos de braços e pernas no nado (BURKHARDT, ESCOBAR, 1985).
Outros benefícios da natação podem ser mencionados: aprimoramento da coordenação motora e das noções de espaço e tempo, preparo psicológico e neurológico para o auto-salvamento, melhoria da qualidade do sono, do apetite e da memória, além da prevenção de algumas doenças respiratória (CARVALHO, COELHO, 2011).
A natação infantil é um eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. No que diz respeito ao desenvolvimento psicomotor, é possível afirmar sua decisiva participação na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação (CARVALHO, COELHO, 2011).
Discussão
Segundo Velasco (1994) a natação é um esporte que vem tendo muita procura e vários são os motivos para isso. Um desses motivos é o benefício que esse esporte trás para os alunos de todas as faixas etárias que o pratica.
Tendo em vista os benefícios para os alunos do ensino fundamental I, segundo Azevedo et al (2008) a natação é importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e sócio-afetiva. Já foi observado em estudos que a criança que pratica natação tem um melhor rendimento na alfabetização.
Segundo Damasceno (1992) e Carvalho e Coelho (2011) a natação infantil é um instrumento eficaz na aplicação da educação física, pois além de ser um fator motivacional é muito bom para o desenvolvimento psicomotor, esse desenvolvimento psicomotor é fundamental para a construção do esquema corporal.
Como o objetivo do presente trabalho foi identificar os benefícios da natação escolar na aprendizagem motora em crianças do ensino fundamental I, não podemos deixar de citar que Gallahue (2013) acredita que o desenvolvimento motor é uma seqüência de mudanças no comportamento que acontece no dia a dia, ou seja, por toda a vida e essas transformações acontecem como uma forma de encontrar uma saída para as situações problemas e também uma forma de adaptação biológicas e ao meio.
Manoel (1994) e Gallahue e Ozmun (2013) corroboram no que diz respeito às mudanças que tem início na vida intra-uterina com a presença dos movimentos fetais e essas mudanças continuam após o nascimento com movimentos espontâneos, depois movimentos rudimentares e fundamentais, ou seja os dois autores concordam que o desenvolvimento motor ocorre durante ao longo da vida até a morte.
O desenvolvimento da habilidade motora aquática foi estudado primeiramente por Watson e depois por McGraw (MCGRAW,1919, p. 87 apud, XAVIER FILHO e MANOEL, 2001). Esses dois autores procuraram explicar o começo do comportamento motor aquático em bebes e crianças. Watson acredita que essa aquisição seria condicionada pelo ambiente, enquanto McGraw atribui essa aquisição aos processos maturacionais do organismo, como foi em sua revisão bibliográfica.
Gallahue e Ozmun (2013) e McGraw (MCGRAW,1919, p. 87 apud, XAVIER FILHO e MANOEL, 2001) concordam que o desenvolvimento motor está relacionado a maturação, pois como já dizia Gallahue e Ozmun (2013) a idade está relacionada ao desenvolvimento motor, mas o desenvolvimento motor não está diretamente relacionado a idade, pois o desenvolvimento motor está ligado aos níveis de estímulos e vivencias de cada indivíduo.
A natação é um exercício físico que pode ser praticado com diferentes objetivos por indivíduos de todas as idades e com diferentes capacidades motoras e segundo Lima (1999) contribuem no desenvolvimento neuromotor dos indivíduos.
Segundo Carvalho e Coelho (2011) a natação proporciona benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos.
Mansoldo (1996) afirma que a natação aumenta o domínio corporal do indivíduo melhorando o desenvolvimento motor, pois a execução do movimento será melhor.
A natação melhora o equilíbrio segundo Burkhardt e Escobar (1985), pois ela passa por um período de desequilíbrio para depois equilibrar-se na posição horizontal.
Mansoldo (1996) e Catteau, Garoff (1996) corroboram que a natação contribui para a noção temporal, pois é necessário coordenar o ritmo das braçadas e pernadas com a respiração esses movimentos estão diretamente relacionados e quando mais a criança realiza esses movimentos melhor noção temporal ela terá.Segundo Burkhardt e Escobar (1985) a noção espacial na natação se dá através dos movimentos de braços e pernas assim como relata Mansoldo (1996) e Catteau, Garoff (1996).
