Muay Thai uma ótima alternativa
para melhorar Muay Thay, una alternativa óptima para mejorar la forma y el acondicionamiento físico |
|||
*Discente do curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira - Goiânia ** Orientador. Docente do curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira – Goiânia (Brasil) |
Heber Silva Dos Santos* Heider Silva Dos Santos* Huandrey Naves De Almeida* Josué Martins Barbosa* Nivaldo de Souza Jr* Jovino Oliveira Ferreira** |
|
|
Resumo Por exigir bastante do corpo, o treino de Muay Thai é uma ótima alternativa para melhorar a forma e o condicionamento físico "Aptidão física” é o preparo do corpo para realização de esforços intensos, composta por quatro grupos de variáveis: composição corporal (percentual de gordura, circunferências da cintura e massa corporal, por exemplo), força e resistência muscular (capacidade de realizar agachamentos, flexões de braço e abdominais), condicionamento cardiorrespiratório e agilidade (habilidade de realizar corridas, trotes, lutas sem fadiga ou cansaço precoce) e flexibilidade (que envolve a realização de movimentos com boas amplitudes sem dificuldades ou limitações por músculos encurtados ou articulações 'travadas'). Unitermos: Muay Thai. Condicionamento físico. Preparação física.
Recepção: 25/11/2014 - Aceitação: 27/01/2015
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 202, Marzo de 2015. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
As modalidades inspiradas em artes marciais continuam em alta, pois são divertidas e ótimas para exterminar calorias. Hoje em dia o muay thai e umas das lutas que são bem solicitadas entre as academia, pois o treino de muay thai se destaca pela complexidade de suas técnicas, além disso, o treinamento ajuda os praticantes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas, sendo uma luta capaz de desenvolver concentração, autoconfiança além de diminuir a tensão e estresse promove condicionamento físico e melhora a forma. Trazendo como suas principais valências físicas a agilidade, força e flexibilidade.
Metodologia
O método de pesquisa deste trabalho foi revisão bibliográfica. Pois recolhe e seleciona conhecimentos e informações acerca de um problema ou hipótese já organizado e trabalhado por outro autor, colocando o pesquisador em contato com materiais e informações sobre determinado assunto e tem como finalidade de colocar o pesquisador em contado direto com o que for escrito sobre o determinado assunto, (MARCONI e LAKATOS, 2005, p. 190).
Referencial teórico
O Muay Thai é uma luta originária da Tailândia, a história do Muay Thai caminha junto com o povo tailandês que utilizava brutalmente a técnica de luta nos campos de batalha. Logo o Muay-Thai evoluiu e foram criados regras e regulamento tornando-se o esporte nacional a favorita “brincadeira e passatempo” da população tailandesa, do exército e do Rei, tão quanto o futebol no Brasil, o que a torna a maior potência de tal esporte no mundo (BARBOSA, 2007).
De acordo com ALMEIDA e NAVARRO (2007) o Muay-Thai também e conhecido no Brasil como Boxe Tailandês e os golpes mais utilizados da modalidade são: os socos e chutes circulares (sempre aplicados com a canela), chutes frontais, joelhadas frontais, laterais, saltando e em clinch, cotoveladas horizontais, diagonais e no ar, e o clinch que é aplicado prendendo o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, para poder aplicar os golpes.
FPK/IFMA (2008) diz que o muay thai é tem semelhança a outros estilos indochineses de kickboxing e é conhecida mundialmente como a arte das oito armas, pois sua característica são pelo uso combinado dos dois punhos, cotovelos, joelhos, pernas e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total.
No muay thai todo golpe tem o objetivo de finalizar a luta através do nocaute (Knock-out). São usados socos parecidos com os do boxe inglês, golpes com as pernas, típicos desta luta, e também os joelhos e cotovelos, em competições os golpes considerados validos são os que combinam potencia e precisão, levando em consideração o grau de dificuldade e de tradicionalidade dos golpes aplicados.
PLATONOV e BULATOVA (2003) esclarecem que a preparação física é um dos aspectos primordiais no desenvolvimento das qualidades motoras. Sendo assim o treinamento ajuda os praticantes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas, sendo uma luta capaz de desenvolver concentração, autoconfiança além de condicionamento físico promove um desenvolvimento de suas valências físicas.