Conclusão
Conclui-se que a natação possui uma importância fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento do aluno, considerando que o mesmo encontra-se em formação.
Ao longo deste trabalho procurou-se estudar a educação física escolar e as transformações que ocorrem durante o desenvolvimento motor dos alunos do fundamental I.
O desenvolvimento sócio- afetivo que lhe dará uma estrutura agradável e favorável para a vivência com os colegas na escola e até mesmo fora dela.
O desenvolvimento cognitivo é indispensável para solucionar as questões tanto das escolas quanto da própria vida e o psicomotor não menos importante considerando que o indivíduo passará a conhecer o próprio corpo.
Com o presente trabalho pode-se perceber que a natação proporciona às crianças, benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos e também auxilia no tratamento e recuperação de lesões.
A natação proporciona melhor desenvolvimento motor, o aluno que pratica esse esporte tem um aumento no seu domínio corporal, outro benefício que constatou-se foi em relação ao equilíbrio que pode ser melhorado com a prática da natação, pois para nadar o aluno passa por um momento de desequilíbrio para depois equilibra-se em outra posição a horizontal. A natação também desenvolve na criança a noção espacial já que ela tem que coordenar o ritmo das braçadas e pernadas em relação a respiração.
A melhora da noção espacial acontece através das percepções espaciais adquiridas no meio líquido, há também uma melhora em relação a lateralidade, pois a criança deve escolher um lado para realizar a rotação da cabeça para fazer a inspiração.
Neste sentido é de se esperar que os professores de educação física escolar saibam compreender as mudanças maturacionais e mudanças relacionadas ao desenvolvimento motor que fazem parte do processo de desenvolvimento dos alunos.
Referências
AZEVEDO, A., MORAIS, L., RODRIGUES, L., BARBACENA, M. GRISI, R. Os benefícios da natação para bebés de 6 a 24 meses de idade. Em: XI encontro de iniciação à docência. Universidade Federal da Paraíba, 9-11 de Abril, Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Educação Física/Monitoria, Paraíba, Brasil, pp.1-7. 2008.
BURKHARDT, R. e ESCOBAR, M.O. Natação para portadores de deficiências. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.
CARVALHO, A. B.; COELHO, D. Natação para crianças: o que motiva os pais a escolherem esta modalidade esportiva para seus filhos. Revista Meta Science. Rio de Janeiro: 2011.
CATTEAU, R.; GAROFF, G. O ensino da natação. Tradução: Márcia Vinci de Moraes et al. 3. ed. São Paulo: Manole, 1990.
DAMASCENO, L. G. Natação, psicomotricidade e desenvolvimento. Brasília: Secretaria dos Desportos da Presidência da República, 1992.
FERREIRA, A. B. O. Novo dicionário Aurélio. 2.ed, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FRANCO, F. B. Revisitando Piaget. 2. ed. Porto Alegre: Mediação,1985.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2013.
GALLARDO, J. S.P. Educação física escolar: do berçário ao ensino médio. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
LANGENDORFER, S. J; BRUYA R. Aquatic readiness: developing water competence in young children. Champaign: Human Kinetics, 1995.
LIMA, W. U. de. Ensinando natação. São Paulo: Phorte, 1999.
MAGLISCHO, E.W. Nadando ainda mais rápido. São Paulo: Manole, 1999.
MANOEL, E. J. Desenvolvimento motor: Implicações para a educação física escolar I. Revista Paulista de Educação Física, 1994, 8 (1): 81-97.
MANSOLDO, A. C. A iniciação dos 4 nados. São Paulo: Ícone, 1996.
SANTOS, C. A. Natação: ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
THOMAS, D.G. Natação: etapas para o sucesso. 1. ed. São Paulo: Manole, 1999.
VELASCO, C. G. Natação segundo a psicomotricidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
XAVIER FILHO, E. X; MANOEL,E. J. Desenvolvimento do Comportamento motor aquático: implicações para a pedagogia da natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v 10, n 2, p 85-94, 2002.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 19 · N° 202 | Buenos Aires,
Marzo de 2015 |