Segundo CARNAVAL (1997) suas principais valências físicas são agilidade força e flexibilidade, pois se faz necessário para a precisão e melhor desenvolvimento de seus golpes.
A agilidade e a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido, os principais fatores influenciadores no desempenho são a força, velocidade flexibilidade e coordenação. Sendo totalmente visualizadas quando em uma luta de muay thai é exigido do atleta que execute inúmeros ataques, defesas, contragolpes e esquivas de forma sistemática e em um ritmo e momento apropriado, normalmente são executados ataques e bloqueios simultâneos e ainda são utilizados ataques combinados que utilizam lados opostos do corpo necessitando de grande agilidade, que aqui já foi definida por CARNAVAL (1997) como a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido.
O Muay Thai utiliza inúmeros golpes com os membros inferiores, tendo assim a flexibilidade como valência física indispensável para execução correta desses movimentos, BARBANTI (1997), afirma quanto mais elevada for a exigência de performance, mais atenção deve ser dada à flexibilidade.
A flexibilidade age diretamente no resultado da performance, mostrando-se imprescindíveis principalmente nos chutes altos como o thed tad (chute circular altura do rosto), e o thed tawad glab lang (chute giratório com a sola do pé na altura do rosto) que exigem uma maior amplitude de movimento na articulação do quadril e uma maior flexibilidade e alongamento dos músculos bíceps femorais, semibrenaceo, semitendineo, os ísquios tibiais, assim como os adutores.
Uma qualidade essencial na execução das técnicas nos movimentos de Muay Thai é a força muscular sendo uma das valências físicas a mais importante de todas, pois ela é elemento indispensável na realização de qualquer tipo de movimento, do mais elementar ao mais complexo, em especial no clinche, onde os atletas a aplicam constantemente e na execução dos golpes com os membros inferiores e superiores, sendo o Muay Thai uma modalidade de combate que mede a eficiência dos lutadores pela sua precisão e potência na aplicação das técnicas, juntamente com fatores como execução correta dos movimentos pertencentes à modalidade. Para CARNAVAL (1995), força é a capacidade física que permite um músculo ou um grupo de músculos produzirem uma tensão, e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar.
Considerações finais
O mundo das lutas e das artes marciais é composto de vários aprendizados e áreas do conhecimento, uma modalidade em questão pode trazer dentro dela o conhecimento sobre o corpo, respeito, condicionamento físico, saúde, história, cultura, arte, filosofia entre outros aprendizados.
Sendo assim concluímos que praticando determinada modalidade sendo mais especifico o Muay thai, o aluno terá vários benefícios tanto físicos relacionados à saúde como melhora das valências motoras, condicionamento quanto benefícios estéticos corporais, diminuição do % de gordura, definição e fortalecimento muscular, assim definimos que o muay thai e uma ótima alternativa para melhorar a forma e conseqüentemente o condicionamento físico.
Referencial bibliográfico
ALMEIDA, E.; NAVARRO, R. Magazine Fighter. A força do Muay Thai, Nº15, pág.7, São Paulo, Maio de 2007.
BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1997. 214p.
BARBOSA, P.S. Magazine Fighter. Arte marcial e estilo de vida, Nº15, pág. 27, São Paulo, Maio de 2007.
CARNAVAL, P. E. Medidas e avaliação em ciências do esporte. Rio de Janeiro: Sprint. 143 p. 1995.
CARNAVAL, Paulo Eduardo. Medidas e avaliações: em ciências do esporte. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
Federação Portuguesa de Kick Boxing e Muay Thai – Regras de Arbitragem de Muay Thai FPK/IFMA 2008.
MACIEL. J. S. Estudo bibliográfico sobre Educação Física e mídia: a concepção da imagem corporal e esportiva na mídia televisiva. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ano 18 - N° 185 - Outubro de 2013. http://www.efdeportes.com/efd185/imagem-corporal-e-esportiva-na-midia-televisiva.htm
PLATONOV, V. N; BULATOVA, M. M. A Preparação Física. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 19 · N° 202 | Buenos Aires,
Marzo de 2015 |